You are on page 1of 22

O cido retinico derivado da Vitamina A, e age na produo de colgeno, uma substncia essencial para manter a elasticidade e firmeza da pele.

. Tambm um ativo de ao esfoliante.

A origem do uso do cido retinico est na descoberta da vitamina A no incio do sculo XX. A deficincia da vitamina A provoca viso embaada e faz com que a pele fique seca, avermelhada e descamada.

Durante a dcada de 30 a vitamina A foi utilizada em altas doses para tratar doenas da pele, mas seus efeitos colaterais, como dor de cabea, zunido no ouvido, lbios cortados e ressecados, dores articulares e queda de cabelo, alm da toxidade no fgado se usada em altas doses limitaram o seu uso.

Vegetais como a cenoura so uma fonte natural de Vitamina A, de onde vem o cido retinico.

O primeiro uso do cido retinico foi para o tratamento da Acne, com o tempo os pacientes relataram uma diminuio nas rugas, especialmente as mais finas, com o uso prolongado do medicamento.

Com a experincia clnica foi-se percebendo que todos os efeitos do fotoenvelhecimento podem ser diminudos com o uso prolongado do cido retinico em gel ou creme. Ou seja, pode-se diminuir manchas e rugas.

Alm disso a pele fica mais fina, com uma colorao mais rosada, parecendo mais jovem. As clulas com pigmento so melhor distribudas e diminui o agrupamento de tecido elstico com regenerao do colgeno.

O grande problema do cido retinico a que ele aumenta a sensibilidade da pele ao Sol.

Na verdade o cido retinico deixa a pele mais sensvel a tudo, especialmente perfumes e cosmticos, ento durante o tratamento deve-se limpar a pele com sabonete neutro.

Alm do tratamento para acne e para combater os efeitos do envelhecimento, o cido retinico tambm usada no tratamento de estrias, e os bons resultados aparecem especialmente nas estrias mais recentes, de colorao avermelhada.

Alm do uso esttico, por atuar no DNA celular o cido retinico tambm tem sido usado de maneira promissora no tratamento de formas de cncer especialmente na pele e na bexiga, mas h estudos sendo feitos com sua aplicao tambm em outros tipos de tumores.

Melhora o envelhecimento da pele, produzindo uma pele mais suave e atenua as rugas mais finas. Estimula a formao de tecido que d sustentao pele. O inconveniente que no se pode tomar sol de maneira nenhuma o que pode produzir manchas na pele.

No incio do tratamento pode aparecer reaes normais, mas desagradveis, que no entanto desaparecem aps algum tempo de uso. Seu efeito se d sobre o DNA da clula da pele, aumentando a capacidade de renovao da pele.

O ideal comear a usar o produto lentamente, apenas em alguns dias na semana. Por exemplo, aplicar o creme com cido retinico somente em uma a cada trs noites. Nas outras noites, usar um creme hidratante e regenerador.

Se tudo correr bem, na terceira semana de tratamento usar o cido uma noite sim, outra no. E no segundo ms de tratamento aplicar o produto todas as noites, ou pelo menos cinco noites por semana, com duas noites de descanso.

- Aplicar com a pele bem seca: aguardar meia hora aps ter lavado o rosto para passar o creme. - Misturar o creme com um hidratante para peles sensveis. - Usar uma pequena quantidade e espalhar o mximo possvel. - Usar um produto com baixa concentrao do ativo. Se mesmo seguindo todas essas recomendaes o cido continuar a irritar a pele, provavelmente a pessoa seja intolerante ao produto. Nesse caso, o melhor pode ser usar outros ativos, felizmente eles existem.

Os medicamentos tpicos como cido retinico, agem na intimidade da pele, previnindo o envelhecimento, retardando sua velocidade e rejuvenescendo a pele. Com a utilizao da cosmetologia mdica, muito pode ser obtido, gastando apenas alguns minutos em casa.

You might also like