You are on page 1of 52

AMAMENTAO

AMAMENTAR ,PROCESSO NATURAL


PORM, PRECISA SER APRENDIDO

Enf Docente Silas B. Silva

ANATOMIA DAS MAMAS

As mamas so glndulas em formato de lgrima que produzem leite e recobrem os msculos peitorais das mulheres e so suspensas pela caixa das costelas. Elas so mantidas no local por ligamentos de suporte e msculos.

estrutura da mama dividida em dois componentes funcionais: o componente epitelial (o sistema que produz leite) o componente estrutural (o sistema do tecido gorduroso e ligamentos que suportam e protegem a estrutura das mamas).

COMPONENTE EPITELIAL

25 lbulos colocados em ordem ao redor do centro da mama (imagine as ptalas de uma flor). Cada lbulo contm aglomerados de lbulos que lembram os cachos de uvas. Todos os lbulos terminam em dezenas de pequenos bulbos produtores de leite.

Os lbulos se conectam a uma rede de dutos chamados de seios lactferos, que carregam o leite para o bico do seio. O bico do seio circulado pela aurola - o tecido circular escuro que coroa o bico externo da mama. Os seios lactferos transportam o leite atravs do bico para fora da mama.

COMPONENTE ESTRUTURAL

compreendido principalmente de tecido gorduroso chamado de adiposo. No existe msculo na mama real, mas existe uma srie de msculos atrs e por baixo das mamas.

Estes msculos trabalham em conjunto com um ligamento que se chama ligamento de Cooper e juntos agem como um suti natural, que suporta o peso das mamas na parte dianteira do corpo da mulher.

Amamentar um ato natural e constitui a melhor forma de alimentar, proteger e amar o seu beb. A amamentao um processo fisiolgico, natural, mas que precisa de ser aprendido. Colostro o primeiro leite produzido, tem colorao amarelada e rico em anticorpos, protenas e gordura. Sua produo varia de 5 a 20ml por mamada, de acordo com a suco do beb. Apojadura ou descida do,leite ocorre entre o 2 e o 4 dia aps o parto. O leite mais branco, mais fluido em vem em maior quantidade.As mamas ficam trgidas, quentes e doloridas. Tambm pode ocorrer hipertermia.

O leite humano muito diferente do leite adaptado (leite em p). O leite materno contm todas as protenas, acar, gordura, vitaminas e gua que o beb necessita para ser saudvel. Alm disso, contm determinados elementos que o leite em p no consegue incorporar, tais como anticorpos e glbulos brancos. por isso que o leite materno protege o beb de certas doenas e infeces.

O ALEITAMENTO MATERNO PROTEGE AS


CRIANAS Otites Alergias Vmitos Diarreia Pneumonias Bronquiolites Meningites

VANTAGENS DO LEITE MATERNO PARA O BEB

Melhora o desenvolvimento mental do beb mais facilmente digerido; Amamentar promove o estabelecimento de uma ligao emocional, muito forte e precoce, entre a me e a criana, designada tecnicamente por vnculo afetivo.

Atualmente, sabe-se que um vnculo afetivo slido facilita o desenvolvimento da criana e o seu relacionamento com as outras pessoas; O ato de mamar ao peito melhora a formao da boca e o alinhamento dos dentes

VANTAGENS PARA A ME:


A me que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa; Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar; Ajuda o tero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente; A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo; A amamentao protege do cncer da mama que surge antes da menopausa; A amamentao protege do cncer do ovrio;

A amamentao protege da osteoporose; A amamentao exclusiva protege da anemia (deficincia de ferro). As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruaes, por isso as suas reservas de ferro no diminuem com a hemorragia mensal; Amamentar muito prtico! No necessrio esterilizar e preparar mamadeiras. No necessrio levantar-se de noite para preparar a mamadeira.

VANTAJOSO PARA A FAMLIA

A amamentao mais econmica para a famlia. Basta multiplicar o preo de uma lata de leite em p, pelo nmero de latas necessrias ao longo da vida da criana, e somar ainda o dinheiro gasto em mamadeiras, bicos e chupetas.

LEITE EM P
muito diferente do leite materno e a sua utilizao tem riscos para o beb: Os leites artificiais usados habitualmente, so feitos a partir de leite de vaca. Por essa razo, o uso de leite artificial aumenta o risco de alergia ao leite de vaca. As crianas que so alimentadas com leite artificial tm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infeces urinrias e spsis.

As crianas alimentadas com leite em p, alm de terem maior risco de sofrer as infeces referidas, as infeces de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitrio no recebe a ajuda dos anticorpos, glbulos brancos e outros fatores imunolgicos presentes no leite materno. As crianas alimentadas com leite artificial tm maior risco de desenvolver linfomas.

As crianas que so alimentadas com leite artificial tm maior risco de sofrer obesidade na vida adulta. As crianas alimentadas com leite em p tm maior risco de desenvolver eczema, asma e outras manifestaes de doena alrgica.

UNICEF calcula que um milho e meio de crianas morrem por ano por falta de aleitamento materno. E no se pense que s nos pases do terceiro mundo. Mesmo nos pases industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno.

NA AMAMENTAO A POSIO MUITO IMPORTANTE.


A m posio de mamada pode ser causa de: Dores nas costas;

Mamilos gretados e dolorosos; Mamas ingurgitadas (muito cheias e dolorosas); M produo de leite e por isso o beb no aumenta bem de peso;

O beb fica insatisfeito e por isso quer mamar a toda hora;


O beb fica frustrado e por isso recusa a mama.

H vrias razes para a m posio de mamada: se o beb recebeu mamadeira ou chupeta nas primeiras semanas de vida ele pode ter uma m posio de mamada. O modo de sugar na chupeta ou a mamadeira diferente do modo de mamar ao peito da me. Assim, o beb pode tentar sugar o mamilo da me como se fosse um bico de borracha.

A POSIO DA ME
As costas esto direitas (retas) e apoiadas (a me no deve estar recostada para trs); Os ps esto apoiados (no cho, num pequeno banco ou em vrios livros empilhados); Deve usar vrias almofadas para apoiar as costas e os braos ou para elevar o beb.

COMO SEGURAR O BEB:


O beb deve estar em contato com a me (barriga com barriga); O beb deve estar virado de frente para a me, com a cabea, ombros e corpo em linha reta; O nariz do beb deve estar ao mesmo nvel do mamilo; A cabea do beb deve repousar no antebrao da me;

O beb deve ser capaz de alcanar o peito facilmente, sem ter que se esticar nem girar a cabea; A me aproxima o beb do peito e no o peito do beb; Se for necessrio segurar a criana, segure por trs dos ombros, no por trs da cabea.

COMO O BEB PEGA NA MAMA


Depois do beb bem posicionado, com o nariz a nvel do mamilo: Espere que ele abra a boca bem aberta (pode estimular a abertura da boca roando com o mamilo nos lbios do beb).

Rapidamente, aproxime o beb da mama, de modo que o seu lbio inferior toque na mama o mais longe possvel da base do mamilo (assim, o mamilo estar apontado em direo ao cu da boca).

SINAIS DE UMA PEGA CORRETA

A boca do beb est muito aberta e ele tem uma grande poro de mama dentro da boca (lembre-se que amamentar dar o peito, no dar apenas o mamilo); O queixo est tocando na mama; O lbio inferior est enrolado para fora; Se existir arola visvel, mais quantidade visvel acima do lbio superior do que abaixo do lbio inferior.

AMAMENTAR DEITADA

A me deve estar deitada de lado, com uma almofada volumosa debaixo da cabea; Para maior conforto, pode colocar uma almofada entre os joelhos; O beb deve estar deitado de lado, totalmente virado de frente para a me, com a cabea, ombros e corpo em linha reta; O beb deve estar em contacto com a me (barriga com barriga);

Esta posio especialmente indicada para as mamadas noturnas. Esta posio muito til se a me teve um parto por cesrea.

FISSURAS DO MAMILO (BICO DO PEITO RACHADO)


As fissuras do mamilo ocorrem no seio despreparado, devido m posio da criana no momento da mamada e, principalmente, devido tcnica incorreta de suco. Conduta : Para evitar a fissura : A me deve preparar a mama durante o pr-natal utilizando estratgias para o fortalecimento dos tecidos areolar e mamilar, tais como: banho de sol nos seios, frico de toalha, utilizao de suti de algodo com orifcio na regio mamilar, passar uma bucha (sem sabo) nos seios no momento do banho.

comum as mes passarem cremes hidratantes no seio para prevenir estrias. CUIDADO! Passe no "seio" e no no mamilo. O uso de cremes poder amenizar o aparecimento de estrias mas seu efeito sobre o mamilo ser deixar a pele mais fina favorecendo o aparecimento de fissuras. A posio adequada da criana no momento da mamada fundamental para o no aparecimento de fissuras.

O aparecimento de fissuras no significa interromper a amamentao. As fissuras causam dor mas no impedem que a me continue a amamentar seu beb, at mesmo por que elas cicatrizam rapidamente se a me tomar as devidas providncias.

PARA TRATAR DA FISSURA:


A me deve verificar a posio da mamada. Os mamilos devem ser lavados apenas uma vez ao dia, no momento do banho, e deve-se usar pouco ou nenhum sabo. A me deve expor os mamilos ao ar e ao sol tanto quanto possvel no intervalo das mamadas, ou dar banho de luz com lmpadas de 40 watts, colocada a um palmo de distncia da mama 10 minutos de cada lado, 3 x dia. Lavar os mamilos com o prprio leite materno aps as mamadas, pois o leite materno possui efeito cicatrizante.

A me deve mudar a posio costumeira, colocando a criana numa posio diferente para mamar. Nos casos graves, dependendo da extenso da fissura, a me deve suspender a suco direta ao seio por um perodo de 24 a 48 hs, ordenhar a mama e oferecer o leite na colherinha ou contagota. O uso tpico de pomadas cicatrizantes as vezes indicado.No entanto, no momento da mamada deve-se lavar o seio retirando-se toda a pomada.

INGURGITAMENTO MAMRIO (PEITOS MUITO CHEIOS E DOLORIDOS)

O ingurgitamento mamrio, consiste em parte no aumento da quantidade de sangue e fludos nos tecidos que suportam a mama (congesto vascular) e de certa quantidade de leite que fica retido na glndula mamria.

Quando isto ocorre, as duas mamas ficam inchadas (aumentam de volume, dolorosas, quentes, vermelhas, brilhantes e tensas por causa do edema (lquido) nos tecidos. A me queixa-se de dor principalmente na axila e pode ter febre.

O ingurgitamento geralmente ocorre alguns dias (2 a 5) aps o nascimento (na apojadura) ou em qualquer outra poca durante a amamentao, todavia, mais difcil de acontecer em hospitais onde h alojamento conjunto e sistema de livre demanda precoce.

PARA TRATAR O INGURGITAMENTO:

A criana precisa continuar sugando. Quando a criana estiver satisfeita e os seios ainda estiverem muito cheios a me deve retirar o leite por expresso manual. Atualmente existem os bancos de leite materno e as mes que produzem bastante leite podem doar o leite em excesso para ajudar outras crianas que no podem mamar no seio de suas mes.

O uso de um suti firme e confortvel pode tornar o ingurgitamento menos doloroso. Fazer compressas geladas sobre o seio por 20 min. Alternadamente s compressas deve-se fazer massagens com movimentos circulares que comeam no mamilo e vo se estendendo vagarosamente para o restante do seio. Desta forma, o leite ir saindo lentamente e aliviar a dor. Mantenha essas condutas at que o ingurgitamento desaparea.

MASTITE (INFLAMAO DA MAMA)

O ingurgitamento mal tratado pode facilitar o incio da mastite, que facilmente diagnosticado: mamas quentes, febre, dor a palpao e podendo existir pus. O mastite mais freqente na 2 e 3 semanas depois do parto. A me dever descansar por mais tempo. Dever tirar uma licena de seu emprego.

PARA EVITAR A MASTITE

As mes devem amamentar no sistema de livre demanda, e se certificar que o beb est em posio adequada. Se o beb no esvaziar a mama, complete com auto-ordenha, ou solicite colaborao para o esvaziamento por ordenha.

PARA TRATAR A MASTITE:


Aplique compressas midas frias sobre a rea afetada; antes de cada mamada e se for necessrio tambm nos intervalos, at sentir alvio (5 a 10 min.) amamente at esvaziar a mama e massageie delicadamente, com movimentos circulares, as reas afetadas enquanto estiver amamentando. Se necessrio, o mdico pode prescrever o uso de analgsico antes de proceder auto-ordenha.

Deve-se usar um suti que sustente bem a base da mama mas que no a aperte. Se houver demora no incio do tratamento, pode se formar um abcesso mamrio e, neste caso, a amamentao deve ser suspensa na mama afetada e a me deve ser encaminhada para a drenagem. Aps o tratamento, pode-se retomar a amamentao nos dois seios.

DUCTO BLOQUEADO (LEITE EMPEDRADO)

Essa situao provocada pelo esvaziamento incompleto de um ou mais canais. Neste caso, o leite no drena porque est endurecido e, desta forma, bloqueia a passagem do leite pelos ductos. Uma "tumorao" dolorosa se forma na mama. A causa exata do ducto bloqueado no est clara, mas pode ser resultado de roupa apertada, ou porque a posio da criana no permite a mesma sugar eficientemente aquela parte da mama.

Um "tabu" bastante comum entre as mes que a criana no pode "arrotar" no seio porque o leite "pedra". Esta afirmao no verdadeira. O fato da criana arrotar no seio no ocasionar o "empedramento do leite", ou seja, o bloqueio dos ductos mamrios.

Para evitar o ducto bloqueado: As mes devem conhecer, durante o pr-natal, as tcnicas de posio e pega de amamentao. O beb deve sugar at o completo esvaziamento da mama, caso isto no ocorra, proceder a ordenha manual.

Para tratar: A me deve se certificar que a posio da mamada est adequada para o beb. A me deve variar a posio para amamentar de tal modo que o leite seja retirado de todos os segmentos da mama. A criana deve mamar freqentemente do lado afetado. A me deve massagear delicadamente com movimentos circulares a parte afetada. A massagem deve comear no mamilo e se distanciar vagarosamente para o restante do seio.

OBRIGADO......

You might also like