You are on page 1of 30

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais

A Epistemologia de uma cincia contempornea Professor Rafael vila [2006]

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


1. Histria das Relaes Internacionais
Preocupao com o fenmeno internacional O tardio desenvolvimento da disciplina: 1) a evoluo das cincias sociais (fins do sculo XIX e incio do XX) e; 2) desenvolvimento do sistema internacional europeu rumo sociedade mundial. O impacto das duas guerras mundiais (1914-1918 e 1939-1945) Cincia dos pases vencedores: Corrente Europia versus Corrente Anglo-sax.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Processo de mundializao altera pautas de comportamento, nos valores predominantes, nos modelos de gesto poltica, necessrias a dar respostas novas dinmicas. Centralidade da relao cooperao, com nfase no progresso de solues pacficas de soluo de controvrsias internacionais, e conflito. Problemas das RIs em sua gnese: impreciso de objetos, noes, categorias e conceitos. Paradigma Fundador: O Paradigma Tradicional ou Estatocntrico: Estado e Poder so os dois referenciais bsicos.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Relaes Internacionais seriam um prolongamento dos argumentos sobre a natureza do Estado. Contribuies: 1) Direito conceitos como soberania e independncia. Contratualismo e Individualismo; 2) Diplomacia regularidades internacionais e os tratados; 3) Histria Diplomtica prticas internacionais consolidadas; 4) Histria origens e efeitos dos fenmenos internacionais. Mudanas que propiciaram a consolidao das cincias sociais: 1) mudanas estruturais nas sociedades; 2) desenvolvimento tecnolgico e industrial; 3) movimentos sociais e polticos; 4) heterogeneidade da sociedade internacional; 5) desejo pela paz;

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


6)Cooperao entre Estados; 7) acentuao da ntima relao de PI com PEx. Incio do sculo XX surgem Instituies [Carnegie Endowment for International Peace e World Peace Foundation] e obras como World Politics (1900) e Introduo ao Estudo das Relaes Internacionais (1916), ambas de Paul Reinsch. Perspectiva Estatal Sociedade de Estados/ Interesses Coletivos Dcada de 1930 Carter Interdisciplinar da disciplina; Delimitao do Objeto Dcada de 1950 Debate Metodolgico Americanizao/Ocidentalizao

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


RIs Pragmatismo versus Filosofia Atraso na Amrica Latina: 1) monoplio do Direito e/ou Histria; 2) Desenvolvimento tardio das cincia sociais; 3) contexto histrico internacional. Para Holtsi o paradigma tradicional gira em torno de 3 questes: i) causas da guerra e condies de paz-segurana; 2) atores essenciais e/ou as unidades de anlise; 3) as imagens do mundo sistema-sociedade-comunidade dos Estados.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


2. Epistemologia das RIs Teorias
Orientao essencialista (revelao da essncias das diversas entidades sociais, seja atravs de uma reflexo filosfica que se situa ao nvel de um conhecimento racional fundado numa racionalidade supra-emprica, seja atravs de uma compreenso intuitiva) Orientao terico-emprica (a teoria seria um conjunto coerente de proposies sujeitas a verificao) Orientao dialtico-histrica (aborda a sociedade como uma totalidade, procurando revelar os antagonismos estruturais e contradies intra-sociais; crtica a realidade social.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Teoria Geral e Teoria Parcial aquela que procura, a partir de uma viso global, esclarecer o fenmeno em seu conjunto; por oposio, uma teoria parcial se limita a um aspecto das relaes, a um tipo de processo em que o fenmeno se manifesta. Exemplos: a) Teoria Geral: Realismo; b) Teoria Parcial: Teorias da Estratgia.

Escola Apesar de suas teorias e metodologias prprias, a principal caracterstica de uma escola a orientao ideolgica a respeito das anlises. Exemplos: Escola Idealista; Escola Crtica Formas de abordagem Orientaes metodolgicas acerca da conduo da anlise.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


3. Epistemologia das RIs Conceitos
Anarquia No doutrina poltica mas a idia de ausncia de autoridade poltica, supranacional, capaz de coordenar, mediar, as aes do atores do sistema. Um dos fundamentos do chamado PPC Realista Estrutural. Transpe-se diretamente da discusso da formao do Estado por Hobbes (Leviat). Appeasement (Apaziguamento) Poltica de permitir/ceder aos desejos de um Estado de forma a evitar a agresso por parte deste. Acredita-se que est tenha sido a poltica adotada pelos aliados na dcada de 1930 em relao a Hitler de forma que isso permitiu o fortalecimento do regime nazista.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Epistemologia das RIs Conceitos Ator Participante de um processo ou de um fenmeno. Os tericos de RIs concebem o sistema internacional como um cenrio, fazendo analogia ao teatro, enquanto os participantes deste so os atores. Estes seriam entes que participam efetivamente do fenmeno internacional. A determinao de qual ator participa do processo das ris varia segundo a abordagem terica. H dois tipos de atores principais: 1) atores estatais, ou seja, aqueles que tem caractersticas estatais (soberania, monoplio legtimo de fora, autonomia para escolha de orientaes polticas e econmicas, populao e territrio sobre sua tutela) e; 2) atores no-estatais que so os atores que no so unidades soberanas. Tem ausncia de uma ou mais das caractersticas acima citadas.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Epistemologia das RIs Conceitos Atores no estatais so por exemplo: organizaes multinacionais, corporaes financeiras, organizaes no-governamentais. A questo a capacidade de gerar efeitos no sistema internacional.

Auto-determinao Para as RIs, auto-determinao se refere faculdade de um povo ou nao de determinar autonomamente seu prprio destino poltico. Ainda que suas origens remontem a Declarao Universal dos Direitos dos Homem e do Cidado a idia passou a ganhar fora em meados do sculo XX, especialmente em virtude dos movimentos anticolonialistas. Duas facetas: i) autonomia e liberdade polticas; ii) princpio de no ingerncia em assuntos internos.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Balana de Poder Entendida como uma situao de simetria de poder entre unidades estatais que lhes cria uma situao de equilbrio. Ele pode ser criado pelos atores internacionais de forma deliberada ou surgir espontaneamente no sistema em virtude de combinaes e arranjos polticos naturais que vo se formando. Os Estados orientam suas polticas externas em funo do prprio equilbrio. Para isso, as alianas se tornam fundamentais, alianas essas que podem ser de dois tipos: i) alianas a priori, que se forma independente do tema/regime em questo; ii) alianas a posteriori, que se forma a medida do interesse dos atores em interao.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Capabilities Capacidades internas de um Estado. Aquilo que em seu conjunto auxilia na determinao do poder de um Estado. Como um atributo do Estado, as capabilities so mais importantes para as concepes cujo ator estatal o ente mais relevante. Para Wendzel, no basta que o ator tenha posse de certa mistura de capacidades, preciso desenvolv-las e articul-las. So: 1) fatores geogrficos, 2) populao; 3) recursos naturais; 4) poder econmico; 5) poder militar; 6) funes governamentais e; 7) caractersticas da sociedade. Conflito Situao onde h embate entre pessoas ou grupos de pessoas que se ope e, portanto, lutam (no s fisicamente). Segundo Viotti, conflito um desacordo; uma oposio ou

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Choque de unidades. A questo da violncia inexistente e, quando existe, pode ter intensidade varivel. O Conflito pode ser intra-pessoal, interpessoal, intra-social ou inter-social. Dtente Uma palavra de origem francesa cujo sentido quer dizer descanso. Nas RIs dtente tem comumente significado afrouxamento ou distenso nas relaes tensas entre naes ou governos. As dcadas de 1960 e 1970 so normalmente referenciadas com este vocbulo pois houve um relativo afrouxamento nas relaes entre Estados Unidos e Unio Sovitica.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Deterrncia Apesar de deterrncia ser literalmente impedimento, deterrncia o efeito psicolgico em um dos atores, gerado pela ameaa de seu oponente, que resulta em uma deciso de no levar algum ato adiante. O estado que sofreu deterrncia desiste, de forma irracional, de empreender uma ao por medo de retaliao, ou racionalmente, por perceber que entrando em ao no alcanar com sucesso os objetivos planejados. Ou ainda, que os custos da ao sero altos demais para ele. Dilema de Segurana Idia desenvolvida por John Herz, o dilema de segurana ocorre quando um Estado X comea a se armar tendo em vista sua prpria proteo e, conseqentemente, sua auto-preservao. A lgica por detrs que somente um

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Estado poderoso militarmente poder sobreviver no sistema internacional anrquico. Este armamento, ainda que para fins defensivos, poder fazer com que os demais Estados no sistema internacional adotem uma postura agressiva em relao ao primeiro e tambm comecem a adquirir armas. Esta reao por parte dos demais Estados gerar insegurana no primeiro que reiniciar o processo. Estrutura Organizao das partes ou dos elementos que formam um conjunto. Nas RIs, estrutura significa o arranjo em torno da varivel poder e dos prprios relacionamentos em torno dele. No marxismo, a estrutura construda em funo das relaes estritamente econmicas. Polaridade e anarquia so caractersticas da organizao da estrutura internacional.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Fundamentalismo Significa a busca por fundamentos, por razes, pelas origens. No ocidente, fundamentalismo tem remetido a uma srie de movimentos religiosos, em diferentes pases, que buscam o retorno ao modo de vida arcaico. Para o ocidental, fundamentalismo tem significado ainda rejeio ao novo, moderno, de forma que o fundamentalismo acoplado a uma mente dogmtica, oposta cincia e a reforma.

Guerra Justa Deriva da formulao terica normativista em RIs e defende: 1) Direito dos Estados de ir guerra, quando agredidos, onde a deciso de ir guerra ocorreu mediante o esgotamento de todos os mecanismos pacficos de soluo da controvrsia; 2) quando os meios empregados so proporcionais aos objetivos propostos.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Hegemonia Significa preponderncia, supremacia, superioridade. Todavia, hegemonia no necessariamente se associa diretamente fora e/ou poder. Para Gramsci, hegemonia significa conduzir, liderar, guiar, comandar. Seria a unio entre domnio, que a possibilidade do uso da fora, com direo, que a criao de valores culturais que legitimam, ou pelo menos justificam, o domnio de um ator sobre os demais. High Politics temas considerados de maior importncia pelos atores internacionais dentro da agenda internacional. Geralmente high politics se associam s questes de segurana e interesses estratgicos.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Imagem Perspectiva geral das relaes internacionais e do mundo poltico, que consiste em certas suposies acerca dos atores e dos processos. Derivada da corrente O Homem e suas imagens, envolve abordagens que centram sua anlise no ator individual, que pode ser o prprio homem, o estado ou o sistema. portanto um produto das mensagens recebidas, do aparato cognitivo. Jogo de Soma No Zero ou Jogo de Soma Varivel Derivada da teoria dos jogos, se refere situao onde os adversrios, conscientes de que obtero ganhos relativos e no absolutos em suas aes, buscam conseguir uma soluo que a melhor para todos, ou menos pior para eles. um jogo em que os interesses dos adversrios so parte idnticos, parte antagnicos. Ganhos e perdas no so equivalentes. A variao do nmero de jogadores fundamental.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Jogo de Soma Zero ou Jogo de Soma Fixa uma situao em que dois ou mais atores tratam de conseguir o melhor resultado que o adversrio, visando agir pela lgica de que tudo que o adversrio perder seja revertido em ganho para si prprio. Geralmente se busca a vitria, tentando maximizar seu resultados (minimax).

Low Politics - temas considerados de menor importncia pelos atores internacionais dentro da agenda internacional. Geralmente low politics se associam a qualquer questo que no ligada segurana e interesses estratgicos. Tradicionalmente, meio-ambiente, direitos humanos, desigualdades sociais so temas de low politics. considerada uma parte da agenda mais democrtica e com maior capacidade de formao de regimes internacionais.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Nao Conjunto de indivduos ou povo de um pas que habitam o mesmo territrio, falam a mesma lngua, tm os mesmos costumes e obedecem mesma lei. Geralmente so da mesma raa. Segundo Viotti, no so um grupo de pessoas com uma identidade comum. Na gnese da disciplina de RIs nao, Estado e Estado Nao eram tratados como sinnimos. Relaes Internacionais eram tratadas como relaes entre Estados e no entre naes. De fato, sabe-se que um Estado pode conter uma ou mais naes da mesma forma que pode haver naes sem territrios. Organizaes Internacionais Aquelas cujos membros so compostos por Estados e representados pelos seus governos respectivos. Os laos entre seus membros so, portanto, transgovernamentais e os objetivos so traados em funo de suas polticas burocrticas. O mecanismo

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


diplomtico o mais comum nessas associaes ou instituies com objetivos definidos pelos seus membros. Organizaes No-governamentais organizaes que atuam nos planos domstico e internacional e que apresentam carter no-governamental. Ou seja, so atores distinto do Estado soberano, seja indivduos seja grupos privados. Os laos estabelecidos transcendem as relaes transgovernamentais, inter-estatais e/ou simplesmente burocrticas. So associaes ou instituies com objetivos definidos pelos seus membros e com atuao normalmente finita no tempo e de escopo restrito. Poder Nas abordagens realistas poder a varivel predominante nas

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


relaes entre os atores internacionais. Poder no s determina o comportamento dos atores estatais, que segundo os realistas condicionado pela busca incessante de incremento de poder, como tambm uma caracterstica inerente deles. Diversas so as concepes de poder: i) ter a faculdade, possibilidade de ou autorizao para realizar alguma coisa; ii) ter ocasio, oportunidade, meio de dispor de fora ou de autoridade; iii) fora fsica ou moral, valimento ou influncia; iv) o direito de deliberar, agir, mandar. Segundo Parsons, poder a capacidade que tem pessoas ou coletividades de conseguir que as coisas sejam feitas, especialmente quando seus objetivos so obstrudos por resistncias ou oposies humanas. Resistncia pode levar medidas coercitivas, incluindo uso de fora fsica. Para Weber, poder a possibilidade de impor a

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


prpria vontade ao comportamento alheio. Arendt acredita que poder a faculdade de se alcanar um acordo quanto a uma ao comum, no contexto da comunicao livre da violncia. Para Viotti, poder so as capabilities ou capacidades relativas de atores como os Estados.

Poderes Errticos O conceito vem da idia de errante, ou seja, aquilo que vagueia, que nmade, vagabundo. Poderes errticos seriam aqueles que temporariamente se estabelecem, que vagueiam, que so provisrios ou marginais no sistema, especialmente quando se pensa em termos de poderes constitudos e estabelecidos. No so reconhecidos no sistema como poderes legtimos. Importante focar nas suas formas de atuao, sua natureza e papel nas RIs.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Poltica Assim como poder, o conceito de poltica encontra diversas definies. Segundo Lasswell, poltica so os processos que determinam quem adquire algo, quando e como. Poltica pode ser tanto a cincia dos fenmenos referentes ao Estado, a um sistema de regras respeitantes direo dos negcios pblicos, a arte de bem governar os povos, quanto um conjunto de objetivos que formam determinado programa de ao governamental e condicionam uma ao. Para as RIs, mais importante a idia do conjunto de objetivo que determinam as orientaes e as aes dos atores, no caso os internacionais. Poltica Externa [ao exterior de um Estado surgido das demandas intra-estatal] versus Poltica Internacional [conjunto das relaes inter-estatais que constituem o sistema de Estados]. Realpolitik Termo alemo que se refere poltica de poder. Enfatiza polticas baseadas nas consideraes de poder prtico em detrimento

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


das polticas baseadas nas consideraes morais e ticas. Deste modo, realpolitik significa manuteno da segurana do Estado em um ambiente hostil e onde o poder e a poltica de poder so vistas como o principal objetivo dos lderes. Regimes Internacionais Os regimes podem ser definidos em duas esferas, a domstica e a internacional. Em sentido estrito se refere ao sistema poltico do governo de um pas ou ainda a direo, regimento, processo e regulamento poltico. Geralmente se associa a um acordo voluntrio entre agentes sobre normas e instituies que os regem.No plano internacional, regime um consenso, um acordo entre atores, estabelecido voluntariamente, onde estes partilham expectativas convergentes e para isto aceitam normas, princpios e regras comuns. Envolve normalmente a cooperao entre seus participantes. Eles variam em escopo e mbito.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Sistema Conjunto de partes inter-relacionadas, de estrutura dinmica prpria e cujas unidades esto conectadas de maneira a formar um todo. Segundo Dougherty, um sistema uma srie de variveis em interao, que compem uma totalidade unificada atravs da influncia mtua de aes.Braillard pontua 4 caractersticas do sistema: i) sistema constitudos por elementos; ii) entre estes a relaes, interaes; iii) estes elementos e interaes formam um todo, uma totalidade; iv) esta totalidade manifesta uma dada organizao. Os elementos chave dos sistemas so interdependncia e interao.Inputs so informaes que chegam ao ator ou ao sistema, outputs so informaes lanadas pelo ator ou pelo sistema. H ainda sistemas abertos ou fechados influncias externas (exgenos). Soberania Qualidade de ser soberano. Nas RIs a qualidade do poder poltico de um Estado, que no est submetido a nenhuma autoridade

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


superior. Soberania a suprema, independente autoridade final. o atributo de um Estado que se refere aos seus direitos de exercer, completamente, jurisdio sobre seu prprio territrio. Em RIs, Estados, enquanto unidades soberanas, tem o direito de serem autnomos e independentes internamente e de serem reconhecidos pelos demais Estados do Sistema. Ainda que variem em poder, em termos de soberania todas so entidades iguais. Por isso soberania um conceito horizontal (nas relaes entre iguais) e vertical (poder absoluto sobre sua jurisdio). Soberania absoluta e parcial; soberania, auto-determinao e violao de princpios internacionais. SpillOver (ou ramificao) Se refere ao processo pelo qual membros de um esquema de integrao de acordo sobre alguns fins coletivos e com base em diferentes motivos, porm desigualmente satisfeitos

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


com o logro dos mesmos tratam de resolver sua insatisfao, j recorrendo colaborao em outro setor relacionado (estendido o alcance de sua aplicao mtua), j intensificando sua aplicao no setor original (incrementando o nvel de aplicao mtua), j ambos. Para Mitrany, um processo cumulativo em que a integrao funcional em um campo levar a integrao em outros. Se um processo espontneo ou no isso varia dentro das teorias de integrao (funcionalismo e neofuncionalismo). Transnacional Interaes e coalizes atravs das fronteiras estatais que envolvem diversos atores no-governamentais. no somente uma caracterstica do ator ou do sistema quanto um comportamento ou relao observada na prtica internacional.

Conceitos Bsicos em Relaes Internacionais


Sugestes:
Centro/Core; Determinismo; Polaridade; Simetria Equilbrio; Feedback; Interdependncia;

Agradecimentos

You might also like