You are on page 1of 35

Prof Msc.

Ligia Oliveira

Os problemas do sculo XXI so os mesmos,uso pouco eficiente de energia, necessidade de recolher e transportar grandes quantidades de materiais ricos em energia, estocar de modo eficiente e seguro para serem utilizados quando necessrio e, finalmente, minimizar a poluio resultante.

A unidade fundamental de energia no sistema mtrico o joule (J). 1cal = 4,18 J. 1W(watt) = 1 joule por segundo. 1 kWh (Kilowatt-hora)= 1000 W aplicado em 1 hora.

O uso da energia pela humanidade depende dos bens utilizados na vida diria. Nos pases em desenvolvimento, o consumo de energia per capita nesses pases pequeno, cerca de 1 kW/habitante. Nos pases desenvolvidos ocorre o contrrio.Os Estados Unidos consomem cerca de um quarto de energia produzida no mundo com consumo mdio de 7,5 kW/habitante. Todas as formas de gerar energia produzem efeitos no ambiente,e o conceito de energia limpa apenas um sonho.

Pelo lado da Cincia e Tecnologia, os investimentos devem ser feitos em duas direes: Melhorar a eficincia dos equipamentos (fazer a mesma tarefa gastando menos energia). Melhorar a eficincia de produo de energia (buscando implantar, processos de cogerao, onde parte da energia ou resduo descartado para o ambiente possa ser utilizada para gerar mais energia til). Ex: Queima do bagao da cana na produo do lcool.

A 1 Lei da Termodinmica prediz que a quantidade de energia total de um sistema constante, mesmo que ocorra transformao de sua forma dentro do sistema. O valores de transformao de calor para energia trmica em mecnica ocorrem com eficincia menor que 50%, significando que o sistema perde calor para o ambiente. A energia perdida sem qualquer utilidade para o usurio. Na lmpada incandescente ou de filamento, apenas 5% da energia utilizada pela lmpada convertida em energia radiante o restante principalmente energia trmica (calor) - (eficincia mxima de 5%).

FONTES ENERGTICAS

O QUE SO FONTES DE ENERGIA?

A energia se apresenta sob diferentes formas: mecnica, calorfica, eltrica, luminosa, qumica, entre outras.Todas as formas de energia podem se transformar noutras, e o homem aproveita esta propriedade.

Um material que acumula alta quantidade de energia fonte desta desde que possa ser transformado em uma forma de energia mais conveniente para produzir trabalho. As fontes de energia podem ser: renovveis e no-renovveis. A fonte renovvel: material que pode ser utilizado continuamente, pois a energia presente no material pode ser naturalmente renovada, dentro de um curto espao de tempo (no mximo, alguns anos). Ex: Energia solar, Hidrulica, elica, das mars e Biomassa.

As fontes de energia no-renovveis: aquelas cujos materiais necessitam de milhares de anos para se recompor de forma conveniente para utilizao. Ex: Carvo mineral, petrleo, gs natural, energia nuclear.

O gs natural um combustvel fssil. Sua formao ocorreu h milhares de anos por processos naturais geolgicos e pela ao de bactrias na matria orgnica retida no solo. Composio: gs metano (CH4),com cerca de 60 a 80%; e quantidades variveis de etano (C2H6), propano (C3H8), butano (C4H10) e pentano (C5H12). Utilizao: combustvel e matria-prima da indstria petroqumica. O etano e o propano do gs natural so tratados e produzem o etileno e o propileno, utilizados na fabricao dos plsticos polietileno e polipropileno.

Reao de desidrogenao: H3C-CH3 (etano) H2C=CH2 (eteno) + H2 H3C-CH2-CH3 (propano) H2C=CH-CH3 (propeno) + H2

O metano,principal composto presente na sua composio, queima com chama clara e com pouca emisso de material particulado. O principal produto da reao H2O e CO2: - Reao de combusto do metano: CH4 + 2O2 CO2 + 2H2O

Na prtica, a reao de combusto no ocorre da mesma forma com todas as molculas, e na ausncia de oxignio suficiente, reaes secundrias formam monxido de carbono (CO) e carbono elementar na forma de particulado. Reaes secundrias de combusto do metano: 2CH4 + 3O2 2CO + 4H2O CH4 + O2 C(slido) + 2H2O Como toda combusto feita com o ar, ocorre formao de xidos de nitrognio, pela reao entre o oxignio e o nitrognio do ar atmosfrico.

Outro inconveniente do gs metano possuir a propriedade de reter calor na atmosfera 24 vezes mais que o dixido de carbono, com isso, vazamentos e gs no-queimado podem trazer srias consequncias ambientais, pois o gs possui um grande potencial de afetar o balano energtico do planeta, intensificando o efeito estufa e as mudanas climticas globais.

Carvo Mineral

O carvo mineral um material de origem complexa. A formao de um depsito de carvo mineral exige a ocorrncia simultnea de condies especficas dos pontos de vista geogrfico, geolgico e biolgico. Sua formao inicia-se quando a matria orgnica, principalmente vegetais, da superfcie soterrada.

A formao do carvo aps a matria orgnica ser soterrada obedece a sequncia: aps algumas dezenas de milhares de anos a massa vegetal (50% de carbono) transformada em turfa (59% de carbono), cuja porcentagem de carbono mais elevada que a da matria orgnica vegetal. Mais algumas dezenas de milhes de anos a turfa concentra o seu teor de carbono e se transforma na primeira variedade de carvo, o linhito (69% de carbono), cuja denominao devido sua aparncia de madeira. Na sequncia geolgica surge a hulha (88% de carbono), primeiro como carvo betuminoso, depois como sub-betuminoso. Na ltima etapa geolgica, a hulha se transforma em antracito (95% de carbono), com a composio de at 90% em carbono.

MAIORES PRODUTORES:
Os maiores produtores mundiais desse recurso mineral so a China, os Estados Unidos, a Rssia, o Cazaquisto, a ndia, a Polnia, a Alemanha, a frica do Sul e a Austrlia;

As maiores reservas encontram-se no hemisfrio norte.

http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/carvao.html

APLICAO:
O carvo bastante utilizado tanto para gerar energia eltrica em usinas termeltricas quanto como matria-prima para produzir ao nas siderrgicas. Alm desses usos, do carvo mineral pode-se obter gs de uso.

PETRLEO

O petrleo um lquido escuro de composio varivel, constituindo uma mistura de grande nmero de diferentes compostos orgnicos, sendo a maior parte deles hidrocarbonetos, compostos formados de carbono e hidrognio.

A formao do petrleo similar do carvo, com a matria orgnica sofrendo transformaes em condies anaerbicas e elevadas presses.

ORIGENS DO PETRLEO:

H inmeras teorias sobre o surgimento do petrleo, porm, a mais aceita que ele surgiu atravs de restos orgnicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformaes qumicas ao longo de milhares de anos. Sua composio qumica a combinao de molculas de carbono e hidrognio.

Estudos recentes indicam que o petrleo, diferentemente do carvo, proveniente de matria orgnica de origem animal. Grandes quantidades de microorganismos que viviam nos oceanos na pr-histria deram origem ao petrleo. Os cidos graxos presentes nesses organismos possuem composio baixa em oxignio (C57H110O6), que durante o processo perde o oxignio, formando o leo rico em hidrocarbonetos.

O petrleo presente no subsolo encontra-se sob presso e pode ser extrado por perfurao feita na rocha. Aps a retirada do petrleo do subsolo necessrio fazer uma separao dos vrios compostos que entram na sua composio. O processo feito na refinaria petrolfera, um complexo industrial que separa os componentes do petrleo em compostos para utilizao como combustvel e para produo de outros materiais.

Refino do petrleo

A primeira etapa do refino, consiste na destilao fracionada , por onde passa todo o leo cru a ser refinado. O leo praquecido penetra na coluna ou torre de fracionamento que possui uma srie de pratos. O petrleo aquecido sobe pela coluna e medida que vai passando pelos pratos sofre condensao, separando-se em diversas fraes.

APROVEITAMENTO ECONMICO:

Alm de gerar a gasolina que serve de combustvel para grande parte dos automveis que circulam no mundo, vrios produtos so derivados do petrleo como, por exemplo, a parafina, gs natural, GLP, produtos asflticos, nafta petroqumica, querosene, solventes, leos combustveis, leos lubrificantes, leo diesel e combustvel de aviao.

MAIORES REGIES PRODUTORAS.

Os pases que possuem maior nmero de poos de petrleo esto localizados no Oriente Mdio, e, por sua vez, so os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da Amrica, Rssia, Ir, Arbia Saudita, Venezuela, Kuwait, Lbia, Iraque, Nigria e Canad, so considerados um dos maiores produtores mundiais.

IMPORTANTE :

CARTEL DAS 7 IRMS: EXXON, CHEVRON, GULF, MOBIL, TEXACO, BRITISH PETROLEUM E ROYAL DUTCH.
OPEP: Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo), Pases membros so: Arbia Saudita, Emirados rabes Unidos, Ir, Catar, Kuwait, Iraque, Lbia, Indonsia, Nigria, Venezuela e Arglia.

http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo2B/Hidraulica/energia_recurso.htm

Obteno: a energia liberada pela queda de gua represada move uma turbina que aciona um gerador eltrico. Uso: Produo de energia eltrica. Vantagens: No emite poluentes; a produo controlada; no interfere no efeito estufa. Desvantagens: Inundao de grandes reas e deslocamento de populao residente; a construo das usinas cara e demorada.

Obteno: O movimento dos ventos captado por ps de hlices gigantes ligadas a uma turbina que acionam um gerador eltrico. Uso: Produo de energia eltrica; movimentao de moinhos. Vantagens: Grande potencial para gerao de energia eltrica; no interfere no efeito estufa; no ocupa reas de produo de alimentos. Desvantagens: Exige investimentos para a transmisso da energia; produz poluio sonora; interfere em transmisses de rdio e TV.

Obteno: Reatores nucleares produzem energia trmica por fisso (quebra) de tomos de urnio. Essa energia aciona um gerador eltrico. Uso: Produo de energia eltrica; fabricao de bomba atmica. Vantagens: A usina pode ser instalada em locais prximos de centros de consumo; no emite poluentes que contribuam para o efeito estufa. Desvantagens: No tecnologia para tratar lixo nuclear; a construo de usinas cara e demorada; existe risco de contaminao nuclear.

Obteno: Lminas recobertas com material semicondutor, como o silcio, so expostas ao Sol. A luz excita os eltrons do silcio, que formam uma corrente eltrica. Uso: Produo de energia eltrica; aquecimento. Vantagens: No poluente; no interfere no efeito estufa; no precisa de turbinas nem geradores para a produo da energia eltrica. Desvantagens: Exige alto investimento para o seu aproveitamento.

Obteno: A matria orgnica decomposta em caldeira ou biodigestor. O processo gera gs e vapor, que acionam uma turbina e movem um gerador eltrico. Uso: Aquecimento; produo de energia eltrica e de biogs (metano). Vantagens: No interfere no efeito estufa (o gs carbnico liberado durante a queima absorvido depois no ciclo de produo). Desvantagens: Exige alto investimento em seu aproveitamento.

You might also like