You are on page 1of 26

O sistema endcrino formado pelo conjunto de glndulas endcrinas,as quais so responsveis pela secreo de substncias denominadas, genericamente , de hormnios.

. Os hormnios so substncias que lanadas na circulao sangunea,atingem os tecidos,rgos ou sistemas nos quais iro atuar com ao estimuladora ou inibidora.

importante lembrar que existem trs tipos de glndulas num organismo: endcrinas,excrinas, e anfcrinas ( mistas) .

As glndulas endcrinas produzem hormnios e os lanam diretamente na corrente sangunea, por onde circulam at atingirem determinadas partes do corpo.Ex:hipfise,adrenais e as tireides e vrias outras.
As glndulas excrinas so aquelas que liberam seus produtos para fora do corpo,ou no interior de rgos. o caso das glndulas sudorparas,sebceas,mamrias,salivares,lacrimais e do fgado.

As glndulas anfcrinas ou mistas tanto liberam seus produtos na corrente sangunea como fora dela. Como exemplo citamos o pncreas

(neuro-hipfise) no produz hormnios: armazena e libera hormnios fabricados pelo hipotlamo. OCITOCINA: liberado na
ocasio do parto contrai a musculatura lisa para expulsar o feto; estimula a ejeo do leite das glnds. mamrias (a suco do mamilo estimula a neurohipfise a secretar ocitocina)

ANTIDIURTICO (ADH):
promove a reabsoro da gua pelos rins. (Obs: a baixa produo ou ausncia desse hormnio provoca a diabetes inspida).

O etanol inibe a secreo de ADH.

(adeno-hipfise) SOMATOTROFINA (STH) ou hormnio do crescimento: promove mitoses e sntese protica nos tecidos. liberado at a puberdade, quando aumenta a produo de hormnios sexuais na adolescncia. (Obs: na infncia a produo de quantidades diminutas ou exacerbadas de STH determina, respectivamente, nanismo ou gigantismo. Nos adultos a hiperfuno provoca a acromegalia) Outros hormnios da adeno-hipfise regulam a atividade de outras glndulas: TIREOTRFICO (TSH): estimulante da tireide; ADRENOCORTICOTRFICO (ACTH): estimula a secreo de glicocorticides pelas adrenais (supra-renais); GONADOTROFINAS (FSH hormnio folculo-estimulante): estimula os folculos ovarianos e a espermatognese; LH hormnio luteinizante: estimula o corpo amarelo e a ovulao nas fmeas e as clulas intersticiais no macho; Prolactina ou luteotrfico LTH ou lactognio: liberado durante a gravidez promove a manuteno do corpo amarelo e estimula a produo e secreo de leite. Enquanto o beb sugar o seio materno ocorrer a sua produo. A hipfise ainda capaz de fabricar endorfinas, substncias que inibem receptores da dor.

Localizada no pescoo, logo abaixo da cartilagem da glote, sobre a poro inicial da traquia.

TRIIODOTIRONINA (T3) e TIROXINA (T4): apresentam 3 e 4 tomos de


iodo, respectivamente, em sua estrutura (derivados da tirosina). So necessrios para um desenvolvimento normal e estimulam a oxidao dos alimentos praticamente de todas as clulas do corpo, elevando a taxa metablica basal (TMB).

CALCITONINA: estimula a captao de clcio do sangue e sua fixao


nos ossos (diminui o teor de clcio no sangue). hipertireoidismo: pode haver perda de peso (apesar do aumento da ingesto de alimento), taquicardia, produo excessiva de calor e de suor, tremores, nervosismo, fraqueza. hipotireoidismo: metabolismo baixo, apatia, lentido de movimentos, sonolncia, ganho de peso sem aumento da ingesto de alimento, freqncia cardaca reduzida, pouca produo de calor (baixa tolerncia ao frio). Na infncia pode levar ao cretinismo

Bcio endmico: aumento exagerado do tamanho da tireide de forma


a captar mais facilmente o iodo que se tornou escasso na corrente sangnea (resposta a uma deficincia alimentar de iodo).

A espcie humana possui quatro glndulas paratireides, que ficam aderidas parte posterior da tireide.

Glndulas Paratireides

PARATORMNIO: possui ao contrria da calcitonina, promovendo


remoo de clcio dos ossos para o sangue. calcitonina e paratormnio atuam em conjunto e antagonicamente. Quando h clcio demais no sangue h liberao de calcitonina e maior fixao de clcio nos ossos. Quando falta clcio no sangue, liberado o paratormnio, levando descalcificao ssea. Obs.: na hipofuno das paratireides (h queda acentuada de clcio no sangue) ocorrem contraes das clulas musculares esquelticas podendo ocorrer tetania e morte (por asfixia).

O pncreas uma glndula mista: apresenta funo excrina, eliminando suco pancretico no duodeno e endcrina, liberando hormnios na circulao.

Funo endcrina INSULINA: Produzida pelas clulas beta das ilhotas de Langerhans. A insulina
diminui a concentrao de glicose que circula no sangue (ao hipoglicemiante): 1-Facilitando sua absoro pelos tecidos, 2- Estimulando sua transformao em glicognio no fgado e msculos; 3- Estimulando sua transformao em lipdios que sero estocados no tecido adiposo. GLUCAGON: produzido pelas clulas alfa das ilhotas de Langerhans. Tem efeito oposto insulina: 1-Estimula a quebra do glicognio heptico em glicose (glicogenlise); 2-Estimula a transformao de aminocidos e lipdeos em glicose no fgado (gliconeognese). Obs.: O etanol inibe a gliconeognese: a administrao de glicose intra-venosa aos bbados evita o coma alcolico. A normoglicemia situa-se em torno de 90 mg de glicose por 100 ml de sangue (0,9 mg/ml) valor mantido pela interao entre insulina e glucagon. Quando o nvel de glicose atinge menos de 0,7 mg/ml as clulas alfa das ilhotas de Langerhans so estimuladas a secretar glucagon.

Glndulas adrenais(Supra-renais)

ADRENALINA (ou epinefrina) e NORADRENALINA (ou norepinefrina): em situao de stress ou medo o crebro envia mensagens atravs de nervos simpticos s supra-renais, que liberam esses dois hormnios, iniciando uma reao de alarme preparando o organismo para uma emergncia. Algumas reaes desencadeadas: 1- A taxa metablica se eleva at 100%; 2- A freqncia cardaca e respiratria aumentam; 3- A presso sangnea aumenta (vasoconstrio da pele); 4- O dimetro das vias areas aumenta, permitindo maior passagem de ar; 5- Ocorre mobilizao de gorduras e hiperglicemia (gliconeognese glicogenlise).

GLICOCORTICIDES: o principal o CORTISOL (ou hidrocortisona): auxilia na manuteno da glicemia transformando protenas e gorduras em glicose. Diminui a permeabilidade dos capilares sangneos (a cortisona um hormnio sinttico usado para reduzir inflamaes, principalmente alrgicas). MINERALOCORTICIDES: o principal a ALDOSTERONA: regulam os nveis de sais e de gua no organismo. A aldosterona, em conjunto com o ADH (antidiurtico), auxilia na manuteno da presso osmtica sangnea regulando a concentrao de sdio e potssio no sangue (essa regulao feita atravs dos tbulos renais do nfron). ANDRGENOS (esterides): estimula a espermatognese, desenvolve e mantm os caracteres sexuais secundrios masculinos.

As gnadas so tambm chamadas de glndulas sexuais e produzem, alm de hormnios sexuais, os gametas. As gnadas masculinas so os testculos e as femininas so os ovrios. TESTOSTERONA (andrgeno esteride hormnio sexual masculino): produzido pelas clulas intersticiais (estimuladas pelo LH hipofisrio). A testosterona responsvel pela espermatognese e tambm pelo desenvolvimento e manuteno dos caracteres sexuais secundrios masculinos.

ESTRGENO (esteride): produzido pelas clulas do folculo em desenvolvimento. O estrgeno estimula o crescimento da mucosa uterina, desenvolve e mantm os caracteres sexuais secundrios femininos. O estrgeno inibe a produo do FSH e estimula a produo de LH pela hipfise. O LH acelera a maturao final do folculo e o seu rompimento (ovulao). PROGESTERONA e ESTRGENO (esterides): estimula o crescimento da mucosa uterina, tornando o organismo apto para a gestao (progesterona) desenvolve e mantm os caracteres sexuais secundrios femininos e estimula o impulso sexual (estrgeno).

ESTRGENO protege o crebro da degenerao anatmica e funcional, mas reposio hormonal ainda controversa.

FOLCULO (estimulado pelo FSH a cada Ciclo Menstrual apenas um folculo amadurece).
CORPO LTEO ou CORPO AMARELO (estimulado pelo LTH ou hormnio luteotrfico produzido pela adenoipfise)

Corpo Amarelo

As clulas que restaram do folculo formam o corpo amarelo (por causa da lutena, lipdio de cor amarela). Essa transformao do folculo em corpo amarelo deve-se ao do LH.

Menstruao a eliminao de resduos de mucosa uterina e sangue atravs da vagina e ocorre, em mdia, a cada 28 dias, durante a vida frtil da mulher. O perodo entre o incio de uma menstruao e outra chamado ciclo menstrual. A menstruao ocorre quando a taxa de todos os hormnios sexuais se torna baixa no sangue da mulher. Durante o perodo de menstruao, que pode durar de 3 a 7 dias, a hipfise reinicia a produo de FSH. A presena de FSH no sangue induz o desenvolvimento dos folculos ovarianos, que passam a produzir estrgeno, cuja taxa na circulao sangnea eleva-se progressivamente. A presena de estrgenos no sangue induz o espessamento da parede interna do tero (endomtrio), que se torna rico em vasos sangneos e em glndulas. Quando a taxa de estrgeno no sangue atinge determinado nvel, a hipfise estimulada a liberar grande quantidade de FSH e de LH. Juntos esses dois hormnios induzem a ovulao, que ocorre geralmente por volta do dcimo quarto dia a partir do incio do ciclo menstrual.

Corpo Amarelo

O LH induz as clulas do folculo ovariano rompido a se transformarem no corpo lteo, que produz estrgeno e progesterona. O corpo lteo atinge seu desenvolvimento mximo cerca de 8 a 10 dias aps a ovulao. O estrgeno e a progesterona atuam em conjunto no tero continuando sua preparao para uma eventual gravidez. Esses hormnios, entretanto, exercem efeito inibidor sobre a hipfise, que diminui a produo de FSH e LH. A queda na taxa de LH tem como conseqncia a regresso do corpo lteo que deixa de produzir estrgeno e progesterona. A queda brusca nas taxas desses hormnios ovarianos faz com que a mucosa uterina sofra descamao, ocorrendo a menstruao. Com a regresso do corpo lteo a hipfise que estava sendo inibida por ao de estrgeno e da progesterona ovarianos, volta a produzir FSH, reiniciando-se um novo ciclo.

You might also like