You are on page 1of 35

UNIVERSIDADE DE TAUBAT

Orientando: Andr Luis Saoncela da Costa Orientadora: Profa. Dra. Marilsa de S Rodrigues Tadeucci

Uma das caractersticas da geografia do Estado de Rondnia sua malha hdrica de proporo vantajosa, composta por crregos e rios com preservao natural. Est tambm presente na regio de Ariquemes, local objeto de estudo, e parece ser um ponto favorvel para o desenvolvimento de atividades aquicultoras, no segmento da piscicultura. No estado de Rondnia existem cerca de 800 piscicultores correspondendo a uma mdia de 1000 hectares de lmina dgua. A espcie que predomina nos tanques o Tambaqui, o que representa 95% da produo pesqueira do Estado, existindo na regio de Ariquemes uma mdia de 180 piscicultores, que produzem cerca de 1.200 toneladas de pescado ao ano (BASA, 2010). A favorabilidade da condio ambiental, a abundante gua doce, parece deter condies seno ideais prximas desse ponto para o desenvolvimento de atividades piscicultoras.

Como se caracteriza o sistema produtivo e o de gesto na atividade piscicultora na regio de Ariquemes?

Caracterizar o sistema produtivo e o econmico da piscicultura na regio de Ariquemes, no estado de Rondnia.

caracterizar o sistema de gesto da Piscicultura na regio de Ariquemes, no estado de Rondnia; e

discutir a relao do subsistema produtivo, subsistema de gesto, e subsistema econmico dessa Regio.

Delimita-se o estudo Regio de Ariquemes, compreendendo as localidades de Ariquemes, Alto Paraso, Cacaulndia, Monte Negro, Campo Novo, Buritis, Rio Crespo, Cujubim e Machadinho do Oeste, localidades se encontram dentro do Territrio da Cidadania Vale do Jamari.

Consideraes Gerais sobre a Atividade Piscicultora

Grfico 1 Evoluo da produo mundial de pescado entre 1950 e 2008 Fonte: FAO (2010)

Tabela 1 Produo total de pescado estimado por ano nos estados da regio norte em toneladas

Fonte: BRASIL (2010)

Figura 1 Regio propcia piscicultura Fonte: FIBGE (2003)

Regulamentao da Atividade Piscicultora. Lei n 1861, de 10 de janeiro de 2008, que dispe, define e disciplina a piscicultura no Estado

de Rondnia e d outras providncias.


Licena Prvia Licena de Instalao Licena de Operao

Sistema de Gesto na Piscicultura Gerir, implica estabelecer um modelo de execuo de tarefas ou atividades inerentes ou naturais a um dado processo de produo. (SCHERMERHORN JUNIOR, 2007). O conceito de sistema de gesto constitui um modelo, normalmente empresarial, de operar e de controlar suas operaes ou atividades particulares. (SCHERMERHORN JUNIOR, 2007).

A Cooperativa na Regio de Ariquemes

A Cooperativa dos Produtores de Peixe da Regio de Ariquemes (COOPERMAR) uma empresa de economia solidria congrega 55 cooperados. Sua produo anual, de aproximadamente 1200 toneladas de pescado, funciona como cooperativa de compras de rao para peixes, A COOPERMAR prov aos seus membros assistncia tcnica especializada no que diz respeito criao, manejo, manuteno preventiva, despescagem e alevinagem e o estabelecimento de um modelo sustentvel de gesto produziu um nvel interno de organizao que ensejou o aumento da produtividade.

O Sistema Produtivo no mbito da Piscicultura Para que seja possvel abordar adequadamente o conceito de sistema produtivo necessrio abordar o conceito de cadeia produtiva, que pode ser definida como um sistema que contempla fornecedores de insumos e servios; indstria de processamento e de transformao; eventuais agentes de distribuio e comercializao; os prprios sistemas produtivos; o conjunto dos consumidores finais, no caso da piscicultura; e o pescado em suas diversas formas de comercializao (EMBRAPA, 2002). O agronegcio em que a piscicultura est inserida pode ser definido como a sequncia de operaes de produo, processamento, armazenamento, distribuio e comercializao de todos os insumos e produtos por sua natureza agropecuria ou agroflorestal. Os servios de apoio a essas atividades tm por escopo viabilizar ao tomador final do produto uma disponibilidade imediata, constante, e frequente (SCORVO FILHO, 2004).

Sistema Econmico no mbito da Piscicultura

O sistema econmico rene trs atores: recursos, agentes e instituies. Desses elementos surge a operacionalidade do sistema, envolvendo todos os vetores bsicos componentes. A Figura espelha as relaes multidirecionadas e interconexas entre os agentes envolvidos no complexo da piscicultura.

Figura 2 Estrutura multirrelacional no complexo da piscicultura

Este estudo utilizou dois tipos de pesquisa: exploratria e descritiva. Para Selltiz e Deutsch (1975), as pesquisas podem ser classificadas em trs grupos que se diferenciam por nveis: a) estudos exploratrios ou formuladores; b) estudos descritivos; e, c) os que verificam as relaes entre as hipteses. A primeira etapa da pesquisa se caracterizou como uma anlise documental e subsidiou as etapas seguintes, portanto de natureza exploratria. A segunda e a terceira etapas, que utilizaram procedimentos de pesquisa de campo, descrevem as situaes encontradas. Selltiz e Deutsch (1975) citam que, os estudos de nvel descritivo apresentam as caractersticas exatas de uma situao e no necessariamente levantam hipteses a respeito. Esse tipo de procedimento metodolgico, para Kerlinger (2007), no experimental, pois no provoca mudanas no objeto de estudo e descreve ou relata o que foi encontrado.

Pesquisa - Documental Foram consultados os seguintes documentos, de fontes governamentais, no que concerne ao suporte pesquisa: EMATER, SEAPES, SEBRAE e SEAGRI. Aplicao de Questionrio A amostra foi composta por 68 sujeitos, pelo critrio de acessibilidade. O universo da pesquisa representado pelos cooperados da Cooperativa dos Produtores de Peixe da Regio de Ariquemes (COOPERMAR) e pelos produtores de peixe da Regio, inseridos no programa PR-PEIXE, por meio da EMATER, totalizando 90 produtores. Entrevistas Foram realizadas seis entrevistas com piscicultores em 28 de julho de 2011. Os entrevistados foram convidados e a adeso foi voluntria. Os sujeitos entrevistados foram identificados apenas por meio do uso de letras do alfabeto, a saber: A, B, C, D, E e F.

Anlise Documental Tendncia de crescimento da atividade piscicultura no estado de Rondnia: mercado consumidor de Rondnia predominantemente importador; margem de lucro possvel aos produtores elevada; uma atividade comercial considerada ecologicamente correta, propiciando, por isso mesmo: a) acesso ao crdito mais facilitado pelas polticas pblicas ambientais em vigor no pas; e b) regulamentao e credenciamento facilitados pelos rgos governamentais em geral e ambientais em particular; o custo de transporte, consideradas as variveis de custo de estocagem e acondicionamento, no se apresenta proibitivo, o que permite ao produtor um acesso facilitado aos mercados potenciais do pas; condies ambientais de cultivo, temperatura, luminosidade e recursos hdricos, em geral considerados prximas do ideal ; mercado consumidor nacional, que se apresenta promissor,

A atividade da piscicultura, no mbito do estado de Rondnia, demanda um projeto construtivo que leve em considerao, fundamentalmente, os quesitos seguintes: a existncia, de um sistema produtivo que conte com assistncia tcnica e pesquisas; a existncia de linhas especiais diferenciadas de crdito de fomento; aplicao de uma poltica pblica de incentivo iniciativa privada para o estabelecimento de unidades fabris de beneficiamento de pescado; Implantao de planta fabril de produo de rao especfica para peixes, inclusive com extrusor; adoo de polticas pblicas reguladoras da qualidade da produo, em especial o exerccio de controle sanitrio.

Relatrios de Atividades EMATER Destaca a regio de Ariquemes, como potencial produtora de pescado, ainda est desordenado. Apoio com pessoal tcnico e equipamentos especializados para apoio aos piscicultores. Os resultados apontados no Relatrio incluem o aumento da produtividade nas reas assistidas, gerao de emprego e renda, capacitao de produtores e produo de publicaes na rea, inclusive abrangendo o sistema de produo. O projeto PROMEC, de iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura, Produo e Desenvolvimento Econmico-Social, com a supervenincia da EMATER, como rgo de extenso rural. O Programa de Mecanizao Agrcola (PROMEC), com foco na piscicultura atua, principalmente, na construo de diques e tanques de produo pisccola. O programa PR-PEIXE uma poltica estadual de base estruturada, com a participao da Secretaria de Estado de Agricultura e EMATER no processo de gesto e execuo.

Atividade Desenvolvida no mbito da Aquicultura

99%

1%

0%

20%

40%

60%

80%

100%

TANQUE

PISCICULTURA CONVENCIONAL

PISCICULTURA DE VRZEA

Grfico 8 Atividade desenvolvida

Forma de Criao de Peixe

100% 80% 60% 40% 20% 0% 33,8% 66,2%

MONOCULTIVO

POLICULTIVO

Grfico 9 Tipo de criao

Formas de Escoamento da Produo

Grfico 13 Escoamento da produo

Fonte do Suprimento de Rao

Grfico 15 Fonte de suprimento

Atuao dos Parceiros do Negcio


NO RESPONDEU

1% 0% 0% 35% 82% 24% 81%


0% 20% 40% 60% 80% 100% Centenas

TROCA DE ALEVINOS/PEIXE ADULTO DOAO DE RAO QUALIF. TCNICA MAQUINRIO DOAO DE ALEVINOS DISPONIB. MO TCNICA

Grfico 18 Atuao dos parceiros

Fontes de Financiamento

Grfico 19 Fonte de financiamento

Razo para Exercer a Piscicultura

Figura 3 - Razo para exercer a atividade piscicultora

Agente de Financiamento

Figura 4 Agentes de financiamento

Demandas de Aes Governamentais

Figura 6 Demanda de aes governamentais

O sistema de gesto, por sua vez, centra-se no produtor individual, seja por causa do modelo de propriedade instituda, seja por fatores socioculturais e econmicos. H, em algum grau, iniciativas incipientes de produo coletiva, consorciada ou associada a cooperativas, mas ainda uma modesta participao de modelo de gesto. O sistema econmico, composto pelos agentes, recursos e instituies, formata a atividade na regio com a segurana institucional necessria apropriao possvel dos recursos disponveis, com agentes que, efetivamente, tm potencial de utilizao desses recursos, alm de ambientes de fomento econmico. A relao presente entre esses sistemas de gesto, de produo e econmico, no mbito da regio estudada, ocorre em um regime de interao que produz efeitos perfeitamente compatveis com o crescimento sustentvel da atividade na regio estudada. No que diz respeito s perspectivas de crescimento da Regio, o que a caracteriza um forte vis de autossustentao econmica, diferentemente, por exemplo, do que cita o estudo de Souza Junior (2010).

Os piscicultores da Regio esto conscientes da potencialidade do ambiente em que vivem e trabalham. Os dados coletados, referentes s respostas s questes aplicadas, confirmam que eles tm essa percepo de maneira muito clara. Os piscicultores necessitam de melhores condies de infraestrutura, tais como disponibilizao de portos fluviais e oferta de entrepostos adequadamente estruturados que permitam o manejo adequado do pescado produzido, alm de vias de escoamento da produo. importante destacar que a piscicultura na regio de Ariquemes encontrase em posio privilegiada, se comparada, por exemplo, aos produtores artesanais de pescado do estado do Par, onde no se verifica poltica pblica de apoio atividade. Os estudos realizados demonstraram que h muito, ainda, para ser feito na melhoria na qualidade de vida das pessoas envolvidas na atividade piscicultora na Regio. Este estudo pode se constituir um ponto de reflexo na construo de outros trabalhos e na formulao de projetos de fomento atividade piscicultora. A adoo de polticas pblicas de suporte logstica do produto uma das possibilidades de ao dos agentes pblicos a ser considerada na Regio.

ALCNTARA, Hermes. Deatologia e diceologia. So Paulo: Andrei, 1979. ANTONIALLI, L. M. Influncia da mudana de gesto nas estratgias de uma cooperativa agropecuria. Rev. adm. contemp. [online]. 2000, vol. 4, n. 1, p. 135-159. BANCO DA AMAZNIA (BASA). Mercado e dinmica espacial do cadia da pesca e aquicultura na Amaznia. In: Estudos Setoriais, 7. Belm do Par, 2010. BRASIL. Piscicultura: oportunidade de negcio e desenvolvimento no Estado de Rondnia. Disponvel em: <http://www.bancoamazonia.com.br>. Acesso em: 15/abril/2010. __________. Aquicultura no Brasil: o desafio crescer. Braslia: Secretaria de Aquicultura e Pesca, 2008. __________. Programa de avaliao sustentvel de explorao dos recursos da zona econmica e ecolgica. Braslia: 2009. __________. Relatrio anual: boletim estatistico da pesca e aquicultura. Brasilia, 2009. BAHALLO, M. O. Gesto agroindustrial. So Paulo: Atlas, 1997. BALLOU, R. H. Logstica empresarial: transporte, administrao de materiais e distribuio fsica. Hugo T. Y. Yoshizaki (trad.). So Paulo: Atlas, 1993. BARTHOLO, R. S.; BURSZTYNG. M. Amaznia sustentvel: estratgia de desenvolvimento de Rondnia 2020. Braslia: IBAMA, 1999. BLANCO, J. M. El cooperativismo: algumas experincias sanitrias. In: Sanidad Y Cooperativismo Zaragoza: Cenec,1983. BIALOSKORSKI NETO, S. Cooperativas: economia, crescimento e estrutura de capital. 1998. 202 f. Tese (Doutorado em Economia Aplicada), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ. Universidade de So Paulo. Piracicaba, 1998. __________. Aspectos econmicos cooperativos. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006.

CARDOSO, O. R. Foco na qualidade total de servios no contexto do produto ampliado. 1995. 185 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo). Programa de ps-graduao em Engenharia de Produo. UFSC, Florianpolis, 2005. CASTANHAR, J. C. A focalizao das polticas pblicas de fomento atividade empresarial no Brasil. In: Estado e gesto pblica: vises do Brasil contemporneo. Rio de Janeiro: FGV, 2007. CASTRO, A. M. G.; LIMA, S. M. V; FREITAS FILHO, A. Mdulos de capacitao em prospeco tecnolgica de cadeias produtivas. Braslia: EMBRAPA, 1998. COBRA, Marcos. Marketing bsico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2007. COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE PEIXE DA REGIO DE ARIQUEMES (COOPEMAR). Ata de reunio ordinria da cooperativa dos produtores de peixe da regio de Ariquemes, 2010. CUNHA, E. P.; CUNHA, E. S. M. Polticas pblicas sociais. Belo Horizonte: UFMG/Proex, 2003. DIEGUES, A.C.S. Realidade e falcia sobre pescadores artesanais. In: Documentos e Relatrios de pesquisa n. 7. Centro de Culturas Marinhas.[Links]. EMATER - ASSOCIAO DE ASSISTNCIA TCNICA E EXTENSO RURAL DO ESTADO DE RNDONIA (EMATER). Relatrio de atividades. Porto Velho, 2001. __________. Relatrio de atividades. Porto Velho, 2002. __________. Relatrio de atividades. Porto Velho, 2003. __________. Relatrio de atividades. Porto Velho, 2004. __________. Relatrio de atividades. Porto Velho, 2005

__________. Relatrio de atividades. Porto Velho, 2006

__________. Relatrio de atividades. Porto Velho, 2007.

__________. Relatrio de atividades. Porto Velho, 2008.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA (EMBRAPA). Cadeias produtivas desenvolvimento da cincia, da tecnologia e da inovao. Campo Grande: Embrapa, 2002.

como

plataformas

para

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATION (FAO). Statical dababase. Disponivel em: <http://www.fao.org>. Acesso em: 07/junho/2010. FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA (FIBGE). Piscicultura no Estado de Rondnia. 2003. Disponvel em: <http://www.fibge.org>. Acesso em: 012/junho/2010. GOIAS. Cooperativismo passo a passo: pesquisa e redao: 7. ed. Gois, 2004.

HITT, A. M.; IRELAND, D. R.; HOSKISSON, R. E. Administrao estratgica: competitividade e globalizao. 2. ed. So Paulo: Cengage Learning, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA (IBGE). Descrio http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun+110002#>. Acesso em: 03/junho/2010. IRION, J. E. Cooperativismo mdico Unimed: fale com o dono. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1997. KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em cincias sociais: um tratamento conceitua. 10. ed. So Paulo: EPU, 2007. KOTLER, P. Administrao de marketing. 5 .ed. So Paulo: Atlas, 1998. JONES, J. G. W. The use of models in agricultural and biological research. Grassland Research Institute. England: Hurley, 1960. LAZZARINI, S. G; CHADDAD, F. R. O papel dos agentes privados no financiamento da produo agrcola: teoria e evidencias nos E.U.A. In: Revista de Economia e Sociologia Rural. vol. 3, n. 41, 29-52, 2003. e fontes.2007.Disponvel em:

MARION, J. C. (Coord.). Contabilidade e controladoria e agribusiness. So Paulo: Atlas, 1996. MARTINELLI, D. P.; JOYAL, A. Desenvolvimento local e o papel das pequenas e mdias empresas. 1. ed. Barueri: Manole, 2004.

MOURA, R. A. Sistema e tcnicas de armazenagens de materiais. 4. ed. So Paulo: IMAM, 1988.


NOVAES, A. G. Logstica e gerenciamento da cadeia de distribuio: estratgia operacional e avaliao. Rio de Janeiro: Campos, 2003. ORGANIZAO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS (OCB). Cooperativismo, forma ideal de organizao. Disponvel em: <http://www.ocb.org.br/site/cooperatismo/index.asp>. Acesso em: 15/abril/2011. __________. Nascimento de uma grande ideia. 1997. Disponvel em: <http://www.ocb.org.br/site/cooperatismo/index.asp>. Acesso em: 15/abril/2011. OSTRENSKY, A. et al. Aquicultura no Brasil: o desafio crescer. Braslia: Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, 2008. PDUA, D. M. et al. Piscicultura no desenvolvimento do estado de Gois. Goinia: Universidade Catlica de Gois, 2006. PINHO, D. B. Economia e cooperativismo. So Paulo: Saraiva, 1986.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMES. Desenvolvimento da Piscicultura no Municpio de Ariquemes. Ariquemes, 2010.


RONDNIA. Lei n. 1.861/08: dispe, define e disciplina a piscicultura no Estado de Rondnia e d outras providncias. Rondnia, 2008. _________. Diagnstico da Piscicultura na Regio de Ariquemes.SEAPES, EMATER e SEBRAE. Porto Velho, 2007.

_________. Relatrio de gesto da Secretaria de Estado de Agricultura, Produo e do Desenvolvimento Econmico e Social. Porto Velho, 2009. _________. Relatrio de gesto da Secretaria de Estado de Agricultura, Produo e do Desenvolvimento Econmico e Social. Porto Velho, 2007. _________. Relatrio de Gesto da Secretaria de Estado de Agricultura, Produo e do Desenvolvimento Econmico e Social. Porto Velho, 2006. _________. Seminrio do Agronegcio da Piscicultura em Rondnia. Parceria SEAPES/EMATER/ Banco da Amaznia/Purina/Prefeitura de Pimenta Bueno/Lions Clube de Rondnia e Associao dos Piscicultores de Pimenta Bueno, 2007. RODRIGUES, P. R. A. Introduo do sistema de transporte no Brasil e logstica internacional. So Paulo: Aduaneiras, 2000.

ROSSETTI, J. P. Introduo economia. 19. ed. So Paulo: Atlas, 2002.


SALAZAR, A. P. Amaznia globalizao e sustentabilidade. 2. ed. Manaus: Valer, 2006. SALES, E. B. Noes bsicas de piscicultura. Porto Velho: EMATER, 2009. SCHERMERHORN JUNIOR, J. R. Administrao. Marcio Persona (trad.) e Sandra Regina Holanda Mariano (rev.). Rio de Janeiro: LTC, 2007. SCORVO FILHO, J. D. Panorama de aquicultura nacional. 2004. Disponvel em: <http://www.ftp.sp.gov.br/ftppesca/panorama-aquicultura.pdf>. Acesso em: 03/junho/2010. SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DE GOIS (SEAGRO). Relatrio tcnico das atividades. Gois: SEAGRO, 2009. SELLTIZ, J.; DEUTSCH, C. Mtodos de pesquisa nas relaes sociais. So Paulo: EDUSP, 1975. SILVA, L. C. Cadeia produtiva de produtos agrcolas. Esprito Santo: Universidade Federal do Esprito Santo, 2005. SOARES, G. F. S. Direito internacional do meio ambiente: emergncia, obrigaes e responsabilidades. So Paulo: Atlas, 2003. SOUZA JUNIOR, O. G. A influncia da cadeia produtiva do pescado no ndice de desenvolvimento humano do municpio de Vigia de Nazar PA. Taubat: Universidade de Taubat, 2010. TABOADA, C. Porque no Brasil existe uma confuso entre logstica e transporte. In: FAE BUSINESS. So Paulo, v.1, n.2, jun./2002. ________. Logstica o diferencial da empresa competitiva. In: FAE BUSINESS. So Paulo, v.1, n.2, jun./2001. Disponvel em: <http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_fae_business/n2_junho2002/entrevista>. Acesso em: 26/junho/2011.

You might also like