You are on page 1of 12

Princpios de Suplementao Mineral em Ruminantes

Introduo
Sempre que os animais estiverem recebendo dietas com quantidades insuficiente de minerais ou raes desequilibradas que resultem em carncia de um ou mais elementos, h que se corrigi-las para que os mesmos possam desenvolver seu potencial genrico, alm de manterem-se saudveis. Em Algumas circunstncias, a correo do pH do solo e a adubao podem disponibilizar, em maior ou menor quantidade, alguns minerais, alm de, eventualmente, melhorar a produo de massa verde da forragem; esse procedimento, porem, , em geral, antieconmico em relao as atividades pecuria.

Equvocos sobre a suplementao mineral


A

essencialidade metablica de um elemento sempre implicaria em sua suplementao obrigatria, via misturas minerais. mineral deveria ser sempre obrigatria em todos os locais ou regies. mineral deveria ser sempre praticada, mesmo para animais que recebem dietas energtico-proteicas muito pobres.

A suplementao

A suplementao

Quanto maior o nmero de elementos includos na composio de uma mistura mineral, melhor ela seria. Quanto maior o teor do(s) mineral(is) na mistura melhor seria a qualidade desse suplemento. Quanto maior o consumo dirio de uma mistura mineral, melhor seria a qualidade dessa mistura. A formulao e a preparao de um suplemento mineral no deveriam ser feitas pelos tcnicos nas fazendas.

A situao da mineral no Brasil

suplementao

No que diz respeito suplementao mineral, hoje nos deparamos com as seguintes situaes:

Parte pecuaristas opta pela utilizao de uma mistura mineral comercial(MMC). Parte compra MMC formulada com base no pressuposto de que analises de solo e de forrageiras de sua propriedade possam determinar com exatido a quantidade de minerais necessria a ser suprida aos animais.

Outra parte fornece apenas cloreto de sdio(NaCi).


Uma pequena parcela dos pecuaristas no fornece qualquer suplemento mineral ao rebanho. Outro grupo de pecuaristas suplementam os animais de maneira muito irregular e descontnua com MMC ou com o cloreto de sdio.

Como as misturas minerais so insumos caros, alguns proprietrios diluem essas misturas com o sal comum, o que obviamente reduz a concentrao dos outros minerais nesse preparado. Neste caso, dependendo da diluio, mesmo que os teores dos minerais na mistura original sejam adequados, em algumas situaes haver necessidade de corrigir elementos deficitrios.

Principais problemas relativos suplementao mineral no pas


Quantidades insuficientes. Baixa concentrao de cloreto de sdio na MMC.

Ingesto insuficiente (ou no-ingesto) da mistura mineral ou do cloreto de sdio. Disponibilizao insuficiente ou ocasional da mistura mineral. Localizao dos cochos. Cobertura do cocho. A diluio do ncleo mineral ou da mistura mineral com o cloreto de sdio A altura do cocho em relao ao solo

Diluio das fontes de alguns elementos. Como suplementar minerais em locais onde os animais no ingerem sal (cloreto de sdio) voluntariamente.

REGRAS BSICAS DA SUPLEMENTAO SELETIVA (SMS)


1) No suplementar minerais se no h sinais diretos ou indiretos de deficincia mineral; 2) A suplementao mineral deve ser ajustada ao nvel de produo; 3) As necessidades da suplementao mineral variam com a rea (regio), poca do ano e com o manejo alimentar do rebanho; 4) Pouco adianta suplementar minerais sem a prvia adequao protica-energtica da dieta e sem uma adequada disponibilidade de volumoso, isto , antes de suplementar com minerais, deve-se verificar se o animal ingere energia e protena suficientes para desenvolver seu potencial gentico; 5) A formulao mineral deve ser feita caso a caso, isto , fazenda a fazenda; 6) A introduo da suplementao mineral seletiva sempre deve ser feita mediante estudos comparativos (ensaio de reverso); 7) Estar sempre atento ao risco inerente de toxicidade dos minerais, em especial com relao ao cobre e ao selnio; 8) Suplementar minerais em excesso equivale a "jogar dinheiro fora".

IMPLANTAO DA SUPLEMENTAO SELETIVA

A suplementao mineral seletiva pode ser implantada de diversas formas, mas sempre mediante testes comparativos com a suplementao mineral precedente (quando ela vinha sendo feita). Lembramos sempre que qualquer que seja o mtodo de implantao, deve-se ter todo cuidado para evitar qualquer perda econmica.

ASPECTOS ECONMICOS DA SUPLEMENTAO MINERAL SELETIVA

Na pecuria moderna praticada hoje em algumas regies ou micro-regies do pas, reduzir custos e enxugar despesas tornam-se essenciais para melhorar a rentabilidade ou at manter-se vivel nas pocas de crises. Em qualquer situao, seja na pecuria de alta tecnologia, seja na praticada empiricamente, bvio que os gastos desnecessrios devem ser suprimidos. Estimase que a suplementao mineral pode constituir 20-30% dos custos totais de produo de gado de corte (Souza 1985, Magnoli Costa 2004). No Brasil, depois da amortizao do capital, os gastos com suplementao mineral representam o segundo ou terceiro maior componente dos custos totais de produo (Lopes 1998, Costa 2004).

QUELATOS

Mais recentemente, ao final da dcada de 1980, surgiram os ditos "minerais orgnicos" ou quelatos, uma forma de suplemento mineral que, pretensamente, aumentaria a produtividade dos animais. Essas substncias teriam grandes vantagens sobre a forma convencional de "mineralizao" por serem de elevada absoro, mais biodisponveis e menos txicas; adicionalmente, no haveria interao (antagonismos) entre elas e outros minerais ou nutrientes (gorduras e fibras da dieta). Geralmente trata-se de compostos produzidos por quelao (ligao) entre metais e amino-cidos. Por definio so ons metlicos ligados quimicamente a uma molcula orgnica, formando estruturas nicas de estabilidade e de alta biodisponibilidade mineral.

You might also like