You are on page 1of 16

NAFTA

Acordo Norte Americano de Livre Comrcio

O que ...
Trata-se de um gigantesco mercado de 440,5 milhes de pessoas e de um PNB superior a 8 trilhes de dlares. O NAFTA pode ser definido como uma tpica zona de livre comrcio:as bases do acordo que definiram a sua formao limitam-se livre circulao de mercadorias entre os pases-membros, por meio da eliminao das barreiras legais e das tarifas alfandegrias. Esse bloco bastante limitado na integrao econmica entre os seus componentes.

Fundao...
1988- Tudo comeou com a interdependncia entre as economias dos EUA e do Canad, que assinaram um tratado de livre comrcio entre ambos, o Canad US Free Trade Agreement. 1990- O outro pas fronteirio com os EUA, o Mxico, situado ao sul, logo props um tratado semelhante e o Canad resolveu aderir s negociaes.

1991- Aps estudos e intensas discusses o tratado foi formalizado e assinado. 1994- Entrou em vigor em 1 de janeiro.

Proposta Principal...

Tem o objetivo de ampliar os horizontes de mercado dos pases- membros e maximizar a produtividade interna. Essa maximizao se d por meio da liberdade de ao das empresas no mbito da organizao, o que permite que elas se implantem, de acordo com suas especializaes, nos pases que apresentarem menores custos dos fatores de produo.

Enfrentar a concorrncia da economia japonesa europia.

Pases Membros...

Estados Unidos... - Em 1990 o presidente George Bush lanou uma proposta de criao de uma zona de livre comrcio abrangendo todas as Amricas. Ficou patente a retomada do interesse norte- americano pela AmricaLatina. - Os EUA tm ainda outro objetivo com esse tratado:

tentar diminuir as intensas migraes de mexicanos (e outros Latino-Americanos, que em geral passam pelo Mxico) em direo aos EUA. O desenvolvimento do norte desse pas Latino-Americano, com a criao de emprego e grande quantidade, seria uma forma de fazer essas populaes ficarem por l e no prosseguirem a viagem at os EUA. - Outro elemento a destacar nessa integrao econmica que, com o NAFTA, os EUA podem enfrentar melhor a concorrncia com a Unio Europia e at mesmo com o Japo, que estreita seus laos comerciais com os vizinhos no leste e sudeste da sia.

Mxico...
Apresentou grande expanso econmica, importantes fatores de produo, como mo de obra e matrias primas, a custos relativamente mais baixos do que nos demais pases da organizao. Nos anos 80 grande nmeros de empresas Norte-Americanas j se instalou no pas em busca de mo de obra barata e fugir dos elevados impostos e salrios pagos nos EUA.

Canad...

Em 1988 se juntou com os EUA e formou um bloco chamado de Acordo de Liberao Econmica.

Pontos Positivos...

Os EUA, trabalhando com amigos e aliados , construram um sistema de expanso do comrcio e de segurana coletiva, reconstruindo as economias de ex- inimigos e, no processo, criando um ambiente global que fomentou o crescimento econmico em mbito mundial.

Desenvolvimento econmico sustentvel mais eqitativo atravs da Amrica-Latina e do Caribe, para benefcios de nossas populaes combinadas, de 700 milhes de habitantes.

Principais Problemas...

Os EUA impuseram novas restries circulao dos caminhes de carga procedentes do Mxico nas estradas desnudou novamente as diferenas em Washington em torno da aplicao plena do tratado do NAFTA, assinado entre os dois pases mais o Canad, o acordo assegurou a livre circulao de veculos de transporte de carga nas trs naes, ou seja os EUA no respeitam seguindo completamente as regras do acordo, pois impe certas restries ao comrcio de veculos

Mexicanos, por exemplo. Vicente Fox, presidente do Mxico, ameaou barrar o acesso de caminhes americanos s estradas de seu pas, caso o governo dos EUA no liberem o trnsito de caminhes do Mxico em territrio Americano. Mas o acesso dos caminhes Mexicanos a todo territrio americano, que devia ter ocorrido em 1995 esteve previsto para janeiro deste ano, at o momento os veculos s podiam transitar por uma faixa restrita de 32 km. Na regio fronteiria de onde tinham de transferir a carga caminhes de empresas americanas.

Sob a medida do Senado Americano, os caminhes de empresas mexicanas no poderiam transitar alm dessa faixa at se submeterem a uma auditoria e apresentar documentos de seguro do veculo, entre outros requisitos.

Relao com o Brasil...

A sua relao com o Brasil que do interesse dos EUA criar uma zona de livre comrcio abarcando todos os pases americanos (com exceo de Cuba) e constituir a ALCA (rea de Livre Comrcio das Amricas), de modo a reafirmar sua hegemonia sobre o continente. As negociaes foram iniciadas na Cpula de Miami em dezembro de 1994 e os EUA pretendem implantar a ALCA at 2005. til e vivel aos EUA pois assim podero comercializar livremente e centralizar a mo de obra aonde ela mais barata, no Brasil, por exemplo.

You might also like