You are on page 1of 19

PROBLEMAS AMBIENTAIS que interferem na sade humana

Meio ambiente- um conjunto, a um dado momento, de agentes fsicos, qumicos, biolgicos e de fatores sociais suscetveis de provocar um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

Poluio: a degradao da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indireta: a) prejudiquem a sade, a segurana e o bem-estar da populao; b) criem condies adversas as atividades sociais e econmicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condies estticas ou sanitrias do meio ambiente; e) lancem matrias ou energia em desacordo com os padres ambientais estabelecidos..

Condicionantes do meio ambiente que interferem na sade humana em escala global


Efeito Estufa mudanas no clima da terra e as relaes de causa-efeito que essas mudanas podem provocar; Depleo do Oznio na estratosfera _ pode aumentar as taxas de cncer de pele, modificaes no sistema imunolgico e incidncia de catarata; Perda de biodiversidade desaparecimento de espcies uteis a cincia e o enfraquecimento de vrios ecossistemas; Desertificao, depleo de solo frtil, aquferos, estoques pesqueiros; Poluentes qumicos agrotxicos, efluentes industriais e resduos urbanos afetam os sistemas neurolgicos, imunolgicos e reprodutivos dos seres vivos.

Em escala regional:
a- Associados ao subdesenvolvimento: falta de acesso a agua tratada, saneamento inadequado, contaminao dos alimentos por microorganismos patognicos, destino inadequado do lixo, etc.

b- Associados ao desenvolvimento no sustentvel poluio das aguas em reas populosas, industriais e de agricultura intensiva; poluio do ar em reas urbanas por automveis, termeltricas e industrias; desflorestamento, degradao do solo, contaminao qumica e radioativa, etc

Condicionantes do meio ambiente que interferem na sade humana


1. A poluio do ar Causa - emisses industrias e gases de efeito estufa. Consequncias aumento de doenas respiratrias infecciosas e crnicas, cncer,

2. A escassez e/ou distribuio desigual do gua potvel . Consequncias- Afeta o acesso ao saneamento bsico, uma condio fundamental para a qualidade de vida e sade.

3. A degradao dos soloscausa: Os desmatamentos, queimadas, monoculturas, utilizao de sistemas de irrigao inadequados nas plantaes como tambm, a utilizao de agrotxicos em larga escala, entre outros. Consequncias- A infertilidade dos solos e escassez de alimentos, fome e desnutrio.

4. O desmatamento Consequncias Reduo da qualidade do ar Reduz a quantidade e a qualidade das fontes de abastecimento de gua, crescente eroso do solo e na sedimentao de mananciais de gua, severa degradao ou perda de biodiversidade.

5. A poluio das guas causa -despejamento de residuais orgnicos e industriais a corpos de agua sim o devido tratamento. consequncias intoxicao com metais pesados, doenas de origem hdrico (a clera, hepatite infecciosa, diarreia aguda, amebase, etc). Danos a flora e fauna aqutica.

Dados da OMS
Em 2000, a OMS verificou a ocorrncia de 4 bilhes de casos de diarreia por ano, com 2,2 milhes de mortes, sendo a maioria entre crianas com at cinco anos. Segundo a OMS, gua segura aquela que no oferece riscos significativos sade, que apresenta-se em quantidade suficiente para atender todas as necessidades domsticas e que disponibilizada continuamente, com um custo acessvel. Ou seja, gua com qualidade, em quantidade, contnua, com cobertura e custo acessvel. Essa gua segura somada a higiene e ao saneamento adequados podem reduzir de um quarto a um tero os casos de doenas diarreica.

6. O crescimento exponencial da populao que gera novos padres de produo e consumo. Consequncias- Esse crescimento acelerado no-planejado no mundo gera impactos negativos na qualidade de vida e sade da populao

7. Crescimento acelerado das cidades. Causa:

Consequncias: impactos negativos na qualidade de vida e na sade da populao.

7. Expanso urbana desorganizada, principalmente em reas perifricas, Causas. Migrao do campo para as cidades Consequncias -os setores mais pobres da populao urbana vivam em lugares altamente vulnerveis aos desastres naturais e com um acesso limitado aos servios bsicos tais como habitao, eletricidade, gua potvel, esgoto e eliminao de dejetos slidos.

A diminuio ou ausncia de espaos verdes, ambientes de recreao, e reas para esportes, adequados para a promoo de atividades fsicas, diverso ou reforo do esprito comunitrio so cada vez mais escassos nas grandes cidades, principalmente nas reas perifricas. Diminuio do solo destinado produo agrcola.

8. Uso excessivo de qumicos e agrotxicos


Consequncias 1. a contaminao de guas superficiais e subterrneas, que uma vez comprometidas afetam diretamente a populao consumidora 2. consumo de alimentos com grande quantidade de agrotxicos, com efeitos altamente perigosos sade humana 3 . Envenenamentos

A mudana climtica. O problema de sade pblica


As constantes alteraes no clima, com ocorrncias ainda maiores de enchentes, furaces, tornados, secas e calores extremos ou nevascas e frio intensos so responsveis por diversos transtornos na vida das pessoas, alm de possveis agravos sua sade.

Todas essas condies resultam em um efeito prejudicial enorme ao meio ambiente e sade humana. Os problemas ambientais so problemas de sade pblica, pois afetam os seres humanos e as sociedades em todas as suas dimenses, evidenciando suas consequncias no espao construdo.

You might also like