You are on page 1of 17

A INFLUENCIA

DOS PENSADORES

NA EDUCAO

Por trs do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, esto sculos de reflexes sobre o ofcio de educar. Mesmo os profissionais de ensino que no conhecem a obra de Aristteles (384-322 a.C.), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) ou mile Durkheim (18581917) trabalham sob a influncia desses pensadores, na forma como suas idias foram incorporadas prtica pedaggica, organizao do sistema escolar, ao contedo dos livros didticos e ao currculo docente.

OS GRANDES PENSADORES
To antigo quanto a filosofia, o pensamento pedaggico se desdobra em varias correntes, mas suas razes esto fincadas na Grcia antiga.

SOFISTAS
Ensinavam a falar em pblico; A usar argumentos para brilhar em pblico durante os debates da elite grega; Era uma concepo pedaggica voltada para as demandas da vida pratica

SCRATES
A educao tem como objetivo a sabedoria, isto , conhecer o mundo e a si mesmo; A busca da verdade o maior legado que Scrates deixou; Scrates via os sofistas como profissionais da convenincia, mas comprometidos com o interesse da clientela do que com a verdade.

DUAS VERTENTES
PLATO
Construiu um sistema de conceitos no qual a apreenso da realidade posta em duvida e o conhecimento s pode ser alcanado num plano ideal. E s alguns conseguem. Reforando a idia de que s os filsofos deveriam ser governantes e viceversa. Plato priorizou a experincia interior, o individuo, o sujeito e a vontade.

ARISTTELES
Inverteu as prioridades e defendeu que o mundo antecede o conhecimento e a cincia. Segundo ele deve-se partir das coisas reais para adquirir sabedoria e virtude. O sistema de ensino dele era mais acessvel a um numero grande de pessoas. Aristteles enfatizou a experincia prtica, o coletivo, o objeto e a inteligncia.

IDEALISTA

REALISTA

SCRATES

Para o pensador grego, s voltando-se para seu interior o homem chega sabedoria e se realiza como pessoa

responsvel por trazer a filosofia do cu para a terra e concentr-la no homem e em sua alma; Os Pensadores Sofistas saber enciclopdico formar as elites dirigentes: desenvolver a eloqncia dos jovens e futuros polticos; Scrates se preocupa em transmitir aos jovens o valor do mtodo da investigao Ele tinha como objetivo despertar nos discpulos a preocupao com a alma, no com a fortuna e nem com o corpo. Defensor do dilogo como mtodo de educao, Scrates considerava muito importante o contato direto com os interlocutores "O dilogo socrtico tinha dois momentos: dores do parto e o parto das idias.

DORES DO PARTO

Momento em que o filsofo, partindo da premissa de que nada sabia, levava o interlocutor a apresentar suas opinies. Em seguida, fazia-o perceber as prprias contradies ou ignorncia para que procedesse a uma depurao intelectual. Mas s a depurao no levava verdade

PARTO DAS IDIAS

o momento de reconstruo do conceito, em que o prprio interlocutor ia "polindo" as noes at chegar ao conceito verdadeiro por aproximaes sucessivas. (expresso pela palavra maiutica)

O papel do educador o de ajudar o discpulo a desperta o prprio espritos. Ele tem que conseguir por si prprio "iluminar" sua inteligncia e sua conscincia. Para o filsofo, s a troca de idias d liberdade ao pensamento e a sua expresso condies imprescindveis para o aperfeioamento do ser humano.

PLATO

O filsofo grego previu um sistema de ensino que mobilizava toda a sociedade para formar sbios e encontrar a virtude

O objetivo final da educao, para o filsofo, era a formao do homem moral, vivendo em um Estado justo. pensava em termos de uma busca continuada da virtude, da justia e da verdade." Para Plato, "toda virtude conhecimento". Ao homem virtuoso deve prosseguir pela vida inteira. Educar to importante para uma ordem poltica baseada na justia como Plato preconizava que deveria ser tarefa de toda a sociedade. Baseado na idia de que os cidados que tm o esprito cultivado fortalecem o Estado e que os melhores entre eles sero os governantes, o filsofo defendia que toda educao era de responsabilidade estatal um princpio que s se difundiria no Ocidente muitos sculos depois. Defendia a Repblica s o rei - filsofo est apto a governar. "Como pode uma sociedade ser salva, ou ser forte, se no tiver frente seus homens mais sbios?

Plato defende a ideia visionria de que a instruo deve ser a mesma para meninos e meninas e do acesso universal ao ensino.

A Educao Permanente

A educao, segundo a concepo platnica, visava testar as aptides dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formao completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filsofo, que pregava a renncia do indivduo em favor da comunidade. O processo deveria ser longo, porque Plato acreditava que o talento e o gnio s se revelam aos poucos.

Plato rejeitava mtodos de ensino autoritrios. Ele acreditava que se deveria deixar os estudantes, sobretudo as crianas, vontade para que pudessem se desenvolver livremente. O processo dialtico platnico pelo qual, ao longo do debate de idias, depuram-se o pensamento e os dilemas morais tambm se relaciona com a procura de respostas durante o aprendizado.

O APRENDIZADO
1. A formao dos cidados comearia antes mesmo do nascimento, pelo planejamento eugnico da procriao. 2. As crianas deveriam ser tiradas dos pais e enviadas para o campo, uma vez que Plato considerava corruptora a influncia dos mais velhos. 3. At os 10 anos, a educao seria predominantemente fsica e constituda de brincadeiras e esporte. A idia era criar uma reserva de sade para toda a vida. 4. Em seguida, comearia a etapa da educao musical (abrangendo msica e poesia), para se aprender harmonia e ritmo, saberes que criariam uma propenso justia, e para dar forma sincopada e atrativa a contedos de Matemtica, Histria e Cincia.

5. Depois dos 16 anos, msica se somariam os exerccios fsicos, com o objetivo de equilibrar fora muscular e aprimoramento do esprito. 6. Aos 20 anos, os jovens seriam submetidos a um teste para saber que carreira deveriam abraar. 7. Os aprovados receberiam, ento, mais dez anos de instruo e treinamento para o corpo, a mente e o carter. 8. No teste que se seguiria, os reprovados se encaminhariam para a carreira Militar e os aprovados para a Filosofia. Neste caso, os objetivos dos estudos seriam pensar com clareza e governar com sabedoria. 9. Aos 35 anos, terminaria a preparao dos Reis-Filsofos. 10. Mas ainda estavam previstos mais 15 de vida em sociedade, testando os conhecimentos entre os homens comuns e trabalhando para se sustentar. Somente os que fossem bem-sucedidos se tornariam governantes ou "guardies do Estado"

ARISTTELES

O primeiro lgico via na escola o caminho para a vida pblica e o exerccio da tica

At hoje o modo de pensar e produzir conhecimento deve muito ao filsofo. Foi ele o fundador da cincia que ficaria conhecida como lgica. Sua importncia no campo da educao tambm grande, mas de modo indireto. A contribuio de Aristteles para o ensino est principalmente em escritos sobre outros temas. As principais obras de onde se pode tirar informaes pedaggicas so as que tratam de poltica e tica. "Em ambos os casos o objetivo final era obter a virtude. "A educao, para Aristteles, um caminho para a vida pblica". Cabe educao a formao do carter do aluno. Perseguir a virtude significaria, em todas as atitudes, buscar o "justo meio". A prudncia e a sensatez se encontrariam no meio-termo, ou medida justa "o que no demais nem muito pouco", nas palavras do filsofo.

Aristteles considerava a famlia o ncleo inicial da organizao das cidades e a primeira instncia da educao das crianas. Atribua, no entanto, aos governantes e aos legisladores o dever de regular e vigiar o funcionamento das famlias para garantir que as crianas crescessem com sade e obrigaes cvicas. Por isso, o Estado deveria tambm ser o nico responsvel pelo ensino. Na escola, o princpio do aprendizado seria a imitao. A criana precisa ter exemplos nos adultos.

Aristteles via com desconfiana o saber "til", uma vez que cabia aos escravos exercer a maioria dos ofcios, considerados indignos dos homens livres. Para ser praticada constantemente, a virtude precisa se tornar um hbito. possvel concluir que o hbito da virtude deve ser adquirido na escola. Uma das grandes inovaes de Aristteles em relao a Plato foi negar a existncia de um mundo supra-real, onde residiriam as idias. Para Aristteles, ao contrrio, o mundo que percebemos suficiente, e nele a perfeio est ao alcance de todos os homens. A oposio entre os dois filsofos gregos ou entre a supremacia das idias (idealismo) ou das coisas (realismo) marcaria para sempre o pensamento ocidental.

A segunda grande inovao de Aristteles, foi no campo da lgica, se deve ao silogismo um mtodo mais seguro que consiste de trs proposies: duas premissas e uma concluso que, para ser vlida, decorre das duas anteriores necessariamente, sem que haja outra opo. Exemplo clssico de silogismo: Todos os homens so mortais. Scrates um homem. Portanto, Scrates mortal. Um silogismo precisa partir de verdades, como as contidas nas duas proposies iniciais. A observao emprica isto , a experincia do real ganha, assim, papel central na concepo de cincia de Aristteles, em contraste com o pensamento de Plato.

You might also like