You are on page 1of 1

FORMAO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICPIO DE ARIQUEMES/RO

rebeca_kisses@hotmail.com

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDNIA DEPARTAMENTO DE CINCIAS DA EDUCAO CURSO DE PEDAGOGIA


ACADMICA: Caroline Rebeca Rodrigues da Silva
PROFESSORA ORIENTADORA: Ms. Elite Zanelato.

INTRODUO

RESULTADOS
Os dados coletados a partir de questionrios efetuados com as cinco professoras de uma Escola Municipal de Ariquemes/RO, proporcionou aproximaes realidade docente, obteve-se ainda as reunies se pde observar um real interesse por parte dos docentes, principalmente no que tange as trocas de experincias e leitura dos textos propostos. Nestes encontros as professoras discutem temas e situaes do cotidiano escolar alm de seus anseios e os de seus alunos. A contnua formao deve ser utilizada como base para atualizao profissional, complementao dos estudos realizados na graduao, bem como para anlise e busca de solues das dificuldades enfrentadas em sala de aula. Com a presente pesquisa percebeu-se a angustia das professoras e a preocupao com a melhoria da prtica pedaggica. .

O presente artigo pretende identificar a percepo dos professores de uma escola da rede pblica municipal de Ariquemes/RO em relao aos programas de formao continuada oferecidos pelo governo.
OBJETIVO

Sabendo das possibilidades de estudos acerca do tema proposto, o presente artigo pretende identificar a percepo dos professores de uma escola da rede pblica municipal de Ariquemes/RO em relao aos programas de formao continuada oferecidos.

METODOLOGIA

Para tal, apresentam-se brevemente alguns dos programas oferecidos pelo MEC e seus respectivos objetivos. Para obteno dos dados empricos foi elaborado ainda um questionrio para cinco professores dos anos iniciais.
REFERNCIAS
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispe sobre as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, 23 dez. 1996. GATTI, Bernardete A. Anlise das polticas pblicas para a formao continuada co Brasil, na ltima dcada. (Revista Brasileira da Educao 2008). RIOS, Terezinha Azerdo. Compreender e ensinar: por uma docncia da melhor qualidade/ Terezinha Azerdo Rios. So Paulo: Cortez, 2001.

CONCLUSO
A Formao Continuada, esta alm de cursos que o MEC proporciona ao corpo docente, e deve ser encarada como oportunidade de melhorar suas capacidades profissionais visando uma educao de qualidade para todas as camadas sociais. At mesmo por que se os professores no so bem qualificados, isso acarreta dificuldades em todos os nveis da sociedade, necessrio que o professor se qualifique.

CONTATOS
rebeca_kisses@hotmail.com

You might also like