You are on page 1of 26

Cincia dos Materiais e Materiais de Construo Civil I

Prof MSc Isa Lorena S. Barbosa

1 Avaliao: 70% Trabalho 1: 20% APRESENTAR DIA 27/08 Corpo do trabalho: Introduo, contedo, consideraes finais e bibliografia. Apresentar trs perguntas sobre o tema no final do trabalho. Tema geral: metais, cermicas, rochas, polmeros, madeira e vidros 1 - Ligaes atmicas: Ligaes primrias (fortes) - ligao inicas, covalentes e metlicas. 2 - Ligaes secundrias - foras de van der Waals 3 - Espao interatmico e energia de ligao. 4 - Estrutura cristalina: cristalinidade e clula unitria, sistemas cristalinos e reticulados cristalinos, direes e planos cristalinos 5 - Estrutura no cristalina - amorfa: conceito, materiais tpicos 6 - Imperfeies estruturais e imperfeies cristalinas

Trabalho 2: 10%

Visita em obra
APRESENTAR DIA 10/09

Grupo de 5 alunos

Levantar formas de armazenamento dos materiais atravs de fotografias. Apresentar as conformidades e no conformidades. No esquecer da foto do grupo na obra. Apresentao de 10 15 minutos por grupo. No ultrapassar o tempo

2 Avaliao: 70% Trabalho 1: 30% APRESENTAR DIA 29/10 Trabalho em grupo Apresentao em data show. Apresentar trabalho impresso com fotos. Apresentar reviso bibliogrfica sobre o tema, e posteriormente estudo de caso. concluso e bibliografia (usar livro da biblioteca!). Tempo: De 10 15 minutos por grupo. No ultrapassar o tempo Apresentao na ordem dos temas. atrasos no so tolerados, sero penalizados atrasos maiores que 5 minutos.

Temas: 1- Tipos de Patologias na alvenaria de fechamento (paredes). Estudo de caso: UniEvanglica. 2- Tipos de patologias no piso cermico. Estudo de caso: UniEvanglica. 3- Tipos de Patologias no concreto. Da dosagem cura. Utilizar estudo em obra sendo executada. 4- Causas e Tipos de Patologias nos pilares, armaduras de ao, concreto e esforos sofridos. Estudo de caso: UniEvanglica. 5- Causas e Tipos de Patologias nas vigas, armaduras de ao, concreto e esforos sofridos. Estudo de caso: UniEvanglica. 6- Causas e Tipos de Patologias nas lajes, armaduras de ao, concreto e esforos sofridos. Estudo de caso: UniEvanglica. 7- Conseqncias e mtodos corretivos das patologias nas armaduras de ao e concreto. Estudo de caso: UniEvanglica. 8- Tipos de Patologias na argamassa de revestimento. Estudo de caso: UniEvanglica. 9- Tipos de Patologias em portas e janelas (m colocao, infiltrao, trincas...). Causas e Consequencias. Estudo de caso: UniEvanglica. 10- Reao Alcali-agregado: o que e o que provoca.

3 Avaliao: 70% Trabalho 1: 30% APRESENTAR DIA 03/12 Fazer mostrurio de materiais, explicar cada tipo apresentado e variaes de mercado. Apresentar custo de mercado e como vendido. Grupo 1: Ao CA 25, espessura. Grupo 2: Ao CA 50, espessura. Grupo 3: Ao CA 60, espessura. Bitola. Grupo 4: Bloco de concreto, dimenses e classes. Grupo 5: Vidro, identificar espessura e tipo de vidro. Grupo 6: Bloco cermico, tamanhos e tipos. Grupo 7: tipos litolgicos de agregados grados em potes. Usuais do estado de Gois Grupo 8: tipos litolgicos de agregados midos em potes. Usuais do estado de Gois Grupo 9: tipos de madeira para formas de vigas e pilares. Maderite e tbuas. Varia espessura e tipos (aglomerado, resinado-vermelho, plastificado-preto) Grupo 10: Cermica para pisos. Variar tipos de resistncia abraso. PEI. Grupo 11: Tijolos ecolgicos. Tipos. TIJOLEKO. Grupo 12: Telhas onduladas de fibrocimento. Espessuras. Grupo 13: Telhas cermicas. Tipos. Grupo 14: Telhas de concreto. Tamanhos e cor. obs. para todos os trabalhos: Ser seguida a ordem dos temas para apresentar. Caso os alunos no estejam no momento da apresentao ser descontado 0.5 pontos por cada 5minutos. Todos devem assistir as apresentaes at o final.

Propriedades Fsicas

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

1 - Massa especifica

Define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentrao de massa em determinado volume. O smbolo para a massa especifica o (a letra grega mi) e a unidade SI para a densidade quilogramas por metro cbico (kg/m ou g/cm).

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

2 - Propriedades eltricas:
Resistividade

a propriedade que indica a resistncia passagem da corrente eltrica.


= RA/L
= resistividade (.m) R= resistncia do material () A=rea da seo reta retangular direo da corrente (m) L= distncia entre dois pontos onde medida a voltagem (m).

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

Condutividade eltrica a facilidade em conduzir corrente. =L/ = condutividade eltrica ((.m)-1)

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

3 - Propriedades trmicas

Propriedade dos material de absorver ou transmitir calor. Transferncia de calor = conduo, conveco e radiao.

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

Propriedades mecnicas dos materiais

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

1 Elasticidade

Aplicando-se pequenos nveis de carregamento, verifica-se que h um comportamento quase linear entre a tenso e a deformao de um material. - Lei de hooke
E=/

E = constante para cada material (mdulo de elasticidade ou mdulo de Young = deformao com a aplicao da tenso

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

Coeficiente Poisson

Relao entre as deformaes lateral e axial do corpo-de-prova. v = x / y Relao E= 2G (1 + 2v)


G = MDULO DE CISALHAMENTO

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

2 Plasticidade
Relao com a deformao permanente dos materiais devido ruptura das ligaes intermoleculares.

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

Ductilidade

Representa o nvel de deformao plstica antes da ruptura do material. Normalmente expressa atravs do alongamento (AL) AL = (Lf Li) / Li * 100

Professora: MSc. Isa Lorena S. Barbosa

MaCo I

Tenacidade
Capacidade de um material em absorver energia na fase elstica at a sua fratura. Relaciona com a facilidade com que o corpo tem em se quebrar ou se dobrar. desejvel para materiais sujeitos a choques ou impactos. No determinada numericamente.

Fadiga A repetio de carregamento e descarregamento leva ao rompimento por fadiga, mesmo sendo um carregamento que inicialmente colocaria o material na fase elstica.

Principio de Saint-Venant

Ao aplicar uma carga concentrada em um determinado corpo, as deformaes tendem a ser maiores nas proximidades da aplicao da carga.

3 Viscosidade a capacidade de um corpo deformar(escoar) de forma irreversvel para aliviar a tenso aplicada por um longo perodo. Definida tambm com a relao entre a tenso e a taxa de cisalhamento.

Classificao dos materiais: 1 grupo: slidos - metais - cermicos - Polmeros

Metais : So combinaes de elementos metlicos, bons condutores de eletricidade e calor e no transparentes, tambm so muitos resistentes e deformveis. Cermicos: So compostos entre elementos metlicos e no metlicos freqentemente xidos, nitretos e carbetos. A grande variedade de materiais que se enquadra nesta classificao so compostos de materiais argilosos, cimentos e vidros. Os cermicos so duros, porm muito quebradios. Polmeros: So materiais comuns de plsticos e borracha, compostos orgnicos baseados no carbono, hidrognio e outros no metlicos, estrutura molecular muito grande, baixa densidade e extremamente flexveis.

2 grupo: adicionais - compsitos - semicondutores - Biomateriais

Compsitos: Consiste em um ou mais tipo de material, trabalhando juntos, sendo que, as propriedades do conjunto so melhores do que a de um material individual. Ex: concreto e fibras de carbono impregnadas. Semicondutores: so slidos cristalinos de condutividade eltrica intermediria entre condutores e isolantes. Os elementos semicondutores podem ser tratados quimicamente para transmitir e controlar uma corrente eltrica (micro circuitos) Biomateriais: So empregados em componentes implantados no interior do corpo humano. Todos os materiais citados anteriormente, podem ser usados como biomateriais.

FIM

You might also like