You are on page 1of 10

PRTICAS CONSERVACIONISTAS DE SOLOS E GUAS TERRAO EM NVEL

Alunos : Ivan Carlos Iracildo Bernini Joo Gustavo

TERRACEAMENTO
O terraceamento uma prtica mecnica de conservao do solo destinada ao controle da eroso hdrica, das mais difundidas e utilizadas pelos agricultores. O terraceamento teve inicio no Estado de So Paulo, em meados da dcada de trinta. A grande difuso desta prtica ocorreu quando o Departamento de Engenharia Mecnica da Agricultura (DEMA) e, posteriormente, a Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral (CATI), nos anos 1950 a 1980, planejaram, marcaram e orientaram a construo de milhares de quilmetros de terraos com a finalidade de defender as terras cultivadas dos efeitos da eroso (Bellinazzi Jnior et al., 1980).

CARACTERSTICAS BSICAS
O terraceamento baseia-se no parcelamento das rampas, isto , em dividir uma rampa comprida (mais sujeita eroso) em vrias rampas menores (menos sujeitas eroso), por meio da construo de terraos.

Cada terrao protege a faixa que est logo abaixo dele, ao receber as guas da faixa que est acima O terrao pode reduzir as perdas de solo em at 70-80%, e de gua em at 100%, desde que seja criteriosamente planejado (tipo, dimensionamento), executado (locado, construdo) e conservado (limpos, reforados). Embora apresente custo elevado (e que aumenta com a declividade), esta prtica necessria em muitas reas agrcolas onde tcnicas mais simples (como o plantio em nvel, as culturas em faixas ou a rotao de culturas), por si s, no so suficientes para uma eficaz proteo do solo contra a eroso hdrica.

Vista parcial da gua da enxurrada retida em um terrao.

Nem todos os solos e declives podem ser terraceados com xito. Nos pedregosos ou muito rasos, com subsolo adensado, muito dispendioso e difcil manter um sistema de terraceamento. As dificuldades de construo e manuteno aumentam medida que cresce a declividade do terreno. O uso do terraceamento recomendado para declives superiores a 3%, comprimentos de rampa maiores que 100 metros e topografia regular.

O terraceamento, quando bem planejado e bem construdo, reduz as perdas de solo e gua pela eroso e previne a formao de sulcos e grotas, sendo mais eficiente e menos oneroso quando usado em combinao com outras prticas, como o plantio em contorno, cobertura morta e culturas em faixas; aps vrios anos, seu efeito se pode notar nas melhores produes das culturas, devido conservao do solo e da gua.

TERRAO EM NVEL (DE RETENO, ABSORO ou INFILTRAO): Recomendado para solos com elevada permeabilidade, regies de precipitaes baixas e at 12% de declividade.

Este terrao construdo em nvel (sobre uma curva em nvel marcada no terreno) e tem suas extremidades fechadas. A sua funo interceptar a enxurrada e promover a infiltrao da gua no canal do terrao.

Os terraos construdos em nvel no permitem um dimensionamento hidrolgico muito preciso. A taxa de infiltrao de gua no canal do terrao, que o princpio de seu funcionamento, ainda um assunto muito pouco conhecido. Outro fator importante que essa taxa de infiltrao muito varivel e dependente do tipo do solo, da forma de construo do terrao, do preparo do solo, do grau de compactao do solo e da sua umidade. Em decorrncia disto, o dimensionamento de terraos de infiltrao com base em critrios hidrolgicos ainda no consiste numa prtica rotineira.

OBRIGADO!

You might also like