You are on page 1of 49

Ambiguidade

Ambiguidade a "circunstncia de uma comunicao lingustica se prestar a mais de uma interpretao"

Ambiguidade estrutural ou gramatical


Que decorre da maneira como so dispostos os constituintes na frase.

Exemplos

Os traficantes fizeram o primeiro contato com a famlia do empresrio sequestrado no dia 5 de novembro. (O primeiro contato com a famlia foi no dia 5 de novembro ou o empresrio foi seqestrado no dia 5 de novembro?)

Devido posio de certos complementos ou adjuntos

Exigi o livro de Pedro.

(O livro pertence a Pedro ou o livro est com Pedro e eu necessito dele?).

Devido posio do adjunto adverbial

Crianas que comem doce frequentemente tm cries. (Elas tm cries porque comem doce com frequncia ou h mais probabilidade de ocorrerem cries em crianas que comem doces?).

Nas oraes adjetivas

Procuro a chave do cofre que estava no quarto. (O que estava no quarto: a chave ou o cofre?).

Nas oraes reduzidas.

Passeando no centro daquela pacata cidade, vimos o traficante. (Quem estava passeando: ns ou o traficante?)

Nos antecedentes dos pronomes

O advogado disse ao ru que suas palavras convenceriam o juiz. (As palavras de quem: do advogado ou do ru?)

Ambiguidade lexical
Decorre de significados alternativos de uma palavra ou expresso.

Exemplo

O cadver foi encontrado perto do banco.

(Banco:assento, mocho ou banco: instituio cuja atividade consiste em receber depsitos de dinheiro e efetuar emprstimos, entre outras transaes?)

Recolha as fezes de seu cachorro e mantenha-o fora dos jardins.

PRESSUPOSIO

circunstncia ou fato considerado

como antecedente necessrio a outro


(Dicionrio Aurlio)

um contedo implcito, sistematicamente associado ao sentido de uma orao, tal que a orao s pode ser verdadeira ou falsa se o contedo em questo for reconhecido como verdadeiro

(Ilari e Geraldi)

Pressuposio uma noo semnticopragmticatextual

Ademir parou de beber


A) Ademir parou de beber; B) Ademir no parou de beber; C) Ademir parou de beber? D) Se Ademir parou de beber, sua esposa deve estar contente.

Minha filha comprou um Jaguar

Minha filha comprou um carro de corrida; Minha filha comprou um caro; Minha filha comprou qualquer coisa; Minha filha est em condies (idade, manuteno) de comprar um carro; Eu tenho uma filha.

As informaes explcitas podem ser questionadas pelo ouvinte, que pode ou no concordar com elas.

Os pressupostos porm devem ser verdadeiros, ou pelo menos, admitidos como verdadeiros.

O pressuposto uma inferncia que no depende do contexto. Marcada linguisticamente

Discutirei alguns aspectos sobre lingstica para que a explicao no fique apenas terica, mas tambm ldica

Teorias so enfadonhas Anlise de dados no o so

Subentendidos

uma informao implcita veiculada por um falante cuja atualizao depende da situao de comunicao.

Serve para o falante se proteger

Transmite a informao que deseja dar a conhecer sem se comprometer.

O subentendido diz sem dizer, sugere, mas no diz. Algum que no conseguiu a promoo diz pessoa promovida que naquela empresa, o mrito e a dedicao no so levados em conta, apenas a bajulao.

Diferena entre pressuposto e subentendido

Ao articular as noes de pressuposto e de subentendido, Koch (1996: 69) diz que a pressuposio parte integrante dos enunciados; o subentendido, por sua vez, diz respeito maneira como este sentido deve ser decifrado pelo destinatrio.

Enquanto os pressupostos esto relacionados a um componente lingustico presente no prprio enunciado independente das condies de ocorrncia, os subentendidos esto previstos por um componente retrico que leva em conta as circunstncias da enunciao, estando, portanto, ausentes no enunciado.

o pressuposto uma informao estabelecida como indiscutvel ou evidente tanto para o falante quanto para o ouvinte, pois a estrutura lingustica oferece os elementos necessrios para depreender o sentido do enunciado.

Est na hora de o governo usar o cassetete tambm contra empresrios.

o subentendido, por possibilitar dizer alguma coisa, aparentando no a dizer ou no a dizendo, passa a ser de responsabilidade do ouvinte/leitor

Errar humano

Descreva alguns pressupostos contidos na passagem abaixo:

preciso que os sindicatos encaminhem as negociaes com responsabilidade, com senso de patriotismo, sem induzir os trabalhadores a radicalismos inaceitveis

Observe o noticirio que segue:

Foi posto em liberdade, hoje, o manaco do estilete, que tem espalhado pnico nas ruas de Pinheiros. Por causa da greve do poder judicirio, prescreveu, hoje, o prazo de recluso de criminosos detidos h mais de 30 dias. As duas notcias, postas lado a lado, induzem a um subentendido. De que subentendido se trata?

Quais so os pressupostos nos enunciados abaixo?

A igreja do bairro foi destruda para dar lugar a uma avenida. Uma igreja do bairro foi destruda para dar lugar a uma avenida. A escolha do artigo definido ou do indefinido estabelecem pressupostos diferentes para cada enunciado.

Quando entramos em contato com seres inteligentes de outros planetas, os presumveis mistrios acerca de sua existncia sero esclarecidos. Descreva os pressupostos estabelecidos pela conjuno quando e pelo adjetivo presumveis.

Os acidentados foram socorridos num pronto-socorro do INSS, mas saram de l sos e salvos. O efeito de humor e o tom satrico desse enunciado produzido pelo uso inusitado da conjuno mas. Explique esse uso.

Marcadores lingusticos de pressuposio


Adjetivos ou palavras similares: A nica coisa que me preocupa no plano que os economistas esto gostando dele. J Soares Verbos que indicam mudana ou permanncia de estado (permanecer, continuar, tornar, vir a ser, transformarse): A imprensa continuar livre

Verbos que indicam um ponto de vista sobre o fato expresso pelo seu complemento (pretender, supor, alegar, presumir, imaginar): Ele presume que tudo se passou da maneira como conta Certos advrbios: O pas esta muito mal, e no quero mais fazer o papel de bobo da corte. Xuxa

Oraes adjetivas os brasileiros, que no se importam com a coletividade, s se preocupam com o seu bem estar, e por isso, jogam lixo na rua, fecham os cruzamentos, etc. Certas conjunes: Diplomou-se em direito, mas no advoga bem

Subentendidos

So insinuaes, no marcadas linguisticamente, contidas numa frase ou num conjunto de frases. O subentendido serve para o falante proteger-se. Com ele, transmite a informao que deseja dar a conhecer sem se comprometer. O subentendido diz sem dizer, sugere, mas no diz.

You might also like