You are on page 1of 20

Exerccios de Reviso

Parte 1

Questo 1
Atualmente no comrcio internacional h enormes preocupaes pertinentes, no somente a produtividade agrcola como tambm, oferecer condies para um armazenamento adequado de sementes e gros. Quais so os principais riscos associados ao transporte de gros? (A) Temperatura, umidade, fungos, embalagem violvel. (B) Transporte incorreto, custos altos de embalagens, perdas naturais do processo. (C) No utilizao de produtos qumicos, combusto. (D) Condies intrnsecas das sementes. (E) Nenhuma das alternativas acima.

Questo 2
Selecione somente as funes das embalagens: ( ) Minimizao de custos (x) Preservar a qualidade dos produtos ( ) Limpeza (x) Proteger o produto ( ) Descompresso (x) Integridade fsica no transporte ( ) Amarrao (x) Funo de marketing ( ) Garantia da qualidade do produto (x) Auxiliar o consumo (x) Facilitao de movimentao (x) Suporte ao controle e a armazenagem

Questo 3 a 6
3: Quantos e quais so os nveis em cujas as embalagens podem ser classificadas? 4: O que perecibilidade e como pode ser evitada? 5: Qual a importncia da sinalizao de mercadorias perigosas? 6: Cite 3 tipos de mercadorias perigosas porm que sejam categorias diferentes.

Resposta 3 a 6
3: Primria: a embalagem que est em contato com o produto, que o contm. Exemplo: vidro de pepino, caixa de leite, lata de leite condensado; Secundria: aquele que protege a embalagem primria. Exemplo: o fundo de papelo, com unidades de caixa de leite envolvidas num plstico. geralmente a unidade de venda no varejo; Terciria: So as caixas, de madeira, papelo, plstico; Quartenria: So embalagens que facilitam a movimentao e a armazenagem, qualquer tipo de contenedor. Exemplo: Continer;Embalagem de Quinto nvel: a embalagem conteinerizada, ou embalagens especiais para envio a longa distncia. 4: Ato ou efeito de tornar-se perecvel, caracterstica esta de bens no pode ser estocados. Um servio ou produto no pode ser feito com antecedncia e armazenado.Pode ser evitada a partir de correta utilizao das embalagens, levando-se em considerao as situaes especiais (temperatura, presso, etc) que causam tal perecibilidade h que se contornar garantindo as corretas instalaes, armazenagem bem como seu manuseio. 5: A importncia est em mitigar riscos referentes periculosidade ou seja identificar e manipular corretamente materiais que oferecem risco a segurana. 6: Lquidos inflamveis: combustveis, materiais radioativos: urnio, gases: gs comprimido

Questo 7
No constitui princpio e prtica da Organizao Mundial do Comrcio (OMC): a) Eliminao das restries quantitativas b) Nao mais favorecida c) Proibio de utilizao de tarifas d) Transparncia e) Tratamento nacional

Questes 8 a 10
8: O que so barreiras tarifrias e no tarifrias? Barreiras tarifrias: Conjunto de instrumentos adotados pelo governo para controlar o comrcio internacional de seu pas, reduzindo ou at mesmo impedindo a entrada de concorrentes estrangeiros em seu territrio, podem ser legtimas e utilizadas como forma de protecionismo, promovendo um desestmulo importao, de maneira artificial, por meio da imposio de tarifas, taxas, impostos, restries quantitativas e outras barreiras no-tarifrias. As tarifas aumentam o preo com que os bens importados so vendidos naquele pas, tornando-os, portanto, menos competitivos em relao aos bens produzidos localmente. Barreiras no tarifrias: no se referem ao pagamento de impostos. Podem decorrer da necessidade de atendimento a requisitos tcnicos ou administrativos. Exemplos: barreiras tcnicas, quotas de importao, controles cambiais, entre outras. 9: O que dumping e barreiras antiumping? Definio de Dumping: Simples prticas de venda a baixos preos que resultam de custos inferiores ou de uma produtividade superior, justamente detectadas quando comercializao se d a partir da estipulao de preos de suas mercadorias a um valor menor no seu pas de origem e a um preo maior em outra nao, em iguais condies de comercializao. Desta forma, a diferenciao de preos j por si s considerada como prtica desleal de comrcio. Prticas Antidumping: Tais prticas tm como objetivo neutralizar os efeitos danosos indstria nacional causados pelas importaes objeto de dumping, entre elas, o estabelecimento de alquotas, ou seja, de um percentual fixo neste caso em dlares norte-americanos convertidos na moeda de cada pas que incidir sobre a base de clculo para o cmputo do valor de um tributo especfico. Ou a adoo de um clculo sobre a valia alfandegia do produto em base CIF Cost, Insurance and Freight, indica que o valor de venda inclui as despesas do patrimnio, de transporte e de seguros em nosso pas, procedimento conhecido como ad valorem. Pode-se tambm efetuar uma combinao destes dois mtodos. 10: Qual a diferena entre tratados e acordos internacionais? Tratado: ato bilateral ou multilateral ao qual se deseja atribuir especial relevncia poltica. Acordo: Qualquer tipo negociao bilateral de natureza poltica, econmica, comercial, cultural, cientfica e tcnica.

Questo 11
Sobre o protecionismo, em suas expresses contemporneas, correto afirmar-se que: a) tem aumentado em razo da proliferao de acordos de alcance regional que mitigam o impulso liberalizante da normativa multilateral. b) possui expresso eminentemente tarifria desde que os membros da OMC acordaram a tarifao das barreiras no-tarifrias. c) assume feies preponderantemente no tarifrias, associando-se, entre outros, a procedimentos administrativos e adoo de padres e de controles relativos s caractersticas sanitrias e tcnicas dos bens transacionados. d) vem diminuindo progressivamente medida que as tarifas tambm so reduzidas a patamares historicamente menores. e) associa-se a estratgias defensivas dos pases em desenvolvimento frente s presses liberalizantes dos pases desenvolvidos.

Questo 12
Sejam as seguintes definies: 1. Uma unio aduaneira uma rea de livre comrcio com uma tarifa externa comum, ademais de outras medidas que conformem uma poltica comercial externa comum. 2. Um mercado comum uma unio aduaneira com livre mobilidade dos fatores de produo e liberalizao do comrcio de servios. 3. Uma rea de livre comrcio ou zona de livre comrcio uma regio onde foram eliminadas todas as barreiras ao comrcio intrarregional. Com base nas afirmaes acima, avalie as seguintes afirmativas: I. A meta do tratado de Assuno que o Mercosul seja um mercado comum. SIM II. O Nafta uma unio aduaneira. SIM III. O Mercado Comum Europeu uma unio aduaneira. No zona de livre comrcio! Assinale (A) se nenhuma afirmativa estiver correta. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

Questo 13
Avalie as afirmativas abaixo acerca da apreciao da taxa de cmbio ocorrida nos ltimos anos no Brasil. I. A apreciao cambial ocorre exclusivamente em virtude da elevada taxa de juros da economia brasileira. II. A poltica de compra de dlares (elevao das reservas) realizada pelo Banco Central do Brasil reduz as possibilidades de ganhos de arbitragem pelos agentes econmicos. III. A elevao dos preos das commodities nos mercados internacionais um dos fatores que apreciou o cmbio na economia brasileira. Assinale (A) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (B) se apenas a afirmativa I estiver correta. (C) se apenas a afirmativa III estiver correta. (D) se nenhuma afirmativa estiver correta. (E) se apenas a afirmativa II estiver correta.

Questo 14
Quando a produo nacional insuficiente para atender demanda interna, a alquota do imposto de importao: A) deve ser anulada. B) pode ser diminuda. C) pode ser substituda por um subsdio produo nacional. D) pode ser substituda por iseno de impostos internos. E) pode ser substituda por incentivos creditcios produo interna.

Questo 15
Uma unio aduaneira pressupe:
Unio aduaneira: alm de abrir mercados inteiros, regulamenta o comrcio dos pases-membros com naes externas ao bloco, a partir de uma tarifa aduaneira comum a todos os membros, vlida para importaes provenientes de fora da rea, objetivo de aumentar a sua eficincia econmica e estabelecer laos polticos e culturais mais estreitos entre si. Exemplo: Mercosul

a) a livre movimentao de bens, capital e mo-de-obra e a adoo de uma tarifa externa comum entre dois ou mais pases. b) a uniformizao, por dois ou mais pases, do tratamento aduaneiro a ser dispensado s importaes de terceiros pases, mesmo sem a adoo de um regime de livre comrcio internamente. c) a existncia de uma rea de preferncias tarifrias entre um grupo de pases e a harmonizao das disciplinas comerciais aplicveis ao comrcio mtuo. d) a liberalizao do comrcio entre os pases que a integram e a adoo de uma tarifa comum a ser aplicada s importaes provenientes de terceiros pases. e) a completa liberalizao dos fluxos de comrcio entre um grupo de pases e a coordenao de polticas macroeconmicas.

Questo 16
Sobre a prtica do dumping no comrcio internacional, correto afirmar-se que: a) considerada prtica desleal de comrcio e define-se como a determinao do preo de exportao de uma mercadoria, com base nas diferenas entre os custos de produo nos mercados de origem e de destino. b) admissvel na normativa da Organizao Mundial do Comrcio desde que devidamente mensurado em sua magnitude e impacto sobre os fluxos de comrcio e sempre que almeje a conquista de mercados onde no h condies eqitativas de concorrncia. c) incongruente com a normativa da Organizao Mundial do Comrcio na medida em que define a formao do preo de um bem exportvel em patamares inferiores aos custos de produo desse mesmo bem nos mercados a que se destina. d) prtica de formao de preos que, caso implique o deslocamento de competidores em mercados de exportao, passa a ser considerada desleal, consistindo na concesso de subsdios produo e exportao com vistas a elevar a competitividade preo de um bem exportado. e) representa medida considerada distorcida das condies de competio, consistindo na fixao de um preo de exportao para um determinado bem menor que aquele praticado no mercado em que este mesmo bem produzido.

Questo 17
Entre as razes abaixo, indique aquela que no leva adoo de tarifas alfandegrias. a) Aumento de arrecadao governamental b) Equilbrio do Balano de Pagamentos c) Proteo indstria nascente d) Segurana nacional (defesa) e) Estmulo competitividade de uma empresa

Questo 18 a 21
18: Quem Celebra Tratados e Acordos Internacionais? A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio. 19: Quem Representa a Repblica Federativa do Brasil? Compete privativamente ao Presidente da Repblica:celebrar tratados, convenes e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional 20:O que poltica fiscal e qual a repercusso no comercio internacional? a maneira como um estado nao delibera a respeito da apropriao fiscal nas operaes de comercio internacional/nacional, tem sido grande a cooperao internacional esta discusso dando origem a convenes, acordos e tratados no domnio do direito fiscal 21: Quais so as sanes permitidas para interveno em Estados onde suas prticas polticas culmina em danos para a comunidade internacional? Quais so as maneiras adequadas de se defender? O estado que viola uma obrigao internacional responsvel pelos danos em relao aos demais estados e para com a comunidade internacional como por ex: Congelamento dos recursos financeiros. Tem-se duas maneiras de defender: Retorso: ato legtimo consistente
em resposta ao estado responsvel por medidas punitivas como o corte de ajuda econmica, alm de outras providncias previstas em tratados. Retaliao: atos que normalmente seriam ilegais, mas consistem em reaes a ilegalidades. Ex expropriaes de bens pertencentes ao estado ou a nacionais do agressor. Desvantagens: repercusso negativa sobre terceiros.

Questo 22
Quanto ao conceito de despacho aduaneiro correto afirma que: I Assegura a regularidade da operao comrcio

exterior, visando ao desembarao II Autoriza a sada da mercadoria para o mercado interno no caso das exportaes III Multa procedimentos de no-cumprimento da legislao em vigor
A) todas as alternativas esto corretas B) apenas as alternativas I e II esto corretas C) a alternativa II est incorreta D) todas as alternativas esto incorretas E) Apenas a alternativa I est correta

Questes 23 a 25
23: Qual a definio de despacho aduaneiro? o processamento, motivado pelo importador, que tem por objetivo o desembarao da mercadoria procedente do exterior, tenha esta sido importada a ttulo definitivo ou no. 24: Quais so os principais processos para realizao da autorizao de entrega de uma mercadoria importada em um pas?

Conferncia da mercadoria Cumprimento da legislao tributria Identificao do importador


Quais so os canais de parametrizao das cargas que esperam para serem liberadas? Compare-os As declaraes de importao so parametrizadas para um dos seguintes canais de conferncia aduaneira que podem ser:
VERDE, pelo qual o Sistema proceder ao desembarao automtico da mercadoria,dispensados o exame documental, a verificao da mercadoria e a entrega dos documentos de instruo do despacho; AMARELO, pelo qual ser realizado o exame documental, e, no sendo constatada irregularidade, efetuado o desembarao aduaneiro, dispensada a verificao da mercadoria; VERMELHO, pelo qual a mercadoria somente ser desembaraada aps a realizao do exame documental e da verificao da mercadoria; ou CINZA, pelo qual o desembarao somente ser realizado aps o exame documental, a verificao da mercadoria e o exame preliminar do valor aduaneiro.

Questo 26
A rea adjacente a ponto de fronteira alfandegado insere-se nos limites da zona A) secundria B) de vigilncia aduaneira C) de processamento de exportaes D) primria E) de livre comrcio

Questo 27
A zona primria aduaneira compreende: A) a rea terrestre ocupada pelos aeroportos alfandegados, incluindo o espao areo correspondente, a rea terrestre ocupada pelos portos alfandegados e a rea contgua aos pontos de fronteira alfandegados B) a rea terrestre e aqutica ocupada pelos portos alfandegados, as ilhas fluviais ou lacustres de domnio da Unio, a rea interna dos aeroportos alfandegados e a faixa de fronteira demarcada pela Unio C) a rea terrestre ou aqutica ocupada pelos portos alfandegados, a rea descontnua ocupada pelas ilhas martimas, fluviais ou lacustres, a rea terrestre ocupada pelos aeroportos alfandegados e a rea adjacente aos pontos de fronteira alfandegados D) a rea terrestre ou aqutica contnua ou descontnua, ocupada pelos portos alfandegados, a rea terrestre ocupada pelos aeroportos alfandegados e a rea adjacente aos pontos de fronteira alfandegados E) as faixas internas e externas ocupadas pelos portos e aeroportos alfandegados, terrestres ou aquticas, os armazns alfandegados situados na hinterlndia de portos e aeroportos e a rea contgua aos pontos de fronteira alfandegados desde que situada na faixa de fronteira

Questo 28
A jurisdio dos servios aduaneiros, exercida atualmente, compreende: A) os portos, os aeroportos e os pontos de fronteira. B) a zona primria e a zona secundria. C) a Zona Franca de Manaus, as Zonas de Processamento das Exportaes e o restante do territrio nacional. D) os enclaves e os exclaves aduaneiros. E) os recintos alfandegados situados nas zonas de vigilncia aduaneira.

You might also like