You are on page 1of 63

MDULO GESTO DE CARREIRA

PROFA.MARCIA CRESPO FERREIRA

MCRESPOF@UAI.COM.BR

MBA UNIVERSIDADE FUMEC

ESTRUTURA DA DISCIPLINA
1. 2.

3.
4. 5.

1. 2. 3.

1 ENCONTRO: GESTO DE CARREIRA VALORES RODA DE COMPETNCIAS AUTOCONHECIMENTO APLICAO PI 2 ENCONTRO: ANLISE PI FEEDBACK PI PDI
GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Internalizar um modelo mental de planejamento do desenvolvimento pessoal e profissional Conhecer o significado e tendncias das relaes de trabalho e carreira.

Ampliar processo de autoconhecimento.


Elaborar um Plano de Ao para Desenvolvimento Individual Anlise do PI, que auxiliar a compreender o perfil profissional.

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

Sua organizao e as circunstncias podem algumas vezes determinar seu caminho mas.... Cabe a voc fazer e tomar as oportunidades para crescer conforme voc escolheu.
MacCall

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

PREMISSAS DA DISCIPLINA
um processo contnuo
Pressupe um participante ativo Disponibilidade desejo Dedicao tempo e energia Professor: facilitador

Vivencial e compartilhado
Operativo: aprender fazendo
GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

AS TRS ONDAS

Toffler (1995)

A QUARTA ONDA

Menor estrutura organizacional; As empresas funcionam no como empregadores, mas como facilitadores da aplicao e enriquecimento das habilidades de seus membros. O conhecimento e a educao continuada tornam-se condies para a permanncia na organizao.

Os indivduos passam a assumir inteira responsabilidade sobre suas carreiras, os papis se invertem e a organizao tornar-se uma ferramenta para seus membros.

A QUARTA ONDA
Os recursos humanos passam a ser o mais importante ativo das empresas e o indivduo passa a considerar seus conhecimentos, habilidades e informaes como seu principal trunfo.
Coelho (2006)

ETIMOLOGIA

Carreira do latim via carraria, estrada para carruagens.


Somente

a partir do sculo XIX passou-se a utilizar o termo para definir a trajetria da vida profissional.

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

DECLNIO DA CARREIRA TRADICIONAL

Penetrao crescente das mulheres no mercado de trabalho; Elevao dos graus de instruo;

Globalizao da economia, competitividade e turbulncia ambiental;


Necessidade de mudana nas organizaes; Flexibilizao do trabalho

CONSTRUO DA CARREIRA
Gerente Regional

Gerente de vendas Vendedor

Projeto de gerenciamento de Lder de equipe qualidade Especialistas em laboratrio Estudos de Bioqumica

(Evans INSEAD)

A TRANSFORMAO DA CARREIRA

A gerao atual tem procurado expandir suas fronteiras de muitas formas diferentes na vida e a consequncia para a carreira que ela vem se transformando em multidirecional.

TRANSIO DE MODELO DE CARREIRA

GESTO DE CARREIRA
Greenhaus (1999) define a gesto de carreira como um processo pelo qual os indivduos desenvolvem, implementam e monitoram metas e estratgias de carreira.

EMPREGABILIDADE X TRABALHABILIDADE
O indivduo responsvel pelo seu autodesenvolvimento e, fundamental a preocupao pela adoo de uma nova estratgia de mudana de postura pessoal e profissional.

TRIP DA TRABALHABILIDADE

Competncias Rede de relacionamentos Conhecimento/ AUTOCONHECIMENTO

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

GERENCIAMENTO DE CARREIRA

Conhecer porque Conhecer como Conhecer quem Conhecer o que Conhecer quando
Fonte: Baruch, 2003

Como voc percebe suas perspectivas de carreira?

No h vento favorvel para aquele que no sabe para onde quer velejar.

REFLEXO
Qual seu estilo de escolha? Quem ou o que interfere em seu processo de escolha? Quais os riscos que voc est disposto a correr?

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

FILMES

.\..\Videos\Os filhos imitam os pais.avi C:\Users\Marcia Crespo\Videos\Os filhos imitam os pais.avi C:\Users\Marcia Crespo\Videos\ETICA E MORAL FRASES.mp4 C:\Users\Marcia Crespo\Videos\O valor da iniciativa ... (Belo exemplo).mp4

Marcia Crespo Ferreira

VALORES TERMINAIS
Valores finais desejveis/ metas Vida confortvel Felicidade Liberdade Segurana Reconhecimento social Amizade Igualdade Respeito prprio

VALORES INSTRUMENTAIS
Modos preferenciais de comportamento para atingir as metas dos valores terminais: Ambio Capacidade Coragem Honestidade Independncia Obedincia Responsabilidade Autocontrole

COMPETNCIAS PROFISSIONAIS

Competncia a capacidade para enfrentar e resolver problemas com sucesso em situaes de incerteza, novas ou irregulares na vida do trabalho Imprevisibilidade diferencia competncia do conceito tradicional de qualificao (Ducci, 1996)

COMPETNCIAS PROFISSIONAIS
Competncia a resultante da combinao de mltiplos saberes:

saber-fazer

saber-agir
saber-ser

COMPETNCIAS REQUERIDAS PELO MERCADO

Capacidade de adaptao; Capacidade de trabalhar em equipes; Criatividade; Viso sistmica; Comprometimento com os objetivos da organizao; Capacidade de comunicao; Capacidade de lidar com incertezas e ambigidades (motivao); Capacidade de inovao;

COMPETNCIAS REQUERIDAS PELO MERCADO

Capacidade de relacionamento interpessoal; Iniciativa e tomada de deciso; Autocontrole emocional; Empreendedorismo; Capacidade de gerar resultados efetivos; Flexibilidade e jogo de cintura; Motivao e Dinamismo; Capacidade de saber ouvir.

RODA DE COMPETNCIAS

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

RODA DE COMPETNCIAS

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

ANLISE DA RODA DE COMPETNCIAS

O que precisa ser mudado? O que voc precisa fazer para melhorar esta situao? 1 O que eu preciso mudar?

_________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

ANLISE DA RODA DE COMPETNCIAS


REA
Conhecimento Planejamento e organizao Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe Comunicao Eficaz e inteligncia emocional Disposio, pacincia e persistncia Foco e Flexibilidade Melhoria Contnua Autoconhecimento GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

AO

LIO DE VIDA
Um homem tinha quatro filhos. Ele queria que seus filhos aprendessem a no julgar as coisas to rapidamente. Assim, ele os enviou com uma tarefa, um a um, para ir a uma pereira que estava a uma grande distncia. O primeiro filho foi no inverno, o segundo na primavera, o terceiro no vero e o mais novo no outono. Quando todos tinham ido e voltado, ele os chamou juntamente p/ que descrevessem o que tinham visto. O primeiro filho disse que a rvore era feia, curvada e torcida. O segundo filho disse que no, que estava coberta de botes verdes e cheia de promessa. O terceiro filho discordou, ele disse que estava carregada com flores que cheiravam to bem e eram to bonitas. Isto foi a coisa mais graciosa que jamais vira. O ltimo filho discordou de todos, ele disse que era madura, e inclinada por causa das frutas, cheia de vida e realizao. O homem ento explicou para seus filhos que todos eles estavam certos, porque eles viram apenas uma estao da vida da rvore. Ele falou-lhes que uma pessoa no pode julgar uma rvore ou uma pessoa atravs de apenas uma estao, e que a essncia daquilo que eles so, e o prazer e amor que vem daquela vida pode apenas ser medido no final, quando todas as estaes se passaram. Se voc desiste quando ainda inverno, voc perder a promessa da sua primavera, a beleza do seu vero, a plenitude do seu outono. No deixe que o sofrimento de uma estao destrua a alegria de todo o resto. No julgue uma vida atravs de uma estao difcil. Persevere atravs dos trechos difceis e tempos melhores certamente viro em breve ou um pouco mais tarde. GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

A CONSTRUO DA CARREIRA

Autoconhecimento
Aprendizado contnuo

O que pretendo fazer da minha vida? O que eu busco?

AUTOCONHECIMENTO
Quem eu sou? O que quero realmente ser? O que que fao bem? O que que gosto de fazer? O que eu realmente quero fazer? O que no fao bem? O que corrigvel? O que no gosto de fazer? Onde estou? Onde quero estar?

AUTOCONHECIMENTO
FORAS
Atitudes Caractersticas pessoais Conhecimentos Experincias

Competncias

O que o torna nico?


GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

AUTOCONHECIMENTO
FRAQUEZAS Todas as pessoas, at mesmo os profissionais mais talentosos, tm pontos fracos ou aspectos a desenvolver.
MacCall
Alvo de freqentes feedbacks reas onde voc dever ter uma ateno redobrada nos casos de mudanas em seu cenrio de trabalho. Qual a utilidade deste ponto fraco? De que forma ele lhe traz vantagens?
GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

CRENAS PESSOAIS LIMITANTES

MINHA VISO DE MUNDO DETERMINA MINHAS AES

GESTO DE CARREIRA
Compreender o ambiente externo: Entender o novo ambiente de trabalho. Visualizar o futuro, observando os novos ramos de atividade. Ter uma perspectiva sensata e realista do que est acontecendo. Sintonia com o mundo: entender inter-relaes.

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

GESTO DE CARREIRA
Compreender o ambiente interno (a si mesmo):

Ter conscincia de seus talentos, interesses, aptides. Saber equacionar seus desejos e sua capacidade de realizao. Estabelecer uma consistente rede de conhecimento e de amigos - (associaes, grupos, etc..)

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

FEEDBACK
COLEGAS DE TRABALHO FORAS FRAQUEZAS

AMIGOS FAMILIARES AMIGOS

FORAS FORAS

FRAQUEZAS FRAQUESAS

FAMLIA

FORAS

FRAQUEZAS

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

PI PREDICTIVE INDEX
O Predictive Index PI um sistema de gesto executiva que mensura o comportamento, dos profissionais da organizao, relacionado ao trabalho e suas necessidades motivadoras.

Arnold S. Daniels criou a metodologia PI em 1955. A ferramenta reconhecida pela HARVARD UNIVERSITY e pela USP. O Predictive Index PI est disponvel em mais de 50 idiomas.
O PI auxilia os executivos a encontrarem a resposta e soluo para vrios dos desafios das organizaes, tais como:

Definir as necessidades de uma funo Recrutar e selecionar os melhores candidatos para a funo Planejar estratgias para atingir os objetivos da organizao Formao de equipes focadas e motivadas Comunicao eficaz com as pessoas da equipe Auxilia na realizao do Coach/mentoring de forma positiva e eficaz Lidar de forma mais eficiente e produtiva na administrao de conflitos Planejar sucesses de maneira eficaz promover a pessoa certa

Marcia Crespo Ferreira

PI

Fator A Fator B Fator C Fator D -

mensura o impulso para exercer influncia em pessoas e eventos. mensura o impulso para a interao com outras pessoas. mensura a intensidade da tenso e do ritmo de uma pessoa. mensura o impulso para a conformidade, regras e estrutura.

A
BAIXA Relativa a Norma

NORMA MDIA

ALTA Relativa a Norma

B
BAIXA Relativa a Norma NORMA MDIA ALTA Relativa a Norma

C
BAIXA Relativa a Norma

C
NORMA MDIA

ALTA Relativa a Norma

D
BAIXA Relativa a Norma

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

ALTA Relativa a Norma

NORMA /MDIA
BAIXA BAIXA (Extremamente Baixa)
MTO RESPEITADOR DCIL SUBMISSO

BAIXA (Muito Baixa)


HUMILDE DISPOSTO A ACEITAR MODESTO BRANDO

BAIXA ALTA (Moderadamente Baixa)(Moderadamente Alta)


DESPRETENSIOSO NO EGOSTA AGRADVEL AMVEL CONFIANTE INDEPENDENTE COMPETITIVO AUTO INICIATIVA

ALTA (Muito Alta)


ASSERTIVO INDIVIDUALISTA REALIZADOR GENERALISTA

ALTA (Extremamente Alta) ALTA


MTO AGRESSIVO EMPREENDEDOR CONTROLADOR ARGUMENTATIVO

PACFICO

MTO COOPERATIVO

DA PAZ

INOVADOR

NO EGOSTA - ACOMODADO
RETRADO DESCONFIADO MUITO FECHADO ACANHADO PENSATIVO ENVERGONHADO IMAGINATIVO RESERVADO QUIETO SRIO SINCERO INTROSPECTIVO SOCIVEL PERSUASIVO FALANTE OTIMISTA

AUTOCONFIANTE - INDEPENDENTE
COMUNICATIVO ESTIMULANTE FLUENTE ENTUSIASTA EXTROVERTIDO GREGRIO ALTAMENTE PERSUASIVO LOQUAZ MISTURA-SE BEM COM AS PESSOAS

DISTANTE MUITO RESERVADO

SOCIALMENTE CONFIANTE

RESERVADO - PENSATIVO
EXPLOSIVO EXTREMAMENTE IMPACIENTE MUITO TENSO MUITO IMPACIENTE INTENSO RITMO RPIDO TENSO IMPACIENTE RPIDO SENSO DE URGNCIA RELAX PACIENTE ESTVEL CALMO

EMPTICO - PERSUASIVO
TRANQUILO DELIBERADO DESAPRESSADO NO AFOBADO SOSSEGADO EXTREMAMENTE CONSTANTE HABITUAL

EXTREMAMENTE

TENSO
IRREQUIETO

MUITO NERVOSO

METDICO

MUITO SISTEMTICO

SERENO

SENSO DE URGNCIA
INCONFORMADO COM REGRAS REBELDE DESCUIDADO FRANCO NO CONFORMISTA OBSTINADO DESPREOCUPADO ADAPTVEL CASUAL INDEPENDENTE INFORMAL DESINIBIDO FLEXVEL EXATO CUIDADOSO DETALHISTA AUTODISCIPLINADO CUMPRIDOR DE REGRAS

PACIENTE - CONSISTENTE
PRECISO CAUTELOSO ESPECIALISTA RIGOROSO PREOCUPADO FORMAL PERFECCIONISTA DEPENDENTE RESPEITADOR CONFORMADO INFLEXVEL

D
43

INDISCIPLINADO DESORGANIZADO

DESINIBIDO - INFORMAL

PREOCUPADO CUMPRIDOR DE REGRAS

FATOR A
BAIXO ALTO

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

FATOR B
BAIXO ALTO

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

FATOR C
BAIXO ALTO

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

FATOR D
BAIXO ALTO

GESTO DE CARREIRA Marcia Crespo Ferreira

FATOR A

BAIXO
Agradvel Cooperativo Aceita as polticas da empresa Trabalha em equipe Aceita as coisas como so Busca harmonia Avesso ao risco Independente Assertivo Autoconfiante Iniciativa prpria Movido a desafios Empreendedor Individualista Competitivo

ALTO

Srio Introspectivo Foco no trabalho Ver para crer Analtico Imaginativo Pensativo Cuidadoso com novas pessoas Reservado Tenso Impaciente Incansvel gil Impaciente com rotinas Intenso Senso de urgncia Ritmo rpido

Comunicativo Otimista Persuasivo Delega autoridade Entusiasta Emptico Socivel Relaciona-se com novas pessoas com facilidade

Paciente Estvel Calmo Deliberado Consistente Confortvel com o familiar Previsvel

Informal Tolerante com riscos e incertezas Livre delegao de detalhes Desinibido / Casual No conformista GESTO DE CARREIRA Desorganizado Crespo Ferreira Agressivo quando criticadoMarcia ou rejeitado

Diligente Atento aos detalhes Preciso/ Especialista Organizado Auto disciplinado Cauteloso Conservador Consciencioso

A NORMA

A ESCALA EM SIGMA

NECESSIDADES MOTIVADORAS
FATOR

BAIXO
Encorajamento, reafirmao da confiana Harmonia (ao invs de conflito) Superviso compreensiva

ALTO
Independncia Reconhecimento por suas prprias idias Controle sobre seu prprio trabalho e atividades

Oportunidade para introspeco Reconhecimento de suas realizaes tcnicas e intelectuais Ausncia de politicagem no trabalho

Interao social Aceitao / reconhecimento social Smbolos de status e prestgio

Variedade de atividades Mudana de ritmo Mobilidade

Afiliao de longo prazo Ambiente de trabalho estvel Ambiente com pessoas e trabalho familiares

Ausncia de estruturas rgidas ou de controles severos Liberdade de expresso Oportunidade para delegar os detalhes

Certeza, compreenso exata de quais so as regras Conhecimento especfico do trabalho Ausncia de risco de ocorrncia de erros

A AMPLITUDE MENSURA:
A nfase A intensidade do Comportamento O impacto no meio ambiente

ENERGIA
Pode ser situacional / Quanto maior a energia, maior a percepo

1 a 45 - CONCENTRADORA 46 a 85 - ADAPTADORA 86 em diante - ENERGIZADORA Fator M = resposta aos estmulos do ambiente


Mdia da populao: 72 68% entre 45 e 95 95% entre 20 e 120

95% 20 45 68% 95

120

ENERGIA
Fator M

O Fator M a resposta aos estmulos do ambiente.


para que possa

Mais Focalizado Indica a necessidade de mais motivao pessoal se adaptar.

Mais Estimulado Indica habilidade para que estas pessoas possam se adaptar s mudanas mais rapidamente, adicionando mais nfase aos comportamentos das pessoas.

Mais Focalizado

Mais Estimulado

M=
Norma Mdia

COMO ELEVAR O NVEL DE ENERGIA

verdade que algumas pessoas por natureza possuem mais energia que outras. No obstante, todos podemos aumentar nosso nvel de energia. Todo lder deve querer elevar seu nvel de energia ao ponto mximo. No precisamos sentir-nos preguiosos. Podemos ter mais energia do que temos atualmente.

Alimentado-nos adequadamente Exercitando-nos fisicamente com


regularidade

Atitude mental positiva Eliminando emoes negativas

COMO SE DEMONSTRA ENERGIA

Demonstrar energia deixa patente para os outros que estamos no controle. Com ela, damos a nossos seguidores uma sensao de confiana e bem estar. Os outros acham a vitalidade fsica atraente porque ela uma qualidade desejvel e as pessoas geralmente seguem os que tm caractersticas que elas querem imitar.

Pela vitalidade fsica Pela acuidade mental Atravs de muito trabalho

Pela dedicao tarefa e sua persistncia


nela

Pela ateno a pormenores

ENERGIA E LIDERANA
Um lder sem energia como um pianista sem mos ou um corredor sem ps ou um orador sem voz. Falta-lhe a prpria ferramenta de que necessita para executar a tarefa. As pessoas s seguem um lder entusiasta, e a energia que produz entusiasmo.

Conquista a ateno Trabalha mais horas Adquire mais conhecimento Aproveita bem o tempo

TOMADA DE DECISO
Extremamente Subjetivo Subjetivo Equilibrado Objetivo Extremamente Objetivo

TOMADA DE DECISO
Fator E
O Fator E fornece informao sobre o tipo de raciocnio que uma pessoa utiliza ao julgar, decidir e planejar.
O Fator E mensura o grau em que a emoo ou a razo pode afetar o processo decisrio. Baixo E Indica a tendncia de um pensamento mais voltado para a subjetividade, a intuio, a emoo. Alto E Indica a tendncia de um pensamento mais voltado para a objetividade, o pensamento lgico, a razo.

Subjetivo

Objetivo

NVEL DE RESPOSTA

MORAL

A MORAL mede a motivao do indivduo.

Quanto mais para esquerda mais BAIXA

Quanto mais para direita mais ALTA

ANLISE PI
DE POSSE DO SEU GRFICO PI TRACE A NORMA

ANLISE PI
ANOTE NO QUADRANTE ADEQUADO O SEU NOME, DE ACORDO COM A LOCALIZAO DE CADA FATOR.

JOO

JOO

JOO

JOO

MUDANAS
Quanto menor for a adaptao que a pessoa tiver que fazer, a partir de sua natureza bsica, melhor, mais feliz, eficiente e produtiva ela ser.
MAIS FCEIS EU QUERO MUDAR MORAL ALTO/ MOTIVADO ENERGIA ALTA TOMADA DE DECISO OBJETIVA MAIS DIFCEIS QUEREM QUE EU MUDE MORAL BAIXO/DESMOTIVADO ENERGIA BAIXA TOMADA DE DECISO SUBJETIVA

MODELO DE PDI
OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO (FOCADO NA CARREIRA):
(o que eu quero desenvolver considerando competncias pessoais e organizacionais)

QUANDO

OBSTCULOS
METAS AES
O que vou fazer para atingir a meta?

Incio

Fim

O que pode dificultar o atingimento da minha meta?

OPES
O que posso fazer para superar o obstculo?

You might also like