You are on page 1of 44

REGIMES TRIBUTRIOS

Prof. Halan Crystian Criao e Desenvolvimento de Empresas www.halancrystian.blogspot.com

O principal objetivo de todo o progresso cientfico deve ser o homem e o seu destino.. para que as criaes da nossa inteligncia possam ser uma bno, e nunca uma maldio para a humanidade. (Albert Einstein)
30/10/2013 Regimes Tributrios 1

CONSIDERAES INICIAIS
A empresa comumente definida como uma unidade bsica do sistema econmico, cuja principal funo produzir bens e servios. Empresrios ticos e responsveis, almejam que sua criao, seu empreendimento, se fortalea e cresa continuamente. O crescimento empresarial atende no s aos anseios da cpula de diretores, mas tambm sociedade como um todo, pela contribuio no desenvolvimento econmico. Nos dias atuais, criar uma empresa criar um grande desafio, que deve ser enfrentado com coragem, persistncia, perspiccia, motivao, criatividade, empenho e acima de tudo, conhecimento. O conhecimento que lhe dar as bases fundamentais para a criao de uma empresa. Com observncia antevista aos passos que sero dados. Saber qual negcio abrir, quando abrir, e de que forma abrir, o passo inicial, de suma importantncia para o sucesso de qualquer organizao empresarial.
30/10/2013 Regimes Tributrios 2

INTRODUO

Antes mesmo da formalizao da empresa o empreendedor deve realizar o planejamento para criao de elementos para preparar o seu Plano de Negcios, contendo a maior quantidade possvel de dados, tais como: natureza do negcio, objetivo, habilidades necessrias, localizao, mercado, previso de vendas e projeo das necessidades de capital de giro. Dentro deste enfoque, um dos itens a ser considerado so os tributos que incidem sobre as empresas de modo geral, e que podero variar de acordo com o enquadramento da empresa, de grande e mdio porte, microempresa ou empresa de pequeno porte.

30/10/2013

Regimes Tributrios

REGIME TRIBUTRIO
Por mais importante que seja contratar um contador para sua
empresa, o empreendedor tambm deve estar ciente das vantagens e desvantagens em aderir a um dos trs sistemas tributrios bsicos existentes na legislao brasileira: simples, lucro real e lucro presumido. Primeiramente, os proprietrios de micro e pequenas empresas precisam refletir: ser que o Simples Nacional a melhor opo? Como mais fcil administrar uma empresa inscrita nos regimes de lucro presumido e no Simples, em que as alquotas so preestabelecidas, muitas vezes a escolha feita por praticidade, sem que os reais efeitos sejam avaliados.

30/10/2013

Regimes Tributrios

RT - Recomendaes
Para se escolher um regime, mediante enquadramento da
empresa, recomendada a realizao de uma simulao com todos os impostos no ltimo trimestre para ver qual o regime mais adequado para o ano seguinte. A escolha entre as trs opes de regime tributrio pode ser feita no comeo de cada ano. Para fazer essas anlises, devemos entender aspectos importantes dos trs regimes tributrios bsicos.

30/10/2013

Regimes Tributrios

RT - CONSIDERAES
A escolha certa do regime tributrio poder ocasionar

reduo de gastos com impostos em at 80%. A escolha certa ser decisiva no sucesso da empresa. Sonegao no o caminho. Sonegar crime.

30/10/2013

Regimes Tributrios

TRIBUTOS Sistema Constitucional

30/10/2013

Regimes Tributrios

TRIBUTOS
Tributos: uma prestao pecuniria compulsria, que no constitui
sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. art. 3 do CTN (Cdigo Tributrio Nacional). Existem textos legais que dividem os tributos em impostos, taxas e contribuies de melhoria (Constituio Federal, artigo 145, e CTN artigo 5).

Porm, devem tambm ser considerados tributos os emprstimos compulsrios e as contribuies sociais (tambm chamadas especiais ou parafiscais).

Assim, dividem-se os tributos em quatro categorias: impostos, taxas, emprstimos compulsrios e contribuies.

30/10/2013

Regimes Tributrios

TRIBUTOS
IMPOSTO Imposto um tributo de carter genrico que

independe de qualquer atividade ou servio do poder pblico em relao ao contribuinte. TAXA

Taxa um tributo relacionado com a prestao de algum servio pblico para um beneficirio identificado ou identificvel. O servio pode ser efetivo ou potencial, considerandose como potencial o servio posto disposio, ainda que no utilizado (ex: consumo mnimo de gua tratada).

30/10/2013

Regimes Tributrios

TRIBUTOS
EMPRSTIMO COMPULSRIO Emprstimo compulsrio um imposto qualificado pela
promessa de restituio. De acordo com uma corrente, este imposto teria natureza de contrato, embora ditado ou coativo. A maioria coloca-o entre os tributos. CONTRIBUIES So divididas em contribuies de melhoria, sociais que tambm so denominadas especiais ou parafiscais. A contribuio de melhoria um tributo sobre a valorizao de imvel particular, em decorrncia de obras pblicas realizadas. Exemplos de contribuies sociais (especiais ou parafiscais) so as contribuies para a seguridade social (art. 149 da CF),

30/10/2013

Regimes Tributrios

10

COMPETNCIA TRIBUTRIA
A competncia tributria envolve no s o poder de fiscalizar
e cobrar tributos, mas tambm o de legislar a respeito.

Assim, a competncia tributria, em estrito sentido legal, pertence exclusivamente Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios.

30/10/2013

Regimes Tributrios

11

TRIBUTOS
Sob o ponto de vista fiscal, ou seja, a incidncia de impostos
e taxas, as empresas tm uma classificao especial que vai depender de muitos fatores. Alguns estados ou municpios, atravs de legislao tributria prpria, podem diferenciar-se de outros. Assim, portarias, decretos, instrues normativas e leis municipais, estaduais e do governo federal vo determinar e regular esta classificao. Em linhas gerais, as empresas, de acordo com seu volume de faturamento e/ou volume de capital aplicado, podem ser divididas em dois grandes grupos:

- Empresas multinacionais de grande e mdio porte; - Micro empresas e empresas de pequeno porte.
30/10/2013 Regimes Tributrios 12

TRIBUTOS FEDERAIS
IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA JURDICA (IRPJ) O recolhimento obrigatrio, atravs de uma das formas
apresentadas a seguir:

Lucro Real: Alquota de 15% (quinze por cento) sobre o lucro real
obtido pela empresa. O recolhimento trimestral.

30/10/2013

Regimes Tributrios

13

TRIBUTOS FEDERAIS
IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA JURDICA (IRPJ) Lucro Presumido: Alquota de 15% (quinze por cento) O
recolhimento trimestral e calculado sobre um valor apurado mediante a aplicao da alquota correspondente ao Lucro Presumido estabelecido pela SRF. Abaixo a base de clculo:
Ramo de atividade
Revenda de combustveis e lubrificantes Comrcio, indstria, transporte de carga, servios hospitalares, venda de unidades imobilirias, etc. Transporte de passageiros, prestadores de servios (exclusivamente), quando o valor da receita bruta anual no for superior a R$ 120.000,00, exceto no transporte de cargas, servios hospitalares e sociedades civis de prestao de servios legalmente regulamentada.

Percentual
1,6% 8%

16%

Sociedades Civis de profisso regulamentada, intermediao de negcios, administrao, locao ou cesso de bens imveis e direitos de qualquer 32% 30/10/2013 natureza, etc... Regimes Tributrios 14

TRIBUTOS FEDERAIS
IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA JURDICA (IRPJ) Lucro Arbitrado: Se d pelo mesmo mtodo do lucro presumido
anterior, com uma diferena, a base de clculo reajustada em um valor fixo 20%, dispensando valores variveis mostrados na tabela anterior. Lucro Real: Alquota de 15% (quinze por cento) sobre o lucro lquido apurado com um adicional de 10% para o que exceder o valor de R$ 20.000,00, multiplicado pelo nmero de meses do perodo. A apurao trimestral ou anual.

30/10/2013

Regimes Tributrios

15

TRIBUTOS FEDERAIS
PIS 0,65% da receita bruta ( recolhimento mensal ) atravs de DARF,
cdigo 3885. COFINS 3% do faturamento bruto ( recolhimento mensal ) atravs de DARF, cdigo 2172.

30/10/2013

Regimes Tributrios

16

TRIBUTOS FEDERAIS
CONTRIBUIO SOCIAL 0,96% da receita bruta ( recolhimento mensal ), atravs de DARF
cdigo 2372, no caso de ser Microempresa, e cdigo 2484 para Pequena Empresa optante do regime de Lucro Presumido, ou 8% (oito por cento) do lucro apurado ( recolhimento mensal ), atravs de DARF, cdigo 2372, no caso de Lucro Real.

IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI) Verificar na Receita Federal a alquota correspondente ao produto

(recolhimento decendial), atravs de DARF, cdigo 1097 ( exceto: fumo, bebidas e automveis ). No caso de Microempresa e Empresas de Pequeno Porte (EPP) o recolhimento mensal.

30/10/2013

Regimes Tributrios

17

TRIBUTOS FEDERAIS
IMPOSTO SOBRE IMPORTAO (II) Verificar na Receita Federal a alquota correspondente mercadoria
classificada conforme a NBM (Nomenclatura Brasileira de Mercadorias).

30/10/2013

Regimes Tributrios

18

TRIBUTOS FEDERAIS - CS
EMPREGADOR ( OS SCIOS OU TITULAR ): - Obrigatoriedade de
recolhimento mensal atravs de carn (Guia de Recolhimento do Contribuinte Individual - GRCI), conforme tabela do INSS, normalmente publicada em jornais. EMPRESA: Recolhe a contribuio atravs da GRPS ( Guia de Recolhimento da Previdncia Social ), alquota de 20% sobre salrios, pr-labore dos scios e pagamento a autnomos. a) 20% sobre a remunerao bruta paga a empregados; b) 15% sobre a remunerao paga a empresrios (Pr-Labore) e autnomos; c) Taxa correspondente ao Seguro de Acidentes de Trabalho, varivel (1% a 3%) conforme a atividade da empresa e grau de risco do trabalho definido pela Ordem de Servio INSS/DAF n 57/92-SAT, sobre a remunerao bruta paga aos empregados; d) Terceiros: Taxa varivel conforme o cdigo FPAS (Fundo de Previdncia e Assistncia Social) relativo atividade da empresa, incidente sobre a remunerao paga aos empregados.

30/10/2013

Regimes Tributrios

19

TF-OUTROS TRIBUTOS
Contribuio Sindical EMPREGADOS E TRABALHADORES AVULSOS: O recolhimento

ser efetuado no ms de abril de cada ano ( CLT, art. 583 ). TRABALHADORES AUTNOMOS E PROFISSIONAIS LIBERAIS: O recolhimento ser efetuado no ms de fevereiro de cada ano (CLT, art. 583). PATRONAL: Normalmente deve ser recolhida at o ltimo dia til do ms de janeiro de cada ano. Recomendamos, porm, a consulta ao respectivo sindicato porque pode haver variaes ( CF, art. 8, inc. IV e CLT art. 578 e 579 ). - Obs.: As Contribuies Confederativa e Assistencial so obrigatrias apenas para os filiados ao sindicato ( CF, art. 8, inc. IV ).

30/10/2013

Regimes Tributrios

20

TF-OUTROS TRIBUTOS
FGTS (FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIO) As empresas em geral esto obrigadas ao recolhimento dos
depsitos para o FGTS. Para tanto, dever ser utilizada a Guia de Recolhimento do FGTS (GRE), criada para substituir a Relao de Empregados (RE), a Relao de Trabalhadores Avulsos (RTA) e a Guia de Recolhimento (GR). A GRE poder pr-emitida pela CEF ou apresentada sob a forma de disquete para computador ou, ainda, adquirida no comrcio. Dever ser Utilizada para cadastramento de novas empresas, recolhimento de depsito em atraso e para os recolhimentos normais do FGTS.

30/10/2013

Regimes Tributrios

21

TF-OPTANTES PELO SIMPLES


T F das empresas optantes pelo Simples Por meio do Simples (Sistema Integrado de Pagamento de
Impostos e Contribuies Federais das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - leis 9.317 de 05 de dezembro de 1996 e lei 9.732 de 11 de dezembro de 1998) , que a forma unificada de pagamento de vrios impostos e contribuies federais, as microempresas e as empresas de pequeno porte passaro a pagar vrios impostos e contribuies federais uma nica vez, e em uma nica data. O valor a ser pago no Simples calculado pelo faturamento mensal de acordo com a tabela aplicada sobre a receita bruta. A seguir, veremos a tabela:

30/10/2013

Regimes Tributrios

22

TF-TABELA DE TRIBUTOS
OBS.1: Alquota aplicvel com base na receita bruta acumulada mensal desde o incio do ano. OBS.2: Se uma Microempresa exceder o limite de faturamento, dever pagar o imposto com base nas alquotas aplicveis s empresas de pequeno porte a partir do ms em que o limite for excedido at o final do ano. Para o ano seguinte, dever pedir seu reenquadramento como empresa de pequeno porte. OBS.3: Se uma empresa de pequeno porte exceder o limite de faturamento ao longo do ano, a partir do ms em que limite for excedido at o final do ano dir pagar o imposto com base na alquota mxima para empresas de pequeno porte, acrescido de 20% no ano seguinte, a empresa ser excluda do Simples. OBS.4: Pessoa Jurdica contribuinte do IPI deve acrescentar 0,5% aos percentuais da tabela do Simples Federal.
23

30/10/2013

TRIBUTOS ESTADUAIS
Para os Estados que no aderiram ao Simples. ICMS (imposto sobre circulao de mercadorias e sobre
prestaes de servios de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicao) - Alquotas de 7% a 25% conforme artigo 54 do RICMS (Regulamento do ICMS); Recolhimento mensal.

30/10/2013

Regimes Tributrios

24

TRIBUTOS MUNICIPAIS
Tributos em municpios que no aderiram ao Simples: ISS (Imposto Sobre Servios) A empresa prestadora de servios, deve informar-se na Prefeitura

do Municpio onde estiver localizada sua sede sobre a alquota do ISS correspondente sua atividade. A alquota do ISS pode variar de 1% a 12% e o recolhimento mensal. TLIF (Taxa de Localizao, Instalao e Funcionamento) Verificar junto Prefeitura o valor da taxa, que varia conforme a atividade. O recolhimento anual.

30/10/2013

Regimes Tributrios

25

TRIBUTOS FEDERAIS - SIMPLES


Tributos Federais substitudos pelo Simples A inscrio no Simples implica o pagamento mensal unificado dos

seguintes impostos e contribuies: Imposto de Renda das pessoas jurdicas (IRPJ); Contribuio social sobre lucro lquido (CSLL); Contribuio para o financiamento da seguridade social (COFINS); Contribuio para PIS/PASEP; Contribuio da empresa sobre a folha de salrios, pro-labore, trabalhadores avulsos e autnumos, para seguridade social (INSS),; Imposto sobre produtos industrializados (no caso das empresas sujeitas a este imposto). OBS.: O Simples no substitui a cobrana dos demais impostos ou contribuies devidos na qualidade de contribuinte ou responsvel, em relao aos quais ser observada a legislao aplicvel as demais pessoas jurdicas.
Regimes Tributrios 26

30/10/2013

SIMPLES Como inscrever-se


A inscrio no Simples se dar por opo do contribuinte e
mediante requerimento de alterao cadastral no Cadastro Geral do Contribuinte do Ministrio da Fazenda (CGC/MF). Ao requerer a inscrio, a empresa dever informar a categoria em que quer se inscrever (microempresa ou empresa de pequeno porte), e se contribuinte do IPI, ICMS, ISS.

30/10/2013

Regimes Tributrios

27

SIMPLES
Recolhimento O Simples pago por meio do Darf Simples no 10
(dcimo) dia do ms subsequente receita auferida. Obrigaes As empresas inscritas no Simples Federal devem apresentar Declarao Simplificada Anual at o ltimo dia do ms de maio e manter livro caixa (com dados financeiros, inclusive a bancria) e livro de registro do inventrio.

30/10/2013

Regimes Tributrios

28

SIMPLES NO ESTADO DE SP
O governo do Estado de So Paulo instituiu o sistema de
imposto nico para microempresas e empresas de pequeno porte pela lei estadual 10.086, de 19 de novembro de 1998. Confira como fica a taxao de ICMS para quem aderir ao sistema: Receita bruta Alquota At R$ 83.700,00 Isento De R$ 83.700,01 a R$ 120.000,00 1% De R$ 120.000,01 a R$ 720.000,00 2,5%

30/10/2013

Regimes Tributrios

29

SIMPLES NO ESTADO DE SP

O recolhimento do imposto feito por meio do Gare estadual e deve ser feito at o dia 21 do ms subsequente apurao da receita. A adeso ao Simples paulista est vedada a empresas que no efetuem operaes exclusivamente ao consumidor final, sociedade com pessoas jurdicas, empresas com scio participante do capital de outra empresa, empresas quem possuam filial, que efetuem operaes de importaes ou que atuem em transporte de qualquer natureza. As empresas que aderirem ao Simples paulista devem manter livros fiscais (registro de entradas, registro de sadas, registro de inventrio, registro de utilizao de documentos fiscais) e elaborar Declarao Anual de Informaes e Apurao (at o ltimo dia til do ms de maro).

30/10/2013

Regimes Tributrios

30

SUPER SIMPLES

O Simples Nacional um regime tributrio diferenciado, e previsto na Lei Complementar n 123, de 14.12.2006, aplicvel s Microempresas e s Empresas de Pequeno Porte, a partir de 01.07.2007. A Lei Complementar n 123, de 14.12.2006 estabelece normas gerais relativas s Microempresas e s Empresas de Porte no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, abrangendo, no s o regime tributrio diferenciado (Simples Nacional), como tambm aspectos relativos s licitaes pblicas, s relaes de trabalho, ao estmulo, ao crdito, capitalizao e inovao, ao acesso justia, dentre outros.
30/10/2013 Regimes Tributrios 31

SUPER SIMPLES
O SUPERSIMPLES implica o recolhimento mensal, mediante
documento nico de arrecadao, dos seguintes tributos: Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurdica (IRPJ); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL); Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS); Contribuio para o PIS/Pasep; Contribuio para a Seguridade Social (cota patronal); Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao (ICMS); Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISS).
Regimes Tributrios

30/10/2013

32

Simples Nacional Regime Tributrio (ME e EPP)


1) Extinguiu o Simples Federal e o 2)
Simples Estadual. As empresas devero optar a partir de 01/07/2007, deste sistema (Simples Nacional) ou do Lucro Real ou Presumido.

Definio Simples Nacional


O SIMPLES Nacional foi institudo pela Lei Complementar
n 123, de 14/12/06 (Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas), e passou a vigorar a partir do dia 1/7/07. Em 2008 foi aprovada a Lei Complementar 128, atualizando e alterando alguns dispositivos.

Esse regime tributrio simplificado consiste no

recolhimento de oito tributos federais (IRPJ, IPI, CSLL, PIS/PASEP e COFINS), do ICMS estadual e do ISS municipal e da Seguridade Social, a cargo da pessoa jurdica, incidente sobre a folha de salrios, em documento nico de arrecadao criado pelo Comit Gestor.

Definio de ME e EPP
Microempresas: faturamento / receita
bruta at 240.000 no ano-calendrio.

EPP faturamento / receita bruta de

240.000 2.400.000 no ano-calendrio.

QUEM EST IMPEDIDO DE OPTAR PELO SIMPLES NACIONAL? COMO REGIME TRIBUTRIO

que preste servio de transporte

intermunicipal e interestadual de passageiros; que seja geradora, transmissora, distribuidora ou comercializadora de energia eltrica; que exera atividade de importao ou fabricao de automveis e motocicletas; que exera atividade de importao de combustveis;

QUEM EST IMPEDIDO DE OPTAR PELO SIMPLES NACIONAL? COMO REGIME TRIBUTRIO

1) 2)

Quem exera atividade de produo ou venda no atacado de: cigarros, cigarrilhas, charutos, filtros para cigarros, armas de fogo, munies e plvoras, explosivos e detonantes; bebidas a seguir descritas: a) alcolicas; b) refrigerantes, inclusive guas saborizadas gaseificadas; c) preparaes compostas, no alcolicas (extratos concentrados ou sabores concentrados), para elaborao de bebida refrigerante, com capacidade de diluio de at 10 (dez) partes da bebida para cada parte do concentrado;

REGIME TRIBUTRIO E MEI


Receita

Bruta Anual at R$ 36 mil.

Pagamentos em valores fixos mensais R$ 27,25 a 33,25, includa a contribuio pessoal do empreendedor para a Seguridade Social, o ICMS (Estadual) e o ISS (Municipal).
O

MEI fica isento dos demais tributos federais de responsabilidade da empresa


negcios esto deixando de formalizar-se como ME, visando beneficiar do regime tributrio que MEI se enquadra.

Pequenos

Estatstica de Optantes em mil


OPTANTES (EM MIL)
7.000

5.732
6.000

6.057

4.525
5.000

3.386
4.000 3.000 2.000

810
3.38 6
3.716

1.896 4.52

2.116

2.831

3.119

77

3.309

3.837

3.941

1.000 2007 2008 2009 2010


MEI

2011

2012

SIMPLES NACIONAL (EXCETO MEI)

LUCRO REAL OU PRESUMIDO


Qual o melhor regime? No lucro presumido, no importa quanto a empresa
realmente lucrou. No clculo do Imposto de Renda, o lucro considerado pelo Fisco ser de 32% da receita bruta para o setor de servios e de 8% para a indstria e quase todos os estabelecimentos comerciais.

30/10/2013

Regimes Tributrios

40

LUCRO REAL OU PRESUMIDO


De modo geral, o lucro presumido costuma ser a melhor
opo para quando o lucro for igual ou superior aos percentuais preestabelecidos pela Receita Federal. Assim, evita-se o pagamento de impostos sobre um lucro que no existiu efetivamente.

Para se beneficiar com a adoo desse sistema,

preciso ter despesas comprovadas com documentos como nota fiscais e contratos.

30/10/2013

Regimes Tributrios

41

CONSIDERAES FINAIS
No brasil, o CTN est em constante mudana e necessrio o
acompanhamento destas mudanas para que se possa fazer uma gesto eficiente, com tomadas de decises certeiras, no

tocante aos regimes tributrios.

30/10/2013

Regimes Tributrios

42

CONCLUSO
- So trs os regimes tributrios bsicos: simples, lucro real e lucro presumido. - Os regimes tributrios nas empresas possui variantes de acordo com o tipo e o faturamento de cada empresa. - A escolha do melhor regime imprescindvel para o desenvolvimento de empresas.

30/10/2013

Regimes Tributrios

43

OBRIGADO.

Fim
Uma mente que se abre, nunca volta ao seu tamanho original. Albert Einstein.

Prof. Halan Crystian Criao e Desenvolvimento de Empresas


COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de Direito Comercial: Registro de Empresa. Cap.3. Pag.36-42. 2008. REQUIO,Rubens Edmundo. Curso de Direito Comercial: Condies para o exerccio da atividade comercial. Cap.V. Pag.85-102. 2006. www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/6874093/101450844987010011-mg-1014508449870-1-001-1-tjmg/inteiro-teor www.ufrgs.edu.br/artigos www.ufsc.br/artigos www.usp.br/artigos

30/10/2013

Regimes Tributrios

44

You might also like