You are on page 1of 56

Bioma uma comunidade de plantas e animais, com formas de vidas e condies ambientais semelhantes, cada bioma representado por

or um tipo de vegetao principal que lhe confere uma caracterstica visual. influenciado pelo macroclima, tipo de solo, condio do substrato e outros fatores fsicos. Os Biomas so grandes ecossistemas constitudos por comunidades que atingiram o estgio-clmax.

O que um Bioma ?

So influenciados por vrios fatores, tais como a latitude, as temperaturas mdias e extremas da regio, o relevo, o regime de chuvas e o tipo de solo.

Distribuio de biomas

A distribuio dos biomas terrestres e seus tipos de vegetao e fauna esto diretamente ligados ao clima, uma vez que so diferentes condies de temperatura, chuva e incidncia de luz solar nas vrias regies do planeta que facilitam ou impedem a existncia de qualquer tipo de vida. O relevo (altitude), as guas continentais e ocenicas e os solos tambm influenciam a distribuio dos biomas na superfcie da Terra.

Desenvolvem-se em baixas altitudes e prximas do Equador, entre os trpicos de cncer e capricrnio, estando presente em ambos hemisfrios. Clima mido e quente, chuvas abundantes, estaes mal definidas, com temperaturas elevadas ( Clima Tropical). A vegetao exuberante com rvores de grande porte, muito densa e rica em espcies. A reciclagem da matria orgnica muito rpida, forma-se um solo escuro rico em matria orgnica (hmus)

A copa das grandes rvores se tocam formando uma cobertura sob a qual se encontram as copas das rvores menores. Essas copas impedem a penetrao dos raios solares, por essa razo o solo da floresta escuro mesmo durante os dia.

Os principais exemplos so a floresta Amaznica, a floresta do Congo (frica), e a da Indonsia (sia).

Destacam-se os mamferos arborcolas (macacos, lmures, preguias) gorila, chimpanz, leopardo (frica); orangotango, Tigre (sia) aves.

Dentre os terrestres citam-se: serpentes, onas, gatos-do-mato, cotias, capivaras, tapires ,insetos como: mosquitos, besouros, formigas, grandes mamferos so raros. Este o bioma de maior produtividade biolgica da Terra.

um bioma encontrado nas regies situadas entre os plos e os trpicos. Recobre as reas que hoje so as mais povoadas da superfcie terrestre: Europa, China, Japo, Leste da Amrica do Norte, no hemisfrio sul Austrlia, Nova Zelndia e Chile. Clima temperado ocenico, estaes do ano bem definidas, com queda de neve no inverno, uma floresta decdua ou de folhas caducas, ou seja, plantas que perdem suas folhas em determinada poca do ano, principalmente no inverno. No outono, as folhas mudam de cor, assumindo um lindo tom avermelhado.

o bioma mais devastado do mundo, pois seu solo frtil foi muito aproveitado para a agricultura, dentre suas reas de ocorrncia, o maior nmeros das espcies dessa floresta est na Amrica do Norte. As florestas temperadas no so todas iguais. Podem ser encontradas espcies perenes entre as decduas, bem como flores e tapetes de musgos e cogumelos.

Na fauna so encontrados javalis, veados, raposas doninhas, esquilos, vrios tipos de pssaros, corujas e vrias espcies de insetos.

A taiga tambm chamada de floresta boreal, porque ocorre apenas no hemisfrio norte. Os invernos so muito rigorosos, com queda de neve, e os veres so quentes ( clima temperado continental).

uma floresta Homognea, pois formada quase s por conferas (abertos e pinheiros), plantas aciculifoliadas ( plantas com folhas em forma de agulhas), resistentes ao frio e perenes ( sem perda de folhas).

Cobre grandes extenses da Rssia, do Alasca, da Noruega, da Sucia, Finlndia e do Canad. Na Escandinvia e no Canad alimenta importantes industrias madeireiras, de papel e celulose, dos quais a madeira que fornece a principal matria-prima.

A fauna mostra mamferos caractersticos, como: alces, ursos polares, lobos, raposas, marta, lince, vrios tipos de insetos e aves migradoras.

Situam-se nas regies prximas ao Plo rtico. Suas reas de ocorrncias so as regies prximas ao oceano glacial rtico: Alasca, Norte do Canad. Groelndia, Norte da Rssia e da Escandinvia. o bioma mais frio do mundo e basicamente um deserto gelado, pois apresentam poucas precipitaes (neve) durante o ano. caracterstica do seu clima possuir apenas duas estaes: um inverno longo e frio com noites contnuas, e um vero curto com temperaturas amenas. A estao mais quente dura mais ou menos 60 dias e a temperatura mais alta no ultrapassa 10C

Todo o solo passa o inverno congelado, e durante o vero apenas uma fina camada superior, cerca de 15 cm, descongela, e o subsolo continua congelado.

A composio botnica influenciada pelas condies do solo e do clima. A tundra, portanto s cresce no perodos de degelo, suas principais espcies so os musgos e os liquens, plantas rasteiras, pois as rvores no sobrevivem nesse tipo de clima.

Possui um solo com pouca profundidade e encharcado no vero,

Possui um solo com pouca profundidade e encharcado no vero, A fauna composta na sua maioria de animais migratrios que chegam durante o vero, mas alguns animais so residentes como o caribu, as raposas, as aves predadoras, o urso polar e pequenos mamferos que constroem tneis no manto da vegetao, como os lemingues(roedores), bois almiscarados, renas, alces, lebres, perdizes da neve, tambm so vistos nestas reas.

O fator climtico que caracteriza esse bioma a altitude, por isso encontramos neves em altas montanhas, em plena zona tropical, como no parte central das cordilheiras dos Andes. E tambm um clima muito frio, com temperatura de 10C a 15C no vero e abaixo de zero no inverno. Nas grandes altitudes as montanhas no apresentam vegetao, a cobertura vegetal composta de plantas orfilas (plantas adaptadas a grandes altitudes) que formam uma vegetao rasteira. Esse bioma aparece nas grandes cadeias montanhosas, como os Andes, as montanhas Rochosas, os Alpes e outras.

Quando subimos um rea montanhosa, passamos por vrios biomas. medida que altitude aumenta, vemos sucessivamente a floresta temperada, a floresta de conferas e os campos alpinos. Conforme a localizao da montanha, podemos passar tambm por campos e estepes.

Montanhas vulcnicas

Montanhas Erodidas

Montanhas Falha

Montanhas Dobradas

Fauna desse biomas: Leo da Montanha s gosta de casar as cabras e outros animais que vivem na montanha. Aves de rapina

Ursos

Esse bioma seco, frio com vegetao rasteira. Geralmente as estepes esto na faixa de transio entre o deserto e a floresta, longe da influencia martima e perto das barreiras montanhosas. So encontradas principalmente nos Estados Unidos, na Monglia, na Sibria (Rssia) e na China.

Nas estepes os veres so quentes e os invernos muito frios; em altas altitudes cai muita neve.

Apresentam gramneas e poucas plantas herbceas, embora existam algumas rvores e arbustos dispersos.

A fauna reala-se a presena de aves, rpteis, tatus, roedores, guaraxaim, abundantes insetos como colepteros, besouros e joaninhas.

Esse tipo de vegetao rasteira esto presentes na Amrica do Norte, e pampa, na Amrica do Sul (Brasil e Argentina), onde o clima mais mido. As pradarias do hemisfrio sul recebem mais chuvas do que as do hemisfrio norte. Na Amrica do Norte, ocupam uma rea que se estendem desde o Canad, continuando pelas plancies Centrais dos Estados Unidos, at o Texas, ao sul, e Indiana, a oeste.

A vegetao constituda basicamente por gramneas. A fauna formada por roedores, lobos, coiotes, raposas, muitas aves, muitos insetos, bises e marmotas.

So formaes tpicas de regies de clima tropical , com uma estao chuvosa e outra seca. Localizam entre o bioma de floresta e o dos desertos Caracterizado por apresentar arbustos e rvores de pequeno porte e muitas gramneas.

Encontrado na frica, na sia, na Austrlia e nas Amricas.

Savana africana tem fauna com herbvoros de grande porte (girafas, elefantes, rinoceronte, zebra) e grandes carnvoros (lees, leopardos e guepardos), rica avifauna (pssaros, gavies, avestruz), muitos rpteis (lagartos e serpentes), anfbios e rica fauna de invertebrados (insetos, aracndeos).

Baob

Arvore-garrafas

Os desertos tm em comum o fato de receber poucas e irregulares precipitaes, apresentar baixssimas taxas de umidade relativa do ar, cu com poucas nuvens e evaporao alta. As temperaturas do deserto apresentam grandes amplitudes trmicas, podendo atingir 50C durante o dia e cair para -1C noite.

Os maiores desertos so o Saara na frica e o deserto de Gobi na sia. Tambm ocorrem na Austrlia, Amrica do Sul e do Norte.

Paisagem dominado por dunas de areia e montanhas pedregosas desnudadas.

Temos tambm desertos frios. Ambos com vegetao de pequeno porte e bem espalhadas .
O clima desrtico frio encontrado na Monglia (deserto de Gobi), Turquesto, na Grandes Bacia do oeste dos EUA e nas Montanhas Rochosas.

Criada pelo cientista alemo Waldimir Peter koppen em 1900 Sistema de classificao global dos tipos climticos

A fauna composta por roedores, rpteis (serpentes e lagartos), insetos e aracndeos. Os seres vivos do deserto tm marcada adaptao a falta de gua. Maioria doa animais com hbitos noturnos.

um Bioma que se caracteriza por apresentar um nico estrato de vegetao. O nmero de espcies muito grande, mas representado por pequeno nmero de indivduos de cada espcie. A localizao dos campos muito variada: centro-oeste dos Estados Unidos, centro-leste da Eursia, parte da Amrica do Sul (Brasil, Argentina) e Austrlia.

Durante o dia a temperatura alta, porm a noite a temperatura muito baixa. Muita luz e vento, pouca umidade. Predominam as gramneas.

Campos limpos- Predomnio das gramneas.

Campos sujos- H a presena de arbustos, alm das gramneas.

Campos de altitudes

Campos de hileia

Campos meridionais

Os animais, dependendo da regio, podem ser: antlopes americanos e bises, roedores, muitos insetos, gavies, corujas etc.

Bioma

uma comunidade biolgica, ou seja fauna e flora e suas alteraes entre si e com o ambiente fsico: solo gua ar.
rea

bitica a rea geogrfica ocupada por um bioma.


O

bioma da terra compreende a biosfera.

Um

bioma pode ter uma ou mais vegetaes predominantes.

influenciado pelo macroclima, tipo de solo, condio de substrato e outros fatores fsicos no havendo barreiras geogrficas, ou seja, independente do continente,h semelhanas das paisagens, apesar de poderem ter diferentes animais e plantas, divido a convergncia evolutiva.

http://www.ebah.com.br/ https://www.google.com.br/imghp?hl=ptBR&tab=wi http://marista.edu.br/piox/files/2010/11/osgrandes-biomas-terrestres.pdf http://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/b iomas-terrestres http://www.google.com/imghp?hl=ptPT&tab=wi http://domingos.home.sapo.pt/form_mont_1.htm l

Fim!

You might also like