You are on page 1of 29

Sustentao oral

O Pleno do Supremo Tribunal Federal


1

Grupo 1 Governador RJ
YASMIM VITAL RIBEIRO LORENY SOFIATTI NUNES JOANNA LAUFF BERNARDO PAULA BRUNORO VALRIA DIOGO MARIANA RIVERO LORRANA MOULIN ROSSI
2

Grupo 2 PGE-RJ
CAIO AUGUSTO ARAJO CARLOS HUMBERTO CORRADINI FERNANDO MLLER FILIPE S. ROCHA JOS AUGUSTO CALMON MARCOS RAFAEL ALTO RAFAEL PEZZIM
3

Grupo 3 - AGU
RAFAEL GOMES BRBARA JARDELI MARIANA MIGNONI DIANA BEZERRA DANIEL CHIABAI VINCIUS RODRIGUES MARIO LUIZ M. DE MORAES
4

Grupo 4 - PGR
SILVIO ALEXANDRE FLAVIO LIMA JOSE ANTONIO JOO PAULO EDVALDO PATZ

Grupo 5 Procuradoria ALERJ


LARA DO VALLE ADRIANO LEITE DIEGO BRITTES FABIANO FRIZZERA GUILHERME SIMON LUBE HERCULES ARANDA JORGE ABIKAIR FILHO
6

Grupo 6 Comit Organizador


DANIELLA BEDIN FLAVIA PASSAMANI JAKELINE AVANCE LIVIA BAPTISTA MYLENA LOPES VINICIUS MILDEBERG YURI MOTA
7

Grupo 7 - Relator
CINTIA APARECIDA DENADAI SCHUNK JAMILI ABIB LIMA SAADE JULIANA BAZET BOMFIM JULIANA HATEM JULIANA MIAN CARLOS LIMA LETICIA PASOLINI GUIZZARDI ROBERTA FERNANDA FRISSO
8

Pontos destacados
Invalidade da representao da ALERJ: Procurador Geral no pode assinar em nome do legitimado.
(ADI 1.814-MC, Rel. Min. Maurcio Corra, deciso monocrtica, julgamento em 13-11-01, DJ de 12-12-01)

Liminar monocrtica
Presidente do possibilidade. STF deferindo liminar no recesso:

RISTF: Art. 13. So atribuies do Presidente: (...) VIII decidir, nos perodos de recesso ou de frias, pedido de medida cautelar; Lei 9.868/99: Art. 10. Salvo no perodo de recesso, a medida cautelar na ao direta ser concedida por deciso da maioria absoluta dos membros do Tribunal, observado o disposto no art. 22, aps a audincia dos rgos ou autoridades dos quais emanou a lei ou ato normativo impugnado, que devero pronunciar-se no prazo de cinco dias.

10

Liminar monocrtica

ADPF

Lei 9.882/99:
Art. 5o O Supremo Tribunal Federal, por deciso da maioria absoluta de seus membros, poder deferir pedido de medida liminar na argio de descumprimento de preceito fundamental. 1o Em caso de extrema urgncia ou perigo de leso grave, ou ainda, em perodo de recesso, poder o relator conceder a liminar, ad referendum do Tribunal Pleno.
11

Pontos destacados
Desnecessidade de subscrio por advogado das entidades dos incisos I a VII
(ADI 127-MC-QO, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 20-11-89, DJ de 4-12-92). No mesmo sentido: ADI 120, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 20-3-96, DJ de 26-4-96)

Precisam de advogado:

VIII - partido poltico com representao no Congresso Nacional; IX - confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional.

12

Pontos destacados
Desnecessidade de apontar Ru, por se tratar de processo de carter objetivo, em que no h lide (conflito de interesses) (ADI 2.982-ED)

13

Pontos destacados
Smula 5 do STF: a sano do projeto supre a falta de iniciativa do poder executivo.

CONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE ARTIGO 3, 1, DA LEI N 9.718, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998 EMENDA CONSTITUCIONAL N 20, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1998. O sistema jurdico brasileiro no contempla a figura da constitucionalidade superveniente. (RE 346.084, DJU 06.02.2006)
14

Pontos destacados
PGE: falta de legitimidade para defender o ato impugnado. Atribuio da AGU
AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. COMPETNCIA DO ADVOGADO-GERAL DA UNIO. EXGESE DO PARAGRAFO 3 DO ARTIGO 103 DA CONSTITUIO. - COMPETE AO ADVOGADOGERAL DA UNIO, EM AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE, A DEFESA DA NORMA LEGAL OU ATO NORMATIVO IMPUGNADO, INDEPENDENTEMENTE DE SUA NATUREZA FEDERAL OU ESTADUAL. (Questo de Ordem na ADIn 97. J. 22.11.89)

AGU se vincula defesa da constitucionalidade (ADIn 3522. J. 24.11.05)


15

Pontos destacados
No cabvel falar em decadncia Smula 360 do STF:
- No h prazo de decadncia para a representao de inconstitucionalidade prevista no art. 8, pargrafo nico, da Constituio Federal.
AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE - INEXISTNCIA DE PRAZO DECADENCIAL (...) AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE E PRAZO DECADENCIAL: O ajuizamento da ao direta de inconstitucionalidade no esta sujeito a observncia de qualquer prazo de natureza prescricional ou de carter decadencial, eis que atos inconstitucionais jamais se convalidam pelo mero decurso do tempo. Smula 360. (ADI 1.247-MC)

16

Pontos destacados
Cabimento de produo de provas.
Controle abstrato tem por objeto verificao de normas perante Constituio. Tal controle gera necessidade indagao acerca de fatos. a a de

17

Produo de provas
Possibilidade de produo de provas em ADIn Lei 9.868/99: Art. 9 (...) 1o Em caso de necessidade de esclarecimento de matria ou circunstncia de fato ou de notria insuficincia das informaes existentes nos autos, poder o relator requisitar informaes adicionais, designar perito ou comisso de peritos para que emita parecer sobre a questo, ou fixar data para, em audincia pblica, ouvir depoimentos de pessoas com experincia e autoridade na matria.

18

Ato anterior Constituio


CONSTITUIO. LEI ANTERIOR QUE A CONTRARIE. REVOGAO. INCONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE. IMPOSSIBILIDADE. 1. (...) O vcio da inconstitucionalidade congnito lei e h de ser apurado em face da Constituio vigente ao tempo de sua elaborao. Lei anterior no pode ser inconstitucional em relao Constituio superveniente; nem o legislador poderia infringir Constituio futura. A Constituio sobrevinda no torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes: revogaas. Pelo fato de ser superior, a Constituio no deixa de produzir efeitos revogatrios. Seria ilgico que a lei fundamental, por ser suprema, no revogasse, ao ser promulgada, leis ordinrias. A lei maior valeria menos que a lei ordinria. (ADIn n. 2, Rel. Min. Paulo Brossard, j. em 06/02/1992, DJU 21/11/1997, pp. 60585)
19

Impedimento
Ministro novo no pode participar do julgamento, pois oficiou nos autos como AGU. (ADIn 4, Rcl 1996/RS)

Min. Seplveda Pertence, Ex-PGR.

Min. Gilmar Mendes, Ex-AGU20

Pontos destacados
possvel a fungibilidade de aes de controle concentrado? Precedente anlogo: MI 395/PR

O MANDADO DE INJUNO
21

Fungibilidade concentrado?

de

aes

de

controle

possvel a fungibilidade de aes de controle concentrado?


MANDADO DE INJUNO. (...) No existe em nosso sistema jurdico o instituto da fungibilidade de aes, a permitir que o juiz, de ofcio ou a pedido resultante de dvida do autor, tenha uma ao (a prpria) por outra (a imprpria), se o erro for escusvel. (...) Impossibilidade jurdica do pedido de converso do mandado de injuno em ao direta de inconstitucionalidade por omisso. (STF, MI-QO 395 / PR Rel. Min. MOREIRA ALVES. J. 27/05/1992. rgo Julgador: Tribunal Pleno. Publ. DJ 11-09-1992 PP-14712)

22

Fungibilidade concentrado?

de

aes

de

controle

QUESTO DE ORDEM EM ARGIO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL. (...). 1. O ato normativo impugnado passvel de controle concentrado de constitucionalidade pela via da ao direta. Precedente: ADI 349, rel. Min. Marco Aurlio. Incidncia, no caso, do disposto no art. 4, 1, da Lei n 9.882/99; 2. Questo de ordem resolvida

com o aproveitamento do feito como ao direta de inconstitucionalidade, ante a perfeita satisfao dos requisitos exigidos sua propositura (legitimidade ativa, objeto, fundamentao e pedido), bem como a
relevncia da situao trazida aos autos, relativa a conflito entre dois Estados da Federao. (STF, ADPF-QO 72 / PA, Rel. Min. ELLEN GRACIE, j. em 01/06/2005, DJ 02/12/2005, p. 00002)
23

Fungibilidade concentrado?

de

aes

de

controle

Requisitos da ADPF
- Legitimidade - Subsidiariedade - Violao a preceito fundamental

24

Legitimidade
LEI 9.868/99 Art. 2o Podem propor a ao direta de inconstitucionalidade: (...) V - o Governador de Estado ou o Governador do Distrito Federal

LEI 9.882/99 Art. 2o Podem propor argio de descumprimento de preceito fundamental:


I - os legitimados para a ao direta de inconstitucionalidade;
25

Subsidiariedade

LEI 9.882/99
Art. 4o (...) 1o No ser admitida argio de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade. Carter objetivo da subsidiariedade

26

Violao a Preceito Fundamental

Preceitos Fundamentais
- Princpios Fundamentais (arts. 1 a 4) - Direitos e garantias Fundamentais (art. 5) - Clusulas Ptreas (art. 60, 4) - Princpios Constitucionais sensveis (art. 34)
ADPF ADPF ADPF ADPF 4: Dignidade da Pessoa Humana 33 e 47: Pacto Federativo 54: Direito vida 130: Liberdade de expresso

27

Violao a Preceito Fundamental

Preceitos Fundamentais violados, no caso:


- Segurana (art. 5)
- Ordem Pblica (art. 34, III)

possivelmente

28

Lei anterior Constituio, inconstitucionalidade originria e no recepo


(...) 10. Revogao da lei ou ato normativo no impede o exame da matria em sede de ADPF, porque o que se postula nessa ao a declarao de ilegitimidade ou de no-recepo da norma pela ordem constitucional superveniente. 11. Eventual cogitao sobre a inconstitucionalidade da norma impugnada em face da Constituio anterior, sob cujo imprio ela foi editada, no constitui bice ao conhecimento da argio de descumprimento de preceito fundamental, uma vez que nessa ao o que se persegue a verificao da compatibilidade, ou no, da norma pr-constitucional com a ordem constitucional superveniente. (STF, ADPF 33/ PA, Rel. Min. GILMAR MENDES, j. em 07/12/2005, DJU 27/10/2006, pp. 00031) 29

You might also like