You are on page 1of 11

O IMPACTO PRODUZIDO PELA AAO HUMANA EM DIFERENTES POCAS

SANDRA MARIA DOS SANTOS - GESTO A M B I E N TA L B A U R U - S P

Desde o seu surgimento na Terra o homem interferiu negativamente no Meio Ambiente. Ao mesmo tempo em que depende dele, o homem o agride. Desde o seu surgimento, da chamada Pr Historia, a terra passou por muitas transformaes. A maioria delas (e as mais drsticas!), aps o surgimento do homem. Se compararmos o tempo em que o planeta levou para se formar at a atualidade, h muito pouco tempo a espcie humana existe. E, nesse curto espao de tempo ele provocou mudanas to profundas que no apenas comprometem, mas tambm afetam toda espcie de vida na Terra!

Na poca da pr historia , o homem no teve tanta influencia negativa ao meio ambiente como um todo, pois suas atividades eram apenas para a subsistncia.

o homem antigo se preocupava com seu entorno, mantendo maior proximidade da natureza, retirando dela somente o necessrio para sobreviver, assegurando, assim, uma relao harmnica com a mesma, vez que ele prprio era tido como um elemento do ecossistema. Na Antiguidade, os recursos naturais, como os rios, eram tidos como primordiais estratgica e economicamente. Os documentos mais arcaicos de que se tem referncia mencionam que os povos antigos seguiam os cursos naturais das guas, edificando suas cidades em torno dos rios, com o objetivo de valorizar suas terras, tornando-as mais frteis.

As sociedades pr-capitalistas mais desenvolvidas (ex: as da antiguidade clssica) no comprometiam de forma generalizada o equilbrio do meio ambiente, pois possuam um pequeno desenvolvimento produtivo e populacional, embora j tivessem um significativo avano urbano e comercial. Os impactos ambientais eram locais e pequenos. Na Idade Mdia, a ruralizao da economia no ameaava a sobrevivncia dos sistemas naturais. H registros de desflorestamento e poluio do ar devido s fundies e queima de carvo.

A Revoluo Industrial, ocorrida nos sculos XVIII e XIX, estabelece a necessidade social da expanso permanente do mercado, como forma de garantir a acumulao de capital que realimenta a economia capitalista. Foi a partir desta poca que comeou-se a consumir aceleradamente os recursos naturais norenovveis, como os minrios e combustveis fsseis. Os recursos naturais (animais e vegetais) continuaram a ser muito explorados, surgindo a contnua extino de espcies. Outros recursos passam a ser ameaados em grande escala pela primeira vez, como o ar, o solo e a gua. Surgem novos tipos de poluio: a sonora, a trmica, a visual e a radioativa.

At o sculo XIX, nem o nmero de pessoas nem a tecnologia disponvel tinham fora suficiente para modificar os sistemas da terra (ar, gua, seres vivos). Foi s nos ltimos 200 anos, sobretudo aps a revoluo industrial e com grande aumento populacional, que a atividade humana comeou a afetar o meio ambiente de forma significativa, assumindo propores assustadoras nos ltimos 50 anos.

Desmatamento causa: Reduo da biodiversidade. A biodiversidade responsvel pela variedade de genes existentes no mundo; estes so necessrios para produo de medicamentos, alimentos e outros produtos (recursos biolgicos). - Infertilidade do solo. Com o desmatamento os solos ficam desprotegidos do vento e das chuvas (eroso do solo) o que provoca o arrastamento de minerais para outros locais. - Diminuio de oxignio -> aumento de dixido de carbono. (vai contribuir para o efeito de estufa) e a diminuir o oxignio de que tanto necessitamos para viver.

Os principais fatores que tem vindo a contribuir para o aumento da poluio atmosfrica destacam-se entre: Atividade industrial. Esta atividade lana para o ar gases e poeiras em quantidades superiores capacidade de absoro do meio ambiente, ficando assim estas substncias acumuladas na atmosfera. Circulao rodoviria. Os gases e as substncias qumicas libertadas pelos veculos motorizados, derivam do consume de combustveis fosseis utilizados, como o caso do petrleo.

Sendo tanto destes desastres claramente provocados pela mo do Homem, ser urgente criar e estabelecer limites. Limites estes como, reduzir o uso e abuso dos recursos naturais indispensveis sobrevivncia da populao mundial. Sendo o ar, solo, gua, vida e energia essencial para a vida humana e para a sobrevivncia do sistema econmico ser obrigatrio repensar nos sistemas atuais.

FIM
Fontes http://www.ebah.com.br/content/ABA AAAGFAAI/homem-meio-ambiente http://assischateaubriandcharqueada s.blogspot.com.br/2010/04/impactosda-atividade-humana-sobreo_20.html http://osimpactosambientais.blogspot .com.br/

You might also like