You are on page 1of 47

UTILIZAO DE GUAS DE REUSO EM CONDOMNIOS

Miguel Tadeu Campos Morata Engenheiro Qumico Ps Graduado em Gesto Ambiental

Consideraes iniciais.
Preocupaes com o Bem Finito GUA. No Planeta Terra: gua do Mar - 97,0 % Geleiras: 2,2 % gua Doce 0,8 % gua Subterrnea 97 % gua Superficial 3 %

Consideraes iniciais.
Segundo estatsticas: Em 2030 a Populao Mundial deve atingir: OITO BILHES DE HABITANTES. Se o consumo por pessoa de gua e alimentos continuar nos padres atuais, em 2030 (Ano Critico) teramos falta de gua no mundo.

Consideraes iniciais.
A RACIONALIZAO DO CONSUMO DAS GUAS DEVE ENVOLVER TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE. Consumo Domstico. Consumo Industrial. Consumo nas Empresas em geral. Consumo Agrcola.

Consideraes iniciais.
gua de efluente, a gua que compe os efluentes em geral, inclusive esgotos sanitrios sendo eles: Domsticos (Condomnios). De atividades comerciais. De atividades industriais. Das ruas, avenidas, praas, estradas. Rurais: Grandes culturas, agricultura, pecuria e criao de animais. Outras.

Consideraes iniciais.
Normas tcnicas ABNT: Toda e qualquer situao ser avaliada deve ser avaliada atravs de orientaes tcnicas vigentes em Normas Tcnicas ABNT. (Ex: Classificao dos efluentes). Recomendao Procurar Normas vigentes. Todo e qualquer projeto a ser desenvolvido tem que ser desenvolvido fundamentado nas Leis: Municipais, Estaduais e Federais Vigentes. Tambm deve ser observado se existem determinaes emitidas por rgos Fiscalizadores na forma de Portarias, Resolues entre outras.

Consideraes iniciais.
Normas tcnicas ABNT: No caso de inexistncia de Normas Tcnicas ABNT sobre o assunto: Devem ser seguidas Normas Tcnicas Internacionais. Normas Tcnicas de Empresas. Outras orientaes tcnicas de eficincia comprovada.

Consideraes iniciais.
Exemplos: Resoluo N 54 de 2005 do Conselho Nacional de Recursos Hdricos CNRH. Norma Tcnica ABNT N 13969 de 1997 que trata sobre Reuso das guas. Orientaes SABESP e de outras empresas de saneamento e abastecimento Cdigos de Obras Municipais. Exigncias IBAMA CONAMA e outros rgos. Lembrar que sempre existe um conjunto de Leis, Resolues, Portarias, Exigncias, Normas.

Demanda de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio.

COZINHAS

Pias gua para: cozinhar alimentos, lavagem de pratos, panelas, copos, louas e talheres, lavadoras de louas. Neste caso a gua tem que ser potvel, e atender os padres ANVISA de gua potvel para o consumo humano. Obs.: No pode ser utilizada gua com microrganismos, turva, mal cheirosa, com falta ou exesso de cloro.

Efluentes de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio

COZINHAS
APROVEITAMENTO DOS EFLUENTES: Neste caso a gua utilizada nestas operaes apresenta: Quantidades e variedades de sabes e detergentes elevada, em concentraes diversas. Carga orgnica elevada, com uma variedade elevada de microrganismos. Gorduras diversas. OBS: Se as cozinhas forem equipadas com trituradores de alimentos, a carga orgnica ser maior. Ralos de coleta de guas dos pisos Esgotos. CONCLUSO A gua de efluentes dever ser encaminhada pelos mesmos dutos dos efluentes das pias dos WCs. e dos lavabos. O custo do tratamento deste efluente caro. (Esgotos).

Demanda de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio.

WCs. e Lavabos.

Pias e lavatrios Tem que ser abastecidos por gua com padro potvel. Chuveiros - Tem que ser abastecidos por gua com padro potvel. gua isenta de produtos Qumicos, microrganismos, odores, cor. Vasos Sanitrios Podem ser abastecidos por guas de reuso. (Cuidados)

Efluentes de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio

WCs. e Lavabos
APROVEITAMENTO DOS EFLUENTES: Pias e lavatrios Apresentam variedade elevada de sabes e detergentes, microrganismos, fluidos humanos, gorduras, resduos slidos, entre outros. Estes efluentes tem que (Recomenda-se) ser encaminhados juntamente com os efluentes dos Vasos Sanitrios. O custo do tratamento deste efluente caro. Chuveiros - Apresentam variedade elevada de sabes e detergentes, microrganismos, fluidos humanos, urina, gorduras, resduos slidos, entre outros. Recomenda-se que estes efluentes sejam encaminhados juntamente com os efluentes dos Vasos Sanitrios. Porm existem discusses sobre o aproveitamento destes efluentes. O custo do tratamento deste efluente relativamente caro. Sempre considerar dimenses (Magnitude) do projeto.

Efluentes de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio WCs. e Lavabos: (Continuao).


APROVEITAMENTO DOS EFLUENTES: Vasos Sanitrios Alm dos dejetos e fluidos humanos, eles recebem todo e qualquer tipo de rejeito que variam desde restos de remdios at outros produtos lquidos e slidos, com grau de periculosidade imprevisvel. Ralos de coleta de guas dos pisos Esgotos. Efluentes dos Vasos Sanitrios: Tem que ser tratados em ETES Estaes de Tratamento de Esgotos. (Na maioria das vezes de instalao invivel em condomnios de moradia). No caso do uso da gua de Reuso proveniente das guas dos esgotos em dependncias dos condomnios. Ela pode ser invivel. O custo do tratamento deste efluente caro.

Demanda de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio

reas de Servio.

Pias e tanques de lavagem Podem ser abastecidos com gua de reuso, porm esta gua tem que atender um padro elevado de qualidade, clarificada, com controle microbiolgico e de pH adequado, sem odor. Mquinas de Lavar Roupas Idem.

Efluentes de gua em diferentes espaos fsicos de um condomnio


APROVEITAMENTO DOS EFLUENTES: reas de Servio. Pias e tanques de lavagem Ricos em detergentes sabes variados, com relativa presena de partculas slidas e tambm de microrganismos, alm de carga orgnica. Podem ser encaminhados para tratamento e reuso, porm com restries. Mquinas de Lavar Roupas Idem, com menos restries do que os tanques e as pias. Ralos de coleta de guas dos pisos Esgotos.

Demanda de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio

Garagens. Jardins. Ptios. Paredes. Vidraas. Corredores. Caladas.

Demanda de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio

A gua ser utilizada nestes espaos fsicos, tem que apresentar as seguintes propriedades: Aspecto visual Clarificada, cor. Odor No apresentar odores. Clorada Ausncia de microrganismos. pH controlado. Cuidados nas torneiras externas.

Efluentes de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio.

APROVEITAMENTO DOS EFLUENTES:

Garagens e outras reas externas. A gua proveniente de lavagens de pisos, paredes etc..., por possuir sabes, detergentes, resduos slidos diversos, no pode ser encaminhada aos sistemas de coleta de guas pluviais, ela tem que ser encaminhada rede de coleta de esgotos sanitrios. Na rede publica de coleta de guas pluviais S as guas das chuvas com ressalvas.

Efluentes de gua em diferentes espaos fsicos do condomnio

APROVEITAMENTO DOS EFLUENTES

Garagens e outras reas externas. A gua pode ser capturada para tratamento qumico para se transformar em gua de reuso. Se utilizada para tratamento, este tratamento pode ou no ser efetuado juntamente com a gua coletada das chuvas, porm depende de estudos de viabilidade. ( Se ir encarecer ou no).

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios. Legislao atual que dispe sobre o assunto.
Legislao Exemplos: Resoluo N 54 de 2005 do Conselho Nacional de Recursos Hdricos CNRH. (Reuso) Norma Tcnica ABNT N 13969 de 1997 que trata sobre Reuso das guas. (Classificao) Orientaes SABESP e de outras empresas de saneamento e abastecimento. Portaria ANVISA N 518 de 25/03/2004 Dispe Qualidade das guas. Cdigos de Obras Municipais. Exigncias IBAMA CONAMA e outros rgos.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Legislao atual que dispe sobre o assunto Finalidade. Conceitos. Reduzir a consumo de gua proveniente das reservas finitas, atravs de: Racionalizao do uso. Reaproveitamento de gua de efluentes. Consumo de produtos menos agressivos.(metasilicatos e sulfnicos).

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Conceito tcnico sobre o que gua de reuso. Definio Tcnica. So as pores de gua j utilizadas que aps tratamento fsico qumico, pode ser reutilizada para fins secundrios. Padres para uso. Norma Tcnica ABNT NBR N 13969 de 1997 No caso de uso em condomnios de moradia, a gua tem que atingir um padro muito prximo da gua potvel. Formas e locais onde pode ser utilizada. Vinculados ao Projeto.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Conceito tcnico sobre o que gua de reuso - continuao. gua das chuvas Muito embora ela venha limpa destilada ela captada de telhados, pisos, jardins, at das garagens, ela carrega: Resduos slidos diversos. Fezes de pssaros e outros animais. Iscas e venenos. Resduos de sabes e detergentes. leos, graxas..... No vem clorada.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Formas de tratamento para atingir os padres de uso. Padres de uso Padro prximo ao da gua potvel. Exigncias tcnicas cuidados. Controles: Do pH, microbiolgico, clarificao.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Formas para ser utilizada a gua de reuso Uso indireto e planejado com controle de qualidade (Profissionais da Qumica - Qumicos). Tratamento fsico qumico para que no cause doenas, alergia. Locais onde pode ser utilizada. Lavagem e limpeza de reas comuns do condomnio. Vasos sanitrios. Chuveiros Com restries (Tratamento adequado). Tanques e mquinas de lavagem de roupas Idem.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Formas de tratamento para atingir os padres de uso. Onde e como usar. Onde Depende do planejamento de engenharia no inicio da obra e dos objetivos a serem alcanados Economia do bem finito gua. Como Atravs de sistemas de coleta tratamento e armazenamento, utilizando processos e supervisionado por profissionais adequados (Qumicos).

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Equipamentos para captar, tratar, armazenar e distribuir a gua. Forma de captao. Efluentes dos edifcios Captados por tubulaes que encaminham os efluentes para tanques ou caixas de prarmazenamento para tratamento .

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Equipamentos para captar, tratar, armazenar e distribuir a gua. Captao de guas das chuvas ralos, caneletas, que conduziro a gua da chuva para os tanques de armazenamento primrio.(Pode exigir bombeamento). Excedentes de gua das chuvas devero ser descartados via sistema by pass para as galerias de coleta das guas das chuvas, (guas pluviais) e nunca para a rede de coleta de esgotos. Por apresentarem sedimentos estes excedentes de gua antes de serem encaminhados rede de coleta de guas pluviais devero passar por processos de decantao ou filtragem, para diminuir a concentrao de partculas slidas.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Forma Armazenamento das guas das chuvas. Em tanques ou caixas que armazenam a gua para pr-tratamento. Tratamento padro: Sedimentao de partculas. Clarificao. Tratamento qumico (Cloro). Correo do pH. Armazenamento para uso. Filtragem Antes ou depois do armazen. para uso. Destinao tcnica dos resduos. Emisso de CADRI. (Qumico)

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


No caso da necessidade de compra de gua de reuso de fontes externas. Cuidados com a origem da gua. Exigir certificados de anlise. Mesmo com origem comprovada - Submeter a gua aos mesmos procedimentos que submetida a gua capturada das chuvas, antes de liberada para uso submeter a analises para conferir os padres da gua.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Forma de distribuio das guas aos condminos: Nas unidades de moradia: Atravs sistemas compostos por: Unidades de bombeamento. Caixas dgua especificas Alim. Col. Colunas dgua especificas distribuir a gua. Nas reas comuns do prdio.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Forma de distribuio das guas aos condminos. Nas reas comuns do prdio Ptios/Gar. Idem: Unidades de bombeamento. Caixas dgua especificas Alim. Col. Colunas dgua especificas distribuir a gua. Tubulaes.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Dimensionamentos de Sistemas de captao. Captao guas das chuvas, guas das unidades de moradia, guas de reuso. Estes itens tem que ser dimensionados em funo: Da rea de captao Telhados, ptios, etc... A capacidade e a eficincia do sistema de captao ser determinado pela demanda tcnica de consumo de litros/dia. Ligado este sistema (Sistema independente) ou neste prprio sistema dever ser considerada a possibilidade de compra de gua de reuso ou no.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Dimensionamentos de Sistemas de armazenamento da gua a ser tratada. Tem que ser dimensionados em funo dos volumes a serem armazenados. Da disponibilidade de rea no condomnio para instalao.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Dimensionamentos de Sistemas de tratamento. So compostos no mnimo por: Tanques Metlicos, Fibras, Alvenaria, etc... Filtros Areia, Metal Sinderizado, Prensa, outros... Bombas Geralmente centrifugas. Casas de mquinas e unidades de filtragem. So projetados em funo: Da demanda e da capacidade de captao. So construdos em funo dos espaos fsicos (reas) disponveis.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Dimensionamentos de Sistemas de armazenamento da gua j tratada para ser distribuda. So projetados em funo da demanda, capacidade de captao e tratamento da gua. Da rea disponvel para instalao.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Dimensionamentos dos Sistemas de distribuio no prdio e no condomnio. No Prdio Unidades de bombeamento, caixas de armazenamento, colunas de distribuio, linhas de abastecimento. Demais espaos do Condomnio Idem Obs.: Colunas de subida de gua e de descida de efluentes (Captao).

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Dimensionamentos dos Sistemas. O que muda $$$$$$$$$$ no prdio e nas unidades habitacionais. Instalao dos sistemas de coleta, armazenamento, tratamento e distribuio no condomnio. Instalao de um numero maior de caixas dgua e colunas e linhas de abastecimento de gua. Aumento do custo operacional de operao e manuteno do sistema. Profissionais treinados e habilitados.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Unidades de tratamentos de efluentes. Tem que ser construdas seguindo orientaes e disposies previstas: Em Leis Federais, Estaduais, Municipais, Portarias e Resolues emitidas por outras Instituies. Em Normas Tcnicas ANBT. Ou outras.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Operao e manuteno do sistema. Profissionais treinados. Superviso de profissional da qumica. Principio da melhoria contnua Reagentes, melhoria do sistema, avaliaes peridicas controle de qualidade, reduo de custos.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Tratamentos e destinaes de resduos efluentes e de sobras de volumes das guas captados. Destinao dos resduos provenientes do tratamento das guas Borras, Resduos slidos, unidades de filtragem descartveis, etc... Classificados com base na Norma Tcnica ABNT NBR 10.004. (Classificao e Destinao de Resduos). Acondicionados e encaminhados tecnicamente a aterros industriais, ou incinerao, ou outro. Emisso de CADRI Profissional habilitado. (Qumico).

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Tratamentos e destinaes de efluentes e de sobras de volumes das guas captados. Destinao de volumes de guas captados e no tratados nem utilizados. Tem que ser encaminhados s galerias de guas pluviais, isentos de partculas solidas (areias). No podem ser encaminhados s linhas de coleta de esgotos sanitrios.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Tratamentos e destinaes efluentes e de sobras de volumes das guas captados. Destinao de efluentes provenientes de lavagens de ptios, garagens, e demais reas do condomnio. Podem ser armazenados para reuso. Podem ser encaminhados s linhas de coleta pblica de guas pluviais.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Custos e benefcios. Na rea ambiental Preservao do precioso bem finito gua. Na rea financeira Resulta em economia de custos com a compra de gua tratada (SABESP), e tambm no custo de tratamento de esgotos enviados Rede Publica de Coletas (SABESP em SP). O investimento geralmente deficitrio Com exceo dos grandes condomnios, a operao destes sistemas ainda deficitrio.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Em futuro prximo, a medida que o custo da gua tratada for se elevando e que as tecnologias de reuso da gua forem tornando o reuso da gua menos dispendiosos, esta operao oferecer vantagens financeiras. Mesmo sendo mais dispendioso o reuso da gua do que a aquisio de gua tratada, hoje no se pode mais, nos condomnios, na industria, no comercio, na agricultura deixar de lado o reuso da gua.

Utilizao de gua de Reuso em Condomnios.


Equipamentos disponveis no mercado: Estaes pr-fabricadas compostas por: Filtros, tanques, unidades de bombeamento, equipamentos de controle e monitoramento, porem geralmente elas tem que ser adequadas s solicitaes de cada projeto. O que mais se usa atualmente so conjuntos de componentes pr fabricados, produzidos por um ou mais fabricantes, que funcionam associados uns aos outros. A expectativa que em um futuro prximo, cada vez apaream no mercado equipamentos e unidades de monitorao e de operao automatizadas, com mais eficincia e menor custo.

FIM
MUITO OBRIGADO ! Aos Presentes, Ao IPT. MIGUEL TADEU CAMPOS MORATA

You might also like