You are on page 1of 48

E B D T I A N G U C E

NOME: Elinaldo Renovato de Lima FILIAO: Jos Martins de Lima e Milza Renovato de Lima NATURALIDADE: Natal-RN I - FORMAO TEOLGICA 1. Curso de Teologia, pela Escola Teolgica das Assemblias de Deus no Brasil, concludo em 1989; 2. Curso de Aperfeioamento para Pastores, realizado no Haggai Institute, EUA, concludo em 1996. 3. Mestrado em Cincias da Religio, pela Faculdade de Educao Teolgica Lgos - FAETEL - So Paulo, em 2001. II - DADOS ECLESISTICOS 1. CONSAGRAES 1.1. Consagrado a Dicono, em 17.08.69; 1.2. Consagrado a Presbtero em 24.05.1973; 1.3. Ordenado a Evangelista em 24.05.82; 1.4. Ordenado a Pastor em 06.07.93;

III - FORMAO ACADMICA 1. Bacharelado em Economia, concludo em 1969, pela UFRN; 2. Mestrado em Administrao, concludo em 1989, pela UFRN; 3. Curso de Especializao em Economia Internacional, realizado no Centro de Aperfeioamento de Economistas do Nordeste (CAEN), concludo em 1973; 4. Curso de Especializao em Administrao Universitria, pela UFRN, com estgio em universidades canadenses, pela Organizao Universitria Internacional, concludo em 1989;

III - FORMAO ACADMICA 1. Bacharelado em Economia, concludo em 1969, pela UFRN; 2. Mestrado em Administrao, concludo em 1989, pela UFRN; 3. Curso de Especializao em Economia Internacional, realizado no Centro de Aperfeioamento de Economistas do Nordeste (CAEN), concludo em 1973; 4. Curso de Especializao em Administrao Universitria, pela UFRN, com estgio em universidades canadenses, pela Organizao Universitria Internacional, concludo em 1989;

ATIVIDADES PROFISSIONAIS Professor da UFRN, nas cadeiras de Economia Internacional; Introduo Economia, no curso de graduao, de 1977 a 1987; Professor de Recursos Humanos, no Mestrado em Administrao da UFRN, de 1989 a 1991; Secretrio de Administrao do Municpio de Natal, de maro a dezembro de 1973; Secretrio de Planejamento e Coordenao Geral, do Municpio de Natal, de dezembro de 1973 a maro de 1975; Diretor de Pessoal da UFRN, de 1976 a 1977; Pr-Reitor da UFRN, de 1977 a 1979.

IGREJA EVANGLICA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTRIO TEMPLO CENTRAL TIANGU CE. O fogo arder continuamente sobre o altar; no se apagar. Levtico 6:13. PASTOR PRESIDENTE. Silas de Sousa Cabral. VICE-PRESIDENTE. Presbtero. Joo de oliveira Moita. SUPERINTENDENTE DA ESCOLA BBLIA DOMINICAL. Dicono. Jos Ribamar Alves da Silva.

E B D T I A N G U C E

Lio 1: Famlia, criao de Deus


Venha e traga sua famlia 10/04 As 19hs

E B D T I A N G U C E

E B D T I A N G U C E

E B D T I A N G U C E

INTRODUO A famlia a mais importante instituio criada por Deus para a sociedade. Neste trimestre teremos a oportunidade mpar de tratar de alguns temas que so extremamente relevantes para que tenhamos uma vida familiar bem-sucedida. Nesta primeira lio estudaremos a instituio da famlia no plano divino, bem como a sua constituio ao longo dos anos. Veremos tambm as consequncias da Queda na vida familiar.

E B D T I A N G U C E

1. O propsito de Deus. Deus criou a famlia com desgnios sublimes. O Criador no fez o ser humano para viver na solido. Quando acabou de formar o homem, o Senhor disse: "No bom que o homem esteja s. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele" (Gn 2.18). Este texto bblico nos mostra o primeiro objetivo de Deus ao criar a famlia. Fica evidente que a clula manter da sociedade foi criada a partir da necessidade humana de ter companhia. O propsito divino era estabelecer uma instituio que pudesse propiciar ao ser humano abrigo e relacionamento. Atualmente temos visto e vivido um tempo de escassez na rea dos relacionamentos

1. O propsito de Deus Estamos ficando cada vez mais superficiais, frios e distantes uns dos outros. Por se multiplicar a iniquidade o amor est esfriando (Mt 24.12) E, por se multiplicar a iniqidade, o amor de muitos se esfriar. Por isso precisamos investir em nosso relacionamento familiar. Podemos dizer que o segundo propsito divino para a criao da famlia foi fazer dela um ncleo pelo qual as bnos do Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra (Gn 1.28) E Deus os abenoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos cus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

E B D T I A N G U C E

2. Um lugar de proteo e sustento. Um Deus perfeito preparou um lugar excelente para receber a primeira famlia. O Jardim do den era um local especial de acolhimento, proteo e proviso. Ado e Eva tinham tudo de que precisavam para usufruir de uma vida saudvel e feliz (Gn 1.29) E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que d semente e que est sobre a face de toda a terra e toda rvore em que h fruto de rvore que d semente; ser-voso para mantimento. Eles desfrutavam da companhia de Deus e nada lhes faltava. O propsito do Senhor era que cada famlia tivesse os recursos suficientes para sua subsistncia, pois a escassez e as privaes trazem conflitos para as famlias.

2. Um lugar de proteo e sustento. Porm, com a ajuda do Pai Celeste estes conflitos podem ser sanados, pois o Senhor o nosso bom Pastor (Sl 23) O SENHOR o meu pastor; nada me faltar. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a guas tranqilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justia por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, no temeria mal algum, porque tu ests comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presena dos meus inimigos, unges a minha cabea com leo, o meu clice trasborda. Certamente que a bondade e a misericrdia me seguiro todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.

2. Um lugar de proteo e sustento. Deus deseja que cada famlia tenha a sua proviso diria (Mt 6.11) O po nosso de cada dia dnos hoje.

E da mesma forma que Ado tinha a responsabilidade de cuidar do jardim (Gn 2.8) E plantou o SENHOR Deus um jardim no den, da banda do Oriente, e ps ali o homem que tinha formado, Deus deu a voc a responsabilidade de zelar por sua famlia.

E B D T I A N G U C E

3. A primeira famlia. Deus formou Ado do p da terra (Gn 2.7) E formou o SENHOR Deus o homem do p da terra e soprou em seus narizes o flego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Vendo que o homem no poderia viver sozinho, retirou uma costela de Ado e criou Eva, sua companheira (Gn 2.22) E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Ado. Isto mostra que diante do Todo-Poderoso homem e mulher so iguais na sua essncia. Ambos vieram do p da terra e um dia ao p tornaro. Aps criar a mulher o Senhor ordenou o casamento, estabelecendo ento a mais importante instituio de uma sociedade: a famlia (Gn 2.24) E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Ado.

E B D T I A N G U C E

1. O ataque do Inimigo. Satans levou a mulher a desobedecer voz de Deus. talvez, de modo suave e envolvente, ele tenha falado: " assim que disse Deus: No comereis de toda a rvore do jardim?" (Gn 3.1) Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimrias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse mulher: assim que Deus disse: No comereis de toda rvore do jardim?. Eva confirmou a ordem do Senhor (Gn 3.2,3) E disse a mulher serpente: Do fruto das rvores do jardim comeremos, mas, do fruto da rvore que est no meio do jardim, disse Deus: No comereis dele, nem nele tocareis, para que no morrais, mas cedeu tentao do Maligno. Este a iludiu, seduziu e a fez cair no pecado da desobedincia (Gn 3.4,5)Ento, a serpente disse mulher: Certamente no morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abriro os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal, e Ado seguiu pelo mesmo caminho. O casal poderia ter recusado a sugesto do Diabo, mas no o fizeram, e depois de pecarem, caram na condenao divina.

1. O ataque do Inimigo. Isso nos mostra que a famlia, desde a sua instituio, foi alvo dos ataques do Inimigo. Satans fez de tudo para que o propsito de Deus para as famlias fosse destrudo. Porm, Deus soberano e Senhor, e seus propsitos jamais sero frustrados (J 42.2) Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido. Da semente da mulher nasceria o Messias, aquEle que esmagaria Satans (Gn 3.15) E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar. O propsito do Inimigo matar, roubar e destruir, mas Jesus veio ao mundo para destruir os intentos do Maligno (Jo 10.10) O ladro no vem seno a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundncia.

E B D T I A N G U C E

2. Os resultados da Queda no relacionamento familiar. Qual a origem dos males que atacam a famlia? O pecado. A vida familiar de Ado e Eva era perfeita, porm o pecado trouxe a disfuno para o seio da famlia. Depois da Queda podemos ver sentimentos como o medo, a culpa e a vergonha, perturbando a convivncia do casal

2. Os resultados da Queda no relacionamento familiar. (Gn 3.8-12) E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela virao do dia; e escondeu-se Ado e sua mulher da presena do SENHOR Deus, entre as rvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Ado e disse-lhe: Onde ests? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da rvore de que te ordenei que no comesses? Ento, disse Ado: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da rvore, e comi. O pecado sempre faz o relacionamento familiar adoecer. H muitos lares doentes, onde a famlia deixou h muito tempo de ser um local de acolhimento, proteo e cuidado devido aos pecados no confessados e no abandonados. Essas transgresses causam culpa e separam as famlias da comunho com Deus.

E B D T I A N G U C E

3. A vida familiar depois da Queda. O pecado de um nico homem trouxe consequncias terrveis para toda a humanidade. Depois da Queda a vida familiar j no seria mais a mesma. A mulher teria filhos com muita dor (Gn 3.16) mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceio; com dor ters filhos; e o teu desejo ser para o teu marido, e ele te dominar, e o seu desejo, ou seja, sua vontade estaria submetida vontade de seu marido. Ado deveria comer agora seu po dirio com dores, pois o trabalho de arar a terra para ter sua subsistncia garantida seria bem difcil (Gn 3.17) E a Ado disse: Porquanto deste ouvidos voz de tua mulher e comeste da rvore de que te ordenei, dizendo: No comers dela, maldita a terra por causa de ti; com dor comers dela todos os dias da tua vida.

3. A vida familiar depois da Queda. A terra tambm foi afetada pelo pecado, produzindo espinhos e cardos (Gn 3.18) Espinhos e cardos tambm te produzir; e comers a erva do campo. A morte fsica tambm uma consequncia da transgresso do homem (Gn 3.19) No suor do teu rosto, comers o teu po, at que te tornes terra; porque dela foste tomado, porquanto s p e em p te tornars.

3. A vida familiar depois da Queda. Deus ama o pecador, mas no tolera o pecado. Como punio pela desobedincia, Ado e Eva, foram expulsos do Jardim do den (Gn 3.20-24) E chamou Ado o nome de sua mulher Eva, porquanto ela era a me de todos os viventes. E fez o SENHOR Deus a Ado e a sua mulher tnicas de peles e os vestiu. Ento, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem como um de ns, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que no estenda a sua mo, e tome tambm da rvore da vida, e coma, e viva eternamente, o SENHOR Deus, pois, o lanou fora do jardim do den, para lavrar a terra, de que fora tomado. E, havendo lanado fora o homem, ps querubins ao oriente do jardim do den e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da rvore da vida.

3. A vida familiar depois da Queda. A vida no Jardim, antes da Queda pode ser comparada vida eterna que um dia desfrutaremos no cu. Tudo era bom, pois foi tudo pensado, planejado e criado por um Deus que preza pela excelncia. Se tivessem permanecido na obedincia, Ado e Eva teriam sido felizes para todo o sempre. Todavia, Jesus Cristo veio ao mundo para resgatar as famlias da maldio do pecado. Cristo se fez pecado por ns, e na cruz levou as nossas iniquidades sobre si (Is 53.4) Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas
enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e ns o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Isso nos mostra o quanto Deus deseja abenoar nossas famlias.

E B D T I A N G U C E

1. Famlia patriarcal. O modelo familiar com o passar dos tempos est sujeito a mudanas. J tivemos a famlia patriarcal, monogmica, consangunea, etc, todavia isso no altera o valor, a importncia da famlia. A famlia patriarcal um exemplo familiar onde permitido ao homem ter diversas esposas. Este modelo visto em todo Antigo testamento, mas no era o molde determinado pelo Senhor. Deus o tolerou, porm esta nunca foi a sua vontade. No modelo de famlia patriarcal o pai (pater) era visto como o senhor da casa e da famlia. As esposas e os filhos no tinham liberdade de escolha, pois a palavra final era sempre do patriarca.

E B D T I A N G U C E

2. A famlia nuclear (monogmica). Este foi o modelo idealizado pelo Senhor: Um homem e uma mulher, unidos pelo matrimnio. A poligamia vai contra o princpio divino do marido e da esposa ser uma s carne (Gn 2.24) Portanto, deixar o varo o seu pai e a sua me e apegarse- sua mulher, e sero ambos uma Carne (Mt 19.5) e disse: Portanto, deixar o homem pai e me e se unir sua mulher, e sero dois numa s carne?

E B D T I A N G U C E

3. A famlia na atualidade. A famlia est inserida dentro de um contexto social, e portanto, sujeita a mudanas. Porm, os princpios divinos para as famlias so eternos e imutveis (Mt 24.35) O cu e a terra passaro, mas as minhas palavras no ho de passar. Os inimigos e desafios enfrentados pelas famlias na atualidade so muitos, todavia queremos destacar apenas os espirituais. Vejamos os principais inimigos da famlia na

E B D T I A N G U C E

a) A carne. Aqui, referimo-nos "carne" como a natureza carnal que se ope ao Esprito Santo e volta-se para tudo o que contrrio vontade de Deus. Sabemos que h uma luta constante entre essas duas naturezas: a carnal e a espiritual. O apstolo Paulo experimentou tal luta (Rm 7.15-24)Porque o que fao, no o aprovo, pois o que quero, isso no fao; mas o que aborreo, isso fao. E, se fao o que no quero, consinto com a lei, que boa. De maneira que, agora, j no sou eu que fao isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto , na minha carne, no habita bem algum; e, com efeito, o querer est em mim, mas no consigo realizar o bem. Porque no fao o bem que quero, mas o mal que no quero, esse fao. Ora, se eu fao o que no quero, j o no fao eu, mas o pecado que habita em mim.

a) A carne. Acho, ento, esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal est comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que est nos meus membros. Miservel homem que eu sou! Quem me livrar do corpo desta morte? Ela to intensa, que pode nos fazer pensar que no h como sair vencedor (Rm 7.24) Miservel homem que eu sou! Quem me livrar do corpo desta morte? Mas Deus, em Cristo Jesus, nos d a soluo.
Ele nos livra "do pecado e da morte" (Rm 8.1,2) Portanto, agora, nenhuma condenao h para os que esto em Cristo Jesus, que no andam segundo a carne, mas segundo o esprito. Porque a lei do Esprito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.

a) A carne. O apstolo Paulo nos adverte: "Andai em Esprito e no cumprireis a concupiscncia da carne" (Gl 5.16). A famlia crist precisa, na direo do Esprito, combater a natureza carnal. Assim, evitar o adultrio, os vcios e todas as mazelas que visam destru-la.

E B D T I A N G U C E

b) O mundo. Diz-nos o apstolo do amor: "No ameis o mundo, nem o que no mundo h. Se algum ama o mundo, o amor do Pai no est nele" (1 Jo 2.15). Quanto a este ponto no h meio-termo: ou amamos a Deus ou amamos o mundo. No h a mnima possibilidade de servimos a dois senhores (Mt 6.24) Ningum pode servir a dois senhores, porque ou h de odiar um e amar o outro ou se dedicar a um e desprezar o outro. No podeis servir a Deus e a Mamom. Saiba, pois, que existe vitria para quem escolher amar a Deus. E Ele dar vitria nossa famlia a partir da f que depositarmos nEle (1 Jo 5.4) Porque todo o que nascido de Deus vence o mundo; e esta a vitria que vence o mundo: a nossa f.

E B D T I A N G U C E

c) O Diabo. A Palavra de Deus nos ensina uma nica forma de vencermos o Maligno: "Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugir de vs" (tg 4.7). Se a famlia sujeitar-se a Deus e resistir o Diabo, este fugir, pois o segredo da nossa vitria contra Satans comea com a nossa submisso a Deus, para que depois, sim, possamos resistir ao Diabo. E quando resistirmos ao adversrio, no nos esqueamos de usar a "armadura de Deus"

c) O Diabo. (Ef 6.10-17) No demais, irmos meus, fortaleceivos no Senhor e na fora do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque no temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os prncipes das trevas deste sculo, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraa da justia, e calados os ps na preparao do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da f, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai tambm o capacete da salvao e a espada do Esprito, que a palavra de Deus

c) O Diabo. (Ef 6.10-17) em especial, "o escudo da f", com o qual poderemos "apagar todos os dardos inflamados do maligno" (Ef 6.16). A famlia crist precisa verdadeiramente crer naquEle que a criou e usar a sua Palavra para direcionar suas tomadas de decises e sua vida espiritual.

E B D T I A N G U C E

Nunca a famlia foi to desafiada pelas foras do mal como hoje. Porm, na presena do Senhor que a famlia garantir a vitria sobre os desafios da sociedade atual. Busquemos ao Senhor juntamente com toda a nossa

You might also like