You are on page 1of 20

Carlos Neto 9.

A desflorestao um processo de desaparecimento de massas, normalmente causada pela actividade humana para a explorao de matria primas. A desflorestao deve se principalmente ao abate das rvores para aproveitar os solos para outros fins. Estes acontecimentos acontecem com mais frequncia nos pases menos desenvolvidos.

Abate e queima (slash & burn) Colheita de madeira Libertao dos solos para agricultura Libertao para plantao de florestas mais produtivas Desimpedimento para pastagens Abate para madeira combustvel Colonizao, minerao e explorao de leo Construo de estradas e barragens

A Desflorestao por abate e queima (slash & burn) representa 45% da Desflorestao em frica e no sudeste Asitico em 1980. A queima destas enormes pores de floresta liberta enormes quantidades de dixido de carbono, o que vem aumentar enormemente o efeito de estufa. praticada por agricultores de pequena escala e os seus resultados aps alguns anos de cultivo, os solos deixam de suportar culturas, alm das ervas bravias, e os terrenos so pura e simplesmente abandonados, mudando os agricultores para novas florestas.

A desflorestao para colheita de madeira uma significativa fonte de Desflorestao no sudeste Asitico e, at perto de 1990, na frica ocidental. Muitas das vezes, esta "colheita" danifica mais madeira do que extrai. Os extractores de madeira no noroeste do Pacfico da Amrica do Norte e na Sibria substituem, muitas vezes, as rvores abatidas por novas plantaes, ou deixam a rea para que se regenere naturalmente. Infelizmente, a eroso e degradao dos solos ocorre enquanto a rea no recupera totalmente. Este vale da Costa Rica est a sofrer de eroso do solo, como consequncia da perda do suporte fornecido pelas rvores. Caso o processo continue, esta regio poder eventualmente assemelhar-se a um deserto.

A "libertao" dos solos para agricultura, instalada em solos infrteis, resulta apenas em ganhos a curto prazo. Contudo, o abate bem planeado tem produzido lucros sustentveis, como plantaes da borracha e de leo de palma, que mantm uma estrutura semelhante de uma floresta, ajudando conservao do solo e da gua, da qual exemplo esta plantao de rvores da borracha em Gana, que, embora preserve a integridade do solo, reduz inevitavelmente a biodiversidade local.

A "libertao" para plantao de florestas mais produtivas, em termos de quantidade de madeira produzida, tem sido muito significativa na sia e na Amrica do Sul, embora os florestadores, hoje em dia, tenham alguma conscincia das deficincias ambientais que advm desta florestao apressada, onde a totalidade da extenso florestal composta pela mesma espcie de arvore, onde todas tm a mesma idade, no conseguindo reproduzir o ecossistema proporcionado por uma floresta diversificada com indivduos de vrias idades.

O desimpedimento para pastagens foi a maior causa de desflorestao, nas dcadas de 70 e 80, nas florestas do Brasil e da Amrica Central, motivada pelo patrocnio governamental para a criao de ranchos produtores de gado. As queimadas regulares para manuteno das pastagens muito frequente em frica.

O abate para madeira combustvel (carvo vegetal) um problema nas reas secas de frica, dos Himalaias e dos Andes.

O desimpedimento de vastas reas para colonizao, minerao e explorao de leo tm importncia local, na Indonsia e no Brasil onde, at recentemente, o governo colocava os excessos populacionais dos grandes centros nas florestas, para que a se instalassem.

Desenvolvimento industrial e urbano. Crescimento turstico. Construo de infra-estruturas.

Reutilizar e reciclar papel Criar reservas naturais No fazer piqueniques nem criar fogueiras No lanar foguetes Criao de espaos verdes Proibio do abate de rvores Plantar rvores, por exemplo no Dia Mundial da rvore Proibio do abate de rvores para combustvel Criao de sites e formas de alertar as pessoas para este problema

You might also like