You are on page 1of 20

a

Os poluentes da gua

A IMPORTNCIA DA GUA A gua a substncia mais comum e mais importante na Terra. No pode existir vida sem gua pois, na verdade, todo ser vivo consiste principalmente deste elemento. Atravs da histria, a gua tem sido para o homem escrava e senhora. Grandes civilizaes foram criadas onde havia fartura de gua. Muitas decaram quando o suprimento dessa deixou de ser abundante. Houve homens que se mataram uns aos outros por um poo de gua lamacenta, enquanto outros morreram afogados por enchentes. Hoje em dia, mais do que nunca, a gua essencial ao homem. Usamos a gua em nossas casas, nas fbricas, em plantaes, entre outros. Porm, a cada dia, o homem polui mais e mais os ambientes aquticos to necessrios a vida. Ou seja, enquanto a populao mundial aumenta, o suprimento de gua potvel diminui.

A professora Mrcia levou os alunos para visitar a lagoa da Pampulha . Chegando l , s no trecho que eles andaram , a turma verificou que as guas estavam bem poludas , ento eles resolveram contribuir para retirar a poluio que estava visvel e ao alcance deles . Nesta tarefa eles recolheram dez latinhas de cerveja , quinze de refrigerantes , dezenove sacolas de supermercado , vinte guimbas de cigarros e cinco garrafas pet .

Problemas : a) No total quantas embalagens de lixo foram recolhidas ?


b) Se a turma percorresse a orla da lagoa em um comprimento cinco vezes maior que o que foi percorrido , fazendo uma mdia pelo lixo encontrado , qual seria o valor aproximado de lixo recolhido?

Ser que s embalagens que esto poluindo a lagoa da pampulha? A professora pediu aos alunos que fizessem a seguinte atividade : 1) Qual a alternativa correta?

a)A doena transmitidas pela gua 1- pneumonia 2- esquitosomose 3- doena de chagas 4- aids

b) Dos materiais recolhidos pelos alunos quais so biodegradveis 1- sacola de supermercado 2- lata de cerveja 3- guimba de cigarro 4- garrafa pet

Chico demorou 10 minutos no banho. Quantos litros de gua ele gastou se de seu chuveiro saem 20 litros de gua por minuto?

1- 2000 litros 2- 120 litros 3- 200 litros 4- 20 litros

Cuidar da gua que usamos para beber, trabalhar e brincar uma garantia para a nossa sade e esses cuidados fazem parte do conjunto de medidas do: 1- Saneamento bsico 2- Tratamento do esgoto 3- Tratamento da gua pela COPASA.

4- Construo de fossas para recolhimento de dejetos humanos.

Qual a diferena de gua contaminada e gua poluda? 1- A gua contaminada no transmite doenas e a poluda transmite. 2- A gua poluda suja mas no transmite doenas e a gua contaminada, alm de suja, transmite vrias doenas. 3- A gua poluda pode ser usada e a contaminada no. 4- No h diferena.

O Rio So Francisco que conhecido como Velho Chico est morrendo. A morte do Velho Chico devido a: Qual das opes abaixo est errada? 1- Devido a detritos jogados no rio pelas indstrias, e pelo prprio homem.

2- Devido simplesmente a sua velhice.


3- Devido ao desmatamento nas margens e nas proximidades do rio. 4- Devido ao acmulo de areias (assoreamento) que impedem o rio de percorrer seu curso normal.

A gua que serve para o consumo humano a gua:

1- a gua benta. 2- a gua de joelho.

3- a gua de cheiro.
4- a gua potvel.

Um navio panamenho sofre um acidente em guas espanholas, parte-se ao meio e provoca um desastre ambiental, despejando toneladas de petrleo no oceano.Que tipos de prejuzos este acidente pode causar ao ambiente?

Cite algumas contribuies que voc enquanto morador de cidade grande pode dar para a conservao do meio ambiente.

guas da terra... guas de maro... gua dos rios... guas da fonte... Que carrega a energia De onde surge at o ser. De noite, de dia... Segue o horizonte.

gua que guarda


Ou transporta a vida gua doce... gua florida Salgada... Ou refletida. Que circunda a terra.. Que permite a vida.

Vem com os ventos do sul...


Ou com os ventos do norte. Lava o tempo... Leva a semente. Lmpida... Transparente. Transportando a luz, Saciando a sede E ainda, Acalmando a mente.

Ter Zagonel

You might also like