You are on page 1of 12

DE 1500 A 1530

1 Historia 2 Capitanias Hereditrias 3 A fase do acar 4 Administrao colonial 5 Economia aucareira 6 Sociedade colonial 7 Alimentao no Brasil colnia

De 1500 a 1530, quando o territrio ainda era chamado Terra de Santa Cruz, o contato dos portugueses com a terra limitou-se a expedies rpidas para coleta e transporte de pau-brasil e tambm de patrulha. a partir de 1531, devido ameaa francesa, que a nova colnia passar a ser povoada, durante a expedio de Martim Afonso de Sousa. Em 1532, fundada a vila de So Vicente.

Prevendo a possvel invaso do territrio por potncias rivais, a Coroa portuguesa lana mo de um instituto j utilizado na ilha da Madeira: a capitania. A instalao das primeiras capitanias no litoral nordeste brasileiro traz consigo uma consequncia trgica: os conflitos com os ndios do litoral que - se at ento foram aliados de trabalho, neste momento passam a ser um entrave, uma vez que disputavam com os recm chegados o acesso s melhores terras. Destes conflitos entre portugueses e ndios o saldo a mortandade indgena causada por conflitos armados ou por epidemias diversas.

O acar era um produto de grande aceitao na Europa, onde alcanava grande valor de venda. Aps as experincias positivas de cultivo na regio Nordeste do Brasil, j que a cana se adaptou bem ao clima e ao solo, teve incio o plantio em larga escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comrcio do acar, alm de comear o povoamento do Brasil. Para melhor organizar a colnia, o rei resolveu dividir o Brasil em capitanias hereditrias. O territrio foi dividido em quinze faixas de terras doadas aos donatrios. Estes podiam explorar os recursos da terra, mas ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-acar. Em geral, o sistema fracassou, em funo da grande distncia da Metrpole, da falta de recursos e dos ataques de indgenas e piratas. As capitanias de So Vicente e Pernambuco, que focaram no cultivo da cana-de-acar, foram as nicas que apresentaram resultados, graas aos investimentos do rei e de empresrios

Aps a tentativa fracassada de estabelecer as capitanias hereditrias, a coroa portuguesa estabeleceu no Brasil um Governo-Geral como forma de centralizar a administrao, tendo mais controle da colnia. As capitanias hereditrias fracassadas foram transformadas em capitanias gerais. O primeiro governador-geral foi Tom de Sousa, que recebeu a misso de combater os indgenas rebeldes, aumentar a produo agrcola no Brasil, defender o territrio e procurar jazidas de ouro e prata. Tambm comeavam a existir cmaras municipais, rgos polticos compostos pelos "homens-bons". Estes eram os ricos proprietrios que definiam os rumos polticos das vilas e cidades. O povo no podia participar da vida pblica nesta fase. As instituies municipais eram compostas por um alcaide que tinha funes administrativas e judiciais, juzes ordinrios, vereadores, almotacs e os "homens bons". As juntas do povo decidiam sobre diversos assuntos da Capitania.

A capital do Brasil neste perodo foi Salvador, pois a regio Nordeste era a mais desenvolvida e rica do pas. Alm disso, Salvador como cidade litornea, exercia grande papel na facilitao de envio dos produtos canavieiros Europa, via Navios. Posteriormente com a ascenso de outras regies econmicas, outros estados coloniais foram criados, Estado do Maranho e Piau e o Estado do Gro-Par e Rio Negro, com capitais respectivamente em So Lus e Belm. Desta forma, administrativamente o territrio colonial do Brasil disps de trs capitais at 1775: Salvador (alternadamente com o Rio de Janeiro) no Estado do Brasil; So Lus no Estado do Maranho e Piau; e Belm no Estado do Gro-Par e Rio Negro.

A base da economia colonial era o engenho de acar. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietrio da unidade de produo de acar. Utilizava a mo-de-obra africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do acar para o mercado europeu. Alm do acar destacou-se tambm a produo de tabaco e algodo. As plantaes ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um nico produto, utilizando mo-de-obra escrava e visando o comrcio exterior. O Pacto Colonial imposto por Portugal estabelecia que o Brasil s podia fazer comrcio com a metrpole.

no devendo concorrer com produtos produzidos l. Logo, o Brasil no podia produzir nada que a metrpole produzisse.[6] O monoplio comercial foi, de certa forma, imposto pelo governo da Inglaterra a Portugal, com o objetivo de garantir mercado aos comerciantes ingleses. A Inglaterra havia feito uma aliana com Portugal, oferecendo apoio militar em meio a uma guerra pela sucesso da Coroa Espanhola e ajuda diplomtica a Portugal, em troca, os portugueses abriam seus portos a manufaturas britnicas, j que Portugal no tinha grandes indstrias. Nessa poca, Portugal e suas colnias, inclusive o Brasil, foram abastecidas com tais produtos. Portugal se beneficiava do monoplio, mas o pas era dependente comercialmente da Inglaterra.[7] O tratado de Mathuem foi uma das alianas luso-britnicas. A colnia vendia metais, produtos tropicais e subtropicais a preos baixos, estabelecidos pela metrpole, e comprava dela produtos manufaturados e escravos a preos bem mais altos, garantindo assim o lucro de Portugal em qualquer das transaes.

A sociedade no perodo do acar era marcada pela grande diferenciao social. No topo da sociedade, com poderes polticos e econmicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, aparecia uma camada mdia formada por pessoas livres (feitores, capatazes, padres, militares, comerciantes e artesos) e funcionrios pblicos. E na base da sociedade estavam os escravos, de origem africana, tratados como simples mercadorias e responsveis por quase todo trabalho desenvolvido na colnia.[8] Era uma sociedade patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um grande poder social. As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participao poltica, deviam apenas cuidar do lar e dos filhos[9]. A casa-grande era a residncia da famlia do senhor de engenho. Nela moravam, alm da famlia, alguns agregados. O conforto da casa grande contrastava com a misria e pssimas condies de higiene das senzalas (habitaes dos escravos).[10]

].

Os portugueses que vieram para o Brasil tiveram que alterar seus hbitos alimentares. O trigo, por exemplo, foi substitudo pela farinha de mandioca, o mais importante alimento da colnia. A mandioca, de origem indgena, foi adotada no Brasil por africanos e portugueses, sendo usada para fazer bolos, sopas, beijus ou simplesmente para se comer misturada ao acar. Alm da farinha, no engenho tambm se consumiam: carneseca, milho, rapadura, arroz, feijo e condimentos como pimenta e azeite de dend.[11] As verduras, as frutas, a manteiga e os queijos eram raros e s entravam na alimentao dos ricos. Mas no faltavam doces, que eram consumidos em grande quantidade, tanto no campo como nas cidades.

Alimentao diferente experimentaram os moradores de Recife e Olinda durante a invaso holandesa (1624-1625 e 1630-1654), uma vez que vinha da Holanda o toucinho, manteiga, azeite, vinho, aguardente, peixe seco, bacalhau, trigo, carne salgada, fava, ervilha,cevada e feijo. Tanto nas casas mais humildes como nas dos senhores de engenho, as refeies eram feitas utilizando a mo, devido ausncia de garfo, este s comeando a integrar o dia a dia a partir o sculo XIX. Outro costume de todas as classes era o de comer sentado no cho.[12] As bebidas alcolicas consumidas eram principalmente a bagaceira e o vinho, trazidos de Portugal. Nos engenhos de acar logo foi descoberto o vinho de cana, ou seja, o caldo de cana fermentado, muito apreciado pelos escravos. Na primeira metade do sculo XVII descobriu-se que os subprodutos da produo do acar, o melao e as espumas, misturados com gua fermentavam e podiam ser destilados obtendo-se a cachaa. Ela tambm podia ser fabricada com o vinho de cana. Devido ao baixo preo e facilidade de produo, aos poucos foi caindo no gosto da populao, ao menos entre os escravos e as pessoas de baixo poder aquisitivo. Com o tempo, as classes abastadas foram paulatinamente tambm adotando a cachaa[13

You might also like