You are on page 1of 29

Cncer

-Segunda causa de morte no Brasil, perde somente para doenas cardiovasculares;

-Mais freqente em regies mais desenvolvidas (sudeste e sul);

-Regies mais desenvolvidas maior numero de cncer de mama e regies subdesenvolvidas prevalncia de cncer cervicouterino;

- Fatores de risco: * Constitucionais: relacionados ao aspecto hereditrio; *Ambientais: relacionados a hbitos de vida, exposio a substncias txicas, drogas, radiaes e agentes infecciosos e parasitrios.

-Agentes Etiolgicos (causa) do cncer: *Agentes Qumicos: So inmeros e dependentes da industrializao, das condies de trabalho dos indivduos que lidam diretamente com tais agentes e do contato indireto de outros indivduos atravs da poluio (gua, ar e alimentos). A sustncia pode agir diretamente no organismo ou de forma indireta necessitando ser metabolizada para se transformar em agente mutagnico.Seu mecanismo de ao se d atravs da interao entre a sustncia qumica com o DNA, desencadeando o processo mutgenico do genoma;

*Agentes biolgicos: vrus principalmente os que so constitudos por DNA e RNA;

*Agentes qumicos: radiao ionizantes e os raios ultravioletas, produzindo efeitos mutagnicos e iniciadores ou potencializadores do processo cancergeno.

- Fisiopatologia do processo canceroso:


ncleo DNA

citoplasma

Clula me

Clula filha

MITOSE

Clula filha

* Dano a estrutura do DNA; * Clulas adquirem genoma anmalo canceroso; * Clulas se multiplicam e se agregam, dando origem as primeiras clulas tumorais; * Gerando tumor primrio.

* As clulas cancerosas:

1- Multiplicam-se descontroladamente e independente, fogem aos mecanismos de controle existentes para clulas normais; 2- Apresentam alteraes morfolgicas variveis ( da diferenciao relativa at a indiferenciao). Assim quanto mais diferenciado o tumor menor nmero de mitoses e vice versa; 3- No tem capacidade de adeso; 4- Proliferam desordenadamente (perda da inibio do crescimento por contato); 5- Perdem sua funo e podem adquirir outras funes bioquimicas independentes e diferentes das clulas que compem o tecido original.

- No rgo acometido com cncer o numero de clulas cancerosas supera o das clulas normais. Freqentemente estas clulas consomem todo alimento e o oxignio destinados aos tecidos normais; Alteraes do desenvolvimento celular Quantitativas: aumento do numero de clulas Qualitativas: alterao morfolgica e funcional, que pode ser Reversvel: a) Metaplasia (atravs de uma leso crnica o tecido trocado por um mais simples, para evitar falta de clulas no local, pois as clulas que morreram no tem tempo de crescer para tampar a leso; b) Displasia (perda da coerncia biolgica das respostas, as cls. Perdem a forma, funo e polaridade, h ainda um aumento da produo celular para tentar manter o tecido ativo.

Irreversvel:
a) Cncer (perda total dos controles da reproduo celular.

-Metastases: infiltrao de clulas tumorais na corrente sangunea ou linftica, sendo que estas clulas vo se aderir em outro local do organismo formando um tumor secundrio, colonizando assim outros tecidos do corpo. -Repercusses Tumorais: * Manifestaes locais determinadas pelo crescimento do tumor (compresses, deslocamentos e distores de rgos ou estruturas anatmica e/ou funcionais das mesmas;

* Distrbios locais ou sistmicos decorrentes dos implantes metastticos a distncia;


* Produo de substncia biologicamente ativas pelas clulas cancerosas determinando sndromes paraneoplsicas.

- Conceito: uma alterao qualitativa/quantitativa, adquirida(?) e irreversvel(?) do desenvolvimento celular, que consiste no fato de clulas normais diferenciadas, passarem a originar outras clulas progressiva e cada vez menos diferenciadas, mais atpicas, tendendo para uma indiscutvel perda da diferenciao, tendo perdido aparentemente todos os controles da reproduo e conseqentemente da diferenciao celular.

- caquexia: Voc comea a emagrecer por que o tumor est sintetizando de monto, precisando assim de muita energia, desta maneira ele utiliza glicedes e gordura, h uma mobilizao da gordura perifrica e ao acabar est fonte usa-se toda massa muscular.

MOMENCLATURA
Tumor benigno Tumor maligno

Ectoderma
OMA CARCINOMA

Mesoderma
OMA SARCOMA

Composto
OMA CARCINOSARCO MA

Caractersticas benignas X malignas


Diviso/caractersticas Atpia celular Atpia tecidual ndice mittico Velocidade de crescimento Tipo de crescimento pseudo capsula conjuntiva metastizao Benignos Pouco discreta Bem evidente Alterado mais muito pouco Muito lenta Por expanso presente No apresenta malignos Tendendo para indiferenciao total escandalosa Muito grande Rpido demais Por infiltrao ausente so o que fazem da vida

Osteoma (tumor benigno)

Metastase de adenocarcinoma fmur (tumor maligno)

Cncer de mama

Desenvolvimento mamrio

Tecido mamrio
- As mulheres mais jovens apresentam mamas com maior quantidade de tecido glandular, o que torna esses rgos mais densos e firmes. Ao se aproximar da menopausa, o tecido mamrio vai-se atrofiando e sendo substitudo progressivamente por tecido gorduroso, at se constituir, quase que exclusivamente, de gordura e resqucios de tecido glandular na fase ps-menopausa. - Essas mudanas de caractersticas promovem uma ntida diferena entre as densidades radiolgicas das mamas da mulher jovem e da mulher na ps-menopausa.

Cncer de mama benigno


-Tumor de crescimento lento, que pra de crescer ao atingir um determinado tamanho e no se espalha para outros rgos.

- A maioria dos ndulos que aparecem nas mamas so benignos, no crescem rpido nem invadem outras partes do corpo. Os cistos so as alteraes benignas mais comuns. So dolorosos e aumentam antes da menstruao. Eles no se transformam em cncer.
-Tipos de tumores benignos *Tumores epiteliais *Tumores mistos

-Tumores epiteliais
Papilomas: Podem ser nicos ou mltiplos. Os que so nicos se originam quase sempre nos ductos grandes, subareolares e manifestam-se por derrame papilar seroso ou sanguinolento. Quando o ducto torna-se muito dilatado, o papiloma chamado intracstico e pode produzir um ndulo palpvel. Os papilomas mltiplos em geral surgem na periferia da mama e envolvem a unidade ducto-lobular terminal; estes apresentam grande potencial para malignizao.

Pequeno papiloma intracanalicular (ou tumor papilar)que emerge por um ducto galactforo seccionado.

Tpica manobra semiolgica para evidenciar um "setor mamrio doente" cuja compresso d sada a um derrame sanguinolento por um poro do mamilo.

Derrame Sanguinolento

Derrame Sanguinolento

Adenomas: um cncer constitudo pela proliferao de pequenos ductos terminais que ficam muito prximos uns dos outros, com pouco estroma entre eles. um tumor raro e pode ser de dois tipos: a) tubular onde o tecido semelhante ao dos ductos normais; b) da lactao onde o tecido se apresenta mais alterado, apresentando vacolos e necrose.
Papilomatose (adenoma) florida do mamilo: Apresenta-se como um ndulo subareolar, que se manifesta geralmente por derrame sanguinolento, dor, irritao, purido e ulcerao no mamilo; por tudo isso muitas vezes simula cncer maligno. uma leso proliferativa epitelial intraductal, com vrios graus de intensidade, acompanhado de proliferao ductular exuberante, as vezes com foco de necrose.

Adenomioepitelioma: Proliferao de estruturas ductulares e de clulas mioepitelias. Apresenta-se como tumor nico, raramente recidiva-se.

-Tumores Mistos (epitelial e conjuntivo)

* Fibroadenoma: Tumor mais freqente em mulheres com menos de 30 anos. Apresenta-se como um ndulo nico e bem delimitado. Em mulheres de raa negra tendem a formar leses mltiplas e bilaterais. Durante a gravidez e no final do ciclo menstrual, pode sofrer aumento de volume. Tem consistncia elstica e em geral mede de 1 a 3 cm. uma leso do lbulo mamrio, sendo formado pela proliferao do tecido conjuntivo e epitlio, podendo ser pericanicular e ou intracanicular.
De 2.801 pacientes submetidos cirurgia de patologia mamria, o fibroadenoma ocupa o terceiro lugar, prximo a da mastopatia esclerocstica e o carcinoma. No total da srie sua freqncia foi de 18,3% e do total de mastopatias benignas foi 29%.

FIBROADENOMA JUVENIL (GIGANTE) BILATERAL

* Tumor filides : Parecido com um fibroadenoma. Sua incidncia na quinta dcada de vida, maior que os fibroadenomas e a histria de crescimento rpida. O tumor tem consistncia firme, com superfcie irregular contendo fendas que parecem estruturas foliceas. Os limites do tumor no so definidos e observa-se projees cancerosas para o tecido vizinho, por isso a resseco feita com parnquima mamrio vizinho.

Dois tumores filides de mama em paciente grvida. O maior deles j mostra suas fendas.

Tumor filide

Grande tumor de mama esquerda que triplica o volume da mesma. Notase a superfcie abaulada, tpica dos tumores Filides de mama. Estes tumores, apesar de seu tamanho, no comprometem os planos profundos nem a pele, a que s podem ulcerar por compresso.

Tumor Filide

A mamografia mostra uma grande opacidade que praticamente ocupa toda a margem mamria sem outras caractersticas particulares.

Tumor Filiide

You might also like