You are on page 1of 65

QUMICA APLICADA

Profa. Dra. Maria Carolina Alves de Freitas Gotardo

FEVEREIRO/2012

EMENTA

Abordagem dos processos de conservao de energia do mbito da Qumica. II. OBJETIVOS GERAIS Dar condies ao futuro engenheiro de interagir com os principais processos envolvidos nas suas atribuies no exerccio da engenharia como a Lubrificao, a Corroso e a Proteo Contra a Corroso.

II. OBJETIVOS ESPECFICOS Capacitar os estudantes de engenharia para a seleo, formas de uso e aplicao dos lubrificantes.

Alertar os mesmos quanto s causas da corroso, seus tipos, e as formas de proteo.

III. CONTEDO PROGRAMTICO Lubrificantes industriais. Classificao, origem, composio, principais caractersticas dos mais comuns. Critrios de seleo caractersticas e propriedades.Viscosidade, ndice de Viscosidade, Ponto de Gota das graxas. Noes gerais sobre corroso eletroqumica e sobre a proteo contra a corroso.

LUBRIFICAO E LUBRIFICANTES
AULA 01

LUBRIFICAO
Utilizao de substncias especiais entre duas superfcies em contato, com a finalidade de reduzir o contato direto entre elas.
um dos mais importantes processos de conservao de energia utilizados no mundo atual. Evita-se as perdas de energia pela diminuio: do atrito do desgaste e da gerao de calor

ATRITO

O atrito uma designao genrica da resistncia que se ope ao movimento. Esta resistncia medida por uma fora denominada fora de atrito.

ATRITO

Encontramos o atrito em qualquer tipo de movimento entre slidos, lquidos ou gases.


ATRITO INTERNO (amortecimento da vibrao em slidos) ATRITO SUPERFICIAL (avio em movimento e o ar ao seu redor) ATRITO SLIDO (atrito entre dois corpos rgidos que apresentam um movimento relativo um em relao ao outro, sem que haja elemento algum entre eles)

ATRITO FLUIDO (se houver um fluido entre os corpos)

ATRITO SLIDO: Causas: coeso de molculas situadas em uma ou outra superfcie que se encontram em contato .

Exames acurados do contorno de superfcies slidas, feitas no microscpio eletrnico e por outros mtodos de preciso, mostraram que quase impossvel, mesmo com os mais modernos processos de espelhamento, produzir uma superfcie verdadeiramente lisa ou plana.

Ampliando-se uma pequena poro de uma superfcie aparentemente lisa, temos a idia perfeita de uma cadeia de montanhas.

ATRITO SLIDO Supondo duas barras de ao com superfcies aparentemente lisas, uma sobre a outra, tais superfcies estaro em contato nos pontos salientes. Quanto maior for a carga, maior ser o nmero de pontos em contato

ATRITO SLIDO Ao movimentar-se uma barra de ao sobre a outra haver um desprendimento interno de calor nos pontos de contato. Devido ao da presso e da temperatura, estes pontos se soldam. Para que o movimento continue, necessrio fazer uma fora maior, a fim de romper estas pequenssimas soldas (microssoldas). Com o rompimento das microssoldas, temos o desgaste metlico, pois algumas partculas de metal so arrastadas das superfcies das peas. Quando os pontos de contato formam soldas mais profundas, pode ocorrer a ruptura das peas.
Quanto maior for a carga, maior ser o nmero de pontos em contato.

ATRITO SLIDO
ASPECTOS FAVORVEIS: Simples caminhar; Freios de um automvel; Trabalho de um esmeril TODOS OS MECANISMOS POSSUEM PEAS QUE DESLIZAM ENTRE SI, ONDE O ATRITO TOTALMENTE INDESEJVEL, GERANDO PERDA DE POTNCIA E RENDIMENTO.

O atrito responsvel por perdas de energia em torno de 20% nos carros e desgaste das partes em contato.

ATRITO FLUIDO
Quando utiliza-se um fluido separando duas superfcies em contato, tem-se o chamado atrito fluido.

Ocorrer um deslizamento entre as molculas do fluido, umas sobre as outras, e a resistncia a esse deslizamento denominada ATRITO FLUIDO.

Um fluido uma substncia que se deforma continuamente quando submetida a uma tenso de cisalhamento, no importando o quo pequena possa ser essa tenso.

ATRITO FLUIDO

A pelcula do fluido lubrificante apresenta Movimento laminar (sem turbulncia).


Dividindo essa pelcula em camadas extremamente finas, cada uma move-se na mesma direo, porm com velocidades diferentes. Camada em contato com o corpo fixo imvel. Camada adjacente ao corpo mvel desloca-se na mesma velocidade deste. Camadas intermedirias se deslocam em velocidades proporcionais a sua distncia do corpo fixo Camada do centro move-se com metade da velocidade do corpo mvel (velocidade mdia)

ATRITO FLUIDO

Como as camadas se movem com velocidades diferentes, cada uma desliza sobre a outra, necessitando de uma certa fora para que isso acontea. A resistncia a essa fora corresponde a resistncia ao cisalhamento e a soma de todas as resistncias corresponde ao ATRITO FLUIDO.

ATRITO FLUIDO

Maior a viscosidade (resistncia oposta ao escoamento do leo) Maior o atrito fluido.

Atrito fluido corresponde a uma porcentagem mnima do atrito slido, que ocorre na ausncia de um lubrificante.

LUBRIFICAO
Atrito e desgaste contato das superfcies
SOLUO: manter as superfcies separadas, intercalando-se entre elas uma camada de lubrificante.

Lubrificao uma operao que consiste em introduzir uma substncia apropriada (LUBRIFICANTE) entre superfcies slidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos.

LUBRIFICAO
LUBRIFICANTE: qualquer material que, interposto entre duas superfcies que realizam movimento entre si, reduza o atrito. Normalmente utiliza-se leos ou graxas.

Quando recobertos por um lubrificante, os pontos de atrito das superfcies slidas fazem com que o atrito slido seja substitudo pelo atrito fluido. Nessas condies, o desgaste entre as superfcies ser bastante reduzido.

LUBRIFICAO
LUBRIFICANTE: qualquer material que, interposto entre superfcies que realizam movimento entre si, reduza o atrito. duas

Alm dessa reduo do atrito, outros objetivos so alcanados com a lubrificao, se a substncia lubrificante for selecionada corretamente.

LUBRIFICAO
Alm dessa reduo do atrito, outros objetivos so alcanados com a lubrificao, se a substncia lubrificante for selecionada corretamente.

FUNES DO LUBRIFICANTE a. Controle do atrito transformando o atrito slido em atrito fluido, evitando assim a perda de energia. b. Controle do desgaste reduzindo ao mnimo o contato entre as superfcies, origem do desgaste. c. Controle da temperatura absorvendo o calor gerado pelo contato das superfcies (motores, operaes de corte etc.). d. Controle da corroso evitando que ao de cidos destrua os metais.

LUBRIFICAO
FUNES DO LUBRIFICANTE e. Transmisso de fora funcionando como meio hidrulico, transmitindo fora com um mnimo de perda (sistemas hidrulicos, por exemplo). f. Amortecimento de choques transferindo energia mecnica para energia fluida (como nos amortecedores dos automveis) e amortecendo o choque dos dentes de engrenagens. g. Remoo de contaminantes evitando a formao de borras, lacas e vernizes. h. Vedao impedindo a sada de lubrificantes e a entrada de partculas estranhas (funo das graxas), e impedindo a entrada de outros fluidos ou gases (funo dos leos nos cilindros de motores ou compressores).

LUBRIFICAO
A falta de lubrificao causa uma srie de problemas nas mquinas. Estes problemas podem ser enumerados, conforme a ocorrncia, na seguinte sequncia: Aumento do atrito Aumento do desgaste Aquecimento Dilatao das peas Desalinhamento Rudos Gripagem Ruptura das peas

LUBRIFICAO - prejuzos

DIMINUIO NO TEMPO DE VIDA TIL DAS MQUINAS; REPAROS CONSTANTE : AUMENTO DO TEMPO DE PARADA DA MQUINA; AUMENTO NO GASTO DE ENERGIA: GRANDE QUANTIDADE DE ENERGIA PARA VENCER AS ELEVADAS FORAS ATRITO;

INTENSIDADE DOS TRABALHDORES

RUDOS:

GRANDE

PROBLEMA

PARA

SADE

DOS

PELCULA LUBRIFICANTE
Formao de pelcula lubrificante O FLUIDO DEVE APRESENTAR: ADESIVIDADE: para aderir s superfcies e ser arrastada por elas durante o movimento. COESIVIDADE: para que no haja rompimento da pelcula. PROPRIEDADE DO FLUIDO:

OLEOSIDADE

CLASSIFICAO DA LUBRIFICAO

A lubrificao pode ser classificada de acordo com a pelcula lubrificante


TOTAL LIMITE MISTA

CLASSIFICAO DA LUBRIFICAO

LUBRIFICAO TOTAL OU HIDRODINMICA

A pelcula lubrificante separa totalmente as superfcies, no havendo contato metlico entre elas, isto , a pelcula possui espessura superior soma das alturas das rugosidades das superfcies. Sero resultantes, assim, valores de atrito baixos e desgaste insignificantes.

CLASSIFICAO DA LUBRIFICAO

LUBRIFICAO TOTAL:
A pelcula contnua de lubrificante apresenta espessura varivel entre 0,025 mm e 0,25 mm, e os valores do coeficiente de atrito so bastante baixos. O desgaste insignificante.

CLASSIFICAO DA LUBRIFICAO

LUBRIFICAO LIMITE

Em consequncia, da geometria, aspereza da superfcie, carga excessiva, baixa velocidade ou falta de lubrificante suficiente, no ocorre formao de uma pelcula total, permitindo o contato entre as superfcies ocasionalmente.

CLASSIFICAO DA LUBRIFICAO

LUBRIFICAO LIMITE
A espessura da pelcula mnima basicamente a soma das espessuras da rugosidade de cada superfcie, podendo ser monomolecular (~10 m)

CLASSIFICAO DA LUBRIFICAO

LUBRIFICAO LIMITE

USO DE ADITIVOS: Nesses casos conveniente empregar-se um lubrificante com aditivos de oleosidade ou anti-desgaste. Onde as condies so muito severas, e estes aditivos perdem a eficincia, devem ser empregados aditivos de extrema presso.

PRINCPIOS DA LUBRIFICAO
Nesses casos LUBRIFICAO LIMITE pode ocorrer quando a velocidade de relativa entre as superfcies muito baixa, ou a presso entre as superfcies muito alta ou ainda se o leo no tem viscosidade suficiente para evitar o atrito slido.
o caso de engrenagens submetidas a altas presses (devido a pequena rea de contato dos dentes) e quando h combinao de movimentos como de deslizamento e rotao.

CLASSIFICAO DA LUBRIFICAO

LUBRIFICAO MISTA
Podem ocorrer os dois casos anteriores.

CLASSIFICAO DA LUBRIFICAO
LUBRIFICAO MISTA
Imagine um lago com 30 cm de profundidade e um esquiador aqutico. Enquanto ele est parado, ele encosta com os esquis no fundo do lago (atrito de repouso). Quando puxamos o esquiador e ele ganha velocidade, aos poucos, ele comea flutuar na gua e no tem mais atrito com o fundo do lago. A partir deste momento forma-se uma lubrificao total. Quando a velocidade do esquiador no suficiente para formar a separao total, falamos de atrito misto. Isso acontece justo no momento de partida e no final de movimento. Neste momento temos uma falha de separao que pode gerar atrito e desgaste.

CLASSIFICAO DA LUBRIFICAO

LUBRIFICAO MISTA
Na partida de mquinas os componentes em movimento esto apoiados sobre as partes fixas, havendo uma pelcula insuficiente, permitindo o contato entre as superfcies (lubrificao limite). Quando o componente mvel adquire velocidade, produzida uma presso (presso hidrodinmica), que separa totalmente as superfcies, no havendo contato entre elas (lubrificao total).

PRINCPIOS DA LUBRIFICAO
LUBRIFICAO DE MANCAIS MAIS IMPORTANTE APLICAO DA LUBRIFICAO TOTAL Os mancais so suportes que mantm as peas (geralmente eixos) em posio ou entre limites, permitindo seu movimento relativo. Os mancais de deslizamento possuem um espao entre o eixo e o mancal denominado folga ou luz. As dimenses da folga so proporcionais ao dimetro d do eixo (0,0006d a 0,001d) e suas funes so suportar a dilatao e a distoro das peas, bem como neutralizar possveis erros mnimos de alinhamento. As rugosidades das superfcies metlicas oferecem resistncia a rotao do eixo no mancal, causando aquecimento e desgaste se no houver a lubrificao.

PRINCPIOS DA LUBRIFICAO
LUBRIFICAO DE MANCAIS MAIS IMPORTANTE APLICAO DA LUBRIFICAO TOTAL A folga utilizada para introduo do lubrificante. O leo introduzido na folga adere s superfcies dos eixo e do mancal, cobrindo-as com uma pelcula de lubrificante.

PRINCPIOS DA LUBRIFICAO

POSIES DO EIXO EM RELAO AO MANCAL: 1) Com a mquina parada, devido folga, o eixo toma uma posio excntrica em relao ao mancal, apoiando-se na parte inferior. 2) Nesta posio a pelcula lubrificante entre o eixo e o mancal mnima, ou praticamente nenhuma. 3) Na partida da mquina, o eixo comea a girar e o leo, aderindo sua superfcie, arrastado, formando-se a cunha lubrificante. 4) Durante as primeiras rotaes, o eixo sobe ligeiramente sobre a face do mancal, em direo contrria da rotao, permanecendo um considervel atrito entre as partes metlicas (resistncia de arranque), pois existe contato entre as superfcies (lubrificao limite).

IMPORTNCIA NA ESCOLHA ADEQUADA DO LUBRIFICANTE se o leo no revestir


rapidamente as superfcies, o atrito e o esforo de arranque sero grandes. Entretanto, com um leo com de viscosidade adequada essa resistncia no acontece.

POSIES DO EIXO EM RELAO AO MANCAL:

5) medida que a velocidade aumenta, maior ser a quantidade de leo arrastada, formando-se uma presso hidrodinmica na cunha lubrificante, que tende a levantar o eixo para sua posio central, eliminando o contato metlico (lubrificao total). Ocorre uma reduo no esforo para manter o eixo em movimento.

LUBRIFICAO LIMITE LUBRIFICAO TOTAL IMPORTANTE: LEO EM QUANTIDADE SUFICIENTE

LUBRIFICANTES
Lubrificante uma substncia simples ou composta, ou mesmo uma mistura de substncias, capaz de satisfazer aos requisitos da lubrificao industrial.
CLASSIFICAO a) Quanto ao estado fsico: 1. 2. 3. 4. GASOSOS LQUIDOS SEMISSLIDOS (PASTOSOS) SLIDOS

b) Quanto origem:

1. 2.

NATURAIS SINTTICOS

LUBRIFICANTES GASOSOS

Os lubrificantes gasosos so usados em casos especiais, como em locais onde no so possveis as aplicaes dos lubrificantes convencionais. Exemplo podemos citar bolsas de ar, para obter atrito excepcionalmente baixo e reduzir o calor da interface. Podemos citar alguns deles, como o ar, nitrognio e os gases halogenados. Este tipo de lubrificao apresenta problemas devido s elevadas presses requeridas para manter o lubrificante entre as superfcies alm de problemas de vedao.

LUBRIFICANTES LQUIDOS
As substncias lquidas so as preferidas como lubrificantes, porque podem penetrar facilmente nas partes moveis pela ao hidrulica, mantendo-as separadas e agindo ainda como fluidos resfriadores.
Podem ser subdivididos em:

a) LEOS MINEIRAIS b) LEOS GRAXOS (VEGETAIS OU ANIMAIS) c) LEOS SINTTICOS


Outra subdiviso: leos minerais puros, leos graxos, leos compostos, leos aditivados e leos sintticos.

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS GRAXOS

Os leos graxos podem ser de origem animal ou vegetal.

Primeiros lubrificantes a serem utilizados, sendo mais tarde substitudos pelos leos minerais.
A substituio se deu devido sua instabilidade qumica, principalmente em altas temperaturas, o que provoca a formao de cidos e vernizes, e pequena resistncia a oxidao (tornam-se ranosos facilmente).

Evoluo das mquinas e nas necessidades de desempenho.

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS GRAXOS

So principalmente utilizados em misturas de leos compostos. A porcentagem de leo graxo pequena (at 30%), variando de acordo com a finalidade do leo. Os leos graxos conferem aos leos minerais propriedades de emulsibilidade, oleosidade e extrema presso.

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS GRAXOS

leos vegetais: leo rcino (extrado da semente de mamona); leo de coco; leo de oliva; leo de dend;

leos animais: leo de baleia leo de mocot; leo de peixe; So pouco usados pois oxidam facilmente.

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS MINERAIS

Os leos minerais so provenientes da destilao e refinao do petrleo.


Apresentam as propriedades relacionadas da onde provm.

PETRLEO - Composio qumica

constitudo quase inteiramente por carbono (C) e hidrognio (H) em vrias combinaes qumicas (hidrocarbonetos).
So encontrados tambm pequenas quantidades de vrios outros elementos, como o enxofre, oxignio, sdio, ferro, nitrognio,entre outros (geralmente considerados como impurezas). Certas caractersticas fsico-qumicas do petrleo, como fluidez, cor e odor, podem variar em funo de sua composio e do local extrado.

Dependendo dos tipos de hidrocarbonetos predominantes em sua composio, o petrleo pode ser classificado em: BASE PARAFNICA BASE NAFTNICA BASE MISTA

PETRLEO DE BASE PARAFNICA


Constitudo principalmente por hidrocarbonetos parafnicos: hidrocarbonetos saturados, desde o metano (CH4) at a parafina (C35H72). Petrleos da Pensilvnia Petrleo do Recncavo Baiano

PETRLEO DE BASE PARAFNICA


Este tipo de petrleo produz derivados com as seguintes propriedades: Gasolina de baixa octanagem. Querosene de alta qualidade. leo diesel com boas caractersticas de combusto. leos lubrificantes de alto ndice de viscosidade, elevada estabilidade qumica e alto ponto de fluidez. Resduos de refinao com elevada percentagem de parafina.

PETRLEO DE BASE NAFTNICA


Constitudo principalmente por hidrocarbonetos cicloparafnicos ou naftnicos Petrleos de Cucaso

PETRLEO DE BASE NAFTNICA


Este tipo de petrleo produz derivados com as seguintes propriedades: Gasolina de alta octanagem. leos lubrificantes de baixo ponto de fluidez, baixo ndice de viscosidade e baixo resduo de carbono.

PETRLEO DE BASE MISTA


Quando possuem misturas de hidrocarbonetos parafnicos, naftnicos e aromticos, com propriedades intermedirias, de acordo com maior ou menor percentagem de hidrocarbonetos parafnicos e naftnicos. Petrleo do Ir Petrleo da Romnia

Compostos aromticos

PETRLEO - LUBRIFICANTES
Dependendo da origem os leos lubrificantes so classificados em:
1) LEOS PARAFNICOS 2) LEOS NAFTNICOS

LEOS PARAFNICOS: Alto ponto de fluidez Alto ndice de viscosidade Boa resistncia a oxidao Menor oleosidade Menor resduo de carbono

LEOS NAFTNICOS:
Baixo ponto de fluidez Baixo ndice de viscosidade Menor resistncia a oxidao Maior oleosidade Maior resduo de carbono

REFINO DO PETRLEO OLOS BSICOS Os leos bsicos so a matria-prima principal para a produo dos diversos tipos de lubrificantes.

Formulao de leos Lubrificantes Os leos bsicos so utilizados na preparao de leos lubrificantes atravs de misturas entre si e/ou com aditivos.

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS SINTTICOS Mistura complexa de compostos e elementos qumicos, provenientes da indstria petroqumica. So os melhores lubrificantes: suportam altas condies de cargas e temperaturas, mantendo estveis suas caractersticas. So os de custo mais elevados. Os mais conhecidos so aqueles a base de glicois polialcalicos

(ou polialquileno-glicois).

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS SINTTICOS

Os leos sintticos so produzidos em laboratrio a partir de ensaios em condies crticas, havendo assim maior controle em sua fabricao, permitindo a obteno de vrios tipos de cadeia molecular, com diferenas caractersticas fsico-qumicas e por isso so produtos mais puros.

Os leos sintticos no so derivados do petrleo.

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS SINTTICOS


So leos que suportam altas condies de cargas e temperaturas, mantendo estveis suas caractersticas; Usados em temperaturas que variam desde valores abaixo de zero grau centgrado at 400 C; no formam resinas e no afetam compostos de borracha natural ou sinttica. No se decompem em temperaturas elevadas; Baixo risco de combusto;

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS SINTTICOS


Melhores propriedades fisico-qumicas; Lubrificantes de maior desempenho; So produtos relativamente caros para uso geral.

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS SINTTICOS

Hidrocarbonetos sintticos Entre os hidrocarbonetos sintticos destacam-se hoje com maior importancia de um lado os polialfaoleofinas (PAO) e os leos hidrocraqueados. Estes leos so fabricados a partir de leos minerais, porm levam um processo de sintetizao, o qual elimina os radicais livres e impurezas, deixando-os assim mais estvel a oxidao. Tambm consegue-se atravs desde processo um comportamento excelente em relao a viscosidade-temperatura. Estes hidrocarbonetos semi-sintticos atingem IV (Inices de Viscosidade) at 150.

Poliolsteres Para a fabricao de lubrificantes especiais, fluidos de freios, leos hidralicos e fluidos de corte os poli-alquileno-glicois, miscvel ou no miscvel em gua tem hoje cada vez mais importancia.

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS SINTTICOS


Disteres So ligaes entre cidos e alcois atravs da perda de gua. Certos grupos formam leos de ester que so usados para a lubrificao e, tambm, fabricao de graxas lubrificantes.Os disteres esto hoje aplicados em grande escala em todas as turbinas da aviao civil por resistir melhor a altas e baixas temperaturas e rotaes elevadssimas. Dos leos sintticos eles tem o maior consumo mundial.
leos de silicone Os silicones destacam-se pela altssima resistncia contra temperaturas baixas,altas e envelhecimento, como tambm pelo seu comportamento favorvel quanto ao ndice de viscosidade.Para a produo de lubrificantes destacam-se os Fenil-polisiloxanes e Methil-polisiloxanes.Grande importncia tem os Fluorsilicones na elaborao de lubrificantes resistentes a influncia de produtos qumicos,tais como solventes, cidos etc. Polisteres Perfluorados leos de fluor- e fluorclorocarbonos tem uma estabilidade extraordinria contra influncia qumica. Eles so quimicamente inertes, prem em temperaturas acima de 260C eles tendem a craquear e liberar vapores toxicos.

LUBRIFICANTES LQUIDOS LEOS SEMI - SINTTICOS


Os leos semi-sintticos ou de base sinttica, empregam mistura em propores variveis de bsicos minerais e sintticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimizao de custo, uma vez que as matrias-primas sintticas possuem custo muito elevado.

VIDEOS A HISTRIA DOS LUBRIFICANTES

LISTA DE EXERCCIO AULA 01


1)DEFINA LUBRIFICAO. 2) EXPLIQUE O ATRITO SLIDO E O ATRITO FLUIDO. 3)QUAL A PRINCIPAL FUNO DOS LUBRIFICANTES E QUAIS AS OUTRAS FUNES QUE ELE PODE DESEMPENHAR. 4)CITE OS PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER NAS MQUINAS COM A FALTA DE LUBRIFICAO. 5) QUAL A PROPRIEDADE QUE UM FLUIDO DEVE APRESENTAR PARA FORMAO DA PELCULA LUBRIFICANTE. 6) CONSIDERANDO A PELCULA, COMO PODEMOS CLASSIFICAR A LUBRIFICAO. 7) EXPLIQUE EM QUE SITUAES OCORRE A FORMAO DA LUBRIFICAO LIMITE. 8)EXPLIQUE A LUBRIFICAO MISTA. 9) UTILIZANDO A LUBRIFICAO DE MANCAIS EXPLIQUE A IMPORTNCIA DA ESCOLHA ADEQUADA DO LUBRIFICANTE. 10) COMO OS LUBRIFICANTES PODEM SER CLASSIFICADOS? 11) QUAL O PRIMEIRO TIPO DE LUBRIFICANTE UTILIZADO E POR QUE ELE DEIXOU DE SER UTILIZADO? 12) DIFERENCIE LUBRIFICANTES SINTTICOS, SEMI-SINTTICOS E MINERAIS. 13)QUAIS AS VANTAGENS DO USO DOS LUBRIFICANTES SINTTICOS? 14) QUAL A CARACTERSTICA MAIS IMPORTANTE DE UM LEO LUBRIFICANTE.

15) O QUE ACONTECE COM OS LEOS LUBRIFICANTES COM O AUMENTO DA TEMPERATURA?

You might also like