You are on page 1of 24

NMEROS DO PACTO EM RONDNIA

FORMAO DOS ORIENTADORES DE ESTUDO DO PNAIC


PLO / FORMADOR / QUANTIDADE
POLO TURMA FORMADOR QTD. de Orient. 26 26 19 20 16 17 17 17 14 TOTAL 172

Porto Velho Porto Velho Ariquemes Ariquemes Ji-Paran Ji-Paran Rolim de Moura Rolim de Moura Vilhena

Nair Gurgel Socorro Loura Auxiliadora Mrcia Nair Rost Neidimar Maria das Graas Avacir Milena

NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL MARIA DO SOCORRO DIAS LOURA MARIA AUXILIADORA MXIMO MRCIA ANGELA P. MARROCO NAIR ROST DE LIMA NEIDIMAR VIEIRA LOPES GONZALES MARIA DAS GRAAS DE ARAUJO AVACIR GOMES DOS SANTOS SILVA MILENA CLUDIA M. SANTOS GUIDIO

O que o Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa?


O Pacto Nacional pela Alfabetizao na Idade Certa um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municpios de assegurar que todas as crianas estejam alfabetizadas at os oito anos de idade, ao final do 3 ano do ensino fundamental.

Hj kl

EIXOS

Formao
Orientadores de Estudo: curso especfico, com 200 horas/ano. Professores Alfabetizadores: Curso presencial de 2 anos, carga horria de 120 horas/ano, baseado no PrLetramento, cuja metodologia prope estudos e atividades prticas.

Materiais Didticos e Pedaggicos


Conjunto de materiais especficos para a alfabetizao, tais como: Livros Didticos (entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor; Obras Pedaggicas complementares aos livros didticos e acervos de dicionrios de Lngua portuguesa (PNLD); Jogos Pedaggicos de apoio a alfabetizao; Obras de Referncia, de literatura e de pesquisa (PNBE); Obras de Apoio Pedaggico aos professores; e Tecnolgias Educacionais de apoio alfabetizao.

Avaliaes
Trs componentes principais: Avaliaes processuais, debatidas durante o curso de formao, que podem ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos educando. Sistema informatizado no qual os professores devero inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criana, no incio e no final do 2 ano e que permitir aos docentes e gestores analisar de forma agregada essas informaes e adotar eventuais ajustes. Aplicao, junto aos alunos concluintes do 3 ano, de uma avaliao externa universal, pelo INEP, visando aferir o nvel de alfabetizao alcanado ao final do ciclo, e que possibilitar s redes implementar medidas e polticas corretivas.

Formao dos Orientadores de Estudos

Formao dos Orientadores de Estudos

Formao dos Orientadores de Estudos

Formao dos Professores Alfabetizadores

Atribuies do Orientador de Estudo


Ministrar o Curso de Formao; acompanhar a prtica pedaggica dos Professores alfabetizadores cursistas; avaliar a frequncia e participao destes; manter registro de atividades dos Professores alfabetizadores cursistas junto aos educandos; e apresentar relatrios pedaggicos e gerenciais das atividades referentes formao dos Professores alfabetizadores cursistas.

CRONOGRAMA DAS FORMAES

CRONOGRAMA DAS FORMAES

Gesto, Controle Social e Mobilizao


Um Comit Gestor Nacional; Uma coordenao institucional em cada Estado, composta por diversas entidades; Coordenao Estadual, responsvel pela implementao e monitoramento das aes e sua rede e pelo apoio implementao no municpios; Coordenao Municipal, responsvel pela implementao e monitoramento das aes na sua rede.

Coordenao Nacional - PNAIC

UNIVERSIDADE FEREAL DE RONDNIA - UNIR


Prof. Jos Lucas Pedreira Bueno, Dr. Coordenador Adjunto 7lucas@gmail.com Profa. Rosngela de Ftima de Cavalcante Frana, Dra. Coordenadora Geral

Coordenadora Estadual
Profa. Rute Carvalho, da SEDUC,

http://www.facebook.com/groups/160759270734613/

http://portovelhopnaic.blogspot.com.br/

You might also like