You are on page 1of 19

Infarto Agudo do Miocrdio (IAM)

Disciplina: Patologia Enfermagem 5 Perodo

Setembro 2011

Introduo
O infarto agudo do miocrdio (IAM), conhecido popularmente como infarto do corao, enfarte ou ataque cardaco, uma doena que afeta milhes de pessoas em todo o mundo. Muitas morrem ou tm problemas cardiolgicos permanentes por no buscarem socorro mdico de forma rpida. Atualmente existem excelentes tratamentos para o infarto agudo do miocrdio, que podem salvar vidas e prevenir incapacidades fsicas. No entanto, o tratamento mais efetivo quando iniciado dentro da primeira hora de incio dos sintomas. Por isto, to importante reconhecer um episdio de infarto.

Conceito
Infarto agudo do miocrdio se refere morte de parte do msculo cardaco (miocrdio), que ocorre de forma rpida (ou aguda) devido obstruo do fluxo sanguneo das artrias coronrias para o corao.

Etiologia
Existem dois tipos de infarto do miocrdio , cada qual exibindo morfologia e significado clnico distinto. Infartos Transmurais Infartos Subendocrdicos

Infartos Transmurais
Neste infarto a necrose isqumica envolve a totalidade ou quase-totalidade da espessura da parede ventricular no trajeto de uma nica parede coronria.Este padro de infarto est usualmente associado a aterosclerose coronrio , ruptura de placa e trombose superposta.

Infartos Subendocrdicos
Este consiste em um rea de necrose isqumica limitada ao tero interno, ou, no mximo, metade da parede ventricular, estendendo-se, com frequncia, lateralmente, alm do territrio de perfuso de uma artrio coronria. A zona subendocrdica normalmente a regio menos bem perfurada do miorcrdio e, por conseguinte, a mais vulnervel a qualquer reduo do fluxo coronariano. Na maioria dos infartos subendocrdicos, existem aterosclerose cornariana estenosante difusa e reduo global do fluxo coronariano, mas sem ruptura da placa, nem trombose superposto.

Morfologia
Os IMs sofrem uma conseqncia caracterstica de alteraes macro e microscpicas:

Alteraes Macroscpicas
Alteraes microscpicas

Alteraes Macroscpicas
Antes de 6 a 12 horas, usualmente os IMs so inaparentes; entretanto, alteraes que ocorrem to cedo quanto a 3 a 6 horas aps a leso podem ser realadas por tcnicas histoqumicas; Por volta de 18 a 24 horas, o tecido infartado, em geral, facilmente aparente sob a forma de reas individualizadas claras a cianticas;

Alteraes Macroscpicas
Na primeira semana, progressivamente mais amolecidas; as leses tornam-se definidas, amarelas e

Tecido de granulao hipermico aparece em 7 a 10 dias nas bordas do infarto;

Cicatriz fibrosa branca est usualmente bem estabelecida em 6 semanas;

Alteraes Microscpicas
Dentro de 1 hora de um IM, h edema intercelular, e os micitos na borda do infarto tornam-se ondulados e recurvados. Necrose coagulativa ainda no evidente; De 12 a 72 horasdepois do IM, os micitos mortos tornam-se hipereosinoflicos com perda de ncleos (necrose coagulativa); neutrfilos tambm infiltram progressivamente o tecido necrtico;

Alteraes Microscpicas
De 3 a 7 dias aps a leso, os micitos mortos so digeridos por macrfagos invasivos;

Depois de 7 a 10 dias, o tecido de granulao substitui progressivamente o tecido necrtico, gerando uma cicatriz fibrosa densa.

Caractersticas Clnicas
O diagnostico de um Im baseado principalmente em sintomas (dor torcica, nusea, diaforese, dispnia), alteraes eletrocardiogrficas e elevao nas protenas sricas cardiomicito-especficas liberadas nas clulas mortas. Angiografia, ecocardiografia e cintilografia de perfuso so adjuntos diagnsticos.

Complicaes
Arritmias; ICC; Choque cardiogenico; Ruptura ventricular; Pericardite fibrinosa; Trombose mural adjacente a uma rea nocontratil, com risco de embolizao perifrica; Estiramento de uma grande rea de infarto transmural (expanso); Infarto repetitivo (extenso).

Intervenes de Enfermagem
Manter o paciente em decbito elevado no leito; Manter o paciente monitorizado; Promover ambiente calmo e seguro para o paciente; Dar apoio emocional ao paciente; Assegurar a permeabilidade das vias venosas (puncionar 2 acessos venosos sendo um para administrao de drogas e outro para soro); Identificar o tipo de dor e comunicar ao enfermeiro (se ausente ao mdico);

Intervenes de Enfermagem
Aliviar a dor, administrando a medicao prescrita; Manter vigilncia contnua quanto as possveis complicaes: arritmias, choque cardiognico ...; Verificar SSVV; Observar resposta ao tratamento medicamentoso; Administrar oxignio; Manter material de urgncia prximo ao leito; Observar e orientar quanto ao repouso absoluto; Orientar o paciente quanto aos hbitos de vida adequados.

Referncias
BRAUNWALD, E. et al. Braunwald Tratado de Doenas Cardiovasculares. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. v.1. 1166 p. CECIL: Tratado de Medicina Interna; VA, e1, 1997. 41:334 e 336 CELMO, CELENO, Porto: Doenas do corao - Preveno e Tratamento; e1, 1998. 120: 608-610 CELSO FERREIRA E RUI PVOA: Cardiologia para o Clnico Geral; e9, 1999. 21: 425-428 MITCHELL, Richard N. et al. Fundamentos de Patologia: Bases patolgicas das doenas. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. 829 p.

ROBBINS, Cotran, Kumar: Patologia estrutural e funcional; e1, 1996. 12:467

Infarto agudo do Miocrdio, predominante no ventrculo esquerdo pstero-lateral. *

A- Necrose de Coagulao; B- rea de IAM de trs a quatro dias de durao; C- Remoo quase completa dos micitos necrticos por fagocitose (aproximadamente sete a dez dias) ; D- Tecido de granulao com deposio precoce de colgeno; E- Infarto bem cicatrizado com substituio das fibras necrticas por uma cicatriz colgena densa; F- Necrose miocrdica com hemorragias e bandas de concentrao.;

You might also like