You are on page 1of 45

SEQUNCIA DIDTICA GNERO TEXTUAL FBULA

Elaborada por: Profa. Ms. Terezinha da Conceio Costa Hbes

ESTMULO PRODUO ESCRITA

O ponto de partida em um trabalho de LEITURA, PRODUO E REESCRITA DE TEXTO organizado por meio de uma Seqncia Didtica (SD) pode ser, por exemplo, de voc, professor(a), estimular a PERCEPO DE UMA NECESSIDADE DE INTERAO, por exemplo, com a ESCOLA. Trata-se de apresentar aos alunos uma SITUAO DE COMUNICAO que ser realizada verdadeiramente.

Apresentao da situao
Fale seus alunos que voc foi at biblioteca da escola e percebeu que nela h poucos livros com Fbulas

Apresentao da situao

Fale da importncia do 6. ano A PRODUZIR FBULAS que, quando prontas, sero reunidas NUM LIVRO para ser doado biblioteca. Assim outros leitores da escola podero ler as fbulas que escreverem.

Pesquisa sobre o gnero


Pergunte, ento, aos alunos, se eles sabem o que fbula. De acordo com as respostas, oriente para que pesquisem, na biblioteca, sobre o assunto. Para isso, oriente antecipadamente a bibliotecria, a fim de que sejam selecionados textos explicativos sobre o gnero de acordo com o conhecimento deles (6. ano).

Pesquisa sobre o gnero

A fbula uma das mais antigas maneiras de se contar uma histria. O autor grego Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fbulas, como tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Atravs das histrias ele criticava os valores da sociedade de sua poca, para mostrar o que certo e o que errado.

Fbula

MODELOS" DO GNERO
Pea, ainda, que os alunos tragam, para a prxima aula, Fbulas para serem lidas. Selecione tambm, professor(a), alguns textos desse gnero para ler e explorar com os alunos.

MODELOS" DO GNERO

Ex.: A formiga e a pomba Uma Formiga foi margem do rio para beber gua e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. Uma Pomba que estava numa rvore sobre a gua, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A Formiga subiu na folha e flutuou em segurana at a margem.

MODELOS" DO GNERO

Pouco tempo depois, um caador de pssaros veio por baixo da rvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. A Formiga, percebendo sua inteno, deu-lhe uma ferroada no p. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo. Autor: Esopo Moral da Histria: Quem grato de corao sempre encontrar oportunidades para mostrar sua gratido.

MODELOS" DO GNERO

O gato e o galo Um gato capturou um galo e ficou imaginando como achar uma desculpa qualquer para que o fato de que este ia com-lo fosse justificado. Acusou ele ento de causar aborrecimentos aos homens j que cantava noite e no os deixava dormir. O galo se defendeu dizendo que fazia isso em benefcio dos homens e assim eles podiam acordar cedo e irem para o trabalho.

MODELOS" DO GNERO

O gato respondeu; "Apesar de voc ter uma boa desculpa eu no posso ficar sem jantar." E assim comeu o galo.

Autor: Esopo
Moral da Histria: Quem mau carter sempre vai achar uma desculpa para legitimar suas aes.

LEITURA DAS FBULAS

Assim que retomar o assunto, pea aos alunos que leiam (oralmente) as fbulas que trouxeram (observe, nesse momento, se os textos lidos so realmente fbulas).

Em grupos, oriente para que listem o que perceberam de comum em todos os textos lidos

Caractersticas das Fbulas


-

Ex.: Presena de animais nas histrias com caractersticas humanas Moral da histria Texto curto Ttulo com nomes de animais Dilogo entre os animais Tempo indeterminado Narrador em 3 pessoa (o narrador conta como se tivesse visto a cena)

Contexto Histrico

Contextualize o gnero: DE ONDE VEM A FBULA? A FBULA, COMEO DE TUDO. As fbulas so to antigas quanto as conversas dos homens. s vezes, nem sabemos quem as criou, pois atravs da oralidade eram carregadas como vento de um lado para outro, j que a prpria palavra provm do latim FABULA = contar.

ESOPO

No sculo VIII a.C. j se tinha notcias dessas histrias, sendo que as fbulas muito antigas do Oriente foram difundidas na Grcia, h 2600 anos, por um escravo chamado Esopo.

ESOPO

Apesar de gago, corcunda, feio e mido, como diziam alguns, era inteligente, esperto e de muito bom senso; por esse motivo, conquistou a liberdade e viajou por muitas terras dando conselhos atravs das fbulas.

ESOPO

O motivo foi a vingana do povo de Delfos, mas as suas 600 fbulas continuaram a ser contadas, escritas e reescritas por outros fabulistas. Fedro o primeiro escritor latino a compor uma coletnea de fbulas, tendo sido imitado e difundido vrias vezes. Esopo foi condenado morte e jogado do alto de um abismo.

Jean de La Fountanie

O escritor francs Jean de La Fountaine (sculo XVII 1601 1700) usava fbula para denunciar as misrias e as injustias de sua poca em versos e em prosa.

Jean de La Fountanie

A partir dessa poca, muitas histrias escritas inicialmente para adultos j comearam a ser adaptadas para crianas, retirando delas os elementos violentos e os aspectos nocivos educao. Mas a fbula moderna preserva todo o vigor que vem apresentando desde os tempos antigos.

Monteiro Lobato
No Brasil, temos o grande fabulista, Lobato.

Monteiro Lobato

Alm de recontar as fbulas de Esopo e La Fountaine, cria suas prprias fbulas com a turma do stio, como mostra o seu livro Fbulas, onde Pedrinho diz As fbulas, mesmo quando no valem grande coisa, tm um mrito: so curtinhas. Narizinho acha as fbulas sabidssimas e Emlia as considera uma indireta.

Fbulas no Brasil

O escritor brasileiro usou fbulas para criticar e denunciar as injustias, tiranias, mostrando s crianas a vida como ela .

Fbulas no Brasil
Em suas fbulas, alerta que o melhor esperto (inteligente) porque o forte sempre vence e Visconde afirma que o nico meio de derrotar a fora a astcia. At hoje esse gnero narrativo existe e por ser curto, tem o poder de prender a ateno, de entreter e deixar uma mensagem, um ensinamento.

Leitura e Interpretao

Selecione, dentre tantas, uma fbula para desenvolver as seguintes atividades: - Leitura e Interpretao - Anlise de sua estrutura - Anlise dos elementos lingsticos

Seleo de uma Fbula


A Cigarra e as Formigas

No inverno, as formigas estavam fazendo secar o gro molhado, quando uma cigarra faminta lhes pediu algo para comer. As formigas lhe disseram: __ Por que, no vero, no reservaste tambm o teu alimento?

Seleo de uma Fbula


A cigarra respondeu: ___No tinha tempo, pois cantava melodiosamente. E as formigas, rindo, disseram: ___ Pois bem, se cantavas no vero, dana agora no inverno.
A fbula mostra que no se deve negligenciar em nenhum trabalho, para evitar tristeza e perigos.
Esopo: fbulas completas. Traduo de Neide Smolka. So Paulo, Moderna, 1994

Atividades de leitura e interpretao

1) Pense e responda: a) Com quem voc relacionaria a formiga hoje? b) E a cigarra? c) Voc acha importante o trabalho da formiga? d) Voc considera o canto da cigarra como uma forma de trabalho? Por qu? e) Como voc explica a moral da histria? 2) Assinale a alternativa correta: a) Quando as formigas secavam os gros molhados? ( ) No vero ( ) No inverno ( ) Na primavera

Atividades de leitura e interpretao


b) Quando foi que a cigarra cantava melodiosamente?

( ) No vero

( ) No inverno ( ) Na primavera

c) Quando foi que a cigarra pediu ajuda s formigas? ( ) No vero ( ) No inverno ( ) Na primavera 3) Responda: a) Por que os gros estavam molhados? b) Por que a cigarra estava faminta? c) Voc concorda com as formigas ao negar ajuda cigarra? Por qu?

Atividades de Anlise Lingstica


1) Releia o primeira pargrafo: No inverno, as formigas estavam fazendo secar o gro molhado, quando uma cigarra faminta lhes pediu algo para comer. As formigas lhe disseram:
a)

As palavras sublinhas foram empregadas no texto para evitar a repetio de dois nomes. Que nomes so esses? lhes: __________________ lhe: ___________________

Atividades de Anlise Lingstica


3) Releia os seguintes trechos: __ Por que, no vero, no reservaste tambm o teu alimento? a) A palavra teu foi empregada para falar do alimento de quem? _________________________________ ___ Pois bem, se cantavas no vero, dana agora no inverno. b) Quem que cantavas no vero? ________________________________________

Atividades de Anlise Lingstica

Explicar: Como voc viu, quando produzimos um texto, podemos evitar as constantes repeties com o uso de pronomes (lhe, lhes, teu) e com o emprego do verbo sem sujeito (cantavas).

Estrutura da Fbula
a)

Explique a estrutura da fbula, partindo do texto trabalhado: ttulo: nomes de animais


A Cigarra e as Formigas

Pea aos alunos que listem outros ttulos de fbulas com essa caracterstica.

Estrutura da Fbula
b) Tempo e lugar indeterminado: No inverno,... qual inverno? Quando? Onde? c) Texto curto: mximo 20 linhas d) Personagens animais: cigarra X formigas Pense em outros animais que aparecem juntos nas fbulas: leo X rato lobo X cordeiro (deixe que os alunos relacionem outros animais)

Estrutura da Fbula
e) Caractersticas opostas entre os animais: formigas = gostam de trabalhar cigarra = gosta de cantar Aponte a(s) caracterstica(s) dos seguintes animais: - raposa - leo - cordeiro - tartaruga

Estrutura da Fbula
f) Moral da histria:

Procurem, nas fbulas lidas, a moral e copie no caderno.

Produo Escrita de uma Fbula

Depois de toda essa explorao, apresente uma proposta de produo com os seguintes animais:

cachorro

gato

Produo Escrita de uma Fbula

a)
b) c) d) e)

Discuta coletivamente com os alunos: Ttulo: Caractersticas dos animais: Tempo e lugar: Moral da histria: Oriente para no esquecerem do dilogo entre os animais.

Primeira produo: rascunho


a) b)

c)

Deixe que cada aluno produza, individualmente, sua fbula. Produzida a primeira verso, recolhaas e guarde-as (no necessrio que voc leia-as nesse momento). Ao retomar o assunto (na aula do dia seguinte, por exemplo), devolva as fbulas e oriente para que releiam-nas e verifiquem:

Reviso da primeira produo


-

Estrutura (ttulo adequado, se h animais, se h dilogo, se o texto curto, se h moral...) Ortografia Letra legvel Concordncia entre as palavras repeties

Roteiro de avaliao

a)

Apresente, aos alunos, o seguinte quadro para orientar nessa avaliao:


As personagens da histria so tpicas de uma fbulas? O tempo indeterminado como nas fbulas? Na situao criada, as atitudes das personagens podem ser comparadas com atitudes humanas? A resoluo est combinando com a sua inteno e com a moral da histria?

b)
c)

d)

Roteiro de avaliao
e) A moral da histria combina com a fbula e sua
inteno? f) O narrador conta o que aconteceu como se tivesse visto a cena? g) As falas das personagens aparecem sinalizadas por pargrafo e travesso? h) No h repetio de palavras para indicar as personagens?

Reescrita e Correo
Sugira que troquem os textos entre os colegas para ajudar na verificao. d) Reescrita do texto tendo em vista a reviso (segunda verso). e) Correo dos textos reescritos pelo(a) professor(a) na sala, junto com o aluno, ou fora da sala de aula, diagnosticando o(s) problema(s).

Reescrita coletiva
f) Selecionar um texto para reescrita coletiva (nesse caso, o texto selecionado deve apresentar pelo menos UM PROBLEMA que representa a dificuldade da maioria) g)Digitar esse texto, corrigindo todos os demais problemas, deixando APENAS O PROBLEMA QUE SER TRABALHADO. Ex. repeties

Reescrita individual
i) Reescrever o texto coletivamente. j) Caso no seja feita a reescrita coletiva, os textos devero ser devolvidos para cada aluno, com anotaes do(a) professor(a), para que, individualmente, procedam reescrita do mesmo (na sala de aula).

CIRCULAO DO GNERO

Uma vez o texto reescrito e sanado os problemas, reuni-lo numa coletnea, formando, ento, o Livro de Fbulas da 5 Srie A para ser deixado na biblioteca da escola.

You might also like