You are on page 1of 17

DEGRADAO E CONSERVAO DO MEIO AMBIENTE

O que seria ento poluio ambiental ?


Originalmente, poluio significa sujeira (do latim poluere= sujar),

Contexto atual mais que isso: poluio ambiental a degradao da qualidade ambiente com prejuzos qualidade de vida humana ou, mais especificamente, qualquer alterao na composio e caractersticas do ambiente que, direta ou indiretamente, impea ou dificulte a sua utilizao.

CICLO DA POLUIO
1a fase: ocorre a gerao e a emisso de poluentes pelas diversas fontes poluidoras existentes;

2a fase: ocorre o transporte e a difuso desses poluentes no ambiente. Nesta fase, as guas e os ventos, dentre outros fatores, tm papel preponderante; 3a fase: ocorre o contato dos poluentes com o homem, os animais, os vegetais, os bens materiais, etc., prejudicando, direta ou indiretamente, o homem e ficando assim caracterizada a poluio ambiental.

OS ONZE MAIORES POLUENTES MUNDIAIS


1. Dixido de Carbono 2. Monxido de Carbono 3. Dixido de Enxofre 4. xidos de Nitrognio 5. Fosfatos 6. Mercrio 7. Chumbo 8. Petrleo 9. DDT e outros pesticidas 10. Radiaes 11. CFC - O clorofluorcarbono, tambm conhecido como FREON

CLASSIFICAO DA POLUIO

Poluio Qumica.
Poluio Biolgica ou Orgnica.

Poluio Trmica.
Poluio Mecnica.

Poluio Radioativa.

POLUIO DA GUA
A legislao em vigor define a poluio hdrica como sendo "qualquer alterao nas caractersticas fsicas, qumicas e/ou biolgicas das guas, que possa constituir prejuzo sade, segurana e ao bem estar da populao e, ainda, possa comprometer a fauna ictiolgica e a utilizao das guas para fins comerciais, industriais, recreativos e de gerao de energia". De forma mais prtica, qualquer alterao nas caractersticas das guas que impea ou prejudique o seu uso.

PRINCIPAIS FONTES DE POLUIO HDRICA


Os despejos urbanos so: os esgotos domsticos, os resduos lquidos industriais e as guas pluviais provenientes da lavagem das reas urbanas. Os despejos rurais so basicamente: resduos lquidos da agroindstria lanados diretamente nos cursos d'gua e os resduos das atividades agropastoris normalmente carreados pelas guas de chuva.
Os despejos industriais que causam a contaminao pelas substncias txicas oriundas de processos industriais.

MEDIDAS DE CONTROLE DA POLUIO HDRICA


Medidas corretivas: Regularizao da Vazo do Rio, Aumento da Turbulncia e, Adio de uma Fonte Qumica Suplementar de Oxignio.

Medidas preventivas:

Tratamento dos Despejos, Levantamento Sanitrio e, Aplicao de uma Legislao Eficaz.

POLUIO DO SOLO

Formao do solo:

CLIMA GEOLOGIA TEMPO VEGETAO

POLUIO DO SOLO
do desmatamento que destri a cobertura vegetal protetora; da utilizao de queimadas para limpeza; da minerao de recursos no renovveis; da superlotao dos pastos com rebanhos; do cultivo de terras, exaustivamente, com monoculturas; do uso intensivo de agrotxicos no controle de pragas; do uso abusivo de fertilizantes; de projetos de irrigao mal orientados, provocando a eroso, a lixiviao e a laterizao; e, disposio inadequada do lixo.

POLUIO DO AR
A atmosfera o mais importante de todos os componentes no s do clima, como tambm da manuteno da vida na Terra. Troposfera - contm 75% da massa gasosa de toda atmosfera, todo vapor de gua e praticamente todos os aerossis. Estratosfera - estende-se da tropopausa at uns 50 km de altitude. Atmosfera superior comea a, com o nome de mesosfera, que vai at 90 km de altitude, Ionosfera, que vai at cerca de 1.000 km.

Entende-se a poluio do ar como sendo as modificaes sofridas pela atmosfera natural, que possam, direta ou indiretamente, causar prejuzos ao homem, criando condies nocivas sua sade, segurana e bem-estar, prejuzos fauna e flora e, ainda, prejuzos aos demais recursos naturais em todas as suas utilizaes consideradas normais.

PRINCIPAIS POLUENTES ATMOSFRICOS

Monxido de carbono (CO). Dixido de carbono (CO2). xidos de nitrognio (NOx). Dixido de enxofre (SO2). Material particulado (MP).

Hidrocarbonetos (HC).

Consequncias da Poluio do Ar

CHUVA CIDA

EFEITO ESTUFA

You might also like