You are on page 1of 28

Comunicao

Introduo

Prof. Fbio Cabrero Assistente Administrativo

Curriculum

Prof. Fbio Cabrero Assistente Administrativo

O QUE NO FAZER NO SEU CURRICULUM

No
A primeira fase deste processo a triagem. Nela, os selecionadores tm pouco tempo para, dada uma pilha de curriculuns impressos ou ainda em formato digital, decidirem quais deles devem ser selecionados para a prxima fase e quais vo diretamente para o lixo. Se voc no quer que sua chance de

1) Nmero de conta bancria, ttulo de eleitor, MSN, identidade ficam de FORA


Preencha o curriculum vitae apenas com informaes ESSENCIAIS. Lembre-se: os selecionadores NO TM TEMPO A PERDER.
5

2) No importa se voc lindo(a). FOTO apenas se solicitado.


Ainda que voc se parea com o Reynaldo Gianecchini ou com a Gisele Bundchen, no coloque sua foto em seu CV - isto completamente desnecessrio. As excees a esta regra so curriculuns de candidatos a vagas de modelo ou cuja beleza fsica esteja diretamente associada a atividade a ser exercida.
6

Embora sua histria de vida ou situao atual possam ser de grande interesse para um seriado televisivo, voc deve chamar a ateno do selecionador por suas capacidades profissionais.

3) Novela mexicana somente na televiso

Evite escrever no curriculum vitae coisas do tipo "Por favor, preciso desse emprego para sustentar meus 13 filhos doentes" ou ainda "Tenho muita vontade de trabalhar nessa empresa, at de graa".
7

4) Papel somente branco - rosa, vermelho, azul, verde e de outras cores NUNCA
Infelizmente algumas pessoas acreditam que devem chamar a ateno pelo excesso. Enviar seu curriculum vitae impresso em papel de cores "espalhafatosas" certeza de chamar a ateno... dentre os inmeros currculos amassados e arremessados na lata de lixo.
8

5) Evite fonte rebuscadas


Nada de utilizar fontes como Comic Sans ou outras do gnero para chamar a ateno. Utilizar fonte Times New Roman tambm no aconselhvel, desde que uma fonte comum e sem destaque. Boas escolhas so Verdana, Georgia ou Arial, fontes elegantes e formais.
9

6) No minta JAMAIS
J vi candidatos passarem por situaes constrangedoras ao serem pr-selecionados e, durante a entrevista, serem pegos em suas mentiras. Um exemplo clssico o relacionado a idiomas.

O sujeito diz ter nvel fluente de ingls e, no meio da entrevista, o selecionador, sem qualquer introduo, comea a falar nesta lngua.
O candidato baixa a cabea e pronuncia alguma desculpa qualquer. Resultado: MAIS UM ELIMINADO.
10

7) "Menas", "seje", "emcima" POR FAVOR, NOOOOOOOOOOOOO!!!


Sempre vlido frisar: muito cuidado com o portugus. Aps redigir seu curriculum no computador, utilize o corretor ortogrfico do seu editor. Leia e releia seu texto. Pea sempre algum conhecido de confiana para revisar seu documento antes de envi-lo para as empresas.

11

8) Ningum quer saber se voc um excelente atacante de futebol do clube do seu bairro nem que fez um curso sobre como preparar comida chinesa no inverno passado.
A no ser que voc esteja concorrendo a uma vaga de jogador de futebol ou a um restaurante essa regra extremamente vlida. Muitas pessoas costumam colocar uma srie de baboseiras ao final de seu curriculum vitae para preencher espao. Evite ao mximo utilizar este recurso para no passar a mensagem de algum com pouca qualificao para a vaga em si.
12

9) Nada de correes utilizando caneta.


A apresentao do curriculum to importante quanto seu contedo. Caso encontre algum erro, nunca utilize corretivo ou escreva de caneta esferogrfica no mesmo. Imprima uma nova cpia.

13

10) No utilize XEROX.


Imprima seu curriculum sempre em formato A4, utilizando uma impressora e papis de boa qualidade (gramatura 90g/m2). No utilize XEROX.
14

O QUE FAZER NO SEU CURRICULUM


15

Dicas
Ao escrever seu curriculum vitae voc deve observar uma srie de regras e dicas que visam diferenci-lo entre os demais candidatos a vaga
Destaque suas qualidades profissionais e pessoais. Antes de comear a escrever este documento, procure fazer uma reflexo sobre sua formao e carreira profissional, identificando seus pontos fortes. Na hora de redig-lo, faa-o com calma, sem pressa - leia e releia-o vrias vezes at ter a certeza de que est tudo certo.

A seguir alguns pontos importantes sobre como fazer um curriculum vitae chamativo e atraente.

16

Pode parecer mentira mas no .

1) No torne-se o "ilustre incomunicvel" da vez

As agncias recebem inmeros currculos em que os autores simplesmente esqueceram-se de colocar seus dados de contato.
Resultado: curriculum pr-selecionado durante a fase de triagem e o canditato eliminado por ser impossvel encontr-lo.
17

As informaes de contato, telefone fixo, telefone celular e e-mail, devem aparecer no topo do curriculum vitae, junto ao nome, endereo e estado civil. Em caso de dvidas, siga modelo de curriculum. Lembre-se de manter esses dados sempre atualizados. No caso do e-mail, liste apenas aquele que voc utiliza com mais frequncia.
18

2) V direto ao ponto
Deixe claro logo no incio de seu curriculum vitae qual vaga est concorrendo ou qual rea est interessado. No cite mais de uma vaga ou rea, o que transmite a idia de um profissional sem foco.
19

O tempo mdio de avaliao de um curriculum vitae por parte de um profissional de seleo de 45 segundos. Concentre-se nas informaes essenciais sobre voc e sua carreira e que o diferenciam e capacitam-no para a vaga em questo. Se a vaga para assistente financeiro, no necessrio mencionar sua experincia em manuteno de impressoras.

3) Seja seletivo - inclua APENAS o essencial

20

3) Seja seletivo - inclua APENAS o essencial


Se voc possui 38 anos e concorre a uma vaga de gerente comercial, no necessrio citar sua experincia como office-boy aos 15 anos. Quanto ao nmero de pginas utilize, no mximo, 3. Para a maioria das vagas, 1 ou 2 pginas bastam
21

Embora o contedo certamente fale mais alto, a apresentao do curriculum conta muitos pontos a favor.

4) Uma boa apresentao conta muito

Um curriculum bem apresentvel, organizado e impresso em um bom papel, transmite a idia de um profissional competente e diferenciado.

Utilize uma boa impressora e papis brancos, no formato A4, de boa gramatura (90g/m2 por exemplo).
No utilize xerox nem imprima seu documento frente e verso.

22

5) Facilite a leitura do avaliador


A maioria dos avaliadores de currculos j passou dos 40 anos. Assim, natural que estas pessoas tenham alguma dificuldade na leitura. Facilite este processo e ganhe alguns crditos. Use sempre letras na cor preta (ou cinza escuro) e com tamanho igual ou superior a 10 pontos. Evite utilizar fontes rebuscadas. Boas escolhas so Verdana, Georgia ou Arial, fontes elegantes e formais.
23

5) Facilite a leitura do avaliador


Configure seu editor de texto para deixar um espao entre as linhas. Deixe uma boa margem entre o contedo e a folha. Agrupe as informaes do seu curriculum vitae em blocos como Formao Acadmica, Experincia Profissional, Atividades e Cursos Complementares.
24

6) Cuidado com o portugus


Sempre vlido frisar: muito cuidado com o portugus. Evite abreviaturas. Aps redigir seu curriculum no computador, utilize o corretor ortogrfico do seu editor. Pea sempre algum conhecido de confiana para revisar seu documento aps finaliz-lo.
25

7) Dinheiro um assunto a ser tratado na entrevista


No mencione sua pretenso salarial em seu curriculum vitae. O valor pode ser um empecilho para que voc seja chamado para uma entrevista, o momento oportuno para debater sobre este assunto. Evite colocar tambm seus salrios
26

Modelos
Curriculum preenchido 1 Curriculum preenchido 2 Curriculum preenchido 3 Curriculum em branco 1 Curriculum em branco 2 Curriculum em branco 3

27

Bibliografia
http://www.meucurriculum.com/index.php

28

You might also like