You are on page 1of 28

ACESSO VENOSO

Ana Maria Welp

ACESSO VENOSO PERIFRICO

Acesso ao sistema venoso sistmico por puno em veia perifrica, com o objetivo de prover fluidos e drogas diretamente na circulao sangnea.

O acesso perifrico prefervel nos membros superiores, mais comumente nas mos ou superfcie antecubital dos antebraos, podendo ainda ser realizado atravs da puno das veias jugulares externas ou nos MMII, particularmente a safena. Os dispositivos podem ser flexveis ou agulhados.

ACESSO VENOSO CENTRAL

O cateter venoso central um tubo condutor para infuso de medicamentos ou fluidos que posicionado tanto na veia cava superior quanto no interior do trio direito. Permite medidas de variveis hemodinmicas que no podem ser obtidas com preciso por mtodos no invasivos e tambm infuso de medicamentos e suporte nutricional que no podem ser infundidos com segurana em catteres perifricos.

Os locais anatmicos para insero dos catteres dependem das condies clnicas e da quantidade de informaes que podem ser obtidas a partir deles. O acesso venoso central pode ser obtido atravs das veias antecubitais que conduzem ao sistema venoso profundo (ceflica e baslica), direto na veia subclvia ou jugular interna ou ainda na veia femoral.

Indicaes

Monitorizao hemodinmica (PVC, Swan-Ganz) Nutrio parenteral (hiperosmolar) Administrao de drogas Reposio hdrica*
* Para grandes infuses volumtricas, o ideal ainda o acesso venoso perifrico, preferencialmente a veia cubital e com abocath 14.

Marca-passo Hemodilise Inacessibilidade de veias perifricas

Contra-indicaes

Infeco da pele ou tecido subcutneo no local ou prximo do local proposto para a puno. Alteraes anatmicas estruturais, tumorais, aneurismticas, trombose venosa profunda aparente ou confirmada, que possam tornar o procedimento impossvel ou perigoso. Alteraes na coagulabilidade sangnea devido a medicaes ou patologias

Puno

Cateterizao central obtida atravs da puno das veias jugulares internas D e E ou das veias subclvias D e E. O acesso jugular direito o mais indicado, sobretudo em pacientes acima de 60 anos com deformidades torcicas ou em ventilao mecnica com alta dependncia de peep ou presses inspiratrias.

H dois tipos de dispositivos, o Intracath e o Catter de duplo e triplo lmens, ambos com fio guia. A extremidade do cateter dever ser introduzida e posicionada no tero distal da veia cava superior quando a puno for supratorcica.

Tcnica de Seldinger

Paciente em DDH com rotao da cabea para o lado oposto ao do procedimento. Paramentao do profissional com gorro e mscara, lavagem das mos, avental e luva estreis. Assepsia da pele abrangendo rea extensa. Colocao de campos estreis protegendo a rea de puno. Infiltrao da pele e planos profundos com lidocaina 2% sem vasoconstritor. Puno da veia com agulha 18G de 8cm de comprimento, mantendo-se presso negativa no mbolo da seringa. Quando houver refluxo do sangue, desconectar a seringa da agulha.

Introduzir o fio guia at cerca de 20 cm. A introduo do guia deve seguir sem resistncia. Retirar a agulha, mantendo o fio dentro da veia. Dilatao do orifcio na pele e na veia com dilatador prprio, atravs do fio-guia. Colocao do catter definitivo atravs do guia e ento retirada do mesmo. Conectar SF, avaliar o fluxo e refluxo. Fixao do catter na pele com fio agulhado. Curativo oclusivo. Confirmao radiogrfica.

Complicaes

Puno carotdea* Hematoma localizado Pneumotrax* Infeco* (G-, Staphilococcus) Seco do catter Flebite Trombose Embolia Infuso Mediastinal
* mais comuns

Flebotomia

Acesso venoso central por disseco de veia perifrica. Restritas aos pacientes para os quais o acesso por puno, tanto perifrico quanto central, considerado menos adequado. Indicaes: As mesmas do intracath.

Contra-indicaes:

Leses dermatolgicas Trombose venosa ou tromboflebite Inexperincia do cirurgio Hipercoagulabilidade

Vias de acesso

Urgncia Risco de leso de outras estruturas Infuso de grandes volumes Preferncia e habilitao do cirurgio Idade do paciente Condies locais

Veias mais utilizadas:

Regio cervical: Jugular externa, tronco tireolinguofacial, facial, jugular interna (casos extremos) MS: Baslica, ceflica, braquial, axilar MI: Origem da safena interna, crossa da safena

Veia baslica: 1a opo para adultos

Paciente em DDH com o membro abduzido a 90o Imobilizao, antissepsia, anestesia local Inciso transversal no ponto correspondende ao pice de um triangulo equiltero cuja base tem os vrtices no epicndilo medial e no ponto mdio da fossa cubital anterior. Divulso do tecido celular subcutneo at o plano praponeurtico Identificao e individualizao da veia baslica Reparo com fio inabsorvvel Ligadura da parte distal Flebotomia transversa parcial Cateterizao

Veia ceflica: Vlvulas dificultam a progresso do catter Veia axilar: Melhor opo em crianas Membro inferior: Opes para hidratao em trauma. Tendncia trombose.

You might also like