You are on page 1of 48

Infncia e

Juventude

Itinerrio
1. Os conceitos de infncia e juventude - noo e evoluo 2. Infncia e a juventude - Respostas em Aco Social
2.1. Crianas e jovens em perigo 2.2. Respostas sociais s crianas e aos jovens em geral 2.3. Respostas sociais a crianas e jovens em situao de risco

1. Os conceitos de Infncia e Juventude noo e evoluo

Infncia
A INFNCIA no uma experincia universal de durao fixa, mas diferentemente construda, exprimindo as diferenas individuais relativas insero do gnero, classe, etnia e histria. Distintas culturas bem como histrias individuais constrem diferentes mundos da infncia. (Franklin, 1995: 17)

Criana

definida como todo o ser humano com menos de dezoito anos, excepto se a lei nacional confere a maioridade mais cedo Conveno dos Direitos da Criana, artigo 1 (1989)

Em Portugal...

Instituto Nacional de Estatstica (INE), estabelece como limite etrio para as crianas os 14 anos de idade.

O que se verifica que o perodo da infncia, tal como da adolescncia, no homogneo: a ateno e os cuidados a prestar s crianas so especficos de cada uma destas; o meio sociocultural onde esto inseridas tambm contribui para a heterogeneidade.

A 1 de Junho, comemora-se o Dia Mundial da Criana

Novo lugar das crianas em casa e na sociedade...

O desenvolvimento econmico dispensou as crianas do trabalho a que estavam sujeitas pela necessidade de contriburem para a sobrevivncia familiar. Hoje a criana tem um estatuto diferente, sendo-lhe dedicada toda a ateno no seu crescimento e desenvolvimento fsico, intelectual e afectivo. A sociedade tem consagrado vrios documentos aos direitos da criana, enquanto ser especfico e no enquanto adulto pequeno. A proteco da criana num espao de afecto a imagem da famlia na era actual.

Juventude

Antes partia-se do pressuposto que os jovens possuam traos uniformes, o que permitia falar-se numa cultura juvenil especfica. S na segunda metade do sculo XIX que a juventude adquiriu visibilidade social ao serem reconhecidos problemas e tenses prprias desta altura, comeando a associar-se aos jovens um determinado estatuto social. Actualmente procuram-se encontrar as diferenas sociais que existem entre os jovens. Assim, quando se fala da jovens raparigas, jovens rapazes, jovens estudantes, jovens trabalhadores, jovens solteiros, jovens casados, jovens rurais... est a falar-se em juventudes diferentes, reconhecendo-se a existncia das diferentes culturas juvenis.

Juventude - definio

A juventude uma categoria socialmente construda de acordo com os contextos sociais, econmicos e polticos particulares e sujeitos a modificar-se ao longo do tempo.

Fase da vida que se desenrola entre a infncia e/ou adolescncia e a idade adulta.
Juventude - estado etrio de quem jovem, englobando toda a adolescncia; faixa etria dos 12 aos 25 a 30 anos.(Wikipdia, a enciclopdia livre)

Jovens

Alterao do seu estatuto (mais visibilidade social a partir do momento em que se reconheceu que h nesta fase problemas sociais). Esto cada vez mais dependentes dos familiares: Jovens Adultos

A 28 de Maro, comemora-se o Dia Mundial da Juventude.

2. Infncia e a Juventude - respostas em Aco Social

Transformaes sociais ocorridas nas ltimas dcadas....

Entrada em larga escola da mulher no mercado de trabalho; Diminuio das taxas de fecundidade; Aumento da taxa de divrcio; Surgimento de novos tipos de famlias: unies de facto; monoparentais; reconstitudas; homossexuais.

Conduzem...

Necessidade do recurso a servios e equipamentos sociais de apoio criana (amas, creches, estabelecimentos de educao prescolar...) - se no tiverem a quem recorrer -, de modo a permitir famlia, em especial mulher, conciliar a vida profissional com o trabalho familiar.

E a quem compete a socializao da criana?

2.1. Crianas e Jovens em Risco

A sociedade actual caracteriza-se pelo aumento dos riscos e das incertezas (a nvel do ambiente, da sade, da segurana). As crianas so dos grupos mais vulnerveis a esses riscos externos (doenas, violncia, desaparecimento...) assim como a riscos que ocorrem no prprio espao domstico ou familiar (considerado local onde estas correm mais perigo)

O que provoca estas situaes de risco no seio familiar?

A instabilidade do mercado de trabalho; O desemprego; Baixos salrios; Deslocamento de um ou dos dois progenitores para outra rea geogrfica (ex. Professores) Surgimento ou agravamento de problemas sociais: alcoolismo, toxicodependncia; violncia domstica; maus tratos infantis...

Nos meios urbanos, com a falta de redes de ajuda familiar e de vizinhana e em zonas com insuficiente infra-estruturas de apoio social, assiste-se a consequncias negativas na relao e acompanhamento dos filhos, contribuindo para que a famlia venha perdendo a capacidade para socializar adequadamente a criana, proporcionando-lhe um espao emocional estimulante e reparador.

Nas situaes de risco...


... se considera criana ou jovem: a pessoa com menos de 18 anos ou a pessoa com menos de 21 anos que solicite a continuao da interveno iniciada antes de atingir os 18 anos.

A quem compete a promoo dos direitos e proteco das crianas e jovens que se encontram em situaes de risco?
Entidades

pblicas e privadas com atribuies em matria de infncia e juventude. Comisses de Proteco de Crianas e Jovens. Tribunais (em ltima instncia)
S actuam quando a interveno das comisses de proteco no podem ter lugar por falta de consentimento dos pais, do representante legal ou de quem tenha a guarda de facto da criana ou do jovem.

Comisses de Proteco de Crianas e Jovens (CPCJ)


so instituies oficiais no judicirias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criana e do jovem e prevenir ou pr termo a situaes susceptveis de afectar a sua segurana, sade, formao, educao ou desenvolvimento integral (Lei n. 147/99 de 1 de Setembro).

Considera-se que a criana ou o jovem est em perigo quando, designadamente, se encontra numa das seguintes situaes:

Est abandonada ou vive entregue a si prpria; Sofre maus tratos fsicos ou psquicos ou vtima de abusos sexuais; No recebe os cuidados ou a afeio adequados sua idade e situao pessoal;
obrigada a actividades ou trabalhos excessivos ou inadequados sua idade, dignidade e situao pessoal ou prejudiciais sua formao ou desenvolvimento;

Est sujeita, de forma directa ou indirecta, a comportamentos que afectem gravemente a sua segurana ou o seu equilbrio emocional; Assume comportamentos ou se entrega a actividades ou consumos que afectem gravemente a sua sade, segurana, formao, educao ou desenvolvimento sem que os pais, o representante legal ou quem tenha a guarda de factos lhes oponham de modo adequado a remover essa situao.
(Lei n. 147/99 - Artigo 3. - Ponto 2)
http://www.cnpcjr.pt/left.asp?07.01(acesso em 03/09/2007)

As situaes de risco e/ou perigo vividas por crianas e jovens podem ocorrer em todos os estratos sociais, no sendo exclusivas dos grupos sociais mais pobres.
Porm, so as crianas provenientes dos meios socioeconmicos mais desfavorecidos que so mais afectadas.

Porqu?

Porque...

Esto mais sujeitas violncia. Vem-se privadas dos recursos elementares satisfao das suas necessidades bsicas (m nutrio, falta de higiene, ms condies habitacionais), que se reflectem negativamente na sua sade, desempenho escolar e insero social.
Tambm de salientar que so nestes meios sociais que h mais visibilidade dos maus tratos infligidos.

Factores de risco na criana

INDIVIDUAL
Separao me/filho no ps-parto Perda da me antes dos 5 anos Ausncia da me ou do substituto materno Mudanas mltiplas de amas, infantrios, escolas Abandono Maus tratos fsicos ou psquicos Hospitalizao ou internamento em instituio

FAMILIAR
Progenitor com doena grave orgnica/mental Progenitor alcolico ou toxicodependente Progenitor preso Separao precoce dos pais Desentendimentos e conflitos conjugais graves Famlias monoparentais Famlias pouco diferenciadas, com baixo nvel de estimulao e socializao Famlias numerosas com problemas econmicos

ESCOLAR
M adaptao social escola desde incio Deficiente qualidade das interaces pedaggicas professor/aluno Atitude negativa em relao escola Desinvestimento escolar

SOCIAL
Precariedade econmica e social Problemas de vizinhana com alto ndice de delinquncia e actividades marginais Problemas urbansticos e habitacionais - degradao da habitao Ausncia de infra-estruturas e saneamento bsico Deficiente cobertura em servios educativos e de ocupao de tempos livres Insuficincia de equipamentos no mbito da sade

Sinais de alarme na criana

Chamada de ateno: quebra de apetite, vmitos recorrentes sem causa orgnica, enurese nocturna ou atitudes regressivas depois do nascimento de um irmo. Falha ambiental: dificuldades de sono, inibio ou agressividade em situaes de conflito ou violncia familiar, dificuldades de aprendizagem por medo do professor. Tentativa de soluo de conflitos: agressividade/depressividade em situaes de separao conflituosa dos pais ou em situaes de violncia familiar. Busca de equilbrio em situaes de vida difceis e sofridas - agressividade como tentativa de evitar a depresso em situaes de carncia afectiva.

Crise na adolescncia

uma poca de instabilidade onde se torna necessrio uma renegociao entre as finalidades individuais (do jovem) e as finalidades do conjunto do sistema (a famlia) (Ausloos, 1983; citado em Garcs e Baptista, 2001:109)

Factores de risco no adolescente

Ruptura do dilogo na famlia. Indiferena afectiva, mais que a prpria hostilidade infantil. Atitudes constantes de recriminao e reprovao que desencadeiam no adolescente respostas violentas e agressivas. Atitudes de permanente desconfiana. Rigidez do sistema familiar - resistncia mudana. A forma como a autoridade exercida na famlia.

Sinais de alarme no adolescente

Perodos de tristeza frequentes em que o adolescente deixa de sair e de manter as distraces que lhe davam prazer. Quebra no aproveitamento escolar. Faltas frequentes s aulas. Sanes disciplinares repetidas. Abandono escolar precoce. Grupo de pares como substituto, demasiado cedo, da socializao oferecida pela famlia.

Ausncia de amigos e de programas de sadas noite. Problemas de comportamento alimentar como anorexia nervosa e bulimia. Consumo de bebidas alcolicas ou de drogas. Comportamentos de grande agressividade - auto e heteragressividade. Comportamentos de grande bizarria e/ou desadequao. Ideao ou tentativas de suicdio.

Os conceitos de Risco e Perigo infantil e juvenil podem apresentar diversas formas (isolados ou conjugados)

1. Abandono 2. Abuso Sexual


3. Exerccio abusivo da autoridade parental - atravs da violncia (fsica e/ou psicolgica).

4. Sndroma de Munchausen 5. Abandono escolar 6. Absentismo escolar


7. Negligncia Etc.

Nmeros

Os casos de crianas e jovens em perigo tm aumentado. 219% foi o aumento registado entre 1998 e 2001 de processos movimentados pela CNPCJR (Ministrio da Justia). Problemticas detectadas: negligncia (29,1%); abandono escolar (13,7%) e absentismo escolar (13,1%); maus tratos (10,9%) - Dados de 2001

Problemticas detectadas em crianas e jovens

Situaes de perigo (N):


Abandono (560) Negligncia (3647) Abandono escolar (2516) Maus tratos fsicos e psicolgicos/abuso emocional (1001) Abuso sexual (251) Explorao de trabalho infantil (28) Exerccio abusivo de autoridade (101) Prostituio infantil (46) Pornografia infantil (6) Problemas de sade (180)

Condutas desviantes (N):


Prtica de acto qualificado como crime (388) Uso de estupefacientes (140) Ingesto de bebidas alcolicas (45) Exposio a modelos de comportamento desviante (811) Mendicidade (128) Corrupo de menores (34)

Fonte: Ministrio da Justia (2002)

2.2. Respostas sociais s crianas e aos jovens em geral

Valncias

Amas e creches familiares; Estabelecimentos de educao pr-escolar ou jardim de infncia; Centros de actividades de tempos livres; Colnias de frias.

2.3. Respostas sociais a crianas e jovens em situao de risco

Modalidades de apoio a crianas e jovens em situao de risco (Lei n. 147/99)

Apoio junto dos pais. Apoio junto de outro familiar. Confiana a pessoa idnea. Apoio para a autonomia de vida. Acolhimento familiar. Acolhimento em instituio. Confiana a pessoa seleccionada para a adopo ou a instituio, com vista a futura adopo (Lei n. 31/2003, de 22 de Agosto)

A modalidade de interveno deve ser necessria e ajustada situao de perigo e s pode interferir na vida da famlia, da criana ou do jovem, se for estritamente fundamental a essa finalidade.

A interveno deve ser efectuada de modo a que os pais assumam os seus deveres para com a criana e o jovem.

Referncias Bibliogrficas

Abrunhosa, Maria Antnia, e Miguel Leito (2006), Psicologia B 12. ano, Porto, Edies Asa. Abrunhosa, Maria Antnia, e Miguel Leito (2001), Psicologia 12. ano - 2. volume, Porto, Areal Editores. Franklin, Bob (1995), citado em Manuel Pinto e Manuel Sarmento, As crianas, Contextos e Identidades, Universidade do Minho. Gamboa, Maria Jos (2001), Maus tratos a crianas, em Lusa Ferreira da Silva (org.) (2001), Aco Social na rea da Famlia, Lisboa, Universidade Aberta, pp. 283-315. Gameiro, J. (1994), Quem sai aos seus, Porto, Afrontamento. Gandra (2004), Os (novos) problemas sociais da infncia: uma aproximao sociolgica, Braga, V Congresso Portugus de Sociologia (APS) (adaptado) Giddens, Anthony (1997), Sociologia, Lisboa, Gulbenkian. Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS) (2000), Lar de Crianas e Jovens, Lisboa. Oliveira, Maria da Luz, Maria Joo Pais, Maria Manuela Gos, e Belmiro Gil Cabrito (2006), Caderno de Actividades de Sociologia, Lisboa, Texto Editores.

Silva, Elsa, e Rosa Moinhos (2006), Prticas de Apoio Social - 12. ano, Lisboa, Pltano Editora. Silva, Elsa, e Rosa Moinhos (2005), Prticas de Aco Social - 10. ano, Lisboa, Pltano Editora. Silva, Lusa Ferreira da (org.) (2001), Aco Social na rea da Famlia, Lisboa, Universidade Aberta.

Netografia

Conceito de juventude: http://pt.wikipedia.org/wiki/Juventude (acesso em 30/08/2007) Comisso Nacional de Proteco das Crianas e Jovens em Risco (CNPCJR): http://www.cnpcjr.pt/left.asp?07.01 (acesso em 03/09/2007)

You might also like