You are on page 1of 18

PROGRAMA 5 S

Luiz Carlos Cardozo Farias Tecnlogo em Processos Gerenciais farias.sul@hotmail.com

AGENDA
Objetivos do Programa 5 S Porque utilizar o Programa 5 S Origem do 5 S Sendo de Descarte Sendo de Ordenao Senso de Limpeza Senso de Sade Sendo de Disciplina Os Dez Mandamentos do Programa 5 S

OBJETIVOS
Os 5S foram concebidos na dcada de 50, no Japo do ps-guerra. A necessidade de organizao era enorme e KAORU ISHIKWA desenvolveu o programa. A Cultura 5S permite fcil aplicao em diversos ambientes e faz com que pequenas mudanas do dia-a-dia proporcionem um grande resultado. Hoje esse programa adotado praticamente em todas as pequenas, mdias e grandes empresas e organizaes como um Programa de Qualidade e Organizao.

Porque utilizar o Programa 5 S


O Programa 5S simples e eficaz. Do ponto de vista organizacional, deve ser implementado com o objetivo especfico de melhorar as condies de trabalho e criar o Ambiente da Qualidade. Aps muita reflexo sobre como iniciar programas de Qualidade e produtividade, vrios especialistas tm concludo que, antes de mais nada, preciso uma ampla faxina no sentido fsico e mental.

Origem
O Programa 5 S consiste de 5 (cinco) sensos, cujas as palavras em Japons iniciam com a letra S.
Japons Ingls Portugus
Utilizao 1 S Seiri Sorting Senso de Arrumao Organizao Seleo 2 S Seiton Systematizyng Senso de Ordenao Sistematizao Classificao 3 S Seiso Sweeping Senso de Limpeza Zelo Asseio 4 S Seiketsu Sanitizing Senso de Higiene Sade Integridade Autodisciplina

5 S

Shitsuke

Self-Disciplining

Senso de

Educao
Compromisso

Origem
Os sensos so os seguintes:
Japons 1 - Seiri 2 - Seiton 3 - Seiso 4 - Seiketsu Portugus Descarte Ordenao Limpeza Sade

5 - Shitsuke

Disciplina

Em sua aplicao, deve-se seguir cada um dos sensos, aplicando um aps o outro . Nesse processo deve-se contar com a participao de todos para o sucesso do programa . A maior dificuldade encontrada na implantao de um Programa 5 S a resistncia que as pessoas tm em relao s mudanas.

Senso de Descarte
Para que? - Manter no seu local de trabalho somente aquilo que essencial para suas atividades. Como aplicar? - Levantar o que realmente importante; - Separar o que no tem utilidade; - Descartar o que no serve, disponibilizando para os outros os materiais dispensados.

Resultados
Ambiente mais organizado, limpo e agradvel; Libera espaos; Torna mais fcil encontrar o que se procura;

Reduo de desperdcios;
Prepara o ambiente para o segundo senso.

Senso de Ordenao
Para que? - Para arrumar e ordenar o que necessrio e que permaneceu no local de trabalho; Como aplicar? - Analisar onde e como guardar as coisas, definindo seus critrios; - Padronizar nomes e locais de objetos e arquivo; - Identificar tudo visualmente; - Devolver tudo ao seu lugar aps o uso.

Resultados
Racionalizar os espaos; Facilita acesso aos materiais e equipamentos; Evita estoques em duplicidade; Facilidade de comunicao entre todos;

Melhorias no ambiente;
Prepara o ambiente para o terceiro senso.

Senso de Limpeza
Para que? - Deixar o local limpo e as mquinas e equipamentos em perfeito estado de funcionamento. Como aplicar? - Fazer faxina geral; - Deixar mquinas e demais equipamentos funcionando; - Criar plano de manuteno preventiva; - Deixar o local de trabalho da mesma forma como encontrou: LIMPO

Resultados
Criar um ambiente de trabalho agradvel; Melhora a imagem do departamento/setor; Mantm todos os equipamentos em perfeito estado de funcionamento e pronto para uso; Aumenta a produtividade; Prepara o ambiente para o quarto senso.

Senso de Sade
Para que? - Deixar as condies de trabalho favorveis sade fsica e mental. Como aplicar? - Manter um ambiente harmonioso; - Promover o respeito entre todos; - Promover a ergonomia no local de trabalho e atividades; - Manter os trs sensos anteriores.
ERGONOMIA: o estudo cientfico de adaptao dos instrumentos, condies e ambiente de trabalho s capacidades psicofisiolgicas, antropomtricas e biomecnicas do homem.

Resultados
Elevar o nvel de satisfao de todos; Facilita as relaes pessoais; Reduz os riscos de acidentes;

Melhora a sade;
Melhoria nas reas coletivas (banheiro, vestirio, cozinha); Prepara o ambiente para o quinto senso.

Senso de Disciplina
Para que? - Melhorar constantemente, desenvolver a fora de vontade e disciplina cumprindo o estabelecido. Como aplicar? - Disciplinar os sensos anteriores; - Incorporar os valores do Programa 5 S; - Realizar avaliaes peridicas; - Difundir os conceitos e informaes regularmente.

Resultados
Elimina o controle autoritrio, pois todos participam da manuteno do Programa 5 S; Melhora o ambiente e as relaes pessoais; Promove o cumprimento dos procedimentos; Constante auto-anlise e busca de melhorias; Promove o crescimento profissional e pessoal; Prepara o ambiente para uma programa de qualidade mais abrangente

Os Dez Mandamentos do 5 S
1 - Ficarei com os estritamente necessrio; 2 - Definirei um lugar para cada objeto; 3 - Manterei cada objeto no seu lugar; 4 - Manterei tudo limpo em conde de uso; 5 - Combatarei as causas de sujeiras; 6 - Identificarei cada situao de uso; 7 - Trabalharei com segurana; 8 - Questionarei toda norma ou padro at entende-la perfeitamente; 9 - Procurarei formas de melhorar meu trabalho; 10 - Honrarei todos os compromissos.

Programa 5 S
um Programa de Qualidade que ajuda a todos no desempenho de suas atividades profissionais e pessoais. Parabns, agora voc sabe o que o PROGRAMA 5 S.
Luiz Carlos Cardozo Farias Tecnlogo em Processos Gerenciais farias.sul@hotmal.com

You might also like