You are on page 1of 22

OBJECTIVOS

- Reconhecer a problemtica da poluio dos recursos hdricos -Identificar as principais causas da poluio dos recursos hdricos; -Identificar os principais efeitos da poluio dos recursos hdricos -Identificar as consequncias da poluio dos recursos hdricos

RECURSOS HIDRICOS EXISTENTES NO MEIO AMBIENTE


guas superficiais (Lagos, Rios) guas subterrneas Oceanos
97,5 % oceanos 2,5 % gua doce

Utilidades da gua
Irrigao na agricultura, Industria, Uso domstico, Pesca, Produo de energia elctrica, Turismo, Gera emprego, Desenvolvimento econmico.

Poluio da gua
Poluio da gua qualquer alterao das suas propriedades fsicas, qumicas ou biolgicas, que possam importar em prejuzo sade, segurana e ao bem estar das populaes, causar dano flora e fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e econmicos.

Poluio da gua
O conceito de gua poluda compreende no s as modificaes das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas da gua, mas tambm a adio de substncias lquidas, slidas ou gasosas capazes de tornar as guas imprprias para os diferentes usos a que se destinam

Factores que levaram destruio dos recursos hdricos


- Aumento da populao
- Desenvolvimento urbanstico - Expanso industrial - Ambio do HOMEM

Formas de Poluio
- Poluio biolgica - Poluio trmica - Poluio sedimentar

- Poluio qumica

Formas de Poluio
Poluio biolgica Resulta da presena de microrganismos patognicos - bactrias, - vrus, - protozorios, - vermes

Formas de Poluio
Poluio trmica Resulta da deposio , nos rios de grandes volumes de gua aquecida usada no arrefecimento de uma srie de processos industriais. Poluio sedimentar Resulta da acumulao de partculas em suspenso

Formas de Poluio
Poluio qumica Causada por produtos qumicos nocivos ou indesejveis: - Fertilizantes agrcolas - Compostos orgnicos sintticos - Petrleo - Compostos orgnicos e minerais - Esgoto - Bifenis policlorados

Consequncias / Efeitos
Poluio biolgica - Doenas transmitidas directamente atravs da gua: - clera -febre tifide
- Doenas transmitidas indirectamente atravs da gua: - Fluorose - Malria - Febre amarela

Consequncias / Efeitos
Poluio trmica

-Decrscimo na quantidade de oxignio dissolvido na gua, prejudicando a respirao dos peixes e de outros animais aquticos.
- Diminuio do tempo de vida de algumas espcies aquticas, afectando os ciclos de reproduo. - Potencializa a aco dos poluentes j presentes na gua, pelo aumento na velocidade das reaces.

Consequncias / Efeitos
Poluio sedimentar Os sedimentos bloqueiam a entrada dos raios solares na lmina de gua, interferindo na fotossntese das plantas aquticas e diminuindo a capacidade dos animais aquticos encontrar comida.
-

- Os sedimentos tambm conduzem poluentes qumicos e biolgicos neles adsorvidos.

Consequncias / Efeitos
Poluio qumica - Rpido crescimento de plantas superficiais, especialmente das algas, que tornam as guas txicas - Produtos txicos do cor ou sabor gua - O derrame de petrleo no mar causa a morte de grandes quantidades de plantas, peixes e aves marinhas.

Consequncias / Efeitos
Poluio qumica - Acumulao de compostos danosos nos tecidos do organismo - Reduo da resistncia do corpo a doenas, diminuio da capacidade de aprendizagem das crianas.

Consequncias / Efeitos
Poluio qumica - O esgoto potencialmente prejudicial sade, nadar em guas poludas pode causar distrbios desagradveis: gastroenterites, irritao cutneas infeces de ouvido, nariz e garganta.

Solues
O combate poluio das guas passa por: - Tratamento dos efluentes agrcolas, industriais e domsticos, antes de os lanar nos rios (P.Q. ; P.B.) - Novas tcnicas agrcolas que permitam evitar ou limitar a difuso de resduos de pesticidas e adubos nos lenis freticos (P.Q.)

Solues
- Recurso a tcnicas produtivas menos poluentes; (P.Q. P.T.) - Mtodos e tecnologias de tratamento das guas e reabilitao dos locais poludos; (P.Q.; P.B.; P.S.; P.T.) - Construo de fossas spticas com impermeabilizao adequada. (P.Q.)

Solues
- Dimensionamento correcto dos aterros sanitrios; (P.Q.; P.T.) - Manter a cobertura vegetal dos solos (P.S.) - Explorao racional das guas subterrneas

You might also like