You are on page 1of 21

Universidade Federal do Cear UFC Centro de Humanidades CH Departamento de Literatura DL Curso de Letras Disciplina: Literatura Portuguesa I Prof. Ms.

Ms. William Craveiro

Trovadorismo: Cancioneiros e Cantigas de Santa Maria

Fortaleza CE 2011

Cancioneiros Trovadorescos
Cancioneiro: coletnea de canes ou de poemas (a partir do Humanismo). Foram confeccionados para evitar que as cantigas trovadorescas se perdessem, com o passar do tempo. Geralmente, os responsveis por esses registros de oratura (os cancioneiros) eram os mecenas (notadamente os reis). A Idade Mdia portuguesa legou-nos alguns cancioneiros (O Livro de Trovas de D. Afonso, O Livro de Trovas de D. Dinis...); no entanto, apenas trs chegaram aos nossos dias: Cancioneiro da Ajuda: cancioneiro do tempo de D. Afonso III (sculo XIII). Logo, muito da vasta produo trovadoresca dos tempos de D. Dinis no se encontra nesse cancioneiro. No seu interior h cerca de 310 cantigas, quase todas de amor. O seu organizador deixou de fora as cantigas de amigo e as cantigas satricas (escrnio e maldizer), talvez por julgar que eram demasiadamente vulgares (no bom e no mau sentido da palavra). Cancioneiro rico em iluminuras.

Frontispcio do Palcio Nacional da Ajuda e Biblioteca do Palcio da Ajuda

Cancioneiro da Vaticana: cancioneiro descoberto na Biblioteca do Vaticano (Vaticana). Cpia italiana do sculo XV, de original do sculo anterior. Possui cerca de 1205 cantigas, entre lrico-amorosas (de amor e de amigo) e satricas (de escrnio e de maldizer). Inclui composies do tempo de D. Afonso III e de D. Dinis.

Biblioteca do Vaticano (Vaticana) e um dos flios do Cancioneiro da Vaticana

Cancioneiro da Biblioteca Nacional (ou de Colocci-Brancutti): o mais completo dos cancioneiros trovadorescos portugueses. Traz, no seu interior, cerca de 1647 cantigas, entre lrico-amorosas (cantigas de amor e de amigo) e satricas (de escrnio e de maldizer). Essas produes pertencem tanto poca de D. Afonso III quanto poca de D. Dinis. Alm disso, o nico cancioneiro que traz, nas suas primeiras pginas, um tratado de potica: a Arte de Trovar (ou Arte de Trobar, ou, ainda, Potica Fragmentria").

A Arte de Trovar
Tambm conhecido por Arte de Trobar e por Potica Fragmentria. Tratado de potica medieval portugus, acfalo, encontrado nas primeiras pginas (flios 03 e 04) do Cancioneiro da Biblioteca Nacional (ou de Colocci-Brancutti). Transcrito uma parte por Colocci e outra parte por um copista identificado por mo A, de acordo com A. Ferrari. Diferentemente do que acontece com as tolosanas Leys dAmors, de Guillem Molinier, e com as Artes catals, que so eivadas de um didatismo ativo, a Arte de Trovar procura apenas classificar, com base em determinadas caractersticas, as cantigas trovadorescas.

Num primeiro momento, a Arte de Trovar procura classificar as cantigas (tipos e subtipos) com base nas caractersticas de cada uma (tanto aquelas ligadas ao contedo quanto aquelas ligadas forma), com o claro objetivo de levar o leitor ao reconhecimento dessas cantigas dentro do Cancioneiro. Num segundo momento, a Arte de Trovar apresenta captulos voltados concordncia dos tempos verbais, aos tipos rmicos e aos erros que os trovadores cometiam ao realizar suas composies. Porm, o objetivo maior da Arte de Trovar era mesmo o classificatrio. Esse foi realizado at a exausto, dando conta de tipos e de subtipos das cantigas trovadorescas.

Apesar de ter realizado muito bem a classificao das cantigas, percebe-se uma grande preocupao em definir os gneros menores ou subtipos, ao passo que os gneros maiores e mais importantes carecem de uma melhor descrio.
A Arte de Trovar um tratado de potica bastante breve. Alguns acreditam que foi feito s pressas ou, ento, que foi elaborado depois do perodo em que foram realizadas as cantigas trovadorescas, o que justificaria uma possvel incompetncia de seu autor no que se refere a um agudo conhecimento dos processos poticos do Trovadorismo.

Cantigas de Santa Maria


Originrias do Sul da Frana (Provena), encontraram, na Pennsula Ibrica, muitos adeptos; dentre estes, notabilizou-se, sobremaneira, D. Alfonso X, o sbio rei de Castela.

D. Alfonso X, antes de se dedicar s Cantigas de Santa Maria, havia j se aventurado por cantigas profanas; notadamente pelas Cantigas de Amor, do que nos d prova o Cancioneiro da Biblioteca Nacional. As Cantigas de Santa Maria, como o prprio nome j sugere, so composies realizadas com o intuito de exaltar Nossa Senhora. Na Baixa Idade Mdia, composies desse tipo tornaram-se muito comuns, devido atmosfera de cristianizao que varria a Europa de ponta a ponta. As Cantigas de Santa Maria, de D. Alfonso X, podem ser classificadas da seguinte forma: Cantiga-prlogo: a primeira cantiga do cdice. Nela podemos obter todas as informaes acerca do cdice: desde quem comps as cantigas (D. Alfonso X) at o que o compositor esperava receber por galardo (presente), passando, claro, pelos motivos que o levaram a realizar tais composies (ser agraciado com milagres).

Miragres: cantigas de carter narrativo. Tinham por intuito contar/cantar os milagres realizados pela Virgem Maria. A simples cura de uma doena ou a resoluo de um problema do Reino, em termos administrativos, geralmente era considerado um milagre. Merecia, portanto, ser contado/cantado. Geralmente, os milagres estavam ligados D. Alfonso X e sua famlia. As cantigas tinham, portanto, um carter autobiogrfico e autopromocional. Loores: cantigas de teor lrico. Tinham por objetivo exaltar a Virgem Maria, sozinha ou ao lado do Menino Jesus. Maria era constantemente apresentada, nas cantigas do tipo loor, como advogada dos homens perante seu filho.

Pition: ltima cantiga do cdice. Nela, D. Alfonso X, depois de exaltar a Virgem Maria em cantigas anteriores (loores) e de contar/cantar os milagres por ela realizados (miragres), resolve, ento, pedir-lhe um galardo, um presente.

As Cantigas de Santa Maria, diferentemente do que ocorre com as cantigas lrico-amorosas e com as cantigas satricas, profanas, no se encontram reunidas em cancioneiros, mas em cdices, nomeados, estes, com letras do alfabeto. Chegaram at ns trs redaes (ou edies) de cdices. O cdice mais completo traz 420 textos. Os cdices em que podemos encontrar as Cantigas de Santa Maria so bastante completos: no s trazem belas iluminuras como tambm a pauta musical das cantigas. Na organizao das Cantigas de Santa Maria h um constante trabalho com a numerologia (misticismo cristo): o nmero 5 e seus mltiplos, ligados ao culto mariano, e o nmero 7, ligado perfeio, aparecem o tempo todo, ao longo do cdice.

Audio das Cantigas


Martin Codax Mia irmana fremosa, treides comigo a la igreja de Vigo, u o mar salido, e miraremos las ondas. Mia irmana fremosa, treides de grado a la igreja de Vigo, u o mar levado, e miraremos las ondas. A la igreja de Vigo, u o mar salido, e verr i, mia madre, o meu amigo e miraremos las ondas. A la igreja de Vigo, u o mar levado, e verr i, mia madre, o meu amado e miraremos las ondas

Audio das Cantigas


Martin Codax Ondas do mar de Vigo, se vistes meu amigo! E ai Deus, se verr cedo! Ondas do mar levado, se vistes meu amado! E ai Deus, se verr cedo! Se vistes meu amigo, o por que eu sospiro! E ai Deus, se verr cedo! Se vistes meu amado, por que hei gran cuidado! E ai Deus, se verr cedo!

Audio das Cantigas


Martin Codax Ai ondas que eu vin veer, se me saberedes dizer por que tarda meu amigo sen m? Ai ondas que eu vin mirar, se me saberedes contar por que tarda meu amigo sen m?

Audio das Cantigas


Martin Codax Quantas sabedes amar amigo treides comig'a lo mar de Vigo e banhar-nos-emos nas ondas. Quantas sabedes amar amado treides comig'a lo mar levado e banhar-nos-emos nas ondas. Treides comig'a lo mar de Vigo e veeremo-lo meu amigo e banhar-nos-emos nas ondas. Treides comig'a lo mar levado e veeremo-lo meu amado e banhar-nos-emos nas ondas.

Audio das Cantigas


Martin Codax Eno sagrado, en Vigo, bailava corpo velido: amor hei! En Vigo, no sagrado, bailava corpo delgado: amor hei!

Que nunca houver'amigo, ergas no sagrad', en Vigo: amor hei!


Que nunca houver'amado, ergas en Vigo, no sagrado: amor hei!

Bailava corpo velido, que nunca houver'amigo: amor hei!


Bailava corpo delgado, que nunca houver'amado: amor hei!

Audio das Cantigas


D. Alfonso X Porque trobar cousa em que jaz entendimento, porm que-no faz h-o d' haver, e de razom assaz, per que entenda e sbia dizer o que entend' e de dizer lhe praz, ca bem trobar assi s' h de fazer. E, macar eu estas duas nom hei com' eu querria, pero provarei a mostrar ende um pouco que sei, confiand' em Deus, ond' o saber vem; ca per Ele tenho que poderei mostrar, do que quero, alga rem.

Audio das Cantigas


D. Alfonso X
Porque trobar cousa em que jaz entendimento, porm que-no faz h-o d' haver, e de razom assaz, per que entenda e sbia dizer o que entend' e de dizer lhe praz, ca bem trobar assi s' h de fazer. E, macar eu estas duas nom hei com' eu querria, pero provarei a mostrar ende um pouco que sei, confiand' em Deus, ond' o saber vem; ca per Ele tenho que poderei mostrar, do que quero, alga rem. E o que quero dizer loor da Virgem, madre de Nostro Senhor, Santa Maria, que st' a melhor cousa que El fez; e por aquest' eu quero seer hoimais seu trobador, e rogo-lhe que me queira por seu

trobador e que queira meu trobar receber, ca per el quer' eu mostrar dos miragres que ela fez; e ar querrei-me leixar de trobar des i por outra dona, e cuid' a cobrar per esta quant' enas outras perdi. Ca o amor desta senhor tal que que-no h, sempre per i mais val, e, poi-lo gaanhad' h, nom lhe fal, senom se per sa grand' ocajom, querendo leixar bem e fazer mal (ca per esto o perd', e per al nom). Porm dela nom me quer' eu partir, ca sei de pram que, se a bem servir, que nom poderei em seu bem falir de o haver, ca nunca i faliu quem lho soube com mercee pedir, ca tal rogo sempr' ela bem oiu. Onde lhe rogo, se ela quiser, que lhe praza do que dela disser em meus cantares, e, se lh' aprouguer, que me d galardom com' ela d aos que ama; e que-no souber, por ela mais de grado trobar.

Audio das Cantigas


D. Alfonso X
Rosas das rosas e Fror das frores, Dona das donas, Sennor das sennores. Rosa de beldad' e de parecer e Fror d'alegria e de prazer, Dona en mui piadosa seer, Sennor en toller coitas e doores. Rosa das rosas e Fror das frores... Atal Sennor dev' ome muit' amar, que de todo mal o pode guardar; e pode-ll' os peccados perdar, que faz no mundo per maos sabores. Rosa das rosas e Fror das frores...

Devemo-la muit' amar e servir, ca punna de nos guardar de falir; des i dos erros nos faz repentir, que nos fazemos come pecadores. Rosa das rosas e Fror das frores... Esta dona que tenno por Sennor e de que quero seer trobador, se eu per ren poss' aver seu amor, dou ao demo os outros amores. Rosa das rosas e Fror das frores...

Audio das Cantigas


D. Alfonso X
Santa Maria, strela do dia, mostra-nos via pera Deus e nos guia. Ca veer faze-los errados que perder foran per pecados entender de que mui culpados son; mais per ti son perdados da ousadia que lles fazia fazer folia mais que non deveria. Santa Maria, strela do dia, mostra-nos via pera Deus e nos guia. Amostrar-nos deves carreira por gar en toda maneira a sen par luz e verdadeira que tu dar-nos podes senlleira; ca Deus a ti a outorgaria e a querria por ti dar e daria.

Santa Maria, strela do dia, mostra-nos via pera Deus e nos guia. Guiar ben nos pod' o teu siso mais ca ren pera Parayso u Deus ten senpre goy' e riso pora quen en el creer quiso; e prazer-m-ia se te prazia que foss' a mia alm' en tal compannia. Santa Maria, strela do dia, mostra-nos via pera Deus e nos guia.

You might also like