You are on page 1of 27

Saresp

Histria

H31 Relacionar a inexistncia da propriedade privada da terra entre as naes indgenas antes da chegada dos europeus e os modelos implantados pelos colonizadores na Amrica. Observe as figuras.
VIDA COMUNITARIA NO INTERIOR DE UMA OCA CAPITANIAS HEREDITARIAS

Fonte: Disponvel em: b/168905520/>. http://flickr.com/photos/dani Acesso em: jan. 2009

Fonte: Disponvel em: <http://www.juserve.de/rodrigo/atlas%20historico/ Capitanias%20Heredit%E1rias.jpg>. Acesso em: jan. 2009.

As imagens acima apresentam duas formas diferentes como grupos humanos do passado brasileiro se relacionaram com a posse do territrio: a primeira, de forma comunitria; a segunda, com base na diviso das terras entre alguns poucos donos. Elas correspondem, respectivamente, s sociedades: a. Barbara e catlica.

b. europia e nativa.
c. indgena e portuguesa. d. subdesenvolvida e civilizada.

A 6,4%

B 8,8%

C 74,1%

D 10,5%

Com base na anlise de imagem retratando uma comunidade indgena e no mapa das capitanias hereditrias, os alunos deveriam identificar a que sociedades pertenciam os diferentes modelos de ocupao territorial, prprios do passado brasileiro. Respectivamente, a forma comunitria como sendo indgena e a portuguesa concentrando a terra nas mos de poucos. Um nmero significativo de alunos, 74,1%, assinalou a alternativa correta, a de letra C, demonstrando compreenso dos conhecimentos focalizados no item.

H05 Estabelecer relaes entre as manifestaes culturais do presente e as razes histricas de sua constituio. Leia o texto e responda a questo. Na poca da escravido, os senhores de escravos no comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou ps, e davam essas partes rejeitadas aos seus escravos. Como a alimentao dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijo, utilizavam maneiras e temperos provenientes da frica para melhorar e variar um pouco o gosto dos alimentos. Desta forma, os escravos resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e junta-las com o feijo, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, alem de adicionar gua, sal e pimentas diversas aquela mistura. Proveniente da fuso de costumes alimentares europeus com a criatividade do escravo africano, criou-se a feijoada, que se tornou um dos principais smbolos da culinria nacional.
Fonte: Disponvel em: <www.historiadetudo.com>. (adaptado)

A partir da leitura do texto, correto afirmar que a feijoada:

a. uma manifestao cultural com origem na escravido.


b. no possui razes histricas. c. influenciou politicamente a abolio dos escravos. d. e fruto da bondade dos senhores de escravos.

Com base na anlise de excerto que descreve a 12,7% origem da feijoada como12,5% elemento integrante da 63,7% 10,7%

cultura brasileira, o aluno deveria identificar, dentre as alternativas, aquela que relaciona a sua origem com a escravido. 63,7% dos alunos assinalaram a alternativa A como a correta, demonstrando compreenso do texto. Os demais alunos ficaram distribudos nas outras alternativas, o que aponta que mais de 30% dos alunos possuem dificuldades em interpretao textual, j que chegar resposta correta demandava exclusivamente a compreenso do excerto apresentado, dispensando, neste caso, conhecimentos prvios a respeito do assunto.

H27 Identificar processos histricos relativos s atividades econmicas, responsveis pela formao e ocupao territorial. Observe o mapa abaixo.

O mapa ao lado mostra elementos da economia colonial durante o sculo XVIII. Sua observao permite afirmar que o produto econmico responsvel pela ocupao do maior nmero de regies no interior do territrio era: a. minerao. b. cana-de-acar. c. pecuria. d. pau-brasil.

Fonte: Disponvel em: <www.geocities.com>.

A 8,3%

B 15,7%

C 54,8%

D 20,9%

Este item solicita ao aluno habilidade de anlise cartogrfica a partir de mapa sobre a economia colonial brasileira no sculo XVIII. A resposta adequada demandava a identificao dos dados contidos na legenda, relativos a diferentes atividades econmicas desenvolvidas no decorrer do perodo colonial e a sua relao com a ocupao do territrio, levando assim identificao daquela atividade responsvel pela ocupao de um maior nmero de regies interioranas. 54,8% dos alunos demonstraram possuir habilidades para a anlise necessria, assinalando corretamente a alternativa C. Aqueles que assinalaram as alternativas B ou D provavelmente o fizeram devido dificuldade em ler o mapa e a sua legenda e, por esse motivo, devem ter assinalado as alternativas que representavam atividades econmicas do incio da colonizao, relacionando-as ao que constatava como proposio no descritor, ou seja, ocupao do territrio.

H03 Reconhecer a importncia do patrimnio tnico-cultural para a preservao da memria e o conhecimento da histria. Observe a figura abaixo. Pelourinho, Salvador Bahia.

O Pelourinho, bairro localizado no centro histrico de Salvador Bahia, ainda conserva casas, igrejas e outras construes tpicas do Brasil colonial. Por isso, seu conjunto arquitetnico foi considerado Patrimnio Histrico da UNESCO. Sobre a importncia do Pelourinho, podemos afirmar que: a somente as casas precisam ser preservadas para uma valorizao no mercado imobilirio. b. tanto o conjunto arquitetnico quanto as tradies do povo so parte do patrimnio tnico cultural brasileiro. c. a rapidez das mudanas hoje torna intil a tarefa de preservao de casas velhas e das tradies passadas. d. o Pelourinho merecia ser destrudo para apagar a triste memria de palco de violncia contra escravos.

a 14,9%

b 58,1%

c 16,6%

d 10,3%

Neste item, 58% dos alunos assinalaram como correta a alternativa B, apontando adequadamente que se deve considerar tanto as tradies do povo quanto os conjuntos arquitetnicos do Pelourinho, que integram o patrimnio tnico-cultural brasileiro. As demais alternativas foram assinaladas em propores equivalentes o que no denota uma dificuldade especfica, embora possamos deduzir que esses alunos, provavelmente, ainda no entenderam o conceito de patrimnio tnico-cultural.

H09 Reconhecer a importncia do trabalho escravo para as sociedades antigas. Em muitas das sociedades da Antiguidade, caso do Egito, povos da Mesopotmia, polis gregas, Macednia, Roma, era comum o aprisionamento de soldados inimigos no transcurso das constantes guerras.Esses prisioneiros podiam ser vendidos, se tornando propriedade de seus senhores e realizando inmeras tarefas a eles designadas. Essa caracterstica, comum nas sociedades antigas, pode ser descrita como: a. escravismo. b. democracia. c. vassalagem. d. despotismo esclarecido.

a 59,1%

b 16,9%

c 16,2%

d 7,5%

Este item solicitava que o aluno fosse capaz de identificar, dentre culturas da Antiguidade, o escravismo como uma caracterstica comum a elas. Praticamente 60% dos alunos demonstraram conhecer o tema e dominar o conceito de escravismo, j que assinalaram como correta a alternativa de letra A. interessante observar que quase 30% dos alunos assinalaram as alternativas B e C de forma equitativa, demonstrando reconhecer os conceitos de democracia e vassalagem, embora no saibam o seu real significado. A letra D, que continha o conceito de despotismo esclarecido foi a que suscitou menor adeso, provavelmente pelo fato de esse conceito exceder o repertrio da srie/ano avaliada.

H10 Identificar as principais caractersticas do sistema de trabalho na Idade Mdia europia. Observe a figura abaixo.

Assinale a opo que contm as afirmativas corretas: a. apenas I e II. b. apenas II e III. c. apenas I e III. d. I, II e III.

A ilustrao abaixo mostra o trabalho agrcola no feudalismo. A esse respeito, leia algumas afirmativas sobre o trabalho dos servos medievais que estavam submetidos a um senhor feudal, proprietrio das terras. I. Trabalhavam apenas em algumas estaes do ano. II. Trabalhavam principalmente no campo, em atividades agrrias. III. Trabalhavam presos a terra, no podendo sair dela sem a permisso do senhor feudal.

a 17,0%

b 54,9%

c 13,2%

d 14,7%

A observao da imagem que compe a questo o elemento disparador para que o aluno se sintonize no tema abordado: o trabalho dos servos medievais no feudalismo. Uma parcela significativa, 54,9%, apontou como correta a alternativa B, aquela que identifica como corretas as frases II e III, ou seja, aquelas que contm algumas das caractersticas fundamentais do sistema feudal: a predominncia das atividades agrrias, o fato de os servos estarem presos terra e s relaes com o senhor feudal. As demais alternativas foram marcadas de forma equitativa, sugerindo a ausncia de conhecimentos em relao ao tema ou, ainda, uma dificuldade em lidar com o formato do item.

H21 Identificar os principais fundamentos religiosos e sociais das cruzadas medievais. Leia o relato do historiador rabe Ibn al-Athir sobre as expedies cristas conhecidas como Cruzadas (sculos XI a XIII) e a conquista de Jerusalm. A populao da Cidade Santa [Jerusalm] foi morta pela espada, e os Frank [francos, soldados cristos]massacraram os muulmanos durante uma semana. Na mesquita [templo muulmano] eles mataram mais de setenta mil pessoas. Um dos objetivos das cruzadas era: a. controlar as rotas martimas para o comercio de especiarias. b. conquistar a atual Palestina considerada Terra Santa. c. combater os terroristas radicais islmicos. d. obter ouro e metais preciosos.

a 16,3%

b 51,0%

c 17,1%

d 15,3%

Segundo relato de historiador rabe os alunos deveriam identificar como um dos objetivos das Cruzadas conquistar a atual Palestina, considerada Terra Santa. Da totalidade de alunos avaliados, 51% responderam adequadamente assinalando como correta a alternativa B. Os demais resultados encontram-se distribudos de forma equitativa o que nos leva a crer que a suposta ausncia de conhecimentos especficos, aliada a algum tipo de dificuldade de leitura, possa explicar esse quadro.

H23 Descrever as relaes entre a sociedade e a natureza em vrios contextos espaos-temporais. Leia o texto e responda a questo. Egito, uma ddiva do Nilo No perodo das cheias, as guas do Nilo inundavam as terras de suas margens e depositavam hmus

(substancia fertilizante que resultava da decomposio de restos vegetais e animais). Quando o rio retornava
ao nvel normal, o solo que tinha sido inundado estava adequado para o cultivo agrcola. A frase do historiador grego Herdoto que visitou o Egito no sculo V a.C. permite a compreenso da relao entre:

a. religio e sociedade.
b. religio e poder. c. sociedade e natureza. d. divindade e natureza.

a 14,0%

b 17,5%

c 48,3%

d 20,0%

Neste item os alunos analisam excerto atribudo ao historiador grego Herdoto que, em visita ao Egito no sculo V a.C. estabeleceu relaes entre sociedade e natureza ao se referir s enchentes do Rio Nilo e subseqente fartura agrcola propiciada pelo fenmeno. Essa relao foi identificada adequadamente por 48,3 % dos alunos, que assinalaram a alternativa C, ao passo que as demais alternativas foram assinaladas de forma equitativa, demonstrando o provvel desconhecimento dos alunos em relao ao tema, como tambm a dificuldade na interpretao do excerto apresentado como mote do item.

H16 Reconhecer a importncia das manifestaes artsticas e literrias para o conhecimento histrico. Leia o texto e responda a questo. Um dos primeiros textos literrios que a humanidade tem noticia foi escrito em tabuas de argila. Contava a historia de Gilgamesh, heri considerado metade homem, metade deus, rei da cidade de Uruk, na Mesopotmia, que viveu ha 5.000 anos. Ele teria sido um valente guerreiro, que lutou com lees e outros

seres, ergueu uma cidade com muralhas, percorreu o mundo conhecido e venceu inmeras batalhas.
Os detalhes sobre a vida de Gilgamesh s puderam ser conhecidos porque parte das tabuas de argila que contam sua historia resistiram ao tempo. Manifestaes artsticas como os registros da vida de Gilgamesh permitiriam: a. conhecer caractersticas das primeiras civilizaes. b. obter segredos msticos de povos misteriosos. c. saber como viviam os super heris. d. estudar os mitos recentes.

a 43,3%

b 20,2%

c 21,0%

d 15,2%

Este item pressupe que o aluno leia e interprete o excerto a respeito das tbuas de argila que contavam a histria de Gilgamesh, heri que viveu na Mesopotmia h 5000 anos. O excerto destaca a importncia das tbuas encontradas como forma de conhecermos os detalhes de sua vida. O aluno deveria assinalar como correta a alternativa de letra A, aquela que relaciona a importncia das manifestaes

artsticas como forma de entrarmos em contato com as caractersticas das


primeiras civilizaes. Da totalidade de alunos, 43,3% responderam adequadamente questo. Os demais assinalaram as outras

H30 Identificar os principais objetivos e caractersticas do processo de expanso e conquista desenvolvido pelos europeus a partir dos sculos XV-XVI. Observe o mapa abaixo. A partir da anlise do mapa, conclui-se que as navegaes portuguesas dos sculos XV e XVI: a. no alcanaram o continente asitico. b. buscavam contornar a frica para chegar ao Oriente. c. contornaram o Cabo das Tormentas antes de terem conquistado Ceuta. d. estabeleceram uma rota direta entre Portugal e ndia, sem passar pela frica.

a 14,7%

b 41,6%

c 14,1%

d 29,4%

O item demandava habilidades de anlise cartogrfica a partir de mapa sobre a expanso ultramarina portuguesa. 41,6% dos alunos identificaram que as navegaes portuguesas dos sculos XV e XVI buscavam contornar a frica para chegar ao Oriente. Curiosamente, 29,4% dos alunos assinalaram como correta a alternativa D, que aponta a existncia de uma rota direta entre Portugal e ndia sem passar pela frica, o que est incorreto e demonstra a falta de traquejo na leitura de mapas, j que todas as rotas apresentadas, de alguma forma, esto relacionadas ao continente africano.

H27 Identificar processos histricos relativos s atividades econmicas, responsveis pela formao e ocupao territorial. Observe o mapa abaixo. Ele apresenta a economia da America Portuguesa no sculo XVI.

A partir da observao dos locais de ocorrncia da produo de cana-de-acar, correto afirmar que esta atividade

econmica: a. esteve concentrada no litoral. b. permaneceu restrita a regio Nordeste. c. favoreceu o surgimento de grandes cidades. d. determinou a ocupao do interior da colnia.
Fonte: CAMPOS, Flavio. A escrita da historia. So Paulo: Escala Educacional, 2005.

a 39,0%

b 23,6%

c 25,4%

d 11,8%

Este item est baseado em habilidades de anlise cartogrfica. Embora a questo em si no possa ser considerada difcil, j que mostra de forma bastante evidente a concentrao da produo de canade-

acar no litoral brasileiro, exigia a observao atenta para que se identificasse a predominncia da
localizao litornea desta produo. Para que o aluno assinalasse corretamente a alternativa A, era preciso que lesse com ateno o que consta no descritor, ou seja, que a observao do mapa visava identificao dos locais de ocorrncia da produo aucareira. Da totalidade de alunos avaliados 39%

responderam corretamente ao item.

H11 Identificar as principais caractersticas das formas de trabalho introduzidas na Amrica pelos europeus. Observe a figura abaixo. A partir da imagem acima se pode deduzir que os portugueses: a. compravam a preos altos o pau-brasil dos indgenas. b. alteraram significativamente o sistema indgena de trabalho. c. mantiveram intocado o sistema de trabalho das sociedades indgenas. d. tiveram seu sistema econmico profundamente alterado por conta da influencia igualitria das sociedades indgenas.

a 32,9%

b 30,7%

c 16,3%

d 19,8%

O item parte da anlise de uma imagem, cuja legenda explicita a ocorrncia do trabalho braal indgena no escambo do pau-brasil. A partir dessa identificao, os alunos deveriam escolher, dentre as alternativas apresentadas, aquela que identifica o fato de os portugueses terem alterado de forma significativa o sistema de trabalho indgena, a de letra B. Mais uma vez o aspecto conceitual pode ter sido um dificultador para parte dos alunos, j que a compreenso do conceito de escambo impossibilitaria que os alunos marcassem a alternativa A como correta, como ocorreu com 32,9% dos alunos.

You might also like