You are on page 1of 10

Socializao

Pedro Gomes n20 12H2

Nota: 19

Processo de socializao
Um ser humano na altura do seu nascimento culturalmente em branco. Mas medida que toma contacto com o ambiente que o rodeia, este torna-se um ser cultural. Em criana o ser humano vai tomando conscincia do que lhe exterior, repetindo e imitando atitudes e comportamentos que identifica em outros indivduos. Gradualmente vai-se assimilando valores e normas, adoptando atitudes e comportamentos, aprendendo tcnicas e praticas. Todo esse conhecimento adquirido tanto por interao com outros indivduos como pela transmisso da cultura (material e imaterial) ao longo das geraes. Tal como aprendemos um jogo, jogando-o, tambm aprendemos a viver, vivendo. Somos socializados atravs das prprias actividades em que participamos. Peter Worsley, Introduo Sociologia

Socializao e integrao social


Os modelos de comportamento interiorizados durante
processo de socializao faz-nos partir do principio que todos os indivduos iro agir de seguida com esses padres.

Mesmo assim a interiorizao desses modelos de comportamento no obrigam ao seu efetivo cumprimento. Todavia, as sanes sociais, religiosas, morais e fsicas que recaem sobre o infractor, ou o
sentimento de estar a fazer o que no correcto, dificultam ou impedem o desvio norma.

Isto prova que a nossa liberdade de agir no absoluta, pois a integrao e aceitao social exige que sejam aceites os modelos formais do grupo social onde se est inserido. A socializao surge assim, como um processo de integrao que motiva o desenvolvimento da cooperao e da solidariedade entre os membros do grupo, permitindo a sobrevivncia do prprio grupo

Socializao e integrao social


Portanto, a socializao um processo pelo qual o grupo transmite aos seus membros os traos culturais que o identificam e, simultaneamente, o individuo realiza a interiorizao e assimilao dessa identidade tornando-se assim membro de um grupo. Pegando como exemplo uma criana que entra pela primeira vez na escola, deparando-se com o seu primeiro processo formal de socializao. Se a criana actuar de acordo com o comportamento esperado, ou seja segundo as normas, ela ser aceite e recompensada. Por outro lado, se a criana se comportar de forma diferente das expectativas do novo grupo em que se encontra, ela ser punida e, eventualmente, rejeitada.

Mecanismos de socializao
Interiorizao das normas e modelos comportamentais por: Tentativas Erros Repeties

Aprendizagem

Mecanismos de Socializao

Imitao

Copia de comportamentos observados

Identificao

Identificao com outra pessoa que se considera prxima e apropriao dos seus comportamentos

Agentes da socializao
Famlia

Agentes de socializao

Escola

Comunicao social

O papel dos meios de comunicao social na socializao


O papel dos meios de comunicao, em especial da televiso, no processo de socializao evidente se nos lembrarmos que os jovens hoje, em particular nas sociedades industrializadas, passam horas em frente da televiso.
Ao longo de uma boa parte do dia, os jovens so confrontados com os valores, as ideias e os modelos de comportamento transmitidos pelos programas televisivos e vo reconstruindo o seu processo de socializao. Se certo que a famlia funciona, fundamentalmente, na infncia, no podemos recusar a importncia da escola, dos meios de comunicao e de outros agentes na socializao durante toda a nossa vida.

O papel dos meios de comunicao social na socializao


Se bem que o processo de socializao ocorra ao longo de toda a vida do individuo e que os diferentes agentes de socializao se encontrem sempre presentes, eles revestem-se de importncia desigual ao longo da nossa vida.

Se a famlia o agente dominante na infncia e os meios de comunicao parecem ter um papel determinante em todos os perodos, a escola domina a pr-adolescncia e na adolescncia, partilhando o seu papel com o grupo de amigos.

O grupo de amigos tem importncia na socializao


De facto, muito em especial nos adolescentes, o grupo de amigos constitui-se num referencial para cada individuo.
Formado por indivduos com aspiraes, modelos e comportamentos relativamente semelhantes, o grupo de amigos encarna o papel de suporte de cada jovem adolescente em situaes de confronto com a autoridade dos pais ou dos professores, de crises de identidade face s mudanas que a adolescncia atravessa.

Sntese
Caractersticas:

Socializao

Processo global
Processo interactivo Processo continuo Processo dinmico

Primaria: Processo por meio do qual a criana se transforma em membro participante da sociedade.

Secundria: Processos posteriores por meio dos quais o individuo faz a aprendizagem de novos papis.

Socializao
Etapas: Infncia Juventude/Adolescncia Maturidade ou idade adulta Agentes:

Famlia
Escola Amigos Comunicao social

Outras instituies

You might also like