You are on page 1of 248

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9. TEORIAS DA PERSONALIDADE
9.1. A TEORIA PSICANALTICA CLSSICA DE FREUD

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.1.1. INTRODUO A psicanlise surge com as investigaes de Freud sobre as neuroses e sobre o funcionamento da mente humana. Sigmund Freud, pelo poder de sua obra, pela amplitude e audcia de suas especulaes, revolucionou o pensamento, as vidas e a imaginao de uma era... Seria difcil encontrar na histria das idias, mesmo na histria da religio, algum cuja influncia fosse to imediata, to vasta e to profunda (Wolheim, 1971 apud Fadiman & Frager , 1979 , p.3). A teoria psicanaltica, como se sabe, surge da sede clnica. que enquanto a psicologia acadmica da Europa investigava as sensaes, a imaginao, a ateno, as percepes e outras funes do adulto mdio, Freud procurou mergulhar no inconsciente humano (que descobriu ou redescobriu), e desvendar os seus dinamismos.
2

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A teoria psicanaltica, como se sabe, surge da sede clnica. que enquanto a psicologia acadmica da Europa investigava as sensaes, a imaginao, a ateno, as percepes e outras funes do adulto mdio, Freud procurou mergulhar no inconsciente humano (que descobriu ou redescobriu) , e desvendar os seus dinamismos. O ataque de Freud tradicional psicologia da conscincia est bem manifesto quando comparou a mente a um iceber: a parte menor que aparece na superfcie da gua representa a regio da conscincia, enquanto a massa muito maior abaixo da linha dgua representava a regio do inconsciente. Neste vasto domnio do inconsciente, encontramos os impulsos, as paixes, as idias e os sentimentos reprimidos, fantasias e impulsos que nunca chegaram a aflorar ao consciente, um grande mundo subterrneo de foras vitais, invisveis, que exercem um controle imperioso sobre os pensamentos e aes dos indivduos.
3

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Conforme acentuam Hall & Lindzey(2000), dedicando-se a explorar o inconsciente pelo mtodo da associao livre, durante mais de quarenta anos, Freud elaborou a primeira teoria compreensiva da personalidade. E foi mais alm, pois traou os contornos da topografia da personalidade, apontou para as fontes de sua energia e determinou o roteiro obrigatrio do seu desenvolvimento, tornando-se assim uma das figuras mais influentes de nosso tempo.
9.1.2. HISTRIA PESSOAL E CONTEXTO

Freud nasceu em Freiberg, Morvia, Tchecoslovquia no ano de 1856e faleceu em Londres, em 23 de maio de 1939. Seu nome verdadeiro era Sigismund Schlomo Freud , mas em 1877 abreviou seu nome para Sigmund Freud. Era filho de Jacob Freud, um judeu proveniente da Galiza e comerciante de l e de sua terceira mulher Amalie Nathanson. Aos quatro anos de idade sua famlia por problemas financeiros mudouse para Viera. Aos 8 anos Freud j lia Shakespeare e, na adolescncia uma conferncia, cujo tema era o ensaio de Goethe sobre a natureza ficou profundamente impressionado.

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Foi um excelente aluno, porm por ser judeu, s poderia escolher entre os cursos de direito ou medicina, optou pela medicina, pois j decidira ser cientista. Freud iniciou seus estudos na universidade em 1873, aos 17 anos, e graduou-se em 1881. Freud nunca pretendeu praticar medicina, mas as escassas recompensas do trabalho cientfico e as parcas oportunidades de avano acadmico para um judeu, obrigaram-no a entrar na prtica privada. Em seguida passou a trabalhar com um colega, Josepf Breuer e a interessar-se pelas desordens conhecidas depois como neuroses. Tendo conseguido uma bolsa de estudos, em 1885, Freud foi estudar em Paris e l foi discpulo de J.M. de Charcot, na poca a maior autoridade europia em doenas mentais. Charcot desenvolvia trabalhos principalmente com indivduos histricos, empregando o hipnotismo como tcnica teraputica e obtendo alguns resultados surpreendentes.
5

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Retornando a Viena continuou a trabalhar com Joseph Breuer, com o qual obtivera sucesso no tratamento de um caso de histeria, fazendo a paciente falar sobre seus problemas e mediante uma descarga emocional intensa a que chamou de catarse. Em 1895 Freud e Joseph Breuer publicaram em conjunto o trabalho intitulado, Estudos Sobre Histeria, que assinalou o comeo da escola psicanaltica. Da em diante Freud no escreveu mais artigos sobre anatomia e neurologia, como vinha fazendo. Entretanto os dois divergiram sobre a importncia do fator sexual na histeria. Freud passou a estar intimamente ligado a outro mdico, Wilhelm Fliess, intelectualmente inferior e dois anos mais jovem. Segundo Marx & Hillix, Freud dependeu muito de Fliess durante este perodo sumamente neurtico de sua vida. Em 1897 Freud iniciou uma auto-anlise em grande escala. Um dos resultados foi o desenvolvimento da sua capacidade para exercer maior autonomia em seus prprios atos, caminhando com suas prprias pernas, sem necessidade de arrimo.
6

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Marx & Hillix apontam que talvez o acontecimento mais notvel e de maior envergadura na carreira de Freud tenha sido a publicao de Die Traumedeutung (A Interpretao de Sonhos) em 1900, dois anos aps a morte do seu pai. Segundo Hernest Jones e a prpria interpretao de Freud, a necessria libertao do inconsciente s pode ocorrer aps a morte do pai. Pouco depois, Freud j comeava a ser reconhecido e no tardou em reunir sua volta um grupo de colaboradores. O seu papel tornouse o de pai. Jung, Adler, Rank e Ferenczi foram os primeiros discpulos e depois rebeldes. Freud escreveu uma extensa obra. No fundo, os 24 volumes das Obras Completas de Freud constituem um vasto estudo da personalidade humana, incluindo explicaes da prpria cultura. Este estudo procura entender e explicar o funcionamento da personalidade humana, do nascimento at a morte.
7

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A teoria psicanaltica da personalidade se inicia com a tentativa de Freud de organizar e conceituar os dados derivados de suas observaes clnicas de pacientes. Seu estudo do fenmeno da hipnose, os sintomas neurticos e os sonhos, lhe sugeriram que a maior parte dos componentes da vida mental so inconscientes e se desenvolvem sem que o indivduo conhea a sua existncia (Dewald,1972). 9.1.3. ONDE SITUAR A PSICANLISE Esta uma pergunta recorrente e para buscar uma resposta preciso fazer um pequeno priplo no curso das idias humanas. O mundo comea a sofrer um forte abalo no sculo XVII a partir das crticas de Nicolau de Cusa, Giordano Bruno e das investigaes de Galileu Galilei. O modelo mecnico da fsica de Newton foi ampliado e do meio de um mecanicismo que reunia o cu e a terra apareceu a figura de Ren Descartes. Enquanto a nova fsica transportava os homens do mundo fechado para o universo infinito, Descartes se propunha a investigar os domnios da subjetividade.
8

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A subjetividade foi assim constituda e transformada em referencial central e s vezes exclusivo para o conhecimento da verdade. A verdade habita a conscincia: o que proclamam racionalistas e empiristas. Desde Descartes, a representao o lugar de morada da verdade, sendo o problema central o de saber se chegamos a ela pela via da razo ou pela via da experincia. (Garcia-Roza,2004,p.9) Racionalistas e empiristas diferem quanto ao caminho a trilhar mas ambos querem ir ao reino da verdade, da universalidade, da identidade, e Plato ao mesmo tempo, o grande inspirador e o guia infatigvel nessa caminhada. Assim que a filosofia moderna constri uma subjetividaderepresentao no interior da qual mantm as mesmas exigncias e os mesmos objetivos do discurso platnico. Seu ideal continua sendo o da episteme platnica, isto , da constituio da Cincia, verdadeiro conhecimento e conhecimento da Verdade.

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Se os eide platnicos foram substitudos pelos conceitos da cincia moderna, isso em nada alterou a crena na universalidade da verdade. O objetivo do filsofo platnico atingir as alturas da Idia, da essncia, do inteligvel, do Modelo. Ainda sobre este eixo vertical, porm valorizando a profundidade, temos uma segunda imagem do filsofo: a dos pr-socrticos. Seu objetivo e a arch, a substncia. u platnico, nem nas profundezas E finalmente, em contraposio verticalidade, temos a horizontalidade da superfcie. Este o lugar dos esticos, dos cnicos, dos megrios, dos sofistas. Para eles a verdade no reside nem no cu platnico, nem nas profundezas pr-socrticas, mas no acontecimento, na superfcie. A primeira caracterstica que se pode apontar no platonismo essa valorizao da verticalidade, sobre cujo eixo vai se processar a chamada dialtica ascendente, aquela qie nos remeter da pluralidade sensvel universalidade da essncia.

10

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Mas a caracterstica fundamental do pensamento platnico no reside na oposio entre a essncia e a aparncia, entre o modelo e a cpia, mas sim na diferena entre as cpias e os simulacros, isto , entre as boas cpias feitas imagem e semelhana do modelo e os simulacros, entendidos estes ltimos como desvios ou dissimilitudes. Plato concebe o simulacro como a perverso da cpia, como uma imagem sem semelhana em relao ao modelo. As cpias platnicas so cones feitos semelhana da Idia. Elas no so, porm, uma imitao do modelo, no esto em face deste numa relao de exterioridade, mas fundadas numa semelhana interna derivada da prpria idia. A grande ameaa representada pelos sofistas era precisamente a de negarem a distino entre a realidade e a aparncia, destruindo dessa maneira, a verticalidade ascensional da dialtica platnica.

11

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Ao privilegiar a verticalidade do pensamento e com ela a relao modelocpia, o platonismo teria fundado todo o domnio que a filosofia reconhecer como seu: o domnio da representao, domnio esse que ser desdobrado por Aristteles em toda a sua extenso, abrangendo os gneros, as espcies, as diferenas, as propriedades e os acidentes, compondo desta maneira o quadro de diviso e da demonstrao. No Teeteto de Plato encontra-se a afirmao de que a cincia (episteme) consiste na posse da verdade e que esta nada mais do que a revelao do ser. Ora, essa definio da cincia coincide com a definio de razo (logos) e no podemos nos esquecer de que na lngua grega a mesma palavra logos significa razo e discurso. Da a definio platnica de cincia como sendo a revelao e a expresso do ser pelo discurso.(Garcia-Roza p.11). A deciso platnica de filosofar, isto , de fazer cincia (episteme) implica duas atitudes bsicas: 1.) a de recusar ao acontecimento, ao fato, uma inteligibilidade prpria; 2.) a de impor uma reflexo sobre o estatuto da palavra.
12

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O discurso filosfico, por ter sua legitimidade centrada nele mesmo, apresenta-se como neutro, como no refletindo desejo nenhum, mas, ao contrrio, como realizao da Razo. Dito de outra maneira: se a cincia a revelao do Ser pelo Discurso, porque h uma correspondncia necessria entre o Ser e o Pensamento (ou Discurso). Nisso consiste a verdade. Isso Metafsica. A filosofia e a cincia se constituem numa grande iconologia. O eixo sobre o qual se movem o da verticalidade, onde o que importa o Modelo como fundamento ltimo. O grande operador desse projeto o conceito, que, com sua universalidade, nos aponta para a Idia ou a essncia. Estamos imersos no smbolo. Entre a Idia platnica e o dipo freudiano a diferena menor do que pensamos. Em amos os casos estamos lidando com estruturas que so o fundamento ltimo dos acontecimentos e o princpio de sua inteligibilidade. (Garcia-Roza.12).

13

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Mas no ser mesmo assim? No o homem esse animal simblico de que nos fala Cassier? No pelo simblico que o homem se constitui como homem, rompendo com a natureza ? No esse mesmo simblico que possibilita a comunicao e portanto a intersubjetividade? No pela participao-reminiscncia de um mesmo modelo, de uma mesma estrutura, que podemos superar o solipsismo (*) a que estaria condenada a subjetividade individual? Enfim, no seria o projeto platnico o prprio projeto do homem?(ibidem). Entrementes durante muitos sculos a filosofia esteve s voltas com o problema da substncia, no foi isso devido ao fato de que a subjetividade no estava presente nesse discurso, mas porque ela ainda no tinha se constitudo como problema. com Descartes que a questo recebe sua primeira formulao. Diante da incerteza quanto realidade do mundo ob jetivo ele afirma a certeza do cogito.
(*) doutrina segundo a qual s existem, efetivamente, o eu e suas sensaes, sendo os outros entes (seres humanos e objetos), como partcipes da nica mente pensante, meras impresses sem existncia prpria [Embora freq. considerado uma possibilidade intelectual (caso limite da filosofia idealista), jamais foi endossado integralmente por algum pensador.]
14

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O Ego cogito tem seu acento situado mais no cogito do que no ego. Quando fala do ego, Descartes no se refere a ele como um sujeito, mas como uma substncia pensante que divide com as outras duas a res extensa e a res infinita o domnio do real. Por isso pode-se dizer que Descartes no nos fala do homem concreto, mas de uma natureza humana, de uma essncia universal. Por sua vez, tambm E. Kant, quando afirma a unidade do eu como sendo o que torna possvel a representao do diverso, esse eu nada tem a ver com o sujeito individual e concreto, mas por ele pensado como um eu transcendental, intemporal e permanente. A subjetividade kantiana uma subjetividade transcendental. A Razo continua soberana (idem p.16). Hegel quem assinala um ponto crucial da caminhada filosfica. Escreveu ele no prefcio da Filosofia do direito: Tudo o que real racional, e tudo o que racional real.
15

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Mas se essa razo assim to dominadora, como justificar a nfase dada por Hegel ao Desejo como responsvel pela gnese do humano? Afinal de contas, o que a Fenomenologia do esprito nos ensinou que no pela Razo que o indivduo se tornou humano, mas pelo Desejo. este, por sua funo negatriz, que permite a passagem do natural ao cultural; negando a Natureza, sobrepondo vida um valor maior do que ela, que o indivduo se constitui como humano. O homem seria pois, esse efeito-desvio do Desejo. E a Razo? Perdeu seu papel de fundamentadora do real? O que Hegel nos diz no captulo IV da Fenomenologia do esprito que enquanto Desejo que o homem se revela a si mesmo como um Eu. O indivduo absorvido pela contemplao do objeto um indivduo sem eu, ele se esgota no objeto contemplado. o desejo que faz com que esse indivduo se volte para si mesmo, constituindo, pela negaodo objeto desejado, um eu que ter a mesma natureza que o eu-negado. Para que o eu se constitua como eu humano (no-natural), necessrio que o desejo se volte para um objeto no-natural.

16

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

portanto enquanto desejo de outro desejo que o indivduo se constitui como indivduo humano. A passagem do mero sentimento de si para a Autoconscincia ocorre quando o desejo se dirige para outro desejo. No entanto, essa Autoconscincia no ainda uma autoconscincia plena, ela est aprisionada na certeza subjetiva. Para que ela ultrapasse sua dimenso subjetiva individual, ela necessita do reconhecimento por parte de outra autoconscincia. Ora, este reconhecimento s pode se dar mediante a preexistncia de um cdigo que transcenda as subjetividades, e este cdigo a fala. A passagem da certeza subjetiva verdade objetiva feita pelo cdigo. Este, Hegel no nos explica como surgiu. A antropognese pressupe o simblico. Permanecemos ainda prisioneiros da Idia platnica. Vieram os empiristas e a tese de que todo conhecimento procede da experincia.
17

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Depois vem a fenomenologia a descrever extraindo. Seu propsito extrair uma verdade que de alguma forma est presente na conscincia. Husserl no pretende percorrer o caminho que vai do significante ao significado, salvando o conceito, mas apreender o sentido da pura apar6encia. Pode-se concluir que a fenomenologia a cincia do acontecimento e que seu lugar o da horizontalidade dos acontecimentos puros e no o cu das idias. Entretanto o fato que aquilo que a descrio fenomenolgica pretende extrair uma verdade implcita na conscincia. Da que a identificao da subjetividade com a conscincia parece ser um ponto inabalvel da filosofia moderna. A conscincia o absoluto. Quase trs sculos depois de Descartes, ainda em torno da certa do cogito que gira o pensamento filosfico. E O LUGAR DA PSICANLISE? PARECE QUE ESTE LUGAR NO PODE SER O CARTESIANISMO.
18

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O prprio Freud apontou a psicanlise como a terceira grande ferida narcsica sofrida pelo saber ocidental ao produzir um descentramento da razo e da conscincia (as outras duas feridas foram produzidas por Coprnico e por Darwin). Ao fazer da conscincia um mero efeito de superfcie do Inconscicente, Freud operou uma inverso do cartesianismo que dificilmente pode ser negada. A psicanlise no h de ser localizada no lugar cartesiano. Se ela prevaricadora, se ela ofende a razo e os bons costumes, se aponta a conscincia no como o lugar da verdade mas da mentira,, do ocultamento, da distoro e da iluso; se ela coloca a conscincia e a razo sob suspeita, no por um procedimento anlogo ao da dvida cartesiana que visava recuperar a conscincia em toda a sua pureza racional, mas por considerar que ela essencialmente farsante, ento a psicanlise s pode ser vista como um filho natural.
19

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Logo, porm, em pouco tempo a psicanlise foi transformada numa das mais prestigiosas prticas encontradas pela burguesia para recuperar os seus resduos; assim como, teoricamente, transformou-se num dos objetos privilegiados de anlise e crtica do saber contemporneo. Poucas foram as teorias que gozaram de popularidade igual desfrutada pela teoria psicanaltica. Finalmente, aponta Garcia-Roza, resta a hiptese da adoo da psicanlise pela comunidade cientfica, pois vrias famlias reivindicam o direito de adoo. A fenomenologia, as filosofias da existncia, a antropologia, o culturalismo norte-americano, a biologia, a lingstica e a psicologia foram alguns desses saberes oficiais que exigiram o direito de adoo, sendo que alguns deles chegaram mesmo a se declarar pais legtimos. Volta a pergunta: ONDE SITUAR A PSICANLISE? Epistemologicamente, ela no se encontra em continuidade com saber algum, apesar de arqueologicamente estar ligada a todo o conjunto de saberes sobre o homem, que se formou a partir do sculo XIX

20

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O fato que quando se percorre o caminho empreendido por Freud, verifica-se que seu comeo, irredutvel a qualquer origem estrangeira, a produo do conceito de inconsciente, que resultou numa clivagem da subjetividade. A partir desse momento, a subjetividade deixa de ser entendida como um todo unitrio, identificado com a conscincia e sob o domnio da razo, para ser uma realidade dividida em dois grandes sistemas o Inconsciente e o Consciente e dominada por uma luta interna em relao qual a razo apenas um efeito de superfcie. Diante do saber dos sculos XVII e XVIII, a psicanlise se apresenta como uma teoria e uma prtica que pretendem falar do homem enquanto ser singular, mesmo que afirma a clivagem inevitvel a que esse indivduo est submetido. Antes do advento da psicanlise, o nico lugar institucional onde o discurso individual tinha acolhida eram os confessionrios religiosos.

21

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.1.4. E O LUGAR DA LOUCURA? Ainda antes de focalizar a teoria psicanaltica de personalidade ilustrativo um breve olhar sobre o lugar da loucura em todo este contexto. Melhor do que ningum responde Michel Foucault em sua Histria da Loucura. Partindo da dvida, Descartes chega certeza do cogito feito razo. Ao desvario e s incertezas da conscincia do sculo XVI, seguiu-se a ordem da racionalidade da conscincia no sculo XVII. O Sculo XVII foi aquele que realizou a partilha entre a razo e a desrazo; foi o momento da emergncia da loucura, ou melhor, foi o momento em que a razo produziu a loucura. O fundamental a destacar no estudo de Foucault a este respeito o fato de que, para ele, a loucura no se apresenta como uma substncia que, tendo permanecido longo tempo oculta pela ignorncia, fez finalmente seu aparecimento sob a vista aguda da racionalidade do Sec. XVIII. Literalmente a loucura no existia, o que existia era a diferena e o lugar da diferena.
22

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

apenas recorrentemente que podemos falar no louco como um dos ocupantes desse espao juntamente com o alcolatra, o vagabundo, o delinqente, o sifiltico, ou os que estavam leprosos. Antes do Sec. XVII no havia o louco como entidade diferenciada. O que se tem, nessa poca, a conscincia da diferena, mas que no era perfeitamente delimitada. O que se tinha era a denncia da loucura, mas no a definio de sua especificidade ou das formas de sua apario. Foi a viso cartesiana do mundo a que imps que a denncia da loucura fosse seguida de uma partilha tornando irredutveis os termos da oposio razodesrazo. No havia, segundo Descartes, um pensamento louco. Loucura e pensamento eram dois termos que podiam ser definidos por excluso, pois o pensamento era exatamente era exatamente aquilo que, por ser regulado pela razo, opunha-se loucura. O homem pode ficar loco, o pensamento no. E o ficar louco implica exatamente a perda da racionalidade.
23

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A loucura era vista como desrazo e como furor. A partir da denncia da loucura, surge a conscincia dos seus modos de a pario. Esse o momento em que a loucura emerge como objeto do saber, e no como diferena a ser segregada e asilada. Produzir o saber sobre a loucura produzir a prpria loucura. neste sentido que Foucault diz que a loucura uma produo do Sec. XVIII, atravs dos saberes, das suas prticas, das suas instituies, etc. O louco o efeito da convergncia de, principalmente, duas sries: a srie asilar e a srie mdica. Neste ambiente, mais do que a pureza epistmica do seu discurso, importava psiquiatria apresentar o louco como um indivduo perigoso e o psiquiatra como aquele que poderia resguardar a sociedade da ameaa que ele representava. E o diagnstico psiquitrico no era diferencial, mas absoluto.

24

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O passo seguinte ao da denncia da loucura no era propriamente a cura, mas o controle disciplinar do indivduo. O louco no era curado, mas domado. Esse o momento em que a loucura deixa de ser vista apenas como desrazo, para ser vista tambm como paixo descontrolada. A cura no mais a recuperao da verdade, mas o retorno ordem. Perverso da paixo e da vontade e no mais erra da razo, a loucura encarcerada para poder ser domada. Esse tambm o momento em que o poder psiquitrico se sobrepe ao saber psiquitrico. Na impossibilidade de apontar um substrato material da loucura, isto , de localizar no corpo do indivduo a substncia louca, a psiquiatria procurava esse substrato na famlia do louco. A loucura era doena sem corpo, ela era literalmente uma doena mental. Se a marca de sua realidade no se inscrevia no corpo, deveria aparecer sob a forma de predisposies que se revelariam atravs de lembranas infantis. Da o interrogatrio: ele era a forma de chegar a essas lembranas, individuais e familiares, que indicariam os antecedentes da doena.
25

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A hereditariedade familiar passa a ser, desta forma, o modo de substancializao da loucura . A famlia a loucura hipostasiada.(*)
Hipostasiar:1 considerar falsamente (uma abstrao, um conceito, uma fico) como realidade; transformar uma relao lgica numa substncia (no sentido ontolgico da palavra) 2. atribuir abusivamente realidade absoluta a uma coisa relativa

No sculo XIX o problema principal da loucura no estava resolvido: o que a loucura? A psiquiatria ainda se debatia em procurar um critrio para distinguir a loucura da simulao. A possibilidade de compreenso da loucura propiciada por Moreau de Tours com seus experimentos sobre o haxixe. J h algum tempo se faziam experimentos com pio no sentido de determinar a verdade ou a falsidade da loucura do paciente. Moreau de Tours inverte o procedimento: ele aplica a droga (o haxixe) em si prprio. O objetivo era produzir os mesmos sintomas da loucura e poder retornar ao estado normal, adquirindo dessa forma um saber direto sobre a loucura e no indireto como o obtido pela observao do outro ou pelo interrogatrio. a loucura produzida experimentalmente.
26

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A partir de Moreau de Tours fica criado um espao comum ao normal e ao patolgico, espao esse produzido pela ingesto experimental da droga. Mas Moreau de Tours via mais longe. Esse fundo homogneo ao normal e ao patolgico nem sequer precisa ser produzido artificialmente. Encontramo-lo em ns mesmos cada vez que sonhamos. O sonho reproduz as mesmas caractersticas da loucura. O sonho a loucura do indivduo adormecido enquanto os loucos so os sonhadores acordados. Dessa forma, o sonho o acontecimento que, mais do que qualquer outro, aproxima-se da loucura e permite sua compreenso. Est quebrada a heterogeneidade entre o normal e o patolgico. O que Freud fez foi tornar esse fato como um princpio de anlise. Paralelamente houve o advento da hipnose. Esta tcnica permite, aps obtido o efeito hipntico, o domnio da mente e do corpo do doente.
27

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Mesmo a essa altura, a existncia ou no de leso anatmica relativa a determinados sintomas era, para a psiquiatria do Sec.XIX, um fator de extrema importncia. que a anatomia patolgica era vista na poca como um meio de incluso da medicina no campo das cincias exatas. Os estudos empreendidos logo permitiram formar dois grandes grupos de doenas: aquelas com uma sintomatologia regular e que remetiam a leses orgnicas identificveis pela anatomia patolgica, e aquelas outras as neuroses que eram perturbaes sem leso e nas quais a sintomatologia no apresentava a regularidade desejada. Coube a Charcot e a Freud salientar o fato de que a histeria no era uma simulao, que era uma doena funcional com um conjunto de sintomas bem definido e na qual a simulao desempenhava um papel desprezvel. No enfrentamento destas perturbaes que vai surgir a psicanlise.
28

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.1.5. A TEORIA PSICANALTICA DA PERSONALIDADE PROPRIAMENTE DITA.


interessante notar as formulaes feitas aps as descobertas. como no caso da anedota sobre o ovo de Colombo Com a psicanlise deu-se a mesma coisa. Buscando num tratado de aplicao prtica das tcnicas psicanalticas (Teoria Psicanaltica das Neuroses de Otto Fenichel) encontramos no primeiro pargrafo o seguinte: O modelo bsico que serve compreenso dos fenmenos mentais o arco reflexo. Estmulos que vm do exterior ou do corpo iniciam um estado de tenso que exige descarga motora ou secretria, acarretando o relaxamento. Entre o estmulo e a descarga, contudo, trabalham foras que se opem tendncia de descarga. A tarefa imediata da psicologia o estudo destas foras inibidoras, da respectiva origem e do efeito respectivo sobre a tendncia descarga. Se no existissem estas contra-foras no haveria psique, mas apenas reflexos(p.2).
29

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O complexo terico que compe a personalidade comea pela base e encimado pelo princpio do determinismo psquico. A BASE: Para Freud o corpo a base de toda a experincia

mental. desta base corporal que procede a energia para os processos psquicos, energia esta que ser focalizada mais adiante. As pulses bsicas surgem de fontes somticas; a energia libidinal deriva da energia fsica; respostas s tenses determinam os comportamentos tanto fsicos quanto mentais. A excitao e relaxamento instintivo existem num limite indefinido entre o orgnico e o mental (Fadiman & Frager, 1979). Estes autores apontam mais adiante que entre tantas contribuies de Freud uma das mais destacadas foi a de ter chamado a ateno para a primazia do corpo como centro de funcionamento da personalidade. A partir dos achados da psicanlise surge a medicina psicossomtica. Tambm a questo corpo-alma, fica aqui desfeita.
30

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Devemos considerar que os fenmenos psquicos, diz O. Fenichel,p.13, como resultado do inter-jogo de foras que exigem, respectivamente, motilidade e no motilidade. O organismo est em contato com o mundo exterior no incio e no fim dos seus processos reacionais, os quais comeam com a percepo dos estmulos e terminam com a descarga motora ou glandular. Freud v o aparelho psiquico como se fosse modelado conforme um organismo que flutua na gua. A superfcie dele capta estmulos, leva-os ao interior, onde impulsos reativos sobem superfcie. Esta diferencia-se aos poucos com relao s suas funes de percepo e de descarga do estmulo: e o produto desta diferenciao transforma-se no ego. O DETERMINISMO PSQUICO. impossvel entender a psicanlise

sem assimilar esta outra idia central da teoria freudiana: o determinismo psquico. Por este princpio Freud quis sublinhar que no h descontinuidade na vida mental e que nada ocorre ao acaso em termos de processos mentais.
31

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Como apontam Fadiman & Frager , 1979,p. 7: H uma causa para cada pensamento, para cada memria revivida, sentimento ou ao. Cada evento mental causado pela inteno consciente ou inconsciente e determinado pelos fatos que o precederam. Uma vez que alguns eventos mentais parecem ocorrer espontaneamente, Freud comeou a procurar e descrever os elos ocultos que ligavam um evento consciente a outro. O mecanismo mental que faz o enfrentamento (para se justificar) do determinismo psquico, que como sabemos em sua maior parte inconsciente, chama-se racionalizao. A ENERGIA PSQUICA. . Sem energia nada se move ou atua, nem a mente. O conceito de energia psquica algo obscuro, como observa Dewald (1972). Entretanto, este conceito de importncia instrumental para conceber o funcionamento do aparelho mental. A prpria distino entre consciente, pr-consciente e inconsciente refora a idia da existncia de energia psquica. Segundo Dewald (1972, p. 6):

32

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O conceito de energia psquica se refere a repetidas observaes de que existem diversas foras operativas na vida mental; de que estas parecem possuir diferentes intensidades; de que a intensidade destas foras num determinado indivduo (e variam de um indivduo para outro ) pode desaparecer ou variar e de que estas foras observadas ligam-se a fatores de motivao. Este conceito de energia psquica tem um valor heurstico na compreenso da dinmica da mente humana. CATEXIA ou catexis foi o nome dado a esta energia, e catexizar seria o processo de investir esta energia no processo mental. Quando se fala em economia psquica faz-se referncia s distribuies de quantitativos desta energia. Catexia o processos pelo qual a energia libidinal disponvel na psique vinculada a ou investida na representao mental de uma pessoa, idia ou coisa (Fadimann & Frager, l979, p.10).
33

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Perturbaes psicolgicas decorrem de investimentos inadequados de energia libidinal ou de seus bloqueios . A necessidade de liberar energias presas tambm se encontra nos trabalhos de Rogers e Maslow, assim como no budismo e no sufismo. Cada uma dessas teorias chega a diferentes concluses a respeito da fonte da energia psquica, mas todos concordam com a alegao freudiana de que a identificao e a canalizao da energia psquica so uma questo importante na compreenso da personalidade ( ibidem) . Fenichel elaborou um tpico sobre economia psquica, discorrendo sobre a sua distribuio, reteno etc. e as respectivas conseqncias.

OS SISTEMAS Ics, Pcs e Cs


A posio clara de Freud sobre uma explicao psicolgica dos fenmenos psquicos, exclui qualquer possibilidade de vermos os lugares a que se refere Freud como sendo lugares anatmicos, fsicos ou neurolgicos.
34

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A TEORIA TOPOGRFICA DO APARELHO MENTAL foi apresentada por Freud em 1900, no seu livro talvez mais importante, A Interpretao dos Sonhos , obra esta que manteve sem alteraes at o final de sua vida. Nesta teoria , Freud divide a mente em inconsciente, pr-consciente e consciente. Na verdade, na ponto de um esquema temos o Sistema perceptivo seguido de registros de memria, do Ics (Sistema Inconsciente) do PCs (Sistema Prconsciente) e apontando para uma sada motora no Cs (Sistema consciente). No inconsciente esto elementos instintivos que nunca foram conscientes e que no so acessveis conscincia. Alm disso, h material que foi excludo da conscincia, censurado ou reprimido. Este material no esquecido ou perdido, mas no lhe permitido ser lembrado.
35

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O pensamento e a memria ainda afetam a conscincia, mas apenas indiretamente (p.7). Alm disso, todos os contedos do inconsciente guardam uma enorme vivacidade e conservam sua fora original de modo permanente. Aprendemos pela experincia que os processos mentais inconscientes so em si mesmo intemporais. Isso significa em primeiro lugar que no so ordenados temporalmente, que o tempo de modo algum os altera, e que a idia de tempo no lhes pode ser aplicada (Freud, 1920, livro 13 pp. 41-42 na ed. Bras. Apud Fadiman & Frager, 1979, p.7 ).
Garcia-Roza esclarece que cada sistema possui uma estrutura prpria de tal modo que as caractersticas que encontramos em um deles no so encontradas no outro. No que se refere ao Sistema Ics, Freud nos diz que seu ncleo consiste em representantes pulsionais que procuram descarregar sua catxia, isto , consiste em impulsos carregados de desejo.

36

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

As leis que presidem o funcionamento do sistema Ics no so as mesmas que presidem o funcionamento do sistema Pcs/Cs. Assim sendo, no sistema Ics podem coexistir lado a lado, duas representaes contraditrias sem que isso implique as eliminao de uma delas. Se dois desejos so incompatveis do ponto de vista da conscincia, nvel inconsciente eles no eliminam mas se combinam para atingir seu objetivo. O princpio da no-contradio no funciona a nvel do sistema Ics; o que pode ocorrer um maior ou menor investimento de uma representao, mas no a excluso de uma delas por ser incompatvel com a outra. No inconsciente no h lugar para a negao: esta s vai aparecer pelo trabalho da censura na fronteira entre os sistemas Ics e Pcs/Cs.

Cada um dos sistema possui um modo prprio de funcionamento que Freud denominou processo primrio e processo secundrio.

37

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O processo primrio, modo de funcionamento do sistema Ics, caracterizado por dois mecanismos bsicos, que so o deslocamento e a condensao. Do ponto de vista econmico, os processos primrios e secundrios so correlativos dos dois modos de escoamento da energia psquica: a energia livre ou mvel, e a energia ligada. No processo primrio, a energia psquica tende a se escoar livremente, passando de uma representao para outra e procurando a descarga da maneira mais rpida e direta possvel, enquanto que no processo secundrio, essa descarga retardada de maneira a possibilitar um escoamento controlado. Isso faz com que no processo secundrio as representaes sejam investidas de forma estvel, enquanto no processo primrio h um deslizar contnuo do investimento, de uma representao para outra, o que lhe confere o carter aparentemente absurdo que se manifesta, por exemplo, nos sonhos.
38

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Os processos primrio e secundrio so ainda respectivamente correlatos do princpio do prazer e do princpio de realidade; isto , enquanto os processos do Ics procuram satisfao pelo caminho mais curto e direto, os processos Cs, regulados pelo princpio de realidade, so obrigados a desvios e adiamentos na procura de satisfao. Portanto, emos a seguinte correlao: Sistema Ics Processo Primrio Energia Livre Princpio do Prazer. Sist.Pcs/Cs Processo Secund. Energia ligada Princ. da Realidade OBS. Mais detalhes sobre este tema sero dados na descrio do EGO e do ID Freud assinala ainda como caracterstica do sistema Ics a ausncia de temporalidade. O inconsciente intemporal, seus contedos no somente no esto ordenados no tempo , como no sofrem a ao desgastante do tempo. A temporalidade exclusiva do sistema Pcs/Cs

O inconsciente, por seus contedos e por seu dinamismo seria o verdadeiro motor da conduta humana.
39

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Penetrar no seu vasto repertrio de contedos, lembranas, impulsos e sentimentos, desvendar os seus dinamismos , a tarefa da Psicanlise. E isso no pode ser conseguido sem tcnicas adequadas. Freud assinalou algumas pistas pelas quais se descobre a atuao do inconsciente : os atos falhos, verbais e de escrita, atos aparentemente involuntrios e principalmente os sonhos, com seus simbolismos e seus contedos latentes constituem a via rgia do inconsciente no dizer do prprio Freud. O pr-consciente, ou Pcs (sistema pr-consciente) acessvel a ambos, ao inconsciente e ao consciente. Com algum esforo podese ter acesso aos seus contedos. A funo principal do prconsciente de manter a represso e a censura. A atividade do pr-consciente rege-se pelo processo secundrio de pensamento e pelo princpio de realidade realizando a conciliao dos impulsos que procedem do inconsciente com a realidade consciente.

40

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O consciente. Freud considerava o Sc (sistema consciente) como uma espcie de rgo sensorial de ateno que operava em associao com o pr-consciente. O consciente possui diversos graus de sintonia com os estmulos perceptuais do mundo externo. TEORIA DOS INSTINTOS E DA SEXUALIDADE INFANTIL Os conceitos relativos aos instintos e sexualidade infantil so muito importantes para a compreenso da teoria psicanaltica da personalidade. As presses que dirigem um organismo para fins particulares so chamadas de instintos. Neste sentido, como apontam Fadiman & Frager (1979 p. 9), os instintos so as foras propulsoras que incitam as pessoas ao. Na psicanlise de Freud, como esclarece Dewald ( 1972 p.7), o instinto se refere conduo geral das foras biolgicas mais intimamente relacionadas com a biologia do que com a psicologia do organismo humano, e no aos altamente complexos, organizados e inatos padres de conduta observados nas espcies inferiores.
41

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Freud reduziu os instintos a apenas dois: o instinto de vida ou libido e o instinto de morte ou tantico. Os dois instintos atuam de modo mesclado com dominncia de um ou de outro conforme a situao. Em cada manifestao de conduta temos a atuao dos instintos, porm o que vemos so derivados instintuais ou impulsos, pulses ou drives. A teoria da pulses por assim dizer, nossa mitologia, escreveu Freud. Esta frase expressa o fato de que, apesar de uma teoria cientfica emergir a partir de uma srie de fatos empricos (no caso de Freud, suas observaes clnicas), ela implica um conjunto de conceitos que no so retirados dessas observaes, mas que lhes so impostos a partir de um lugar terico. Estes no so, pois, noes descritivas mas construtos tericos que no designam realidades observveis ou mesmo existentes. So fices tericas que permitem e reproduzem uma inteligibilidade distinta daquela fornecida pela descrio emprica.
42

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Esse conceitos no descrevem o real, eles reproduzem o real. So, portanto, autnticas fices cientficas. Esse o caso da pulso (Trieb) em Freud: ela nunca se d por si mesma (nem a nvel consciente, em a nvel inconsciente), ela s conhecida pelos seus representantes: a idia e o afeto. Alm do mais ela meio fsica e meio psquica. Da seu carter mitolgico. Tambm deve se esclarecer a confuso entre instinto e pulso. Freu empregou a palavra Trieb e no instinkt embora existirem os dois termos na lngua alem. E o emprego por parte de Freud do primeiro termo dexia claro que ele pretendia acentuar mais a diferena entre ambos do que identific-los. A confuso deveu-se ao tradutor, James Strachey, da Standar Edition que traduziu Trieb por instinct em ingls. Em portugus ficou consagrada a traduo de Treib por pulso, assim como no francs: pulsion, no lugar de instinto.

43

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Pulso, diz Freud, um conceito situado na fronteira entre o mental e o somtico; ou ainda, o representante psquico dos estmulos que se originam dentro do organismo e alcanam a mente.
Segundo Fadiman & Frager, toda pulso (eles usam o termo instinto) tem

quatro componentes : uma fonte, uma finalidade, uma presso e um objeto . A fonte pode ser todo o corpo ou uma parte dele e aparece no momento em que emerge uma necessidade a ser satisfeita. A finalidade consiste em desenvolver todos os atos que acabem com a necessidade que emergiu. A presso expressa a quantidade de energia ou fora que mobilizada para aplacar a necessidade instintiva. Esta presso determinada pela intensidade ou urgncia da necessidade instintiva. Na maneira habitual de se expressarem as principais necessidades instintivas temos um parmetro das diferenas individuais. O objeto de uma pulso qualquer coisa, ao ou expresso que permite a satisfao da finalidade inicial que desencadeou a ao.
44

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Um exemplo simples da atuao dos quatro componentes pulsionais num comportamento hipoteticamente observado seria o da sede. A questo de como cada indivduo geralmente satisfaz os seus impulsos esclarecida assim por Fadiman & Frager (1979, p. 9) Os instintos humanos apenas iniciam a necessidade da ao; eles nem predeterminam a ao particular, nem a forma como ela se completar. O nmero de solues possveis para um indivduo uma soma de sua necessidade biolgica inicial, o desejo mental (que pode ou no ser consciente) e uma grande quantidade de idias anteriores, hbitos e opes disponveis . Satisfeita a necessidade da sede, aparecer imediatamente outra necessidade qualquer que determinar um novo comportamento e assim por diante.

45

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Freud tornou claro que o modelo comportamental psicanaltico o da busca do equilbrio homeosttico a nveis razoveis . Esta idia retirada das leis da termodinmica indica que um organismo qualquer com uma certa necessidade continuar desenvolvendo atividades at que possa reduzir esta tenso original. Tendo isto presente possvel ao se examinar o comportamento de uma pessoa, descobrir qual a pulso instintiva que determinou o referido comportamento. importante salientar que quando a expresso direta de uma pulso instintiva bloqueada (geralmente o por ferir padres morais ou normas) ou ento desviada para um objeto inadequado, gera-se ansiedade no indivduo, ansiedade esta que se manifesta de vrias formas. Na realidade, em qualquer manifestao de conduta podemos perceber a atuao de ambos os instintos de uma forma fundida, atravs da descarga pulsional, com dominncia momentnea de um deles. que mesmo num gesto de ternura h uma leve descarga agressiva, do mesmo modo que podemos descobrir traos de satisfao libidinal em gestos agressivos. 46

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Freud tambm chamou a ateno para a complexidade do comportamento que emerge da fuso das pulses bsicas. Os instintos sexuais fazem-se notar por sua plasticidade, sua capacidade de alterar suas finalidades, sua capacidade de se substiturem , que permite uma satisfao instintual ser substituda por outra, e por sua possibilidade de se submeterem a adiamentos... (Freud, 1933 , livro 28, p. 122 na ed. Bras. Apud Fadiman & Frager, 1979, p.9).

Partindo das observaes de seus pacientes, bem como de sua prpria auto-anlise, Freud reconstituiu as funes instintivas desde o nascimento, advindo da um conceito extremamente polmico para a poca, o da sexualidade infantil ( da agressividade tambm, claro). Essa sexualidade de que Freud fala pr-genital e ligam-se a funes basicamente no sexuais como a alimentao, o controle do intestino e da bexiga e finalmente chegando manipulao genital.
47

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Freud menciona que os impulsos erticos resultantes da excitao das zonas sensveis pr-genitais so parciais. Com o avano do desenvolvimento essas manifestaes instintuais so reprimidas ou mantm um papel restrito no jogo sexual. Entretanto, como ocorrem fixaes, possvel identificar a presena de resqucios da chamada sexualidade infantil no comportamento dos adultos. As caractersticas da sexualidade infantil, polimorfa e perversa, Freud bem as descreveu em Trs Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade. Otto Fenichel procura esclarecer: A criana pequena criatura instintiva, cheia de impulsos sexuais perversos polimorfos, ou, para falar com mais correo, cheia de uma sexualidade total ainda indiferenciada, a qual contm num s todos os ulteriores instintos parciais. De incio, a realidade s parecer ser julgada do ponto de vista da sua compatibilidade com a satisfao do instinto; tal qual a concebe o ego primitivo, ela colorida pelo status dos seus objetivos sexuais.
48

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Toda ordem de excitao que se produz na criana pode se tornar fonte de excitao sexual: estmulos mecnicos e musculares, afetos, atividade intelectual e at a dor. Na sexualidade infantil, a excitao e a satisfao no esto nitidamente diferenciados, se bem que j existam fenmenos orgasmides, ou seja, sensaes prazerosas que produzem o relaxamento e o trmino da excitao sexual(p.55). E mais adiante: O que constitui a anttese da primazia genital o perodo pr-genital inicial, quando o aparelho genital ainda no tem assumido o seu domnio, donde resulta que nunca completo o relaxamento obtido. A via que leva dos primeiros desejos pr-genitais primazia genital pode se descrever sob dois pontos de vista diversos: o da mudana das zonas ergenas condutoras e o dos tipos das relaes de objeto.

49

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Antes de mais nada, enfatize-se que o conceito de fases do desenvolvimento relativo, apenas servindo para melhor orientar. Na prtica, todas as fases se fundem pouco a pouco e se sobrepem.

DESENVOLVIMENTO DAS RELAES DE OBJETO (TEORIA DA LIBIDO) Na conduta humana temos evidente supremacia do instinto libidinal ou instinto de vida sobre o instinto de morte, caso contrrio no sobreviveramos. A libido, assim como o nosso prprio corpo vai seguindo, desde o nascimento, uma determinada trajetria de desenvolvimento.

50

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Simultaneamente ocorre o desenvolvimento libidinal e este desenvolvimento se d paralelamente ao desenvolvimento das relaes de objeto (objeto em linguagem psicanaltica designa tudo aquilo a que o Ego se vincula, podendo ser tanto objetos externos quanto objetos internos, tanto coisas quanto pessoas, imagens ou fantasias). Vale dizer que os estgios do desenvolvimento corporal so acompanhados por fases caractersticas do desenvolvimento libidinal s quais correspondem fases do desenvolvimento das relaes de objeto, ou do modo como estabelecemos os nossos vnculos, internos e externos. J vimos nos determinantes da personalidade que sem as influncias do meio ambiente no haveria desenvolvimento da personalidade, como vimos tambm que um dos mritos da psicanlise (leia-se Freud), foi o de ter insistido na importncia do relacionamento da criana com as figuras importantes do seu meio ambiente, especialmente a me.
51

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

que as escolhas amorosas futuras, a qualidade das relaes objetais nas mais diversas esferas de atividade, dependem do tipo e qualidade das primeiras relaes de objeto da criana. Kaplan & Sadock (1984 p.109) resumem assim o incio do desenvolvimento libidinal:
Ao nascer, o beb no percebe os objetos do mundo externo. capaz, no mximo, de uma sensibilidade indiferenciada dor e ao prazer. Fome, frio e dor despertam tenso e uma necessidade correspondente de procurar no sono o alvio para esses estmulos dolorosos. Ao mesmo tempo, o beb humano no pode prescindir de auxlio externo para ser aliviado desses estmulos dolorosos. Relaes de objeto de um tipo primitivo so estabelecidas quando o beb comea a compreender este fato. Como o beb percebe apenas sua prpria tenso e relaxao e no percebe o mundo externo, o anseio pelo objeto existe somente na medida em que persistem os estmulos perturbadores e o objeto encontra-se ausente. Uma vez surgido o objeto e gratificadas as necessidades do beb, o anseio desaparece.
52

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

As fases do desenvolvimento libidinal (e das relaes de objeto) so : a fase oral, a fase anal-sdica , a fase flica, a latncia e a puberdade. FASE ORAL: Ao nascer a criana tem uma sensibilidade maior e mais discriminada na regio da boca (oral), alm do fato de j nascer dotada do reflexo de suco. Da que a primeira percepo de um objeto no sentido psicolgico surge do seu anseio por alguma coisa que j gratificou suas necessidades, mas que no est presente no momento em que emerge novamente a necessidade. Concluso: a fome que faz com que o beb comece a reconhecer o mundo externo. A partir da e to logo seja capaz de algum controle motor adequado, a criana pequena coloca na boca todo e qualquer objeto que consiga alcanar.
53

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O juzo de realidade do beb funciona nos seguintes termos: alguma coisa proporciona satisfao e deve ser, portanto, engolida ou, alguma coisa gera tenso e deve, conseqentemente ser cuspida ou vomitada (Kaplan & Sadock , 1984 p. 109). esclarecedora a colocao de Fradiman & Frager (1979): Desde o nascimento, necessidade e gratificao esto ambas concentradas predominantemente em volta dos lbios, lngua e, um pouco mais tarde, nos dentes. A pulso bsica do beb no social ou interpessoal, apenas de receber alimento para atenuar as tenses de fome e sede. Enquanto alimentada, a criana tambm confortada, aninhada, acalentada e acariciada (p.13). A boca a primeira rea do corpo altamente provida de terminais sensitivos e motores, razo pela qual a maior parte da energia libidinal disponvel direcionada para esta rea. medida que a criana se desenvolve, outras reas do corpo passam a se constituir em fontes de gratificao. Entretanto, uma certa quantidade de energia libidinal e/ou agressiva, ficar permanentemente fixada ou catexizada nos meios de gratificao oral.
54

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Fenichel observa que o chupar de polegar mostra que o prazer que se obtm do seio u da mamadeira no se baseia s na gratificao da fome, mas tambm na estimulao mucosa oral ergena; se no fosse assim, o infante retiraria desapontado, o polegar, visto que este no produz leite. O mesmo vale para a chupeta. O objetivo do erotismo oral primeiramente, a estimulao prazerosa da zona ergena; a seguir a incorporao de objetos. Os biscoitos em forma de animais de que as crianas tanto gostam, so remanescentes significativos de fantasias canibais primitivas. Diz Fenichel que a experincia clnica mostra que os objetivos de incorporao oral assumem com freqncia carter sdico, o que ocorre, talvez,sob a influncia de fatores constitucionais ignorados ou como reao a frustraes. Mencionou-se acima o fato de ocorrer fixaes de energia libidinal e/oi agressiva nesta fase ou estgio.

55

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

como apontam Fradiman & Frager (1979,p.13): Em adultos, existem muitos hbitos orais bem desenvolvidos e um interesse contnuo em manter prazeres orais. Comer, chupar, mascar, fumar, morder, lamber ou beijar com estalo, certas prticas alimentares,so expresses fsicas destes interesses. Logo em seguida, com o surgimento dos dentes, a fase oral inclui a satisfao de pulses instintivas de ordem agressiva, como morder o seio da me. Entretanto, mesmo antes de possuir dentes, o beb intenta o ato de morder. Existem fixaes positivas nesta fase como existem fixaes negativas, tudo dependendo da relao me-filho. Estas fixaes geralmente situam-se dentro dos parmetros normais. Mas pode ocorrer de em alguns aspectos ou no seu conjunto todo as fixaes excederem tais parmetros. Surgem ento os caracteres de tipo oral-dependente, os vorazes de todos os matizes, os eternos insatisfeitos, os tipos que s sugam os outros e nada oferecem em troca, e assim por diante.
56

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Fadimam & Frager citam como fixaes orais negativas, observadas no comportamento adulto, o sarcasmo, o arrancar alimento de algum, a fofoca. Fenichel acrescenta as prticas perversas. A descrio psicanaltica do carter oral, ou seja, da personalidade com fixao maior neste estgio do desenvolvimento das relaes de objeto, bem como dos demais, est detalhada e textos sobre psicopatologia. FASE ANAL-SDICA. A anlise das neuroses obsessivas permitiu a Freud inserir entre os perodos oral e flico outro nvel organizacional da libido, s saber, o nvel sdico-anal. Embora o prazer anal se ache presente desde o incio da vida, no segundo ano que a zona ergena-anal parece se tornar o executivo principal de toda a excitao, a qual, ento, onde quer que se origine, tende a descarregar-se pela defecao. Mais tarde, a experincia vem ensinar que a estimulao da mucosa retal pode aumentar com a reteno da massa fecal; as tendncias reteno anal exemplificam bem as combinaes de prazer ergeno e segurana contra a ansiedade.(Fenichel,p.60)
57

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O amadurecimento do sistema nervoso, especialmente dos terminais perifricos, que acompanha o crescimento corporal, faz surgir na criana novas reas de tenso e de gratificao que so trazidas conscincia. Na maior parte do tempo da fase oral a criana se mantm e num papel passivo, uma vez que pouco pode fazer, ficando a cargo da me a tarefa de gratificar ou frustrar as necessidades do beb. Entretanto, por volta dos dois anos a criana j adquiriu um bom controle motor. Alm de se locomover, subir degraus e cadeiras, mexer em praticamente tudo o que alcana, a criana aprende nesta altura a controlar os esfncteres da bexiga e do nus. Alm da sensibilidade surgida nesta rea do corpo, o aprendizado deste controle desperta um interesse muito grande da criana. Ao mesmo tempo ela percebe que a me tambm est interessada e geralmente ansiosa para que a final se livre da tarefa de lavar fraldas.
58

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Assim, a criana acaba aquiescendo aos apelos da me para usar a privada para urinar e defecar. E a criana que inicialmente desfruta do prazer da excreo, aprende o prazer da reteno das fezes. Como apontam Fadiman & Frager (1979), as crianas aprendem com rapidez que o crescente nvel de controle lhes traz ateno e elogios por parte dos pais. O inverso tambm verdadeiro; o interesse dos pais no treinamento da higiene permite criana exigir ateno tanto pelo controle bem sucedido quanto pelos erros (p.13). Esta fase tambm chamada de fase anal-sdica, porque a criana, de posse dos novos poderes de locomoo e controle esfincteriano, passa a controlar o clima domstico numa espcie de jogo no qual desempenha um papel ativo de dominao, de modo especial atravs das funes de higiene corporal. Entregando ou recusando-se a entregar suas fezes, a criana exerce um poder sobre a me que antes no tinha. neste perodo que ocorrem manifestaes de obstinao, teimosia e negativismo que deixam perplexos os pais e outras pessoas prximas, a ponto de as ordens terem que ser dadas na ordem inversa: Pedrinho no senta nesta cadeira! (para conseguir que o menino sente).
59

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Para a criana, neste estgio do desenvolvimento, e com os referenciais que possui, as fezes, objeto de tanto interesse e fonte de prazer, so investidas de carga libidinal e tendo sido parte do corpo, continuam externamente a possuir qualidades de ego. Por isso a criana fica confusa e perplexa face s atitudes dos pais que, num momento elogiam-na porque d suas fezes, e logo encaramnas e ao ato de defecar como sendo algo sujo e que , portanto, deve ser mantido escondido. Nenhuma rea da vida contempornea to carregada de proibies e tabus como a rea que lida com o treinamento da higiene e comportamentos tpicos da fase anal (Fadiman & Frager, 1979 p. 14).

semelhana da fase anterior, perturbaes maiores na fase anal determinam fixaes. Sendo a me muito rigorosa faz com que a criana se torne obstinada ou avarenta (no d suas fezes), ou se a me muito repressiva a criana acaba expelindo as fezes em horas imprprias.
60

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

As mes sempre pensam que esto lidando com uma funo fisiolgica. Entretanto, como apontam Hall & Lindzey, (1966), neste interjogo forma-se o prottipo de todas as espcies de traos expulsivos de personalidade, tais como a crueldade, a destrutividade desenfreada, exploses e outros atos desordenados. O vocabulrio popular captou e expressa muito bem isso. Quando algum repreendido por algo errado que fez a frase costuma ser esta: Fulano, mas que cagada fizeste!. Entretanto, se a me for habilidosa e afetiva com a criana estimulando-a para que defeque e elogiando-a por isso, acabar por imprimir no filho um modelo de criatividade e de produtividade. Ora, o linguajar de novo revelador : obrar significa produzir, fazer obras etc. , mas tambm significa defecar . O imaginrio coletivo vai mais longe associando o sonho com fezes ao ganho em loterias etc.

61

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

interessante notar o que Fadiman & Frager ( 1979 p.13 ) colocam: caractersticas adultas que esto associadas fixao parcial na fase anal so : ordem, parcimnia e obstinao. Freud observou que estes trs traos so geralmente encontrados juntos. Ele fala de carter anal, cujo comportamento est intimamente ligado a experincias sofridas durante esta poca da infncia. *** EROTISMO URETRAL. O aparecimento do erotismo uretral infantil liga-se to intimamente ap erotismo genital infantil que muito no se pode dizer a seu respeito antes de discutir a genitalidade infantil. freqente, todavia, aparecer em estdios ulteriores como opoente pr-genital da sexualidade infantil genuna. A criana ertico-uretral percebe, necessariamente, a diferena entre os sexos com referncia mico; e, pois, comum o erotismo uretral se apresentar combinado ao complexo de castrao.(O.Fenichel,p.62)
62

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Mais adiante aponta Fenichel: Os objetivos originais do erotismo uretral so auto-erticos, tal qual o so os do erotismo anal; posteriormente, tambm o erotismo uretral pode voltar-se para os objetos, o aparelho uretral transformando-se, ento, em executivo de fantasias sexualmente excitantes relacionadas com o ato de urinar em objetos, de ser urinado por objetos; ou de fantasias em que menos se mostra a conexo com a mico. De modo geral, o prazer de urinar tem carter duplo: em ambos os sexos, pode ter significao flica e at sdica, a mico equivalendo penetrao ativa, com fantasias de lesar ou destruir; ou se sente como deixar escorrer, como entrega passiva e desistncia de controle. As falhas do asseio uretral so, em geral, punidas com vexame ou vergonha para a criana, isso se dando muito mais freqentemente do que as falhas do asseio retal.

63

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Por isso, diz Fenichel: No fcil dizer de onde se origina a

conexo profunda que existe entre erotismo uretral e vergonha, mas pode-se afirmar que, tal qual a idia de ser comido o medo oral especfico, a idia de ser roubado do contedo do corpo o medo anal especfico, assim tambm a vergonha a fora especfica que se dirige contra as tentaes ertico-uretrais. A ambio, que to comum descrever como resultando de conflitos ertico-uretrais, representa o combate a esta vergonha.
[ A vergonha como motivo de defesa dirige-se, principalmente, contra o
exibicionismo e a escoptofilia*. No simples forma especializada de angstia de castrao (medo do mau olhadocastrador), e sim sentimento mais especfico: em ltima anlise tambm com raiz em um padro reflexo fisiolgico primitivo. A vergonha tambm se relaciona em muitos aspectos com o sentimento de culpa: vergonha de si mesmo.] *sexualizao das sensaes visuais.
64

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

OUTRAS ZONAS ERGENAS: A ttulo de curiosidade citaremos as principais.

Toda estimulao cutnea, tanto o toque quanto as sensaes trmicas e dolorosas so fontes potenciais de estimulao ergena, esta podendo levar a conflitos, se encontrar contradio interna. O erotismo da temperatura, particularmente, se associa, muitas vezes, ao erotismo oral precoce e constitui parte essencial da sexualidade receptiva primitiva. [calor e frio esto associados manifestaes da sexualidade genital adulta] O erotismo ttil se compara escoptofilia, um e outra representando a excitao que produzida por estmulos sensoriais especficos. O prazer que resulta de estmulos dolorosos da pele representa a base ergena de todos os tipos de masoquismo.65

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Nem sempre se distingue o erotismo cutneo do erotismo muscular, ou dos dados da sensibilidade profunda. Manifesta-se o erotismo muscular em muitos jogos, esportes, etc.; patologicamente e,m inmeros sintomas de converso ou inibio de certas atividades musculares. Quanto importncia dos prazeres e temores que se relacionam com as sensaes cinestsicas e, bem assim, com as sensaes de equilbrio e espao, falamos a respeito delas em conexo com os nveis arcaicos do ego. As sensaes cinestsicas dos nveis primitivos do ego, aparecem nos adultos e nas crianas maiores quando dormem. O retorno de sensaes antigas e vagas de equilbrio e espao freqente representarem sinal externo para remobilizao da excitao infantil inconsciente, parecendo ter importncia particular sempre que as sensaes de excitao se transformam em sensaes de ansiedade. ***
66

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

FASE FLICA. Ao concluir-se a sexualidade infantil, est realizada na concentrao genital de toda a excitao sexual; o interesse pelos genitais e pela masturbao alcana significao dominante; chega a aparecer uma espcie de orgasmo genital. Foi com esta frase que Freud chamou organizao genital infantil, ou fase flica. Em virtude do amadurecimento dos terminais nervosos sensitivos, por volta dos trs anos a criana passa a experimentar uma sensibilidade inusitada nos rgos genitais e a ter a sua ateno despertada para os mesmos. Descobre ento as diferenas sexuais, ao mesmo tempo em que sua libido passa a ser investida de conotaes vinculadas a esta parte do corpo. a fase flica.

A tarefa fundamental de achar um objeto de amor pertence ao perodo flico, quando estabelecido o padro para escolhas posteriores de objeto. Freud empregou o termo complexo de dipo para referir-se s intensas relaes amorosas formadas durante esse perodo (Kaplan & Sadock , 1984, p. 109).
67

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Freud valeu-se da tragdia grega de Sfocles, dipo Rei , para designar este perodo do desenvolvimento da libido e durante o qual o menino deseja possuir a me e afastar o pai, e a menina deseja possuir o pai e afastar a me. Os impulsos libidinais do menino so dirigidos me, ao mesmo tempo em que anseia por ver o pai (a quem igualmente ama) fora de cena. A j existe um forte conflito. Mas as coisas complicam-se mais ainda, face ao cime e inveja que o menino sente da relao dos pais. O mesmo se d quanto a isso com as meninas. Ao mesmo tempo, como teve a ateno despertada para a regio genital do corpo, a criana descobre as diferenas sexuais, mais precisamente que alguns possuem e outros no possuem o pnis, foco central de sua libido. Na criana tudo isso se passa em nvel do inconsciente onde tambm so geradas fantasias que l permanecem. Entretanto, qualquer observador atento percebe as alteraes comportamentais da criana que denunciam os conflitos edipianos, principalmente o cime da relao dos pais.
68

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O medo de alguma coisa acontecer a este rgo sensvel e prezado chama-se angstia de castrao; medo a que se atribui papel to significativo no desenvolvimento total do menino e que representa resultado, no causa desta valorao narcisstica elevada. s a alta catexia narcisstica do pnis neste perodo que explica a eficcia da angstia de castrao; aos seus precursores nas angstias oral e anal pela perda do seio ou das fezes, falta a fora dinmica que caracteriza a angstia de castrao flica. A angstia de castrao no menino do perodo flico pode se comparar ao medo de ser comido do perodo oral, ou ao medo de ser despojado do contedo corporal do perodo anal; o medo retaliatrio do perodo flico, que representa o clmax dos temores fantsticos de leso corporal.(Fenichel, p.70) Este medo retaliatrio ancorado na percepo das diferenas sexuais, tem ainda por base a Lei de Talio (olho por olho, dente por dente) que vigora no inconsciente.
69

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Como apontam Fadiman & Frager, O menino que ama tambm teme seu pai e receia ser castrado por ele, reduzindo a criana a um ser sem sexo e, portanto, inofensivo. A ansiedade de castrao, o temor e o amor pelo seu pai, e o amor e o desejo sexual por sua me no podem nunca ser completamente resolvidos. Na infncia todo o complexo reprimido. Mant-lo inconsciente, impedi-lo de aparecer, evitar at mesmo que se pense a respeito ou que se reflita sobre ele essas so algumas das primeiras tarefas do Superego em desenvolvimento. O medo de castrao faz com que o menino reprima o desejo sexual em relao me, e hostilidade em relao ao pai. Mas o drama no termina a. Como o corpo uma usina produtora de energia, a libido continua sem um canal adequado de descarga. O conflito persiste. A soluo se configura numa equao que poderia ser assim descrita : num primeiro momento surge a fantasia de ser como ele, o pai, o rival . Sendo como ele a ameaa de castrao diminui e obtida uma satisfao parcial, ao nvel da fantasia, dos impulsos libidinais, vicariamente, em relao me. neste instante que o menino passa a desenvolver um processo intenso de imitao do pai.
70

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Num segundo e decisivo momento o processo aprofundado: no se trata de ser como ele (imitao) mas de ser ele (identificao). Buscando ser ele, o pai, o menino introjeta a figura do pai que deste modo deixa de ser uma ameaa. Identificando-se com o pai o menino consegue uma satisfao maior vicria dos impulsos sexuais em relao me e seu sentimento ertico inicial converte-se em ternura e afeio. Com a introjeo da figura parental do mesmo sexo soluciona-se o Complexo de dipo e consolida-se a estrutura do Superego, que segundo Freud o herdeiro do Complexo de dipo masculino e a garantia contra o incesto e a agresso. Numa palavra, a base da civilizao. Nas meninas o processo parecido. Tendo descoberto as diferena sexuais a menina fantasia que lhe tiraram o que outros possuem e isso uma descoberta traumtica muito sria.
71

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Surge da a controvertida tese de Freud da existncia de uma inveja do pnis. Segundo Fadiman & Frager, O desejo de ter um pnis e a aparente descoberta de que lhe falta algo constituem um momento crtico do desenvolvimento feminino. Segundo Freud: A descoberta de que castrada representa um marco decisivo no crescimento da, menina. Da partem trs linhas de desenvolvimento possveis: uma conduz inibio sexual ou neurose, a outra modificao do carter no sentido de um complexo de masculinidade e a terceira, finalmente, feminilidade normal. Como a essas alturas a me j vinha se afigurando como uma rival, a menina atribui me a culpa por sua condio de castrada, a me vira rival de fato, e os impulsos libidinais passam a ser dirigidos ao pai, que alm de tudo possui o rgo valorizado que ela no tem. Como a essas alturas a me j vinha se afigurando como uma rival, a menina atribui me a culpa por sua condio de castrada, a me vira rival de fato, e os impulsos libidinais passam a ser dirigidos ao pai, que alm de tudo possui o rgo valorizado que ela no tem.
72

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Na menina este complexo tambm chamado de Complexo de Etectra, em referncia tragdia grega de Sfocles e embora a soluo passe por etapas muito semelhantes do que ocorre com os meninos (imitao, identificao), nas meninas permanece um residual do complexo que ser inteiramente solucionado no plano do inconsciente quando ela, j adulta for capaz de ter filhos como a me e constatar, por isso, definitivamente, que inteira, completa, quanto a me e que nada lhe foi tirado ou suprimido. Tambm na menina, a soluo do Complexo de Electra consolida a estrutura do Superego. A psicanlise afirma a bissexualidade infantil que parece ser uma herana embrionria. A soluo do Complexo de dipo define tambm a orientao psquica sexual, independente da configurao anatmica. a partir desta soluo que se conforma a identidade de gnero que geralmente ser consolidada definitivamente na adolescncia.
73

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Ocorrem tambm fixaes negativas e positivas neste estgio, juntamente com a soluo edipiana e muito do que ocorre depende da conduta dos pais. Outro aspecto envolvido durante o tumulto edipiano e a sua soluo, diz respeito relao com maiores ou figuras de autoridade. que o processo de transferncia vai atuar na medida em que a criana for se socializando e pela vida a fora. fcil de aquilatar as srias e quase definitivas conseqncias decorrentes de traumas adicionais aportados por atitudes inadequadas do progenitor rival ou de ambos. Ao que parece o destino existe, mas no seria o impondervel e temido destino da mitologia grega. O destino so as inscries que se gravam mais fortemente no nosso inconsciente durante os primeiros estgios do desenvolvimento libidinal ou das relaes de objeto.
74

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Embora seja at prematuro, alm de deslocado, todo o contedo a seguir, grafado em letra diversa retirado da obra Teoria Psicanaltica das Neuroses como uma pequena amostra de fatores e conseqncias ligadas ao Complexo de dipo e por isso deve ser considerado : como um apndice. No h percepo que no gere conexes emocionais imediatas, de modo que todas as experincias participam de forma especial do Complexo de dipo, as experincias vividas poca da fase flica bem como aquelas anteriores, que so capazes de colorir, prgenitalmente, o Complexo de dipo mediante fixaes. Certas experincias traumticas singulares so to importantes quanto as influncias crnicas. Certas experincias traumticas, que a psicanlise acentuou particularmente desde os seus primrdios, so freqentes fatores decisivos, se o Complexo de dipo no houver sido superado de maneira normal.
75

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Quando se fala em desejos genitais, o que se deve considerar primeiro so os fatores genitais. H crianas nas quais, pela seduo, a genitalidade pode ser excitada prematuramente; e a intensidade da excitao, est sendo estimulada por fatores externos, excede s vezes o poder de controle da criana, o que cria estados traumticos, ligando entre si os reinos da genitalidade e da ameaa. (...) Tem importncia especial para a formao do Complexo de dipo tudo aquilo que a criana aprende ou pensa a respeito da vida sexual dos pais, e tanto mais quando a experincia sbita. freqente serem decisivas as combinaes de experincias verdadeiras e interpretaes errneas, ponto este em que se deve falar no reino da percepo sdica da realidade. Uma cena chamada primria, ou seja a observao de cenas sexuais entre adultos (entre os pais) cria, do mesmo passo, alto grau de excitao sexual (cuja ndole varia de acordo com a idade da criana) e a impresso de quye a sexualidade perigosa;

76

esta impresso resultante do fato de que a qualidade da excitao excede a capacidade de descarga da criana; da ser experimentada como traumaticamente dolorosa; a criana capaz, tambm, sadicamente, de interpretar errado o que percebe; ou a vista dos genitais adultos pode originar um medo de castrao.(...) Freud chamou a idia infantil que consiste em observar os pais durante o contato sexual fantasia primria, a qual, se no realmente experimentada, com toda a probabilidade se produzir na fantasia, a criana utilizando todas as sugestes que a realidade lhe d. certo que os efeitos de fantasias desta ordem nunca sero os mesmos que os efeitos da experincia real. Outro fato traumtico tpico que importa o nascimento de irmos, que se pode experimentar como transtorno sbito das gratificaes edipianas pela circunstncia de que os cuidados da me tm de ser, ento, partilhados com outrem; ou percepes e especulaes relativamente gravidez e ao nascimento aumentam as curiosidades e ansiedades sexuais, umas e outras resultando, s vezes, em tendncias regresso primeira infncia. 77

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

No que diz respeito a influncias crnicas, as reaes e desejos da criana para com os pais depende do comportamento e da personalidade destes. Um comportamento pouco habitual provocar reaes tambm desacostumadas, conforme se v na anamnese familial do neurtico comum. Os pais neurticos criam filhos neurticos e o Complexo de dipo dos filhos reflete o Complexo de dipo no resolvido dos pais. muito freqente o a me amar o filho e o pai amar a filha. O amor sexual inconsciente dos pais pelos filhos maior quando insuficiente a satisfao sexual real deles, por fora de condies externas ou das suas prprias neuroses. um amor que os filhos sentem inconscientemente como tentao sexual, o que lhes aumenta o Complexo de dipo prprio; e s vezes inconscientemente eu os pais o sentem; neste caso, eles o equilibram mediante ameaas e frustraes sbitas, da resultando com freqncia que os mesmos filhos so excitados e depois, frustrados pelos mesmos pais. (...)
78

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Um comportamento parental pouco comum (significando indulgncia excessiva, frustraes pouco comuns, ou ambas as coisas) vem a criar complexos de dipo pouco comuns nos filhos. Os mimos demasiados geram, necessariamente, frustraes desacostumadas, visto que as crianas mimadas no aprendem a suportar frustraes; da experimentarem frustraes leves como se fossem severas. As medidas educativas planejadas importam menos do que o comportamento cotidiano dos pais. Destaquem-se dos pontos que tm significao especial: primeiro, a atitude da me para com o sexo da criana; h mes que querem ter um filho e fazem que a filha sinta isso; segundo, as atitudes dos pais entre si, pois moldam as idias infantis sobre a sexualidade. Assim que a moral da famlia influencia a forma que assume o Complexo de dipo dos filhos. (...)
79

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Quanto ao problema do medo de castrao feminino, diz Fenichel: No fcil responder questo da angstia de castrao nas mulheres. Em primeiro lugar, pode-se afirmar que o Complexo de dipo nas mulheres no combatido no mesmo grau, nem com a mesma determinao que o nos homens. As mulheres que permanecem a vida inteira ligadas ao pai ou a figuras paternas, ou que, de um modo ou de outro, traem a relao do seu objeto amoroso com o pai, so em muito maior nmero que os homens que no superaram a fixao materna. Em segundo lugar, v-se, anlise, que temores outros e mais antigos, principalmente o medo da perda de amor, so mais fortes nas mulheres e de muitos modos assumem o papel que nos homens desempenha a angstia de castrao. Terceiro: freqente ver o medo que o estado de castrada, no qual se pensa como efeito de uma atividade proibida, seja descoberto limita consideravelmente as experincias sexuais da menina;
80

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

a idia de haver destrudo seu prprio corpo vista com freqncia, tal qual o a idia de haver perdido a possibilidade de ter filhos, ou, quando menos, de ter filhos sadios, alm de outras ansiedades que prevem a descoberta da vergonha. Quarto: H angstias relacionadas com a previso de leses genitais retaliatrias, angstias que substituem o medo de castrao. Tal qual determinam angstias pr-genitais irreais, certas falsas interpretaes animsticas tambm determinam angustias genitais fantsticas. comum as meninas no saberem que na vagina possuem um rgo oco pr-formado, da se explicando o medo fantstico de que o desejo genital de ser penetrada pelo rgo do pai produza a leso corporal. No obstante tudo isto, v-se, anlise de algumas mulheres, que existe um medo inconsciente de que certo rgo seja cortado como castigo de prticas sexuais.

81

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

PERODO DE LATNCIA E FASE GENITAL.


Seja qual for a forma que realmente toma a resoluo do complexo de dipo ou de Electra, a maioria das crianas parecer modificar seu apego aos pais em algum ponto depois dos cinco anos de idade e se voltam para o relacionamento com seus companheiros, atividades escolares e outras habilidades. Nesta poca, da idade de 5, 6 anos at o comeo da puberdade, denominada de perodo de latncia, um tempo em que os desejos sexuais no resolvidos da fase flica no so atendidos pelo ego e cuja represso feita com sucesso pelo Superego. Nesse perodo da vida, como afirmam Fadiman & Frager, depois da primeira eflorescncia da sexualidade feneceu, surgem atitudes do ego como vergonha, repulsa e moralidade, que esto destinadas a fazer frente tempestade ulterior da puberdade e alicerar o caminho dos desejos sexuais que se vo despertando.

82

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Antes de tudo importante anotar que a libido do perodo prgenital narcisista, ou seja, a criana experimenta prazer ao estimular e manipular o seu prprio corpo. No narcisismo, as coisas so dominantemente de si para consigo e num adulto, traos narcisistas indicam imaturidade. Com o advento da puberdade e da adolescncia, o indivduo passa por um processo que o prepara e transforma num adulto. No decorrer deste processo, o Complexo de dipo revivido inconscientemente de maneira atenuada, sendo que o narcisismo canalizado para escolhas objetais genunas. O objeto da libido socializado, ou seja, est fora do tringulo familiar. A puberdade e com ela o incio da adolescncia um perodo crtico que deixa os pais freqentemente perplexos.

83

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O adolescente comea a busca de uma identidade, a desidealizar as figuras parentais, a ver o mundo tambm com olhos crticos, a se identificar transitoriamente com um grupo de iguais e finalmente a consolidar sua identidade de gnero e a figurao de seu papel no mundo adulto , com uma escolha profissional. Seus sentimentos de amor aos outros se expandem, assim como valores altrusticos e impulsos produtivos. Sua participao social cresce at o ingresso definitivo no mundo adulto. FASE GENITAL.
A fase final do desenvolvimento biolgico e psicolgico no rumo adulto ocorre na puberdade e o conseqente retorno da energia libidinal aos rgos sexuais. Neste momento, meninos e meninas esto ambos conscientes de suas identidades sexuais distintas e comeam a buscar formas de satisfazer suas necessidade erticas interpessoais. ***
84

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

TEORIA ESTRUTURAL DO APARELHO MENTAL

Em virtude das dificuldades em explicar a recidiva dos sintomas e de toda a dinmica psquica a partir do modelo topogrfico Freud apresentou, em 1923, o modelo estrutural do aparelho mental, vale dizer, da personalidade. Manteve, entretanto, os construtos da teoria topogrfica(consciente, pr-consciente, inconsciente) , de modo especial o do inconsciente. Sobre o modelo estrutural da mente, assim se referem Hall & Lindzey : A personalidade composta de trs grandes sistemas : o ID , o EGO, e o SUPEREGO. Embora cada um desses sistemas tenha suas prprias funes, propriedades, componentes, princpios operantes, dinamismos e mecanismos, atuam um sobre o outro to estreitamente que difcil, seno impossvel, destacar seus efeitos e determinar a contribuio de cada um para o comportamento humano. O comportamento quase sempre o resultado da interao desses trs sistemas; raramente um sistema funciona com excluso dos demais ( p. 46) . Vejamos cada um destes sistemas.
85

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

ID
O ID completamente inconsciente e suas funes esto organizadas em concordncia com o princpio do prazer e as disposies do processo primrio.

O princpio do prazer inclui o conceito de que os drives ou impulsos buscam uma satisfao direta e imediata, sem levar em conta outros fatores ou foras influenciem na situao. Os drives (impulsos ou derivados instintuais) vaiam de intensidade de vez em quando e quanto mais forte for um drive, maior ser a presso para uma descarga imediata de satisfao e que, portanto, reduzir a tenso deste mesmo drive. Por si mesmo os drives( impulsos instintivos) no levam em considerao o impacto ou efeito da situao da realidade, nem a presena ou ausncia de um objeto apropriado nem os efeitos da descarga do drive.
86

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O processo primrio uma forma de pensar caracterstica dos processos de pensamento do beb, e contrasta com o processo secundrio, que uma forma de pensar mais tardia, adquirida por meio da aprendizagem, da experincia, do ensaio e erro e da educao. Esta forma de pensamento do processo primrio na criana vem caracterizada pelo conceito de mobilidade da catxis. Isto significa que as representaes dos objetos e de outros processos mentais podem ser rapidamente catexizadas com energia do drive, sexual ou agressivo, e podem ser tambm rapidamente descatexizadas de tal energia. Por conseguinte, pode haver muito mais mudanas e recursos no emprego das representaes psquicas dos objetos e de outros processos mentais dentro do ID, o qual depende da natureza e intensidade dos drives em cada momento e das vrias representaes mentais que se prestam como objetos destes drives.
87

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Descritivamente (P. Dewald), isto se traduz nos fenmenos da condensao e do deslocamento, que so caractersticos do pensamento de processo primrio. No caso do deslocamento, as representaes mentais de objetos ou de outros processos podem ser caracterizadas por drives que esto relacionados s indiretamente com estes objetos. No caso da condensao, a representao mental de um processo ou de um objeto pode ser a finalidade de uma sries de drives simultneos distintos. A mobilidade da catxis, a condensao e o deslocamento significam tambm que as leis e conceitos aprendidos da racionalidade e lgica no existem na forma de pensar do processo primrio e que, ao contrrio, no leva em considerao a compatibilidade, a seqncia, as relaes temporais de causa e efeito, tudo podendo coexistir simultaneamente. No ID no h concepo do negativo. Esta forma de pensamento persiste indefinidamente, posto que as funes do ID so totalmente inconscientes e, portanto, no so influenciadas diretamente pela aprendizagem e pela experincia.

88

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

[SONHO] A forma de pensamento do processo primrio se manifesta mais claramente no contedo do sonho, no qual podem se produzir vrias distores e alteraes na seqncia lgica. Na causa e efeito, nas relaes temporais e espaciais, contradio e existncia dos contrrios. Uma figura ou um lugar no sonho podem ser um composto de muitas figuras e muitos lugares. As pessoas e as lembranas de m perodo da vida do paciente pedem se mesclar com os de outro perodo completamente diferente. Podem se observar aluses e pequenos fragmentos da experincia sem que sejam completados. E sentimentos e pensamentos que esto associados com outra pessoa, podem se deslocar e se experienciar em outra. Durante o sonho o sujeito costuma ter a sensao de que participa e atua realmente nele, e o sonho tem a condio de realidade.

89

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

S quando o sujeito desperta, perdem sua condio realista estas conexes e distores irracionais e ilgicas, e o indivduo se d conta da incongruncia dos acontecimentos ou das pessoas que viu em seu sonho. Outra caracterstica do ID e do processo primrio a existncia do simbolismo e da formao deste. Temos aqui uma forma de deslocamento pela qual um objeto, por causa de uma qualidade ou atributo especfico, pode se associar com algum outro objeto ou aspecto de um drive, chegar a representar (e, neste sentido simbolizar) um driveque pode estar ou no relacionado originalmente com ele. A universalidade de certos tipos de smbolo se deve ao fato de que em todas as crianas se produzem uma srie de drivese de conflitos, em virtude da condio humana e do longo perodo que requerem o desenvolvimento, sua aprendizagem e seu amadurecimento.

90

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Assim, pois, o objeto, em virtude de suas partes ou qualidades, pode se converter num smbolo do que inconsciente e que, por outras razes, no pode ser expressado conscientemente. Exemplos deste conflitos e problemas universais da infncia incluem a considerao da sexualidade, morte, nascimento, o corpo e suas partes. A criana buscar smbolos para estes conceitos nas inter-relaes e experincias dentro do seu meio ambiente e cultura especficos, de modo que os smbolos especficos escolhidos diferiro com a experincia e disponibilidade cultural. Embora os drives do ID busquem uma descarga direta e imediata, como j foi dito, para efetuar tal descarga do drive se requerem outros processos mentais como a percepo, juzo, atividade motora, etc., que se definem como partes das funes do EGO. Vale dizer que os drives do ID no tem uma acesso direto mobilidade e ao meio ambiente externo, seno que devem ser ajudados pelas funes do EGO.
91

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O ID a sede terica da energia instintiva. O ID contm tudo que herdado, que est presente na constituio - acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organizao somtica e que aqui (no ID) encontram uma primeira expresso psquica, sob formas que nos so desconhecidas
(Freud 1940, livro 7, pp. 17-18 na ed. Bras. Apud Fadiman & Frager, 1979, p. 10).

Nascemos com o ID e as duas outras instncias, o Ego e o

Superego, derivam-se do ID e do resultado de seu contato com o mundo externo. O ID inteiramente inconsciente , como j foi acentuado, e guarda para sempre suas caractersticas amorfas e caticas. Fadiman & Frager nos dizem que o ID pode ser comprado a um rei cego cujo poder e autoridade so totais e cerceadores, mas depende de outros para distribuir e usar de modo adequado o seu poder.
92

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Os contedos do ID incluem configuraes mentais que nunca ser tornam conscientes, assim como o material que j foi considerado inaceitvel pela conscincia. Um pensamento ou uma lembrana, excludo da conscincia e localizado na sombra do ID, mesmo assim capaz de influenciar a vida mental da pessoa. Freud acentuou fato de que materiais esquecidos conservam o poder de agir com a mesma intensidade mas sem controle consciente. ***

EGO
No existe, segundo Kaplan & Sadock (1984) uma definio mais ampla sobre o ego do que aquela que Freud deu quase ao final de sua carreira, em 1938, na obra Esboo da Psicanlise . Igualmente ,Fadiman & Frager (1979), por julgla insubstituvel, apresentam esta definio:

93

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

So estas as principais caractersticas do ego: em conseqncia da conexo preestabelecida entre a percepo sensorial e a ao muscular, o ego tem sob seu comando o movimento estabelecida entre voluntrio. Ele tem a tarefa da auto preservao. Com referncia aos acontecimentos externos desempenha essa misso dando-se conta dos estmulos externos, armazenando experincias sobre eles ( na memria), evitando estmulos excessivamente intensos ( atravs da fuga), lidando com estmulos moderados (atravs da adaptao) e, finalmente, aprendendo a produzir modificaes convenientes no mundo externo, em seu prprio benefcio (atravs da atividade). Com referncia aos acontecimentos internos, em relao ao ID, ele desempenha essa misso obtendo controle sobre as exigncias dos instintos, decidindo se elas devem ou no ser satisfeitas, adiando essa satisfao para ocasies e circunstncias favorveis no mundo externo ou suprimindo inteiramente as suas excitaes.
94

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

dirigido, em sua atividade, pela considerao das tenses produzidas pelos estmulos, estejam estas tenses presentes nele ou introduzidas dentro dele. A elevao dessas tenses , em geral, sentida como desprazer e o seu rebaixamento como prazer. ... O ego se esfora pelo prazer e busca evitar o desprazer (Freud, 1940, livro 7 , pp.
18-19, na ed. bras. Obra citada p. 11).

O EGO se desenvolve a partir do ID, como j dissemos. muito elucidativo e pertinente anotar o que dizem Kaplan & Sadock sobre o desenvolvimento do EGO: Gratificao e frustrao de impulsos e necessidades nos primeiros meses de vida afetam o destino futuro do ego. A satisfao adequada das necessidades libidinais da criana pela me, ou pelo substituto dela, criticamente importante. E embora isso seja menos claramente entendido e apreciado, uma certa quantidade de frustrao de impulsos na infncia e na meninice igualmente importante para o desenvolvimento de um ego saudvel (p.117).
95

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A privao da me em estgios significativos de desenvolvimento conduz ao prejuzo das funes do ego em vrios graus. Entretanto, a indulgncia excessiva das necessidades instintivas da criana interfere no desenvolvimento das capacidades do ego de tolerar frustraes e , conseqentemente, na sua capacidade de regular as exigncias do id em relao ao mundo externo ( ibid ). O EGO se define como o grupo de processos mentais cuja funo a de perceber e reconhecer as distintas foras que atuam sobre o organismo, tanto do meio ambiente interno como externo, para sintetiz-las e integr-las e realizar aquelas funes e atividades necessrias para manter um estado de adaptao interna e externa. Este grupo de funes inclui a percepo, a memria, o pensamento, a inteligncia, funes motoras, juzo e avaliao da realidade. Tambm implica os esforos que o organismo faz para alterar o meio ambiente interno e externo ou para se adaptar a um destes.

96

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O EGO opera de acordo com o princpio de realidade, oposto ao princpio do prazer do ID. O princpio de realidade inclui a avaliao da situao total, e abarca todas as foras que atuam sobre o indivduo, com uma ltima seleo e julgamento para escolha de uma resposta baseada no benefcio a longo prazo e que seja melhor para o organismo. O princpio de realidade pode implicar um bloqueio da satisfao do drive, ou uma mudana no objeto do drive ou a substituio de um prazer futuro por outro atual, com o objetivo ltimo de conseguir a maior quantidade de satisfao e prazer e a menor quantidade dor ou perigo. O EGO tambm funciona de acordo com a forma de pensamento de processo secundrio, na qual se reconhecem os conceitos da lgica, seqncia, causa e efeito, contradio e negao. As funes do EGO se acham, em parte, no nvel consciente e prconsciente, embora certo nmero de funes do EGO se produzam inconscientemente. Entre estas ltima se acham os mecanismos psicolgicos de defesa que sero estados mais adiante.
97

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O desenvolvimento do EGO implica a interrelao das duas correntes principais do desenvolvimento. A primeira destas constituem os aparelhos congnitos e constitucionais do EGO, alguns dos quais (a percepo, por exemplo) existem em vrios graus de maturidade, no momento do nascimento, enquanto outros seguem um desenvolvimento predeterminado e cronolgico, segundo as espcies.Por exemplo, no comportamento motor, que por definio uma funo do ego, a princpio h s respostas indiferenciadas. A outra corrente importante do desenvolvimento o impacto psicolgico do desenvolvimento do EGO que se inicia mediante a interrelao com o que foi chamado o ambiente meio esperado ou antecipado. O impacto deste ambiente, desde o ponto de vista psicolgico e experimental, influir significativamente no desenvolvimento do ego, segundo a natureza e os tipo de interao que se produzam.
98

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A maior parte do desenvolvimento do EGO ocorre nos primeiros cinco ou seis anos de vida. Porm, medida que o organismo amadurece, se produz um contnuo desenvolvimento do EGO e o incremento da relao com o meio ambiente. Ao considerar o desenvolvimento do EGO, deve-se ter em conta a capacidade adequada do organismo em relao com a idade cronolgica, bem assim em relao com as experincias que teve durante a sua vida. ***

SUPEREGO
Enquanto que o EGO se desenvolve a partir do ID, o SUPEREGO se desenvolve a partir do EGO e alcana sua estrutura final na soluo do complexo de dipo mediante a introjeo das figuras parentais, com evidente dominncia da figura parental do mesmo sexo.
99

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O SUPEREGO a parte do aparelho mental que tem por funo julgar criticamente as outras funes mentais em termos de normas morais do correto e do incorreto, do bom e do mau, do castigo e da recompensa. O SUPREGO em parte consciente e pr-consciente e corresponde ao que se costuma chamar de conscincia. Porm, em grande parte inconsciente, e este aspecto inconsciente do SUPREGO se relaciona com as normas mais primitivas e arcaicas de castigo e recompensa. A formao do SUPEREGO implica a interiorizao em vrios graus das normas e atitudes paternas do correto e incorreto e da recompensa e castigo. Estes so experimentados pela criana j desde a infncia, mas ficam especialmente influenciados pelas tentativas que a criana faz por identificarse com os pais nos conflitos trazidos pela soluo do Complexo de dipo.

100

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Estas primeiras imagens parentais incorporadas, que formam o ncleo da funo consciente do SUPREGO, no refletem, necessariamente as atitudes e normas paternas como se produzem na realidade, seno que so melhor uma interiorizao da percepo, antecipao e interpretao das atitudes paternas pela criana. A criana tender tambm a projetar nos pais seus impulsos hostis e agressivos e, por conseguinte, antecipar a reao agradvel dos pais. Alm dos conceitos de castigo, o SUPEREGO implica tambm a representao mental dos ideais pelos quais se esfora o indivduo, chamados de ego ideal. Estes ideais so assim mesmo prconscientes em parte, e em parte conscientes, e se baseiam na fantasia e nas concepes infantis das imagens paternas. Embora a maior parte do desenvolvimento do SUPEREGO tenha sido a interiorizao das imagens paternas como individuais, os pais e suas atitudes so tambm representativos da sociedade em geral.
101

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Portanto, h um impacto, na formao do SUPEREGO, das foras sociais e culturais representadas, primeiro pelos mais, e mais tarde por outros objetos com os quais a criana entra em contato durante seu desenvolvimento. Por sua vez as foras do SUPEREGO desempenham um importante papel na continuidade das foras sociais e culturais de uma gerao para outra. As funes conscientes e pr-conscientes do SUPEREGO so capazes de uma modificao contnua, por so influenciadas pelas relaes e identificaes com outras pessoas, alm dos pais e, especialmente com o grupo na adolescncia. Contudo, persistem imutveis as imagens paternas inconscientes da primeira infncia que foram incorporadas como funes do SUPEREGO, pois no so acessveis aprendizagem consciente. Devemos destacar especialmente o fato de que esta concepo do aparelho mental s uma abstrao terica baseada numa srie de definies.
102

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O ID, o EGO e o SUPEREGO no tem uma existncia prpria ou independente e representam agrupamentos adequados dos vrios tipos de processos e funes mentais. ***

ANSIEDADE A ansiedade um fenmeno eminentemente psicolgico e faz parte da experincia de todos os seres humanos. Ela existe no seio da personalidade em nveis variveis e est praticamente presente o tempo todo, pois mesmo situaes agradveis produzem certa dose de ansiedade. Vinculada aos afetos, a ansiedade apresenta-se sob vrios matizes. Quando incontrolada ou muito intensa a ansiedade produz efeitos devastadores sobre o organismo. Por isso uma das principais tarefas do ego a de encontrar maneiras de atenuar e controlar a ansiedade que sempre emerge juntamente com tenses ou desprazer.
103

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Freud abordou a questo da ansiedade nos termos de identificar o


que a provoca e como o Ego se defende dela. Basicamente, como resumem Fadiman & Frager quatro situaes causam ansiedade: (1) perda de um objeto desejado - por exemplo, a criana privada de um dos pais, de um amigo ntimo, de um animal de estimao; (2) Perda de amor por exemplo rejeio, fracasso em reconquistar o amor ou aprovao de algum que lhe importa; (3) Perda de identidade por exemplo, medo de castrao, perda de prestgio, de ser ridicularizado em pblico; (4) Perda da auto-estima por exemplo, a desaprovao do SUPEREGO por atos ou infraes que resultam em culpa e dio em relao a si mesmo.

Este resumo algo arbitrrio e simplista se tivermos presente que o funcionamento da personalidade liga-se de modo permanente ao manejo da ansiedade. Por outro lado, o prprio Freud aprofundou bem mais essa questo dizendo que a ansiedade seria provocada pelo trauma do nascimento e posteriormente pelo medo de castrao.
104

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Outros autores debruaram-se no estudo exclusivo da ansiedade. Ela deve ser considerada de relevncia na dinmica da personalidade e deve-se fazer a distino entre ansiedade normal e ansiedade neurtica ou psictica. Nveis perturbadores de ansiedade ocorrem quando o ego no consegue solues satisfatrias para os conflitos internos. No enfrentamento dos conflitos e na luta por aplacar a ansiedade o ego utiliza os chamados mecanismos de defesa. O CONFLITO PSQUICO Esta diviso dos processos psquicos em ID, EGO e SUPEREGO permite uma conceituao sistemtica das diferentes e contraditrias foras psicolgicas e funes que atuam na mente ao mesmo tempo e como acontece que estas foras podem ter objetivos contraditrios ou mutuamente incompatveis, aparecem situaes de conflito psicolgico.

105

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Pode haver um conflito dentro do prprio aparelho mental (conflito intrapsquico) ou um conflito entre o organismo do indivduo e o ambiente externo, o qual se relaciona tambm com um conflito intrapsquico. Para sermos mais corretos, um drive do ID que busque uma satisfao direta pelo objeto original do drive, de acordo com o princpio do prazer, pode entrar em conflito com a proibio do SUPEREGO, contrrio expresso deste drive ou utilizao deste objeto. Um drive do ID pode se achar em conflito com mesmo EGO em virtude da perfeio interior do EGO ou fantasia de perigo ( parte o castigo moral) que implicaria a satisfao de tal drive. Este drive do ID pode entrar em conflito tambm com a percepo do EGO das demandas da realidade exterior. H tambm a possibilidade de conflito entre os processos do EGO e a realidade externa em termos das demandas que a realidade pode fazer sobre o organismo ou em termos da tentativa, por parte do EGO, de modificar ou alterar a realidade da situao exterior de acordo com as prprias necessidades e desejos do organismo.
106

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Intrapsiquicamente, podem se colocar situaes nas quais as demandas do SUPEREGO criem uma situao de conflito com a capacidade do EGO para agrup-las. Tambm podem se dar situaes nas quais o efeito da realidade sobre os processos do SUPEREGO podem provocar uma situao conflitiva.

O EQUILBRIO DINMICO A principal funo do EGO a manuteno, a pesar destas vrias contradies e conflitos, de um estado de adaptao interna do aparelho mental e de adaptao entre o organismo e seu ambiente. O EGO como centro e organizador de funes mentais, opera de acordo com o princpio de realidade e com o processo secundrio e tenta manter em equilbrio todo este sistema. Este equilbrio parecido com o conceito de homeostase dinmica, tal como foi descrito originalmente em fisiologia por Cannon, que como j assinalamos constitui o modelo comportamental da psicanlise.
107

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Contudo, tanto a natureza e a intensidade das distintas foras que pressionam o EGO desde os drives internos e o ambiente externo, quanto os processos que se produzem no mesmo EGO, esto mudando e flutuando constantemente. Como conseqncia, o equilbrio estabelecido pelo EGO no fixo e esttico, seno uma constante oscilao e variao do estado dinmico invarivel, dentro de certos limites.

O FUNCIONAMENTO DINMICO DA PERSONALIDADE


O funcionamento da personalidade significa integrar todas as variveis enunciadas at agora, num dinamismo fantstico, onde as fixaes que se originaram em diferentes estgios do desenvolvimento, desempenham o seu papel, e onde cada instncia (Id, Ego e Superego) da personalidade atua consoante a configurao peculiar que adquiriu desde o nascimento.
108

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A personalidade jamais se afigura como esttica, imvel ou acabada. Isto quer dizer que o processo de crescimento iniciado desde o nascimento, prossegue pela vida toda. Hall & Lindzey apontam que este crescimento da personalidade evolui face a quatro fontes de tenso : (1) Os processos de crescimento e evoluo fisiolgicos; (2) as frustraes ; (3) os conflitos e (4) os perigos . As tenses oriundas destas quatro fontes obrigam o EGO a desenvolver sempre novas estratgias de reduo das ditas tenses, num aprendizado contnuo que constitui, segundo Freud, o desenvolvimento da personalidade. Nesse af o Ego utiliza os chamados mecanismos de defesa ou de adaptao. Os mecanismos de defesa foram inicialmente identificados por Freud ao analisar os sonhos e ao perceber que nos sonhos h sempre um contedo manifesto e um contedo latente e que no processo de sonhar sempre ocorre uma descarga de pulses (drives)instintivas que o contedo manifesto procura esconder.
109

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Ou seja, o EGO literalmente procura enganar a censura, concedendo alguma satisfao ao ID durante o sonho. Os mecanismos de defesa que permitem isso e que afinal, constituem o modo de atuar da mente, permanecem ativos tambm durante a viglia. Vale dizer que ao analisarmos qualquer comportamento, podemos descobrir quais os mecanismos de defesa que nele atuaram. O EGO sempre se vale de um certo conjunto de mecanismos de defesa para enfrentar as situaes internas e externas. Este conjunto de mecanismos varia conforme as situaes, entretanto, cada indivduo acaba elegendo um grupo preferencial de mecanismos de defesa e com intensidades mais ou menos constantes. As outras pessoas passam a reconhecer o indivduo pelo seu modo habitual de agir, isto , pelo seu conjunto e estilo de mecanismos de defesa. Os mecanismos de defesa so funes do EGO que se desenvolvem e se estabelecem em cada indivduo como parte de sua maturao psicolgica para resolver e intervir no conflito intrapsquico, assim como entre o organismo e o meio ambiente.
110

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O objetivo final de todos os mecanismos de defesa do EGO o de manter a natureza inconsciente dos impulsos (drives) e seus derivados, que devem tratar eficazmente a ansiedade e manter o organismo num estado homeosttico de equilbrio dinmico, tanto intrapsiquicamente quanto com o meio ambiente. Estes mecanismos so funes inconscientes do EGO, e quando respondem favoravelmente, o indivduo no s inconsciente do problema em questo, seno tambm da operao dos mecanismos em si. Em geral, qualquer das diferentes funes do EGO pode ser utilizada como defesa contra um conflito e contra a sensao de ansiedade.Contudo, um determinado grupo de processos do EGO se considera mais concretamente como mecanismos de defesa.
111

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Quando ocorre o amadurecimento fsico e psicolgico, se incrementa a capacidade defensiva das funes do EGO e sua complexidade. Por isso deve-se considerar os mecanismos de defesa desde o ponto de vista do desenvolvimento do EGO e do amadurecimento psicolgico, assim como a seqncia em que maturam e se tornam utilizveis para seu uso como parte dos processos integradores totais. Existe uma ampla variedade de tais mecanismos, mas s vamos considerar alguns dos mais destacados e usuais. Um dos primeiros e mais primitivo dos mecanismos do EGO a negao. Este mecanismo implica a tentativa de proteger a percepo de um estmulo sensorial contra o meio ambiente externo ou interno. Embora a intensidade do estmulo contra ele tenha alcanado ou sobrepujado o umbral da percepo habitual, no reconhecido conscientemente.

112

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Um prottipo de negao a experincia da criana quando aprende a dominar voluntariamente a percepo (por exemplo, fechando os olhos). Como no posso te ver, deixas de existir. Pode-se citar o popular comportamento do avestruz que ante o perigo esconde a cabea. Um exemplo da negao de uma percepo interiorizada viria ilustrado pela pessoa que no se d conta de que experimenta uma sensao particular, embora outros reconheam claramente as manifestaes visveis de sua existncia.
Outros mecanismos primitivos do EGO so a projeo e a introjeo. Um prottipo destes mecanismos psicolgicos o ato psquico que implica o processo de nutrio. Em geral se observa na criana pequena o emprego da boca como rgo para examinar a realidade. A criana pe qualquer coisa na boca e a prova para ver se algo agradvel que se pode comer ou mastigar, ou algo desagradvel, e ento se deve cuspir.

113

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O ato psicolgico de se alimentar constitui outro prottipo do mecanismo de introjeo (introduzi-lo dentro de si mesmo) pelo qual vrias experincias, idias e imagens, chegam a se representar na mente. Na criana pequena a separao do objeto (me) do qual depende a primeira situao desencadeante de ansiedade que alimenta e estimula o uso deste mecanismo. O mecanismo implica originariamente uma tentativa psicolgica de incorporar este objeto dentro de si mesmo, a fim de resolver a ansiedade provocada pela separao. A introjeo implica a incorporao psicolgica de todo o objeto por meio do processo oral de introduo. Isto contrasta com o mecanismo de identificao, que se desenvolve posteriormente em modelos de imitao mais discretos. A simples demonstrao deste mecanismo se v em expresses tais como: Te quero tanto, que te comeria; Isto no posso engolir; Engolirs tudo que te digam. Outro exemplo teramos no canibalismo de tribos primitivas, e no Sacramento da Comunho.
114

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O mecanismo da projeo, que implica o ato psicolgico de exteriorizar as coisas que no so aceitveis para o prprio indivduo, tem seus prottipos no processo nutritivo, e no cuspir uma coisa, negar-se a tomar algo ou afast-la de si. Exemplos de projeo em crianas e em tribos primitivas seriam os conceitos de animismo e de atribuir motivaes ou capacidades humanas a objetos inanimados ou no humanos. Exemplos simples de projeo seria o de culpar a outro por faltas cometidas pelo prprio indivduo ou atribuir a outros os prprios impulsos ou idias. Em suma, com a projeo, Atuando como defesa contra a

ansiedade, a projeo se dirige para fora e atribui a outras pessoas aqueles traos de carter, atitudes, motivos e desejos contra os quais existem objees e que se quer negar. O mecanismo permite que a pessoa permanea cega a importantes impulsos da personalidade, embora sua influncia distora a imagem que ela faz do mundo.
115

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

comum conhecermos pessoas que criticam severamente, em outras pessoas, exatamente as falhas que constituem os pontos fracos do seu prprio carter, deixando intimamente de reconhecer o fato de que elas prprias possuem os traos e os motivos desprezados (Kolb, 1980 p.81).
Um outro aspecto dos processos de desenvolvimento do pensamento na criana pequena, em especial dos trs anos de idade, o pensamento mgico e, com ele, o desenvolvimento do mecanismo de destruio. Trata-se de um mecanismo no qual um impulso inaceitvel, driveou derivado deste, se acha compensado e neutralizado por um ato , ademais do pensamento mgico direto ou indireto, dando-se por esta via o ato destrutivo. Outro mecanismo de defesa que se origina quase no mesmo perodo de desenvolvimento e que est relacionado com a destruio a formao reativa (chamado s vezes de sobrecompensao)

116

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Mediante a formao reativa, um drive ou atitude se convertem no contrrio do original, implicando uma mudana relativamente permanente nos processos do EGO e uma contnua modificao do prprio EGO. Isto implicar muitas vezes no desenvolvimento de traos de carter associados com a utilidade e a aceitabilidade social, fazendo com que o emprego do mecanismo seja reforado, alm do mais pelas recompensas do meio ambiente. Exemplos correntes deste mecanismo incluiriam a substituio do impulso a ser sujo por uma exagerada atitude de limpeza, ou do desejo de ser dependente por uma atitude de independncia forada e continuada. A hostilidade, agresso, ou crueldade podem ser substitudas por uma amizade, gentileza e atitudes de piedade ou afeto exagerados. Quanto mais fortes forem os impulsos, drive ou atitudes primitivos, mais intensa deve ser a formao reativa, caso se queira que funcione como defesa.

117

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O isolamento um mecanismo de defesa no qual os processos mentais esto separados em suas partes componentes, e as conexes entre as partes se acham bloqueadas com respeito realidade consciente. Numa forma de isolamento, a situao e a qualidade do drive, associados com um impulso inaceitvel, podem se desconectar das idias ou pensamentos relacionados com tal impulso. Como resultado, o drive ou derivados deste podem surgir na realidade consciente na forma de um pensamento, mas no vo acompanhados pela sensao emocional associada ou pela percepo da fora do drive. Tais pensamentos so muitas vezes experimentados como absurdos ou distantes, e o indivduo no os sente como verdadeiraparte e si mesmo. Uma ulterior forma de isolamento a intelectualizao, mecanismo de defesa no qual o indivduo pode perfeitamente se dar conta de uma srie coerente e integrada de pensamentos relacionados com um impulso inaceitvel ou conflitivo, mas novamente sem as sensaes ou sentido de convico pessoal que deveriam acompanh-los.
118

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Outra forma de isolamento aquela na qual um pensamento ou srie de pensamentos relacionados com um impulso inaceitvel e inconsciente esto separados de outras idias ou pensamentos associados e experimentada conscientemente como desconectada e no relacionada com o restante da vida mental da pessoa. Outro mecanismo de defesa a regresso, atravs do qual se retorna a um modo ou nvel mais primitivo de funo psquica. A regresso pode se produzir na natureza dos mesmos processos do EGO mediante o emprego dos mecanismos de adaptao e ajuste menos maduros e o retorno a processos primrios do pensamento. O exemplo mais comum seriam os processos do EGO implicados no sonho normal. A regresso facilmente percebida nas crianas que quando frustradas regridem a um padro anterior de seu comportamento (quando nasce um irmo, por exemplo). Mas os adultos realizam regresses parciais. De resto existem vrios nveis de regresso. Quando tais regresses so muito expressivas, temos uma das manifestaes da psicose.
119

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Realizamos regresses parciais normais ao assistir um espetculo mgico uma funo de teatro ou a um filme, pois h uma renuncia parcial e deliberada da realidade. Outro exemplo o comportamento social numa festa, quando o indivduo animado se permite condutas consideradas infantis em outro contexto. Outra caracterstica da regresso do ego uma qualidade seletiva, como resultado da qual pode se produzir uma regresso parcial, isto , a regresso pode implicar somente certas funes do EGO ou grupos de funes, enquanto outras permanecem inalteradas. Ainda na infncia se desenvolvem novos mecanismos de defesa, um dos quais a represso. Os drives e seus derivados esto constantemente buscando uma realidade consciente e uma descarga atravs da funo do EGO, e tem uma catexis de energia psquica que os empuxa na busca de tal satisfao. No ato da represso, as funes do EGO mantm certa quantidade de energia psquica conhecida como uma anticatexis, em oposio catexis do drive.

120

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Como resultado, os drives, fantasias, lembranas, situaes e outros fenmenos associados so excludos de forma ativa da realidade consciente ou pr-consciente, e permanecem em nveis inconscientes. Para manter a represso, a energia psquica que se encontra na anticatexis deve ser utilizada constantemente. Por isso, permanecendo esta energia ligada ao processo de defesa, o EGO no pode utiliz-la em outras funes A represso um mecanismo inconsciente do EGO, porm est relacionado com outro mecanismo chamado supresso, que se produz de uma maneira consciente. Na supresso, o indivduo tem conscincia de sua tentativa ativa de tirar algo de sua mente consciente para tratar de esquec-lo e pensar em outras coisas. Na represso o indivduo no tem conscincia de que levanta esta barreira, mas pode se dar conta do resultado de tal atividade, ou seja, o esquecimento da atividade mental consciente-preconsciente do que foi reprimido.
121

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Isto pode ser um ato falho geral e inespecfico (por exemplo, a pessoa que no recorda sua vida antes de uma determinada poca), ou bem um esquecimento mais seletivo e especfico (por exemplo, um incidente ou lembrana determinada que se esquece, enquanto que se refm outras lembranas do mesmo perodo). O mecanismo do deslocamento implica o conceito de que um drive ou derivado do mesmo possa se permitir uma descarga parcial, ao buscar satisfao ou descarga por meio de um objeto inapropriado e inaceitvel se o objeto caracterizado pelo drive trocado ou substitudo por um objeto mais aceitvel. O objeto substitudo pode ser humano, infra-humano ou inanimado, ou alguma outra parte do prprio indivduo, mas caso se queira utilizar com xito deve ter um enlace ou conexo com o objeto originrio do drive. No emprego deste mecanismo h uma gama no grau de conhecimento, que varia desde uma realidade parcialmente consciente at um grau inteiramente incosnciente.
122

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O deslocamento pode ser intermitente s vezes e atuar como resposta a determinada situao conflitiva, ou bem se manter ou se utilizar uma ou outra vez. Exemplos correntes entre pequenos incluiriam fatos tais como a criana que quebra um brinquedo ante seus pais durante uma birra, ou o amor positivo e o afeto de um menino por uma manta favorita ou um animalzinho de pano. Outro mecanismo relacionado com o deslocamento o da racionalizao, processo mental pelo qual um indivduo tenta descrever e explicar algum aspecto do pensamento ou conduta por motivos ou razes que so para si mesmo mais aceitveis do que as verdadeiras. Ao buscar esta explicao mais racional e aceitvel, tenta no se precatar das verdadeiras ou completas foras inconscientes que o motivam, e busca explicao em termos de um processo lgico secundrio.
123

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Para que este mecanismo seja eficaz necessrio que sua existncia e emprego sejam inconscientes (se o indivduo consciente de que est mentindo a si mesmo, o mecanismo deixa de ocultar-lhe a existncia de outros motivos), mas o resultado de sua operao oferecer uma explicao consciente e aceitvel. Outro mecanismo o da identificao, mediante o qual um indivduo efetua uma modificao interna de si mesmo e de seus processos mentais, ao tentar estabelecer contato com os objetos do seu meio ambiente. Como j foi descrito este mecanismo est relacionado com o da introjeo. Entretanto, a identificao implica uma interiorizao e mudana mais seletiva ou parcial por meio da forma de imitao do objeto em atitudes, aspectos, funes ou comportamento mais circunscritos ou especficos. A identificao pode ser um processo deliberado e consciente no indivduo, mas tambm pode se produzir inconscientemente.
124

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

De qualquer modo, a identificao d como resultado uma mudana estrutural das funes do EGO e/ou do SUPEREGO, embora a permanncia de tal mudana seja varivel. Em graus pouco intensos o EGO utiliza este mecanismo em variadas situaes, como assistir a um filme, uma novela, ao ler um romance e assim por diante. Exemplos correntes de identificao vemos nos jogos infantis, quando entre outras coisas a criana imita comportamentos adultos. Outro mecanismo de defesa a evitao consciente ou inconsciente pela qual o indivduo procura se manter distante dos objetos ou situaes que possam ser perigosas ou ameaadoras. Quando o perigo que o ameaa exterior, o indivduo plenamente consciente da evitao. Quando a ameaa ou perigo surgem de associaes inconscientes entre o objeto ou situao exterior e os drives inaceitveis do indivduo, a evitao em parte inconsciente.

125

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Compensao. Quando o indivduo percebe em si, real ou imaginariamente, certas deficincias que o incomodam muito, procura compensar tais deficincias. Assim certas pessoas passam a vida procurando ostentar smbolos de status ,outros escolhem uma profisso de prestgio, outros ainda esforam-se por alcanar elevados postos pblicos para compensar seu sentimento de inferioridade. Somatizao. a converso num sintoma fsico de derivados psquicos. Simbolizao. O uso de palavras no lugar de objetos uma simbolizao. Mas as palavras tambm representam idias e situaes. Pelo mesmo processo os objetos passam a simbolizar idias, sentimentos, tendncias. Atravs da simbolizao, uma idia ou objeto empregado para representar outra idia ou objeto. Como assinala Kolb ( 1980 ), na maioria das vezes a semelhana entre o smbolo e o objeto simbolizado to leve que escapa conscincia. O indivduo no se d conta do significado do smbolo que empregou e at mesmo que tenha empregado um smbolo, mas atravs deste mecanismo que muito material reprimido vem conscincia. por isso que se afirma que o simbolismo a linguagem do inconsciente. Foi nos sonhos que Freud percebeu inicialmente e de modo claro, a simbolizao.
126

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Dissociao. um mecanismo comum nos casos de histeria e mais difcil de ser compreendido. Atravs dele, uma parte da personalidade eliminada, segregada, por se constituir em fonte de perturbao. o caso das chamadas duplas personalidades e outras condies como o sonambulismo, a escrita automtica e as fugas dissociativas. Humor. O humor um mecanismo de defesa saudvel e que permite lidar de maneira construtiva com muitas situaes conflitivas. O mecanismo de defesa mais avanado e maduro o da sublimao, que implica uma mudana e modificao progressiva tanto no objeto como na direo do drive. Tais mudanas podem permitir uma descarga e satisfao parciais do drive inconsciente, mas de uma forma til e socialmente aceitvel. Em geral as sublimaes proporcionam a forma mais estvel e eficaz dos mecanismos de defesa. Oferecem uma forma de descarga do drive e satisfao parcial.

127

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A forma e objeto da descarga so socialmente aceitveis, razo pela qual so reforados mediante as atitudes do EGO individual e das reaes dos demais no meio ambiente. Um exemplo seria da criana cujo drive inicial era sujar-se com fezes, depois mudou para o barro, e progressivamente at a argila e finalmente a pintura a leo em telas apropriadas. Estes mecanismos de defesa tem sido considerados independentes entre si, para efeitos de descrio e exposio. E embora no atuem com independncia, so utilizados em diferentes modelos e grupos, e cada indivduo emprega uma variedade de ditos mecanismos. O uso de um mecanismo particular pode provocar outros conflitos inconscientes para os quais devem ser institudas novas defesas, com o que se cria um efeito de superposio. Em resumo. As complexas combinaes e permutaes das funes do EGO permitem uns tipos de defesa variados e uma integrao na tentativa de estabelecer a homesotase psicolgica e manter o equilbrio dinmico. ***
128

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.1.6. AVANOS DA TEORIA PSICANALTICA


Ainda ao tempo de Freud, houve cises dentro do movimento psicanaltico. A mais significativa foi de Carl Gustav Jung, primeiro presidente da Sociedade psicanaltica de Viena, que divergindo sobre a excessiva importncia dada por Freud sexualidade, fundou sua prpria Escola Terica: A PSICOLOGIA ANALTICA. Otto Rank, Alfred Adler e outros, procuraram dar suas contribuies, alguns em consonncia com Freud, mantendo a ortodoxia e outros divergindo em pontos considerados essenciais, como foram os casos de Wilhem Reich, Sandor Firenczi e da prpria Anna Freud e sua Psicanlise Integrativa. Houveram tambm confrontos como os propiciados por Karen Horney e Erich Fromm e sua psicanlise culturalista. De todos que procuraram promover avanos na Psicanlise convergindo ou divergindo, dois merecem destaque: Jacques Lacan e Melanie Klein.
129

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

JACQUES LACAN
130

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.1.7. CONTRIBUIES DE LACAN Sigmund Freud foi o criador da psicanlise. Jacques-Marie mile Lacan foi o seguidor que mais contribuiu e deu continuidade sua obra. Lacan (1901-1980) nasceu na Frana em Orleans. Formou-se em medicina, atuando como neurologista e psiquiatra e se considerava um Psicanalista Freudiano. Passou da neurologia para a psiquiatria. Teve contato com a psicanlise atravs do surrealismo. A partir de 1951, afirmando que os ps-freudianos haviam se desviado, prope um retorno Freud. Para isso utiliza a lingstica de Saussure e posteriormente de Jakobson e Benveniste, da antropologia estrutural de LvyStrauss. Posteriormente encaminha-se para a lgica e para a Topologia.
131

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Seu ensino foi primordialmente oral, dando-se atravs de seminrios e conferncias. Em 1966 foi publicada uma coletnea de 34 artigos e conferncias sob o ttulo crits (Escritos). A partir de 1973 inicia-se a publicao de seus 26 seminrios sob o ttulo, Le Seminaire (O Seminrio). Lacan comea um processo de deslizamento para a Psicanlise j na sua tese de doutoramento. Enquanto Freud parte do estudo da neurose, Lacan parte da sua experincia clnica em lidar com a psicose. Freud j havia procurado dar uma explicao psicanaltica para a psicose em termos de regresso, mas Lacan que vai aprofundar esta questo. Em 1932 Lacan escreve que a psicose " o problema mais atual da psicanlise", que est a exigir uma soluo, sob pena de se assistir ao "desaperecimento da doutrina". E acrescenta que o problema teraputico das psicoses torna mais necessria "uma psicanlise do eu do que uma psicanlise do inconsciente".
132

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Sua elaborao terica inicial gira em torno da psicose paranica, retomando o estudo freudiano do narcisismo. A a psicose paranica ser vista como resultado de um conflito identificatrio, e no como defesa contra o impulso homossexual.

Para seu trabalho terico Lacan se vale do caso de uma paciente paranica (Aime) que fora internada na clnica Ste. Anne, em Paris, por haver agredido, com uma faca, uma atriz, naquela poca muito apreciada pelo pblico parisiense. A vtima no prestou queixa,embora tenha tido dois tendes fletores dos dedos seccionados pelo ato agressivo. Depois de descartar as explicaes clssicas, Lacan procura ento construir sua prpria teoria, uma teoria da personalidade, que seja apta no s a explicar o caso Aime, mas que possa servir de base para um vasto estudo das psicoses, tanto do ponto de vista terico, quanto do ponto de vista teraputico.
133

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A questo que Lacan se pe pode ser formulada assim: por que a ecloso da doena? E por que a cura inesperada aps o crime? Segundo Lacan, a ecloso da doena se explica em decorrncia de uma anomalia de estrutura oriunda de uma fixao no estdio sdicoanal do desenvolvimento da libido. Por esse caminho Lacan vai se deparar com o problema da gnese e da natureza do Superego. Por outro lado, a remisso brusca do delrio, vinte dias aps perpetrar a agresso, deve-se, segundo Lacan, realizao de um desejo: o desejo de atingir-se a si mesma, de autopunir-se, no tanto pelo ato agressivo em si mesmo, quanto pelas conseqncias do ato. Da ele vai isolar uma entidade qual ele dar o nome de parania de autopunio, que, segundo ele, a nica a explicar satisfatoriamente o caso Aime. Para os autores da poca diziam que a necessidade de punio decorria do sentimento de culpa.

134

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Para Lacan, no. A autopunio vem primeiro. A culpa sua conseqncia, ou, quando muito, seu correlato. E qual a origem da autopunio? Ela provm do superego e representa a expresso estrita da represso social, forma socializada da pulso agressiva. base de todo este processo se encontra a fixao no estdio sdicoanal do desenvolvimento da libido. Nas suas investigaes Lacan se depara com a necessidade de desenvolver toda uma teoria do Ego. Ele rechaa esta concepo de Freud segundo a qual o ego seria a "superfcie" do id, engendrada por contato com o mundo exterior. De fato, Lacan jamais vai seguir esta hiptese freudiana do ego enquanto "crosta" do id. Em conseqncia, ele vai procurar outra origem para o ego, e vai encontr-la no terreno da identificao, afastando, ao mesmo tempo, qualquer tentativa de ligar o ego objetividade ou ao sujeito do conhecimento. Ou seja: o que "interessa" ao ego na realidade externa no so objetos de conhecimento. So "outros", que vo servir-lhe de matriz.

135

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Na sua gnese, o ego no tem nada a ver com o princpio de realidade. Pelo contrrio, na sua origem o ego tem a ver com uma iluso. Ele surge de um processo de identificao que tem a ver com o outro. Da a dizer que o ego a sede da alienao, um passo. Ao mesmo tempo, abre-se a porta que o levar sua teoria do eu especular e da identificao primria, formadora do eu (fase do espelho). Donde tambm a sua preocupao com o narcisismo... No existe nos compndios de Teorias da Personalidade, um consolidados da obra de Lacan. No obstante, a Psicanlise Lacaniana, no uma simples corrente, mas uma verdadeira escola. Com efeito, constitui-se como um sistema de pensamento, a partir de um mestre que modificou inteiramente a doutrina e a clnica freudianas, no s forjando novos conceitos, mas tambm inventando uma tcnica original de anlise da qual decorreu um tipo de formao didtica diferente da do freudismo clssico.

Nesse sentido, comparvel ao kleinismo, nascido dez anos antes; na verdade, aparenta-se, sobretudo com o prprio freudismo, o qual reivindica em linha direta, parte os outros comentrios, leituras ou interpretaes da doutrina vienense.
136

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O lacanismo acha-se, portanto, numa situao excepcional. Lacan foi, com efeito, o nico dos grandes intrpretes da doutrina freudiana a efetuar sua leitura no para ultrapass-la ou conserv-la, mas com o objetivo confesso de retornar literalmente aos textos de Freud. Por ter surgido desse retorno, o lacanismo uma espcie de revoluo s avessas, no um progresso em relao a um texto original, mas uma substituio ortodoxa deste texto. Segundo Garcia-Roza, o ponto central do pensamento de Lacan o que concede ao simblico o papel de constituinte do sujeito humano. Tomada nessa generalidade, a tese no pode ser apontada como original. Antes de Lacan, Ernest Cassier j havia proposto

que, em lugar de definirmos o homem como um animal racional, o definssemos como um animal simblico. Para Cassier, a funo simblica aquela atravs da qual o indivduo constitui seus modos de objetivao, sua percepo, seu discurso. O simblico o mediador da realidade e ao mesmo tempo o que constitui o indivduo como indivduo humano.
137

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A originalidade de Lacan no est em afirmar o condicionamento simblico do homem, mas a maneira como, a partir de contribuies retiradas da lingstica e da antropologia estruturais, ele vai relerFreud e assinalar os vrios nveis de estruturao do simblico, assim como a formao do inconsciente pela linguagem. Uma das fontes do pensamento de Lacan a lingstica de Ferdinand Saussure, tal como foi exposta postumamente por alguns de seus alunos. Uma das idias centrais o conceito de signo lingstico como uma unidade composta de duas partes: o significado e o significante. O signo no a unio de uma coisa e um nome, mas a unio de um conceito e uma imagem acstica (ou impresso psquica do som). Como representao grfica dessa relao temos:

138

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

139

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O signo lingstico portanto uma unidade composta de duas partes, tal como uma moeda composta de cara e coroa. O que ele une um significado a um significante. Saussure aponta dois princpios referentes ao signo lingstico: o primeiro afirma sua arbitrariedade; o segundo afirma a sua lineraridade. Por arbitrariedade do signo devemos entender a inexistncia de relao necessria entre um significado e um significante; isto no h nada que uma, de maneira necessria, o significado rvore seqncia de sons que lhe servem de significante. O mesmo significado rvore pode ser representado pelos significantes, arbor, arbre, tree ou Baum. Por arbitrrio devemos entender, pois, no-natural. O segundo princpio diz respeito ao carter linear do significante. Por oposio ao significantes visuais, que podem se organizar simultaneamente em vrias dimenses, os significantes acsticos dispem apenas da linha do tempo; seus elementos se apresentam um aps o outro; formam uma cadeia.
140

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Da relao que o signo mantm com os outros signos da lngua decorre o conceito de valor. a posio do signo no interior da linguagem que vai constituir o valor de um signo como um elemento de significao. A concepo lacaniana do signo difere em vrios aspectos da que nos oferece Saussure. Em primeiro lugar, Lacan inverte a representao saussuriana do signo. Enquanto Saussure o representava por significado , Lacan o representava por significante . Em segundo significante significado lugar, a barra que separa um do outro indica para Lacan uma autonomia do significante com relao ao significado. Em seu artigo A instncia da letra no inconsciente, Lacan declara que o momento constituinte de uma cincia assinalado por um algoritmo e que no caso da lingstica esse algoritmo S, onde S o s significante e s o significado, ambos separados pela barra.
141

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Para Lacan a barra indica duas ordens distintas, a do significante e a do significado, interpondo-se entre ambas uma barreira resistente significao. Fica quebrada, dessa maneira, a unidade do signo defendida por Saussure. A cadeia dos significantes (ou cadeia significante) , ela prpria, a produtora de significados. essa cadeia que vai fornecer o substrato topolgico ao signo lacaniano, impondo que nenhum significante possa ser pensado fora de sua relao com os demais. Para ilustrar a funo significante, Lacan substitui a imagem tornada clssica por Saussure a do desenho de uma rvore sob a palavra rvore- por uma outra que evidencia a maneira pela qual a oposio diferencial entre significantes que produz o efeito de significado. As ilustraes seguintes so, respectivamente de Saussure e de Lacan. [algoritmo: 2. seqncia finita de regras, raciocnios ou operaes que, aplicada a um nmero finito de dados,
permite solucionar classes semelhantes de problemas (p.ex.: algoritmo para a extrao de uma raiz cbica) 2.1 processo de clculo; encadeamento das aes necessrias ao cumprimento de uma tarefa; processo efetivo, que produz uma soluo para um problema num nmero finito de etapas;

mecanismo que utiliza representaes anlogas para resolver problemas ou atingir um fim, noutros campos do raciocnio e da lgica]
142

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A primeira ilustrao, considerada por Lacan como defeituosa, privilegia o significado e impe o isolamento do signo pela relao biunvoca que era indicada pelas setas verticais utilizadas originalmente por Saussure. A segunda ilustrao, que Lacan considera mais correta, mostra, no lugar do significado, duas portas, absolutamente idnticas separadas pelos significantes HOMENS e SENHORAS por uma barra. Nesse exemplo a oposio entre os significantes que vai produzir a diferenciao entre os significados.
143

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O que Lacan nos diz, numa crtica a toda filosofia que procura o significado, que o significante no tem por funo representar o significado, mas que ele precede e determina o significado. Faz-se necessrio, portanto, determinar os princpios segundos os quais os significantes se articulam.

Antes, porm, preciso lembrar que, a partir dos dois mecanismos bsicos do Ics apontados por Freud condensao e deslocamento - , Roman Jakobson e Jaques Lacan foram encontrar as duas figuras da lingstica: a metfora e a metonmia.
[ Metfora: designao de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relao de semelhana (p.ex., ele tem uma vontade de ferro, para designar uma vontade forte, como o ferro). Metonmia: 1 figura de retrica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semntico normal, por ter uma significao que tenha relao objetiva, de contigidade, material ou conceitual, com o contedo ou o referente ocasionalmente pensado (No se trata de relao comparativa, como no caso da metfora.) 2. relao metonmica de tipo qualitativo (causa, efeito, esfera etc.): matria por objeto: ouro por 'dinheiro'; pessoa por coisa; autor por obra: adora Portinari por 'a obra de Portinari'; divindade: esfera de suas funes; proprietrio por propriedade: vamos hoje ao Venncio por 'ao restaurante do Venncio'; morador por morada; continente pelo contedo: bebeu uma garrafa de aguardente por 'a aguardente de uma garrafa'; conseqncia pela causa: respeite os meus cabelos brancos por 'a minha velhice'; a qualidade pelo qualificado: praticar a caridade por 'atos de caridade' etc.]
144

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Ao estudar o problema da afasia, o lingista Roman Jakobson assinalou que todo os distrbio afsico se distribui em torno de dois tipos polares: o metafrico e o metonmico, isto , ou so distrbios da similaridade ou so distrbios da contigidade. Enquanto a metfora incompatvel com o distrbio da similaridade, a metonmia incompatvel com o distrbio da contigidade. Foi o prprio Jakobson quem relacionou os plos metafrico e metonmico descritos pela lingstica com a condensao e o deslocamento apontados por Freud como mecanismos bsicos da elaborao onrica. J foi dito que a condensao e o deslocamento no so apenas mecanismos de elaborao onrica, mas sim os marcos distintivos do assim denominado processo psquico primrio. o prprio inconsciente que estruturado seguindo os mecanismos da condensao e do deslocamento, mecanismos esses que Lacan, seguindo Jakobson, vai interpretar como anlogos s figuras lingsticas da metfora e da metonmia, para afirmar em seguida que o inconsciente estruturado como uma linguagem.
145

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Em seu artigo A instncia da letra no inconsciente, Lacan chama a ateno do leitor dos textos freudiano para a abundncia de referncias filolgicas e lgicas feitas por Freud e o quanto essas referncias aumentam medida que o inconsciente vai sendo tematizado mais diretamente. O que A Interpretao dos Sonhos coloca o prprio sonho como uma linguagem. O sonho, escreve Lacan um enigma em imagens e as imagens do sonho s devem ser consideradas pelo seu valor significante. A imagem no ela mesma portadora do seu significado. Significante e significado so duas ordens distintas, constituindo duas redes de articulaes paralelas. H um deslizamento incessante do significado sob o significante e a rede do significante, pelas suas relaes de oposio, que vai constituir a significao do sonho. O deslizamento do significado sob o significante, ns o encontramos no trabalho do sonho em seu efeito de distoro. Essa distoro produzida por dois mecanismos bsicos: a condensao e o deslocamento.

146

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O que Lacan faz assimilar esses mecanismos metfora e metonmia. Na condensao teramos a sobreimposio dos significantes dando origem metfora; no deslocamento, pela substituio dos significantes com base na contigidade, teramos o equivalente da metonmia. Segundo Lacan a metfora e a metonmia vo nos fornecer a tpica desse inconsciente, que a mesma que definida pelo algoritmo S/s . Devemos entender que por isso no apenas que a metfora e a metonmia regem o funcionamento do inconsciente, mas que eles so formadores do inconsciente no recalcamento original. Os processo metafrico e metonmico, ns os encontramos em funcionamento em todas as chamadas formaes do inconsciente e so eles os responsveis por uma das mais importantes caractersticas da linguagem: o seu duplo sentido; isto , o fato de ela dizer outra coisa diferente daquilo que diz a letra.

147

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Do ponto de vista da lingstica, esse efeito de alterao do sentido obtido, na metfora, pela substituio de significantes que apresentam entre si uma relao de similaridade, e, da metonmia, pela substituio de significantes que mantm relaes de contigidade. Do ponto de vista psicanaltico, as distino entre os dois mecanismos no to clara. Segundo Anika Lemaire, autora de um estudo sobre Lacan, as prprias afirmaes do psicanalista francs, segundo as quais o desejo uma metonmia e o sintoma uma metfora, seriam apenas designativas de uma orientao geral dos laos associativos num ou noutro sentido. Quanto emergncia do inconsciente, Lacan concorda com Laplanche e Leclaire no sentido de que o ingresso no universo simblico o momento de constituio do inconsciente. Lacan no oferece uma explicaao detalhada do recalque originrio.

148

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O que se pode admitir como sendo o ponto de vista do mestre da Escola Freudiana de Paris que a fase da emergncia do inconsciente corresponde a uma primeira diviso do sujeito: a que separa o imaginrio do inconsciente. Poderamos admitir uma diviso anterior a essa ainda a que existiria entre o imaginrio e a pulso -, mas sobre ela nada h a dizer. Segundo A. Lemaire, Lacan estabelece uma barra separadora em tr6es nveis no ser humano: 1. A QUE SEPARA O IMAGINRIO DO INCONSCIENTE. 2. A QUE SEPARA O INCONSCIENTE COMO LINGUAGEM E A LINGUAGEM CONSCIENTE. 3. AO NVEL DA PRPRIA LINGUAGEM CONSCIENTE, A QUE SEPARA O SIGNIFICANTE DO SIGNIFICADO.

O imaginrio o que nos introduz nos domnios da subjetividade.


149

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Foi dito que, anteriormente ao imaginrio, teramos a pulso, mas esta pertence ao impensvel, nunca se d por si mesma, mas se apresenta sempre pelos seus representantes psquicos. O domnio do imaginrio no , porm, fcil de pensar. Anterior ao simblico, o imaginrio constituiria o primeiro corte com o exerccio pleno da pulso. libido ilimitada da fase anterior ao imaginrio corresponderia uma libido limitada no plano do imaginrio. Essa limitao no , porm, idntica que ocorre aps o ingresso no simblico. Ela teria sua origem na perda originria, que a separao do recm nascido de sua me. O que a criana perde com o corte do cordo umbilical diz-nos Lacan, no , como pensam os analistas, sua me, mas uma parte de si mesma, um complemento anatmico, a membrana que a protege. Lacan compara essa perda ao ovo que perde a sua casca. O vivente, ao romper o ovo, perde no a me, mas a sua casca, isto , um pedao de si mesmo.
150

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Quebrando o ovo, diz Lacan, faz-se o homem, mas tambm o homelette. Para evitar que essa massa informe, movida pelo puro instinto de vida e guiada pelo real, invada tudo, o homem lhe designa limites corporais. Da por diante a libido poder se expandir atravs das zonas ergenas, e a pulso limitada ser transformada em pulso parcial. Constrangida pelas zonas ergenas, a libido nunca estar presente, inteira, na subjetividade. Ligada a um objeto imaginrio, ela ser marcada pela perda, pela insatisfao, pela incompletude. A falta ou a hincia nos remete a essa incompletude fundamental do ser humano. Ela anterior pulso, anterior ao desejo. Essa falta ser da por diante, representada no imaginrio pelo que Lacan e Leclaire chamam de letra. A letra o significante tomado em sua materialidade. Como assinala Leclaire, ela no nem a zona ergena nem o objeto, mas algo que necessariamente tem de ser referido a ambos.
151

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A letra no a falta a que se refere Lacan, mas a representao da falta. As primeira letras so inscritas numa fase a vida infantil muito anterior ao ingresso no simblico e, portanto, aquisio da linguagem. A letra a marca que fixa uma falta, um vazio; ela um significante abstrato, inscrito no inconsciente (entendido aqui no sentido descritivo) e referido a uma experincia originria de prazer ou de desprazer. de notar que esse inconsciente no ainda o inconsciente sistemtico a que Freud se refere a partir de Traumdeutung (A Interpretao dos Sonhos). O legado de Lacan muito grande. Quem principalmente tem se dedicado formalizao da teoria aps a morte de Lacan, J.A.Miller, em seus Seminrios, que j so mais de 12. Nesse trabalho busca-se consolidar tambm a tcnica de interpretao lacaniana. Essa interpretao no visa o sentido nem a significao, mas opera no intervalo da cadeia; a d para entender porque Lacan opera assim, porque ele est operando antes do desejo, no est interpretando no desejo via significante, est operando antes da formulao do desejo via letra, mas antes, diretamente sobre o objeto causa do desejo.
152

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Lacan introduziu muitos conceitos, e para sua compreenso no contexto da psicanlise, bem como a contribuio toda de Lacan, diversas instituies de ensino organizam Curso de Ps-graduao mundo a fora, inclusive no Brasil Vamos citar alguns conceitos: destruio subjetiva e des-ser ; o

grande Outro A- ; o conceito de sujeito (Lacan faz a distino entre o eu e o sujeito); o conceito de objeto a ; os conceitos de metfora e metonmia (j referidos); o conceito de alienao e separao (Separao a partir do verbo separare, que tambm quer dizer engendrar, gerar, parir, uma viso conceitual. Lacan, est falando da causao do sujeito, a partir de uma lgica do significante); o conceito de Palavra vazia . Lacan empresta significaes prprias para os conceitos de: Angstia; Sintoma; Transferncia. Introduz outros alm dos j citados como: Direo do tratamento (...)
153

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

(...) Significante Objeto a; Abertura do Inconsciente Fechamento do Inconsciente; Sintoma Fantasia; Metonmia Metfora; Desejo Gozo Repetio; Palavra Vazia Palavra Plena; Sujeito do Enunciado. Tem ainda o conceito de estdio do espelho. Basta compreender o estdio do espelho como uma identificao, no sentido pleno que a anlise atribui a esse termo, ou seja, a transformao produzida no sujeito quando ele assume uma imagem. O assunto no se esgota a. A ttulo ilustrativo apresentamos os contedos que integram um curso de 2 anos de ps-graduao do I. Sedae Sapientia, sob o ttulo: CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA DE JACQUES LACAN. 1. Retorno a Freud com Lacan; 2. O conceito lacaniano de Inconsciente; 3. Os trs registros: Real, Simblico e Imaginrio. 4. Teoria lacanina das pulses; 5. O estdio do espelho; 6. Constituio do sujeito; 7. O sujeito do inconsciente; 8. dipo e castrao (Os
complexos familiares A primazia do Falo A Metfora paterna Os trs tempos do dipo Novas verses do pai no mundo contemporneo); 154

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9. O conceito de gozo; 10. Fantasia fundamental; 11. As sadas de dipo (Recalque, recusa, forcluso. Neurose Psicose Perverso.)
[ forcluso: mecanismo psquico de rejeio das representaes insuportveis, antes mesmo de se integrarem ao inconsciente do indivduo, o que seria, segundo Jacques Lacan (1901-1981), a origem da psicose]

12. A concepo lacaniana do sintoma; 13. Modalidades de gozo nas manifestaes sintomticas contemporneas; 14. A prtica clnica. Transferncia e repetio.
***

155

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.1.8. CONTRIBUIES DE MELANIE KLEIN


PROGRESSOS DA PSICANLISE o emblemtico ttulo de um livro de autoria de Melanie Klein, Paula Heimann, Susan Isaacs e Joan Riviere (Zahar Editores), para definir a pioneira da psicanlise infantil. Antes de focar as contribuies tericas, vejamos alguns dados biogrficos de Melanie Klein.
156

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Melanie ne Reizes, posteriormente conhecida como Melanie Klein, nasceu na cidade de Viena, no dia 30 de maro de 1882. Era filha do mdico Moritz Reizes, judeu de origem polonesa, e de Libussa Reizes, fruto de um meio instrudo e ilustrado, no qual preponderava a linhagem feminina, mas obrigada a trabalhar com a venda de plantas e rpteis para ajudar na sobrevivncia familiar. Teve trs irmos. Aos 18 anos perdeu o pais e dois anos depois seu irmo preferido. Ficou sob o jugo tirnico de sua me. Sua unio com o engenheiro qumico Arthur Klein, de personalidade severa, em 1903, pode tambm ter ocorrido por sua famlia estar enfrentando uma crise financeira, a mesma que teria motivado a jovem a abandonar o curso de Medicina, depois de se dedicar ao aprendizado de arte e histria na Universidade de Viena. O trabalho de Arthur levava o casal a viagens constantes, durante as quais Melanie pode conquistar o conhecimento de diversos idiomas. O casal, depois de muitas desavenas, intensificadas pelas invases da me dela, se divorciaria em 1926.
157

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Teve trs filhos: Hans, Melitta e Erich Klein, posteriormente conhecido como Eric Clyne, nascido no mesmo ano em que a tirnica genitora de Melanie morre, criana que ela viria a analisar, atribuindo a ela outra identidade, chamando-o de Fritz. Nesta mesma poca, em 1914, ela entra em contato com a obra de Freud, mais precisamente com seu texto Sobre os Sonhos, ao mesmo tempo em que comea a fazer terapia com Sandor Ferenczi, a qual ela tem que suspender por causa da guerra. Em 1924 ela retomar esse processo, desta vez com K. Abraham, na cidade de Berlim, mas um ano depois ele falece, obrigando-a a prosseguir a anlise em Londres, com Payne. Em 1919 ela passa a integrar a Sociedade de Psicanlise de Budapeste, para onde havia se mudado com o marido, tentando salvar o casamento. Um ano depois ela conhece Freud durante o V Congresso da International Psychoanalytical Association (IPA), e neste mesmo evento toma contato com seu futuro analista e mentor, Karl Abraham, em Haia.
158

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O caso por ela apresentado diante da Sociedade Psicanaltica de Budapeste foi realizado com base na anlise de seu prprio filho de cinco anos que, como dito acima, foi denominado Fritz. . Ela se devotou completamente ao ofcio psicanaltico a partir de 1923, aos 42 anos. Um ano depois Melanie exps, no VIII Congresso Internacional de Psicanlise, o texto A tcnica da anlise de crianas pequenas, colocando em questo o conceito freudiano conhecido como Complexo de dipo. Logo depois, em 1927, ela rompe com Anna Freud, dando origem assim a um grupo fundado por discpulos kleinianos na Sociedade Britnica de Psicanlise, da qual ela passou a fazer parte neste mesmo perodo. Aps longo e fecundo perodo de trabalho, morre em 22 de setembro de 1960, vtima de cncer de clon, aos 78 anos de idade.

Melanie Klein foi o principal expoente do pensamento da segunda gerao psicanaltica mundial. Deu origem a uma das grandes correntes do freudismo, o kleinismo, e graas a Ernest Jones, que a chamou par a Gr-Bretanha, contribuiu para o desenvolvimento considervel da escola inglesa de psicanlise.
159

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Melanie Klein transformou totalmente a doutrina freudiana clssica e criou no s a psicanlise de crianas, mas tambm uma nova tcnica de tratamento e de anlise didtica, o que fizera dela um chefe de escola. Sua obra, composta essencialmente de cerca de cinqenta artigos e de um livro, A psicanlise de crianas, foi traduzida em quinze lnguas e reunida em quatro volumes. Na histria do movimento psicanaltico, deu-se o nome de kleinismo, em oposio ao annafreudismo, a uma corrente representada pelos diversos partidrios de Melanie Klein, dentre os quais se incluem os ps-kleinianos que se pautam em Wilfred Ruprecht Bion. Foi depois do perodo das Grandes Controvrsias, que desembocara, em 1954, numa clivagem da British Psychoanalytical Society (BPS) em trs tendncias, que o termo se imps. O kleinismo no uma simples corrente, mas uma escola comparvel ao lacanismo. Com efeito, constitui-se como um sistema de pensamento a partir de um mestre (no caso, uma mulher) que modificou inteiramente a doutrina e a clnica freudianas, cunhando novos conceitos e instaurando uma prtica original da anlise, da qual decorreu um tipo de formao didtica diferente da do freudismo clssico.
160

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A partir do ensino de Karl Abraham, Melanie Klein e seus sucessores fizeram escola, integrando na psicanlise o tratamento das psicoses (esquizofrenia, borderlines, distrbios da personalidade ou do self ), inventando o prprio princpio da psicanlise de crianas (por uma rejeio radical de qualquer pedagogia parental) e, por fim, transformando a interrogao freudiana sobre o lugar do pai, sobre o complexo de dipo e sobre a gnese da neurose e da sexualidade numa elucidao da relao arcaica com a me, numa evidenciao de dio primitivo (inveja) prprio da relao de objeto e, por ltimo, numa busca da estrutura psictica (posio depressiva/posio esquizo-paranide) que caracterstica de todo sujeito. Assim, os kleinianos, tal como os lacanianos, inscreveram a loucura bem no mago da subjetividade humana.

161

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Por outro lado, definiram um novo mbito para a anlise, muito diferente do dos freudianos, baseado em regras precisas e, em especial, num manejo da transferncia que tende a excluir da situao analtica qualquer forma de realidade material em prol de uma realidade psquica pura, conforme imagem que o psictico tem do mundo e de si mesmo. Da a criao do termo acting in, decorrente de acting out. O kleinismo, define-se como uma verdadeira doutrina, que tem sua coerncia prpria, um corpo conceitual especfico, um saber clnico autnomo e um modo de formao didtica particular. Como reformulao da doutrina freudiana original, ele faz parte do freudismo, do qual reconhece os fundamentos tericos, os conceitos e a anterioridade histrica. uma das modalidades interpretativas do freudismo, articulada com o antigo suporte biolgico e darwinista deste ltimo. Nessas condies, no revisou os fundamentos epistemolgicos dele nem props qualquer teoria do sujeito, como fez o lacanismo.

162

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A teoria kleiniana estrutura-se sobre dois conceitos: o da posio esquizoparanide, que combate de forma ilusria, mas violenta, toda perda, e o da posio depressiva, na qual a perda realmente comprovada. Essas duas posies referem-se perda, ao trabalho de luto e reparao, consecutivos, de dois objetos psquicos parciais e primordiais, dos quais todos os demais nada mais so do que substitutos metonmicos: o seio e o pnis. Ambos os objetos parciais entram em jogo em uma cena imaginria inconsciente, chamada por M.Klein de cena materna. O conceito de identificao projetiva foi cunhada em 1932 por Melanie Klein para designar um mecanismo de defesa que se traduz por fantasias em que o sujeito introduz partes cindidas de sua conscincia no interior do objeto para les-lo, possu-lo ou para control-lo.

163

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Sua teoria da psicopatologia, baseada na observao de brinquedo livre de crianas, diz que a agresso inata excessiva ou a reao psquica agresso era a causa de distrbios emocionais severos como os transtornos psicticos. TEORIA DA PERSONALIDADE Melanie Klein concordou com Sigmund Freud que a agresso e a libido so os dois instintos bsicos. Ela tambm concordou com Freud que o instinto agressivo uma extenso do instinto de morte e a libido uma extenso do instinto de vida. Klein divergiu de Freud na suposio de que o ego existe ao nascimento. Ela acreditava que o instinto de morte traduzido aps o nascimento em sadismo oral, o qual, projetado para fora, d lugar s fantasias de um seio mau, destrutivo, devorador. Tanto agresso como libido so expressas desde o nascimento em diante por fantasias inconscientes, conceito que ela introduziu na psicanlise
164

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Klein diferenciou inveja, ganncia e cime como manifestaes do instinto agressivo. Inveja o sentimento raivoso de que algum mais tem e desfruta de algo desejvel; a resposta invejosa tomar isso ou estrag-lo. Inveja oral, por exemplo, resulta da fantasia de que o seio frustrante retm deliberadamente. Ela conduz a esforos de danificar o seio frustrante e torn-lo menos desejvel. Esta inveja primria d lugar a outras formas de inveja, incluindo a inveja do pnis. Em um nvel mais maduro, a inveja voltada em direo criatividade dos outros e frustra o desenvolvimento da criatividade pessoal devido ao medo da inveja projetada sobre os outros. Ganncia a manifestao da insaciabilidade humana; sua meta a absoro destrutiva do objeto desejado. Cime o medo de perder o que se tem. Ele se desenvolve a partir de relacionamentos triangulares, como na situao edpica; a terceira pessoa odiada porque esta pessoa recebe amor ou ateno e potencialmente diminui a disponibilidade das provises libidinais.
165

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Embora o instinto de morte seja em grande parte projetado como medos paranides, parte dele funde-se com a libido, dando lugar a tendncias masoquistas. Desde o momento do nascimento, o ego tenta preservar uma viso de si mesmo como apenas uma fonte de prazer e sentimentos positivos; tenso e desprazer so projetados sobre objetos que so ento vistos como persecutrios. O beb fica grato quando fsica ou emocionalmente saciado. Esta gratido, a manifestao mais precoce do instinto de vida a base do amor e da generosidade. A Libido investida em objetos como o seio. O seio gratificante ento introjetado como a base para um sentimento do self como bom. A projeo do objeto interno bom sobre objetos recmexperimentados a base da confiana, o que torna a aprendizagem e o acmulo de conhecimento possveis.

166

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Teoria do ego. O ego tanto experimenta como se defende contra a ansiedade. Ele desenvolve e mantm relaes de objeto e tem funes integrativas e sintticas. A ansiedade a resposta do ego ao instinto de morte. Ela reforada pela separao do nascimento e por necessidades corporais frustrantes como a fome. A princpio, o medo de objetos persecutrios, a ansiedade posteriormente torna-se o medo de objetos maus introjetados que so a origem da ansiedade de superego primitiva. Medos de ser devorado no estgio oral do desenvolvimento tornam-se medos do estgio anal de ser controlado e envenenado e os medos edpicos de castrao. Os principais meios de crescimento do ego e defesa de ego so projeo e introjeo, os quais integram o ego e neutralizam o instinto de morte. Projeo de tenses internas e percepo de estmulos externos dolorosos resulta em medos paranides. Sua projeo resulta em objetos persecutrios internalizados. A projeo de estados prazerosos d lugar confiana. A introjeo de experincias positivas torna possvel desenvolver bons objetos internos que so a base para o crescimento do ego
167

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Anteriormente objetos no ambiente, tais como a me, so reconhecidos como tal, determinados aspectos, como o seio, so tratados como objetos. Assim, um estgio transicional nas relaes de objeto relaes de objeto parciais. Experincias desagradveis e emoes associadas a objetos externos e introjetados so dissociadas de experincias e emoes agradveis atravs de um processo de ciso (spliting). medida que a criana amadurece, a ciso diminui, a sntese de bons e maus aspectos de objetos ocorre e relacionamentos ambivalentes tomam-se possveis. Relaes de objeto parciais caracterizam o estgio mais inicial do desenvolvimento,a posio paranide-esquizide; as relaes de objeto totais caracterizam a posio depressiva. A eventual sntese de bons e maus objetos parciais capacita o crescimento de ego e a integrao da realidade. Se a agresso predomina sobre a libido, a idealizao ocorre e a ciso reforada. O reforo de ciso pode interferir com a percepo acurada e pode resultar na eventual negao da realidade.
168

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Idealizao uma operao defensiva que preserva objetos internos e externos todos bons, deste modo satisfazendo fantasias de gratificao ilimitada, como um seio inexaurvel para proteger contra frustrao. Objetos externos idealizados tambm protegem contra objetos persecutrios. Fuga em direo a um objeto interno bom idealizado pode proteger a pessoa da realidade, mas pode fazer isso ao custo de testagem de realidade prejudicada e pode dar lugar a estados psicticos exaltados ou messinicos. Identificao projetiva, o prottipo de todos os mecanismos projetivos, a projeo de partes dissociadas de um objeto interno sobre uma outra pessoa usada principalmente para expelir maus objetos internos e partes ms do self. A pessoa sobre quem a projeo de impulsos sdicos feita passa a ser vista como um perseguidor que deve ser controlado. Tentativas de controlar o perseguidor percebido ento se tornam um veculo para a atuao de sadismo contra o perseguidor imaginado.
169

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Embora M. Klein concordasse que fatores ambientais podem desempenhar um papel em estimular a agresso excessiva, ela enfatizou como a causa de distrbio emocional a fora inata da agresso, aliada formao de ansiedade excessiva do ego e baixa tolerncia de ansiedade. Posies esquizo-paranide e depressiva. O termo "posio foi preferido por Klein em relao a "estgio" porque ele enfatiza o efeito do ponto de vista da criana sobre suas relaes de objeto. A posio esquizo-paranide e a posio depressiva ocorrem na primeira e segunda metade, respectivamente, do primeiro ano de vida. Elas tambm podem ocorrer em diversos momentos na vida como constelaes defensivas e esto envolvidas em conflitos relacionados a todos os nveis psicossexuias. A posio esquizo-paranide caracterizada por dissociao, idealizao, negao, identificao projetiva, relaes de objeto parciais e uma preocupao bsica ou ansiedade persecutrias sobre a sobrevivncia do self.
170

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Os medos persecutrios so impulsos oral-sdicos e anal-sdicos projetados. Se eles no so superintensos, a posio esquizoparanide d lugar, nos segundos seis meses de vida, posio depressiva. Se, no entanto, a agresso inata abertamente forte e se maus introjetos predominam, a dissociao secundria dos maus introjetos pode levar a projeo sobre muitos objetos externos, resultando em muitos perseguidores externos. A dissociao pode persistir e fragmentar experincias afetivas, levando a despersonalizao ou superficialidade afetiva. Ela pode tambm interferir na percepo acurada e conduzir a negao da realidade.

Na posio depressiva, a libido predomina sobre a agresso, o beb reconhece que sua me tanto gratifica como frustra e ele se torna ciente de sua prpria agresso voltada em direo a ela. O reconhecimento da me como uma pessoa integral torna a criana vulnervel perda, especialmente perda causada pela agresso da criana.
171

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O mecanismo da idealizao evolui durante o perodo depressivo na idealizao do objeto bom (me) como uma defesa contra a agresso da criana em direo a ela e sua culpa acompanhante. Este tipo de idealizao conduz a uma superdependncia sobre outros. Os maus aspectos de pessoas necessrias so negados, levando a um empobrecimento tanto da experincia de realidade como da testagem de realidade. A posio depressiva tambm mobiliza defesas manacas, cuja principal caracterstica a negao de realidades psquicas dolorosas. Sentimentos ambivalentes e dependncia de outros so negados; objetos so onipotentemente controlados e tratados com desprezo, de modo que a sua perda no d lugar a dor ou culpa.

TEORIA DO SUPEREGO. O superego kleiniano funciona como o superego freudiano clssico. Ele coloca valor sobre o comportamento e ele pune ou probe o comportamento que ele considera ser errado ou mau.

172

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Klein sustentou que o desenvolvimento do superego comea durante a posio depressiva; a presso de superego excessiva causa regresso para a posio esquizo-paranide. O superego desenvolve-se de maus objetos projetados cindidos experimentados como persecutrios, que so posteriormente introjetados. Culpa a reao aos impulsos sdicos atribuda a estes introjetos que se tornam parte do self. O ego assimila os objetos com os quais ele pode identificar-se positivamente. O superego assimila os aspectos proibitivos exigentes destes objetos. O predomnio normal de amor sobre dio na posio depressiva resulta na internalizao de objetos principalmente bons no superego. Estes objetos bons neutralizam os objetos internos maus, mas mesmo sob circunstncias ideais predominantemente bons objetos de superego so contaminados pelos objetos maus. O superego, portanto, tem qualidades persecutrias (derivadas de introjetos persecutrios) e exigentes (derivadas dos aspectos exigentes dos pais bons idealizados).
173

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Atravs da culpa ou preocupao em relao perda de amor parental, o superego protege seus objetos bons introjetados. Quanto mais idealizados so os bons objetos contidos no superego, mais perfeccionistas so as exigncias do superego. A idealizao de objetos internos bons geralmente conduz a bom comportamento e a compensao pelo mau comportamento. ESTGIOS INICIAIS DO COMPLEXO DE DIPO. Os estgios iniciais do complexo de dipo comeam durante a posio depressiva. Klein sups um conhecimento inato dos genitais de ambos sexos, com fantasias orais e genitais influentes desde o nascimento em diante. O desejo por dependncia oral da me deslocado para o pai. Ansiar pelo seio bom torna-se um desejo pelo pnis do pai. O seio mau tambm deslocado para o pnis mau. A predominncia nos meninos de uma boa imagem do pnis do pai promove o desenvolvimento do complexo de dipo positivo; confiar em um pai bom e dotar a me com um pnis bom inicia um complexo de dipo positivo em meninas.

174

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Quando a agresso predomina, o menino edpico v o pai como um perigoso castrador potencial. O medo de castrao , de fato, o medo do desejo oral-sdico projetado de destruir o pnis do pai. Este medo torna a identificao com o pai difcil e predispe inibio sexual e medo de mulheres. Culpa em relao agresso em direo ao pai refora a represso do complexo de dipo. Boas experincias orais em meninas resultam na expectativa de um pnis bom; esta expectativa baseia-se na experincia de um seio bom. Agresso excessiva em meninas pode dar lugar a fantasias inconscientes de roubar a me do amor, do pnis e dos bebs do pai e pode estimular medos de retaliao materna. Em meninas, os desejos orais e genitais pelo pnis do pai combinam com inveja do pnis desenvolvendo-se como um derivativo da inveja do seio interior. Deste modo, a inveja do pnis deriva de sadismo oral e no uma inveja primria dos genitais masculinos ou um aspecto primrio da sexualidade feminina.
175

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

medida que a ciso decresce durante o primeiro ano de vida, a criana torna-se ciente de que bons e maus objetos externos so em realidade um s. Os bebs ento reconhecem sua agresso em direo ao objeto bom e tambm reconhecem os aspectos bons das pessoas a quem eles atacaram por ser ms. Este reconhecimento corta o mecanismo de projeo. Alm disso, as crianas tornam-se cientes das suas prprias partes infernais, mas, em contraste com o medo de prejuzo externo encontrado na posio esquizo-paranide, o medo principal na posio depressiva de prejudicar os objetos externos e internos bons da a necessidade para o superego. MECANISMOS DE RESOLUO DO TRABALHAR. Normalmente, os mecanismos de reparao, aumentados pela testagem de realidade, aceitao de ambivalncia, gratido e luto capacitam a criana a resolver o perodo depressivo. A reparao, o antecedente da sublimao, um esforo saudvel para reduzir culpa em relao a ter atacado o objeto bom tentando reparar o dano, expressando amor e gratido e assim, preservando-o. A criana chora, corre para a me, joga seus braos ao redor dela e diz "desculpa".

176

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A testagem de realidade aumentada resulta de ciso reduzida e da capacidade crescente de avaliar objetos inteiros e o self total. Os objetos introjetados so vistos como inteiros e vivos, ao invs de como fragmentos autnomos. Atravs de ser amadas, as crianas vm a enxergar a si mesmas e a seus objetos internos como bons. A crescente percepo de amar e odiar a mesma pessoa promove a capacidade de experimentar e tolerar ambivalncia, idealmente com uma preponderncia de amor sobre dio. A psicopatologia kleniana, por ser extensa, mereceria um apndice, assim como a questo da tcnica de tratamento. Ambos os temas fogem do objetivo da disciplina.
Deve-se fazer referncia ainda a Wilfred Bion, seguidor de M. Klein que atuando como psiquiatra do exrcito britnico, comeou a aplicar tcnicas de grupos de base psicanaltica.
177

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Bion construiu a partir da todo um referencial terico. sensvel sua influncia no universo PSI, especialmente na Argentina e no sul do Brasil, a partir de autores como Henrique Pichno-Rivire (Del Psicoanalisis a la Psicologia Social, entre outras obras) e de Jos Bleger e sua teorizao sobre Psicologia Institucional. ***

178

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.2. TEORIA ANALTICA DE CARL GUISTAV JUNG

179

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.2.1. INTRODUO Freud disse que a meta da terapia era tornar consciente o inconsciente. Realmente, fez deste postulado o ncleo de seu trabalho como terico. Ademais, definiu o inconsciente como algo muito desagradvel . Para ilustrar isto, consideremos o seguinte: um caldeiro de desejos estabelecidos; um poo sem fundo de anelos incestuosos e perversos; um leito de experincias aterradoras que ainda podem surgir na conscincia. Francamente,isto no soa como algo que queira que esteja de acordo com minha conscincia! Carl Jung, jovem colega de Freud, se dedicou explorao do espao interno a travs de todo seu trabalho. Lanou-se tarefa equipado com os antecedentes da teoria freudiana, certamente, e com um conhecimento aparentemente inesgotvel sobre mitologia, religio e filosofia. Porm, era especialmente douto no simbolismo de tradies msticas complexas tais como gnosticismo, alquimia, cabala e tradies similares no hindusmo e no budismo. Se h uma pessoa que tenha um sentido do inconsciente e seus hbitos como capaz de se expressar s de forma simblica, este Carl Gustav Jung.
180

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Alm disso,Jung teve a capacidade de um sonhar lcido e de iluses ocasionais. No outono de 1913 teve a visin de una inundao monstruosa que fundia quase toda a Europa e cujas guas chegavam at as encostas das montanhas de sua Sua natal. Viu milhares de pessoas se afogando e a cidade tremendo. Em seguida as guas se transformaram em sangue. Nas semanas seguintes viso, surgiram sonhos de invernos eternos e rios de sangue. Estava assustado com receio de estar ficando psictico. Entretanto, em primeiro de agosto desse ano, comeou a Primeira Guerra Mundial. Jung acreditou que de alguma maneira existia una conexo entre ele como individuo e a humanidade em geral que no podia se explicar. Desde este momento at 1928, foi se mantendo num processo doloroso de auto-explorao que formaria a base de sua futura teoria.
181

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Cuidadosamente comeou anotar seus sonhos, fantasias e vises, e os desenhou, pintou e esculpiu. Achou que suas experincias tendiam a tomar formas humanas, comeando por um sbio ancio e seu acompanhante, una menina pequena. At uma espcie de guru espiritual. A menina pequena se converteu na anima,a alma feminina, que servia como meio de comunicao (medium) entre o homem e os aspectos mais profundos de seu inconsciente. Um duende marrom-couro apareceu como zelador da entrada para o inconsciente. Era a sombra, uma companhia primitiva do EGO de Jung. Jung sonhou que tanto ele como o duende haviam assassinado a preciosa menina ruiva, a que chamou de Siegfred. Para este, esta cena representava uma precauo com relao aos perigos do trabalho dirigido somente a obter a glria e o herosmo, que prontamente causaria uma grande dor sobre toda Europa (assim como tambm um aviso a cerca dos perigos de algumas de suas prprias tendncias a respeito da empresa herica de Sigmund Freud).

182

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Jung tambm sonhou muito com questes relacionadas com a morte, com o territrio dos mortos e o renasimento dos mesmos. Para ele, isto representava o inconsciente mesmo. No aquele pequeno inconsciente que Freud fez to grande, seno um novo inconsciente coletivo da humanidade. Um inconsciente que podia conter todas as mortes, no apenas nossos fantasmas pessoais. Jung comeou a considerar que os enfermos mentais estavam possudos por estes fantasmas, numa poca em que se supe que ningum acreditava neles. Somente recaputarando nossas mitologias, entenderamos estes fantasmas, nos sentiramos vontade com a morte e assim superaramos nossas patologias mentais. Os crticos sugeriram que Jung estava simplesmente enfermo quando tudo isto ocorreu. Mas Jung acreditava que se queremos entender a selva, no nos podemos contentar em andarmos pelos seus arredores. Devemos entrar nela, no importa quo estranha ou aterradora possa parecer.

183

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Carl Gustav Jung nasceu em 26 de julho de 1875 numa pequena localidade da Sua chamada Kessewil. Seu padre, Paul Jung, era pastor (clrigo) e sua me Emilie Preiswerk Jung. O menino Carl cresceu cercado por uma famlia muito culta. O pai iniciou Carl no Latim com a idade de 6 anos o que desde o incio aceitou com grande interesse, em especial pela linguagem e literatura antiga. Alm de ler a maioria das lnguas modernas do ocidente europeu, Jung tambm lia alternativamente varias outras lnguas antigas como o snscrito (a lngua original dos livros sagrados dos hindus). Em sua juventude sentiu-se atrado pela Filosofia e pela literatura especialmente de Pitgoras, Empdocles, Parmnides, Herclito, Plato, Kant y Goethe. Porm, sua maior descoberta a encontrou na obra de Schopenhauer. Estava de acordo com o irracionalismo que este autor outorgava natureza humana, mas no com as solues que dava.
184

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Embora sua primeira escolha de carreira tenha sido a arqueologia, se decidiu pela medicina na Universidade de Basel. Ali conheceu o famoso neurologista Kraft-Ebing, e chegou a trabalhar com ele. Sob sua influncia, estudou psiquiatria. Pouco depois de sua licenciatura, se estabeleceu no Hospital Psiquitrico de Burghoeltzli em Zurich, sob a tutela de Eugene Bleuler, a maior autoridade em esquizofrenia, termo por ele introduzido para designar este distrbio mental. Em 1903, se casou com Emma Rauschenbach. Nesta poca, tambm dedicou parte do seu tempo a dar aulas na Universidade de Zurich e a manter um consultrio particular. Foi neste consultrio que inventou a Associao de Palavras, ou teste de associao de palavras. Sendo um grande admirador de Freud, por fim conheceu-o em Viena em 1907. Conta-se que depois de conhec-lo, Freud cancelou todos os seus compromissos do dia, para continuar uma conversa que duraria 13 horas contnuas. Tal foi o impacto de este encontro entre estas duas mentes privilegiadas!. Eventualmente, Freud considerou a Jung como o prncipe da coroa da psicanlise e sua mo direita.
185

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Foto clssica: na primeira fila, Freud, Graville Stanley-Hall, C.G. Jung. Na segunda fila C. Abraham, E. Jones e Ferenczi

186

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

No foi, pois, por acaso que Carl Gustav Jung foi eleito primeiro presidente da Sociedade Psicanaltica de Viena,cargo que ocupou de 1910 a 1914. Como resultado trabalho na clnica de Breuler entre 1900 e 1907, Jung escreveu um manual clssico sobre a esquizofrenia. Nesta poca tenta aplicar as teorias freudianas aos pacientes esquizofrnicos, no encontrando conformao de etiologia sexual. A pesar de que isto o tenha levado a questionar a teoria freudiana, continuo sua colaborao com Freud. Jung estava de acordo com Freud quanto importncia do inconsciente, porm no quanto concepo do mesmo. Para Jung a teoria da libido sexual de Freud era restritiva e incompleta. A libido era o conjunto de energia vital (conceito que tomou de Henri Bergson) indiferenciada, que continha entre outras motivaes a motivao sexual.

187

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Ademais, junto ao inconsciente pessoal existe na psique humana o inconsciente coletivo ou universal, que continha o conjunto da herana espiritual da evoluo da humanidade. Com esta concepo Jung reintroduz novamente na psicologia a alma entendida psiquicamente. J na obra de Jung "Transformaes e smbolos da libido" aparece esta concepo do inconsciente, que pe um ponto final a sua relao com Freud. Jung comenta que Freud lhe pediu para ser fiel sua teoria sexual (da mesma maneira que o fizera Adler) e no se abandonar ao estudo do obscurantismo . Precisamente no estudo do "obscurantismo" (inconsciente coletivo) foi onde Jung encontrou os elementos para sua nova psicologia.

A Primeira Guerra Mundial foi um perodo especialmente doloroso de auto-exame para Jung. Sem embargo, era s o principio de uma das teorias da personalidade mais interessantes que o mundo j conheceu.

188

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Depois da guerra, Jung viajou muito. Visitou desde tribos na frica at populaes da Amrica e da ndia. Aposentou-se em 1946, recolhendo-se da vida pblica a partir de este momento at a morte de sua esposa em 1955. Faleceu em 6 de junho de 1961 em Zurich.
9.2.2. ESTRUTURA DA PERSONALIDADE
Antes de abordar a estrutura da personalidade preciso mencionar, alm de tudo o que j foi exposto, alguns antecedentes intelectuais. A obra Fausto, de Goethe, influenciou a concepo junguiana de desenvolvimento individual, e proporcionou a compreenso do poder do mal e de sua relao com o crescimento e o autoconhecimento. Jung via Nietzche e Freud como representantes de dois dos maiores temas da cultura ocidental: o poder e eros.

189

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Jung pesquisou as tradies ocidentais que lidavam com o desenvolvimento da conscincia. Ele estava especialmente interessados no smbolos e conceitos usados para descrever este processo. Ele analisou os tratados alqumicos como representaes da mudana interna e da purificao, dissimuladas em metamorfoses qumicas e mgicas. A transformao de metais bsicos em ouro, por exemplo, pode ser vista como uma metfora para a mudana da personalidade e da conscincia no processo de individuao. Prosseguindo em suas pesquisas sobre mitos e smbolos, Jung desenvolveu teorias prprias a respeito da individuao ou integrao da personalidade. Mais tarde ele se impressionou profundamente por diversas tradies orientais, que forneciam a conformao exterior de muitas de suas prprias idias.
190

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Richard Wilhelm, um estudioso alemo que viveu na China por muitos anos, enviou a Jung o manuscrito de sua traduo do Segredo da Flor de Ouro, um texto espiritual chins clssico, expresso em termos de alqumicos. Jung descobriu que as descries orientais do crescimento espiritual, do desenvolvimento psquico interno e da integrao, correspondem rigorosamente ao processo de individuao que ele observou em seus pacientes ocidentais. Jung argumentou que os procedimentos orientais para a individuao, como Ioga e Budismo, so geralmente inadequados para os ocidentais. O conceito oriental de mandala tambm influenciou fortemente o pensamento de Jung. Mandala a palavra snscrita para crculo ou para um esquema ou diagrama circular usado com freqncia em meditao e outras prticas espirituais. Jung descobriu que seus analisandos produziam de forma espontnea desenhos de mandalas ainda que fossem completamente estranhos arte ou filosofia orientais.

191

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A TEORIA DE JUNG
-A- ESTRUTURA DA MENTE-

No modelo terico de Jung a psique consta de trs partes: a conscincia, o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo. A primeira o EGO, o qual se identifica com a mente consciente. Relacionado proximamente se encontra o inconsciente pessoal, que inclui qualquer coisa que no esteja presente na conscincia, mas que no est isenta de estar. A conscincia tem um papel secundrio com respeito aos dois inconscientes. Sua funo fundamental e servir ao sujeito para se adaptar ao ambiente. O EGO" a parte central da conscincia e tem a funo de fornecer o sentido de continuidade e identidade pessoal a travs da vida, o sentido do "si-mesmo". Esta parte da mente, que a conscincia, a nica parte que o individuo conhece diretamente. O Eu (EGO), portanto no idntico totalidade da Psique. Esta atividade egica organiza a atividade consciente que consta de pensamentos, memrias, percepes e sentimentos conscientes.

192

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Alm disso o EGO desempenha o papel de guardio do umbral da conscincia, de tal maneira que tudo que entre em sua atividade permanece inconsciente. El papel seletivo do EGO permite que o indivduo mantenha sue sentido de identidade e continuidade pessoal, pois atravs da seleo e eliminao de certos materiais psquicos o sujeito se sente organizado e portador de uma identidade, identidade que se veria ameaada pela irrupo da psicose e a desorganizao pessoal, se a funo do EGO desaparecesse por completo. Contudo, se as funes do EGO so excessivamente preponderantes, desequilibram a homeostase com os elementos inconscientes da Psique e produzem determinados transtornos psicolgicos como as neuroses. O inconsciente pessoal seria como o que as pessoas entendem por inconsciente, no entanto inclui ambas as memrias, as que podemos trazer rapidamente nossa conscincia e aquelas lembranas que foram reprimidas por alguma razo. A diferena reside no fato de que no contm os instintos que Freud inclua.
193

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O inconsciente pessoal abarca aquele s aspectos da mente que foram reprimidos e as lembranas aparentemente esquecidas. Tambm contem as funes da "percepo subliminal" e atividade dos sonhos e fantasias relacionadas com lembranas, desejos e experincias pessoais reprimidas ou olvidadas. Jung, neste aspecto do inconsciente pessoal subscreve parcialmente a concepo de Freud, mas sem incluir os instintos, como j foi dito. O inconsciente pessoal para Jung no se caracteriza por ter

apenas uma carga sexual e/ou agressiva. Este ponto ele o esclarece na concepo da Libido distinta da freudiana. A Libido ou energia psquica inconsciente que guia as motivaes humanas tem para Freud uma finalidade sexual, enquanto que para Jung tem um componente indiferenciado ao estilo da energia vital (elam vital) de Henri Bergson. A Libido para Jung uma energia vital indiferenciada, o sopro da "alma mesma, concebida psicologicamente.

194

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O inconsciente pessoal, tambm pode conter experincias pessoais esquecidas ou reprimidas por outras motivaes, e sobretudo em sua atividade se destacam os COMPLEXOS. O inconsciente pessoal, ao contrrio dos processos conscientes que podem ser conhecidos diretamente ao nos darmos conta deles, s pode ser inferido a travs de certas atividades humanas como os sintomas, os complexos e os smbolos. Jung props que seu "teste de associao de palavras" pode detectar os complexos vinculados ao inconsciente pessoal (Freud,admitiu isso na poca em que ambos colaboravam, mas relegou-o a segundo plano frente ao seu mtodo de associao livre).

No mtodo de associao de palavras se pede ao sujeito que responda a uma palavra, de una lista de umas cem palavras, com a primeira que lhe venha mente. O examinador anota a resposta juntamente com o tempo decorrido entre a papalva dita pelo examinador e a resposta do sujeito (tempo de latncia).
195

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Se o sujeito no percebe inconscientemente que a palavra estmulo no se relaciona com nenhum complexo (veja o conceito de complexos) este responder rapidamente com alguma outra palavra. Jung considerou que determinadas respostas indicam a presena de um complexo emocional : (1) una reao retardada ; (2) respostas mltiplas (o sujeito emprega vrias palavras como indicador de no controle de sua resposta, que tenta ocultar ); (3) respostas pessoais (p.ex.:ante a palavra estmulo se responde : bailar--->a amo , azar---->no creio nele); (4) a perseverao (dar as mesmas respostas ante palavras estmulos muito variadas ) ; (5) responder com uma associao superficial (p.ex., casar-se---->casado) ; (6) repetir a mesma palavra do estmulo; (7) a absoluta impossibilidade de responder (o indicador mais forte da presena de um complexo ); (8) indicadores de pobre reproduo (quando numa segunda passada do teste h mais de uns 20% de respostas diferentes pode estar presente um complexo) e (9) a presena de respostas emocionais ao teste como o gaguejar, a rouquido, envergonhar-se, surpresa, mudanas freqentes de postura e outras reaes .
196

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A concepo do inconsciente pessoal se baseia na teoria dos complexos, e diferente da freudiana, quanto ao papel autnomo que tem estes na concepo de Jung. Este ponto ser melhor explicado no item sobre os complexos. A PERSONA Nossa persona a forma pela qual nos apresentamos ao mundo. o carter que assumimos; atravs dela nos relacionamos com os outros.. A persona inclui nossos papis sociais, o tipo de roupa que escolhemos para usar e nosso estilo de expresso pessoal. A persona tem aspectos tanto positivos quanto negativos. Uma persona dominante pode abafar o indivduo e aqueles que se identificam com sua persona tendem a se ver apenas nos termos superficiais de seus papis sociais e de sua fachada.
197

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Jung chamou tambm a persona de arqutipo da conformidade. Entretanto, a persona no inteiramente negativa. Ela serve para proteger o EGO e a Psique das diversas foras e atitudes sociais que nos invadem. A persona tambm instrumento precioso para a comunicao. A persona pode com freqncia desempenhar um papel importante no nosso desenvolvimento positivo. medida que comeamos a agir de determinada maneira, a desempenhar um papel, nosso Ego se altera gradualmente nesta direo. Entre os smbolos comumente usados pela persona, incluem-se os objetos que usamos para nos cobrir (roupas, vus), smbolos papel ocupacional (instrumentos, pasta de documentos) e smbolos de status como casa, diplomas.

198

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O inconsciente coletivo, a terceira regio da Psique, mais importante na vida do sujeito. o substrato mais profundo da mente, presente em todos os indivduos desde o nascimento. Conforma a dimenso objetiva da Psique (frente subjetiva do inconsciente pessoal), ao conter a experincia humana das geraes da humanidade. O inconsciente coletivo est dotado de propsito e intencionalidade, cuja fora energtica repousa em elementos primordiais ou arcaicos, chamados "arqutipos" . Esta regio da mente jamais pode adoecer, j que contem as experincias e as mensagens primordiais da humanidade. Por outro lado, o inconsciente coletivo no deriva das experincias ambientais e pessoais do sujeito.

199

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

200

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

- B A LIBIDO E OS PRINCPIOS DA EQUIVALNCIA E DA ENTROPIA - DINMICA DA PERSONALIDADE


Em 1912 Jung publicou suas idias relativas libido em seus livros "Transformao e smbolos da libido" e A psicologia do inconsciente", obras que marcavam suas diferenas e ruptura com Freud. A libido supunha a totalidade da energia psquica indiferenciada. A energia geral da vida, que subjaz aos processos fsicos e mentais do homem, constituem sua libido. A conduta humana no est determinada pela libido sexual de Freud, nem pela compensao do sentimento de inferioridade de Adler. S existe a "energia vital indiferenciada" que como fora motriz da conduta pode adotar a forma de persecuo do prazer sexual, luta pela superioridade, a criao artstica ou outros fins. A finalidade da energia vital , fundamentalmente, proporcionar a conservao e a continuidade da espcie humana. Uma vez satisfeitas as necessidades de sobrevivncia de origem biolgica, a energia vital pode ser canalizada para outros fins como as produes culturais ou criativas do sujeito.

201

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O "princpio dos opostos" ou dialtica interna da Psique, rege a atividade da libido. a lei inerente atividade humana. A mente um sistema que se auto-regula com base na luta entre tendncias opostas. Existe uma funo reguladora dos opostos chamada "Enantiodromia" (entropia [num sistema fsico, a medida da energia no disponvel
para a realizao de trabalho]{enantiodromia: enatio= contrrio, oposto; drmico + ao de corre})

que para Jung a lei fundamental e a base de todo o funcionamento psicolgico. Este princpio da entropia foi descoberto pelo filsofo grego Herclito, que Jung estudou profundamente, e chega at Hegel em sua dialtica. A energia psquica o resultado de uma luta entre atividades opostas, consciente versus inconsciente, o calor frente ao frio, etc. Quanto maior o conflito e a oposio entre os opostos, maior a energia liberada. A energia mental, ademais, segue o princpio de conservao ou "equivalncia" que estabelece que a falta ou ausncia de energia numa regio psquica se far presente em outra rea ou atividade mental.
202

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O Princpio da Equivalncia afirma que se for gasta energia para provocar uma determinada condio, a quantidade gasta aparecer em outro lugar do sistema. Em Fsica esta a primeira lei da Termodinmica ou lei da conservao da energia. Conforme aplicado ao funcionamento psquico por Jung, o princpio afirma que, se um valor especfico se enfraquecer ou desaparecer, a soma da energia representada pelo valor no ser perdida, mas reaparecer em um novo valor. Por exemplo, medida que diminui a valorizao que uma criana atribui famlia, seu interesse por outras pessoas e coisas aumentar. Se um valor for reprimido, sua energia pode ser usada para criar sonhos ou fantasias . Em termos de funcionamento da personalidade, o princpio da equivalncia afirma que, se for removida a energia de um sistema, por exemplo o ego, ela vai aparecer em algum outro sistema, talvez na persona. Ou, se cada vez mais valores se expressarem no lado sombra da personalidade, ele se fortalecer custa de outras estruturas da personalidade.
203

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A energia est continuamente fluindo de um sistema da personalidade para outro. Essas distribuies de energia constituem a dinmica da personalidade.
O princpio da entropia, ou a segunda lei da Termodinmica, estabeleceu que, quando dois corpos de diferentes temperaturas so colocados em contato, o calor vai passar do corpo mais quente para o corpo mais frio. O princpio da entropia conforme adaptado por Jung para descrever a dinmica da personalidade afirma que a distribuio de energia na psique busca um equilbrio. Embora um equilbrio permanente de foras na personalidade jamais possa ser atingido, esse o estado ideal almejado pela distribuio de energia. Tal estado ideal em que a energia total est regularmente distribuda em todos os sistemas totalmente desenvolvidos o SELF.

204

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O fluxo de energia dirigido de um centro de alto potencial para um de baixo potencial um princpio fundamental que governa a distribuio de energia entre os sistemas da personalidade. A operao desse sistema significa que um sistema fraco tenta melhorar seu status custa de um sistema forte. Esse processo cria tenso na personalidade. Se o ego consciente, por exemplo, supervalorizado em relao ao inconsciente, muita tenso ser gerada na personalidade, pela tentativa por parte da energia de passar do sistema consciente para o inconsciente. Quando na mente existe um equilbrio entre a energia de suas regies, estando as foras opostas equilibradas, h um movimento de "progresso" suave da atividade psquica desde os nveis inconscientes aos mais conscientes, experimentando o sujeito um sentimento de bem-estar e felicidade chamado "sentimento vital.

205

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O desequilbrio produziria um processo contrrio, de "regresso" e mal- estar subjetivo.Neste caso a atividade inconsciente invade as camadas da conscincia em exploses afetiva difceis de manejar e assimilar. O movimento regressivo supe uma falha da regulao consciente, seja por um excesso de represso ou no ateno suficiente para captar e simbolizar os processos inconscientes em marcha, se produz uma intensificao dos contedos inconscientes pessoais e/ou coletivos. Isto pode levar neurose, se opera um excesso da represso ou da psicose caso se interrompa a regulao consciente e se irrompem os simbolismos arcaicos do inconsciente coletivo

206

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O grande problema da psicologia para Jung, a reintegrao dos contrrios, seguindo a lei da termodinmica da entropia, qual processo "alqumico". Em seu livro "Psicologia e alquimia" (1944) se ocupa, entre outros temas de como integrar o mal (Sat), assimilando-o na "experincia numinosa" . Integrando a psique inconsciente com a consciente, especialmente atendendo as mensagens do inconsciente coletivo, se alcana essa experincia (numinosa) de assimilao entre os opostos. Os opostos representam o drama humano, drama que tem sua raiz e sua soluo nas mensagens da libido do inconsciente coletivo. O princpio dos opostos possibilita a compreenso de toda forma de vida como uma luta de foras antagnicas.As grandes cosmovises da humanidade se baseiam neste princpio: a luta do bem contra o mal, o Ying e o Yang, o masculino frente ao feminino, o consciente versus o inconsciente, a alquimia e sua filosofia hermtica, etc.
207

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A libido expressa este principio dos opostos, e regulada pelo simesmo (self). A energia vital da libido contm um potencial de mensagens para o prprio sujeito que lhe aportam solues para os problemas vitais, problemas que j viveram outras geraes e que se encontram arqutipos do inconsciente coletivo.

- C - OS COMPLEXOS DO INCONSCIENTE PESSOAL Um complexo a imagem de certa situao psquica que tem uma forte carga emocional e que, alm disso, incompatvel com a atitude normal da conscincia. La via rgia para o inconsciente pessoal, disse Jung, no o sonho como supunha Freud, seno o complexo. Os complexos interferem nas intenes e vontade consciente, produzem alteraes na memria e bloqueia o fluxo das associaes (p.ex. teste de associao). Aparecem e desaparecem regidos por suas prprias leis. Influem de maneira inconsciente e se comportam como entidades independentes.
208

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A etiologia freqente dos complexos se encontra nos traumas ou choques emocionais. Produzem o conflito moral que aparece entre o Eu e o inconsciente pessoal, nos desejos e motivaes alheias vontade e razo consciente. Ter complexos no se identifica necessariamente com a apario de uma neurose, embora tenham uma apresentao dolorosa. O sofrimento faz parte da natureza humana, o plo oposto felicidade. Experimentar um complexo dar-se conta de que estamos ante a presena de uma parte de nossa psique que no assimilada e elaborada adequadamente. Um complexo s se torna patolgico quando o negamos e pensamos que no o temos. Os complexos se superam quando assimilados e vividos completamente, atraindo-os at ns, nos precatando dos mesmos em sentido pleno.

Para Freud o complexo uma certa quantidade de energia vinculada a um desejo inconsciente (p.ex. "Complexo de Edipo" e"Complexo de Electra").
209

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Jung aceita o exposto por Freud, mas vai mais alm em sua proposta dos complexos. Lhes outorga "vida autnoma" dentro ddo inconsciente pessoal. Constituem uma espcie de entidades independentes e constelaes que se ativam de maneira autnoma. Os complexos podem irromper nos sonhos em forma de disfarce de caracteres, experimentando eventos ou tramas independentes de sua vontade Quando um complexo est muito isolado dos demais complexos do inconsciente pessoal, a sade mental se v comprometida. Igualmente os complexos podem reativar os nveis mais profundos do inconsciente pessoal, ativando os arqutipos de este outro inconsciente, de modo que pode aparecer a psicose.

Um dos complexos mais freqentes a "persona" (em latim significa mscara). Cada sujeito representa diferentes tramas e papis na vida (pai, empregado, esposo, etc.), assumindo essas mscaras
210

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Outro importante complexo A SOMBRA. A sombra contm os desejos e necessidades que no podem ser aprovadas pelo Ego consciente. Vem a ser como uma personalidade, dentro da mesma personalidade. A sombra representa os impulsos sexuais e agressivos olvidados ou reprimidos. Possui sua prpria energia psquica e pode levar o sujeito a realizar atos perigosos ou irresponsveis aos olhos dos outros. Um trao bsico da sombra, a "projeo. Costumamos atribuir s outras pessoas, as qualidades malignas e rechaadas em ns mesmos, aspectos que conscientemente no reconhecemos. A sombra o centro do inconsciente pessoal, o ncleo do material que foi reprimido da conscincia. A sombra inclui aquelas tendncias, desejos, memrias e experincias que so rejeitadas pelo indivduo como incompatveis com a persona e contrrias aos padres e ideais sociais.
211

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Quanto mais forte for nossa persona, e quanto mais nos identificarmos com ela, mais repudiaremos outras partes de ns mesmos. A sombra representa aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e tambm aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em ns mesmos. Em sonhos a sombra freqentemente aparece como um animal, um ano, um vagabundo ou qualquer outra figura mais baixa. Em seu trabalho sobre represso e neurose, Freud concentrou-se de incio, naquilo que Jung chama de sombra. Jung descobriu que o material reprimido se organiza e se estrutura ao redor da sombra, que se torna, em certo sentido, um self egativo, a sombra do ego, ou o oposto do ego. Se o material da sombra for trazido conscincia, ele perde muito de sua natureza amedrontadora e escura. A sombra mais perigosa quando no reconhecida. Neste caso, o indivduo tende a projetar suas qualidades indesejveis nos outros ou a deixar-se dominar pela sombra sem o perceber. Quanto mais material da sombra se tornar consciente, menos ela pode dominar. 212

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Entretanto, a sombra parte integrante de nossa natureza e nunca pode ser completamente eliminada. Uma pessoa sem sombra no um indivduo completo, mas uma caricatura bidimensional que rejeita a mescla do bom e do mal e a ambivalncia presente em ns. medida que a sombra se faz mais consciente, recuperamos partes de ns mesmos previamente reprimidas. Alm disso a sombra no apenas uma fora negativa na Psique. Ela um depsito de considervel energia, espontaneidade, vitalidade, e a fonte principal de nossa criatividade. Lidar com a sombra um processo que dura a vida toda, e que consiste em olhar para dentro e refletir honestamente sobre aquilo que vemos l.

213

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Voltando aos complexos. Nas atividades onde decresce o nvel de conscincia,como podem ser exemplos, os estados hipnticos, os sonhos e os xtases artsticos, emergem os complexos do inconsciente pessoal com atividade prpria e autnoma. Todo complexo consta de: (1) um elemento nuclear significativo, consciente e autnomo, e de (2) associaes determinadas vinculadas entre si por uma tonalidade afetiva. Jung adaptou o teste de associao de palavras de Wundt ao estudo dos complexos, como h mencionado.

- D - O INCONSCIENTE COLETIVO E OS ARQUTIPOS


O inconsciente coletivo a regio da estrutura da mente mais profunda e de maior importncia para Jung. a fonte de toda energia psquica, includa a conscincia, e a parte bsica da libido. Possibilita que o sujeito entre em contato com as foras csmicas supra-individuais (No em vo que Jung foi considerado o primeiro psiclogo transpessoal). Contm toda a herana espiritual da evoluo da humanidade, as grandes "imagens primordiais" de como as coisas foram para a humanidade, e aparece novamente na estrutura cerebral dos sujeitos.
214

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O inconsciente "objetivo" o inconsciente coletivo, ao conter a mesma informao herdada para todos os sujeitos, frente ao inconsciente pessoal que de tipo "subjetivo" ao conter as experincias e desejos pessoais da vida particular de cada um. As imagens primordiais so os "arqutipos. Jung define os arqutipos como formas ou imagens de natureza comitiva, que so quase universalmente constituintes dos mitos e, ao prprio tempo, como produtos individuais autctones de origem inconsciente. Os arqutipos so os padres fundamentais da formao smbolos que se repetem nos contedos das mitologias de todos os povos da histria da humanidade. Dos arqutipos dependem as ltimas e mais profundas motivaes da mente e a conduta humana individual e coletiva. As pautas culturais em ltima instncia dependem dos arqutipos. So eles os substratos universais e perenes de toda a vida psicolgica individual e coletiva. O ncleo central de os significados contidos nos arqutipos no so definveis por ser essencialmente inconscientes, razo pela qual s se pode circunscrever a foram de seus contornos a travs dos mitos, lendas, religies e outras atividades humanas coletivas e histricas.
215

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Tem-se criticado a idia de arqutipo em Jung como uma tentativa de reintroduzir na Psicologia o conceito de idias inatas. Na concepo de Jung, os arqutipos no se referem tanto a contedos especficos da mente, seno que a tendncias dominantes que estruturam intrinsecamente a mente inconsciente . O arqutipo uma tendncia a formas tais representaes de um motivo-representao que podem variar em detalhes, sem perder sua configurao original. H, por exemplo, muitas representaes do motivo irmos inimigos, mas o prprio motivo permanece o mesmo (Jung, 1964 p.67 na ed. Bras, apud Fadiman & Frager,p.51). Do mesmo modo, existem diferentes religies, mas com arqutipos ou imagens primordiais similares. O que se herda nos arqutipos so os padres subjacentes formao de smbolos, no propriamente os smbolos. Os smbolos, expressam conscientemente a parte de configurao dos arqutipos inconscientes subjacentes.
216

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

As imagens e as idias nas quais se expressam os arqutipos, que so os padres fundamentais na formao de smbolos, se manifestam numa gama simblica que barca experincias to diversas como os sonhos, a arte, as mitologias e religies , as chamadas experincias "paranormais" e uma infinidade de atividades humanas. Uma extensa variedade de smbolos poder ser associada a um dado arqutipo. Por exemplo, o arqutipo materno compreende no somente a me real de cada indivduo, mas tambm todas as figuras de me, figuras nutridoras. Isto inclui mulheres em geral, imagens mticas de mulheres (tais como Vnus, Virgem Maria, me Natureza) e smbolos de apoio e nutrio a Igreja e o Paraso. O arqutipo materno inclui no somente aspectos positivos, mas tambm negativos, como a me ameaadora, dominadora ou sufocadora. Na Idade Mdia, por exemplo, este aspecto do arqutipo estava cristalizado na imagem da bruxa. Jung identifica vrios arqutipos na humanidade. Entre estes esto o arqutipo de Deus . A partir da adorao ao deus-sol que da calor e luz, as religies simbolizaram Deus de maneira distinta.
217

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Para Jung o fato de que existam os arqutipos como universais inconscientes, no determina a no existncia real do simbolizado nos mesmos. O arqutipo do heri ou de Deus, no nega nem afirma a existncia mesma dos heris ou de Deus. O problema para Jung, no era confirmar ou negar os smbolos como algo com realidade externa mente, seno como a mente j leva pr-configurada a possibilidade de criao de smbolos a partir dos arqutipos do inconsciente coletivo. Jung estava interessado pelas expresses universais da mente, no pelo misticismo alheio a esta. Na obra de Jung se faz referncia a mltiples arqutipos como o do heri e criana, representado por Moiss salvo das guas; Jesus escondido por Jos e Maria, etc.; o arqutipo do velho mago que representa a sabedoria da experincia passada; o arqutipo do nascimento, da madre, etc.

Jung dizia que no existia um nmero fixo de arqutipos que pudssemos listar o memorizar. Contudo Jung, definiu alguns outros, alm dos citados:
218

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Alm da me existem outros arqutipos familiares: existe um pai, geralmente simbolizado por um guia ou figura de autoridade; existe tambm o arqutipo da famlia que representa a idia de irmandade de sangue. Tem o arqutipo da criana . A celebrao do Natal uma manifestao do arqutipo da criana e curiosamente celebrado no solstcio de inverno, o qual representa o futuro e o renascimento nas culturas nrdicas primitivas. Tem o arqutipo da donzela, o qual representa a pureza. H vrios arqutipos animais que figuram a relao do homem com o mundo animal. O arqutipo do homem original representado no ocidente pela figura de Ado. O hermafrodita, uma das idias mais importantes da teoria junguiana e representa a unio dos opostos.

O arqutipo mais importante o do self ou si-mesmo.


219

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O self a unidade ltima da personalidade e est simbolizado pelo crculo, a cruz e as mandalas Jung encontrou nas pinturas. Cada uma das principais estruturas da personalidade so arqutipos: o ego, a persona, a sombra, a anima (nos homens) ou o animus (nas mulheres).

- E - OS SMBOLOS
De acordo com Jung, o inconsciente se expressa primariamente atravs de smbolos. Embora nenhum smbolo concreto possa representar de forma plena um arqutipo (que uma forma sem contedo especfico), quanto mais um smbolo se harmonizar com o material inconsciente organizado ao redor de um arqutipo, mais ele evocar uma resposta intensa, emocionalmente carregada. importante destacar que o smbolo uma unidade sinttica de significado entre dos plos opostos: o manifesto e o oculto. Por trs de seu sentido objetivo e visvel se oculta outro sentido invisvel mais profundo. O simblico pode se expressar tanto na arte grfica ou artstica como na formas dinmicas das fantasias, as vises e os sonhos.
220

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Outra funo dos smbolos unir a travs de suas imagens a vida consciente e inconsciente do indivduo, de maneira integradora. Por ltimo o smbolo pode tambm representar a confluncia dos complexos do inconsciente pessoal e os arqutipos do inconsciente coletivo. Para Jung, um signo representa alguma outra coisa; um smbolo alguma coisa em si mesma uma coisa dinmica, viva. O smbolo representa a situao psquica do indivduo e ele essa situao num dado momento.

- F - O SELF OU O SI-MESMO
O conceito do SELF ou si-mesmo deriva de outro concepto junguiano o de anima. Nas primeiras obras de Jung, a anima era a parte oculta ou "sombra" do inconsciente feminino (qualidades femininas) do homem. Em suas ltimas obras quando a anima se torna consciente, equiparada ao processo alquimista, donde se unem os elementos conscientes e inconscientes.

221

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Sempre que o indivduo promove e trs luz, vivencialmente, sua anima, a personalidade experimenta grandes e profundas mudanas. O Self o resultado da confluncia na psique da parte inconsciente do animal e a conscincia. A harmonia da parte inconsciente e consciente do sujeito se encontra no self, verdadeiro ncleo da entropia psicolgica. Esta integrao da personalidade est muito bem representada na cultura oriental pelo smbolo da "Mandala" que reviste a forma de um quadrado ou crculo com um ponto central. O ponto central da mandala representa para Jung a meta do Self ou produo de um novo centro da personalidade. Jung chamou o Self de arqutipo central, arqutipo da ordem e totalidade da personalidade. Segundo Jung consciente e inconsciente no esto necessariamente em oposio um ao outro, mas se complementam mutuamente para formar uma totalidade: o self .
222

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O self um fator interno de orientao, muito diferente e at mesmo estranho ao ego e conscincia. O self no apenas o centro, mas tambm toda a circunferncia que abarca tanto o consciente quanto o inconsciente. O sefl o arqutipo equilibrador das partes consciente e inconsciente da pessoa. Os diferentes complexos da personalidade procuram se impor, como centros autnomos que so. Caso um deles se impe, desequilibra a psique, produzindo transtorno mental e conflitos internos. O equilbrio se obtm atravs da individuao atendendo aos diferentes aspectos da personalidade. Aqui anotamos a influncia do conceito do self na psicologia mais atual como a construtivista e as novas tendncias da psicanlise e a psicologia humanista- experiencial. A sade mental do sujeito equivale ao processo adequado do self, que atende tanto aos elementos da conscincia quanto integra adequadamente os aspectos relevantes do mundo inconsciente. Se as experincias do inconsciente no so adequadamente atendidas e simbolizadas se produz mal-estar emocional. Neste ponto Jung se adiantou aos psiclogos humanistas como Rogers e a gestalt terapia.
223

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

- G ANIMA OU ANIMUS
Jung postulou uma estrutura inconsciente que representa a parte sexual oposta de cada indivduo; ele denominou tal estrutura de ANIMA no homem e de ANIMUS na mulher. Esta estrutura bsica funciona como um ponto de convergncia para todo material psquico que no se adapta auto-imagem consciente de um indivduo como homem ou mulher. Portanto, na medida em que uma mulher define a si mesma em termos femininos, seu ANIMUS vai incluir aquelas tendncias e experincias dissociadas que ela definiu como masculinas. A anima e o animus cumprem cinco leis: 1. Todo sujeito tem qualidades masculinas e femininas inconscientes. La individuao trs um equilbrio ao homem e mulher que integra adequadamente os aspectos de sua personalidade oculta (a sombra). Um homem equilibrado ao mesmo tempo ativo e flexvel, racional e intuitivo, possui ternura e dureza, agressivo e acolhedor, etc. Da igual maneira atuaria uma mulher equilibrada.

224

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

2. As qualidades masculinas e femininas quando se encontram bem proporcionadas levam ao equilbrio e sade mental. 3.A anima e o animus so aspectos da "sombra" do inconsciente. 4. Tudo o que no est integrado na mente, incluindo a anima e o animus, corre risco de ser projetado para o bem ou para o mal. O enamorar-se um exemplo de como projetamos nossa anima os animus no ideal ou imagem do homem ou mulher ideal de nossos sonhos. Outro exemplo seriam as projees da imagem do pai a travs do arqutipo do pai supremo (Deus) que pode ser projetado em imagens de castrao, autoritarismo, culpabilidade, etc.,at o prprio pai ou como se v uma religio concreta. 5. Se a represso (ontolgica) se transforma em consciente cessa a projeo e seus aspetos passam a ser integrados.

225

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9 .2.3. DINMICA DA PERSONALIDADE 9.2.3.1. A INDIVIDUAO e O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE


Se denomina "individuao" ao processo pelo qual se facilita o desenvolvimento das diferentes partes da personalidade. A meta da individuao , por um lado liberar o Self (si-mesmo) das falsas defesas da Persona (complexo das mscaras o tramas) e do outro da anima inconsciente e suas imagens. Segundo Jung todo indivduo possui uma tendncia para a individuao ou auto-desenvolvimento. Individuao significa tornar-se um ser nico, homogneo, na medida em que por individualidade entendemos nossa singularidade mais ntima, ltima e incomparvel, significando tambm que nos tornamos o nosso prprio si mesmo. Podemos, pois, traduzir individuao como tornar-se si mesmo, ou realizao do si mesmo(Jung,1928 apud Fadiman & Frager).

226

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Individuao um processo de desenvolvimento da totalidade e, por tanto, de movimento em direo a uma maior liberdade. Isto inclui o desenvolvimento do eixo ego-self, alm da integrao das vrias partes da psique: ego, persona, sombra, anima ou animus e outros arqutipos inconscientes. Quando se tornam individuados, esses arqutipos se expressam de maneiras mais sutis e complexas. Jung rechaa as fases do desenvolvimento psicossexual de Freud, ao funcionar a libido em seu modelo de modo diferente. Os primeiros anos da criana, at os cinco, servem para adquirir as habilidades bsicas de auto-proteo, como o andar, caminhar, falar, todas elas encaminhadas para sobreviver. Ao redor dos cinco anos a libido se desloca para os interesses . Pelos vinte anos comea a escolha do seu cnjuge at formar uma famlia e se estabelecer numa ocupao. At ento o indivduo estava voltado para o mundo externo, em seu modo de "extroverso".

227

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Pelos ltimos trinta e primeiros quarenta anos, tem lugar as grandes mudanas O indivduo se volve em "introverso" para os valores espirituais, religiosos o morais. Se o indivduo atende a estes valores internos, governados por seus arqutipos inconscientes, qui tenha que abandonar de certo modo os modelos externos do xito e os ganhos materiais, mas aumentar sua criatividade interior e sua maturidade psquica. Do ponto de vista do ego, crescimento e desenvolvimento consistem na integrao de material novo na conscincia, o que inclui a aquisio de conhecimento a respeito do mundo e da prpria pessoa. O crescimento para o ego, essencialmente a expanso de conhecimento consciente. Entretanto, individuao o desenvolvimento do self e, do seu ponto de vista, o objetivo a unio da conscincia com o inconsciente. O primeiro passo no processo de individuao o desnudamento da persona. Embora esta tenha funes protetoras importantes ela uma mscara que esconde o self e o inconsciente.
228

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

O prximo passo o confronto com a sombra. Na medida em que ns aceitamos a realidade da sombra e de;a nos distinguimos podemos ficar livres da sua influncia. Alm disso, ns nos tornamos capazes de assimilar o valioso material do inconsciente que organizado ao redor da sombra. O terceiro passo o confronto com a anima ou animus. Este arqutipo deve ser encarado como uma pessoa real, uma entidade com quem se pode comunicar e de quem se pode aprender. O estgio final do processo de individuao o desenvolvimento do self. O si mesmo nossa meta de vida pois a mais completa expresso daquela combinao do destino a que ns damos de indivduo(Jung, 1828, ibidem). O self se torna o novo ponto central da psique. Traz unidade psique e integra o material consciente e o inconsciente. O ego ainda o centro da conscincia mas no mais visto como o ncleo de toda a personalidade.

229

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Jung escreve que devemos ser aquilo que somos; precisamos descobrir nossa prpria individualidade, aquele centro da personalidade que eqidistante do consciente e do inconsciente; precisamos visar este ponto ideal em direo ao qual a natureza parece estar nos dirigindo. S a partir deste ponto podemos satisfazer as nossas necessidades. A possibilidade de integrar a totalidade do profundo, do inconsciente coletivo, se aparta da concepo freudiana do inconsciente reprimido e da psicopatologia ,para a opo da criatividade e o desenvolvimento pessoal, a auto-realizao.

Para os junguianos, a nica possibilidade que tem o homem de sair da angstia e vazio do mundo moderno, abrir-se s mensagens de crescimento pessoal que proporciona o inconsciente universal e objetivo, as mensagens do inconsciente coletivo.
230

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A tragdia moderna supe no uma represso sexual como propunha Freud, seno uma represso ontolgica, que aparta o homem e sua conscincia da riqueza de seu prprio mundo interior criativo, de suas prprias capacidades e potencial do seu inconsciente. O nico caminho apartar-se da iluso (Maya) do mundo moderno e experimentar as foras numinosas(espirituais), as verdades universais e eternas, que residem em seu inconsciente coletivo. A psicoterapia, a auto-explorao e anlise dos arqutipos nas mitologias e aes humanas, se convertem assim em foras de crescimento pessoal e coletivo. 9.2.3.2. AS QUATRO FUNES PSQUICAS

A libido ou energia vital pode adotar quatro funes mentais na atividade do indivduo: pensamento, sentimento, sensao e intuio . Cada funo pode ser experimentada tanto de uma maneira introvertida quanto extrovertida.
231

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decises. O pensamento est relacionado com a verdade, com julgamentos de critrios impessoais, lgicos e objetivos. Os tipos reflexivos (aqueles indivduos em quem o pensamento funo predominante) so os maiores planejadores; entretanto, tendem a agarrar-se a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados cm nova e contraditria evidncia. Sentir tomar decises de acordo com julgamentos de valores prprios, por exemplo, bom ou mau, certo ou errado, agradvel ou desagradvel. Tipos sentimentais so orientados para o aspecto emocional da experincia. Eles preferem emoes fortes e intensas ainda que negativas, a experincias normais. Jung classifica a sensao e a intuio juntas, como as formas de apreender informaes, ao contrrio das formas de tomar decises.

232

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A sensao refere-se a um enfoque da experincia direta, na percepo de detalhes, de fatos concretos o, que uma pessoa pode ver, cheirar, tocar. A experincia concreta, tangvel, tem prioridade sobre a discusso ou anlise da experincia. Os tipos sensitivos tendem a responder situao imediata, e lidam efetiva e eficientemente com todos os tipos de crises e emergncias. Em geral eles trabalham melhor com instrumentos e utenslios do que qualquer dos outros tipos. A intuio uma forma de processar informaes em termos da experincia passada, objetivos futuros e processos inconscientes. As implicaes da experincia (o que poderia acontecer, o que possvel) so mais importantes para os intuitivos do que a experincia real por si mesma. Pessoas fortemente intuitivas do significado s suas percepes com tamanha rapidez que via de regra no conseguem separar suas interpretaes dos dados sensoriais brutos.
233

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Para o indivduo uma combinao das quatro funes resulta numa abordagem equilibrada do mundo. Jung escreve: A fim de nos orientarmos temos que ter uma funo que nos assegure de que algo est aqui (sensao), uma segunda funo que estabelea o que (pensamento), uma terceira funo que declare se isto ou no apropriado, se queremos aceit-lo ou no (sentimento), e uma quarta funo que indique de onde isto veio e para onde vai (intuio). Entretanto ningum desenvolve bem todas as quatro funes. Cada pessoa tem uma funo fortemente dominante, e uma funo auxiliar parcialmente desenvolvida. Quanto mais desenvolvidas e consistentes forem as funes dominante e auxiliar, mais profundamente inconscientes sero seus opostos.

234

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

235

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.2.3.3. OS TIPOS PSICOLGICOS A teoria dos tipos psicolgicos se encontra muito vinculada idia de individuao antes exposta. Nela Jung apresenta sua teoria da personalidade. A integrao dos aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais da mente do lugar a formas de relaes Jung foi um dos primeiros tericos das relaciones objetais e o nico dos psiclogos dinmicos clssicos que apresentou uma teoria da personalidade perfilada. A personalidade na concepo jungiana gira em torno de trs polaridades: (1) extroverso/introverso, (2) sensao /intuio e (3) pensamento/sentimento. Entre as formas de relao de objeto (relaes com outras perssoas e interesses) est a polaridade "extroverso/introverso" . Os sujeitos extrovertidos esto orientados para o exterior, para as pessoas, objetos, interesses e situaes externas. Sua reflexo pessoal est vinculada comprovao e o raciocnio com vistas atividade externa.
236

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Os sujeitos introvertidos esto orientados para o mundo interno, especialmente seus pensamentos, reflexes e imagens mentais. Os sujeitos extremadamente extrovertidos costumam ser caprichosos e volveis em suas relaes, os chamados histrinicos na psicopatologia atual. Os sujeitos extremadamente introvertidos podem estar apartados do mundo externo e envoltos em seus sonhos ou devaneios, sendo o que hoje se denomina como sujeitos esquizides . A extroverso e a introverso so conceitos dos quais se serve a psiquiatria e a psicologia atual para estudar a personalidade. Outro eixo de relao de objeto o "eixo perceptivo da sensao e a intuio. A percepo da sensao leva a apreciar os detalhes especficos das situaes no presente. A intuio por sua vez um modo de apreenso da realidade psquica que integra totalidades em vez de partes. notvel a antecipao de Jung, ao que posteriormente em psicologia se passou a denominar estilos cognitivos ou estilos de pensamento.

237

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Um terceiro eixo de relao de objeto est vinculado a como se elabora ou processa na mente a informao uma vez percebida. Nesta rea Jung fala da polaridade "pensamento/sentimento. Os sujeitos com predomnio do pensamento elaboram suas percepes com base em juzos baseados na lgica e no raciocnio, enquanto que aqueles em que predominam os sentimentos elaboram suas percepes com base em seus estados afetivos.

Os principais tipos psicolgicos resultantes dos trs eixos polares anteriores so: (1) Tipo extrovertido de pensamento: Aceita o mundo que lhe chega por seus sentidos, as impresses sensoriais, que classifica. (2) Tipo extrovertido de sentimento: Se deixa levar pelo sentimento que produz o objeto de sua percepo; costuma estabelecer relaciones afetivas com outros. (3) Tipo extrovertido de sensao: materialista e realista, deixandose levar pelas propriedades fsicas do objeto. (4) Tipo extrovertido de intuio: Se deixa levar por sua percepo global do objeto mais que por suas caractersticas definidas. Tenta controlar e manipular o objeto.

238

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

(5) Tipo introvertido de pensamento: Se deixa levar por pautas ou idias prefixadas de pensamento. Pode ter um xito mais limitado nas relaes sociais. (6) Tipo introvertido de sentimento: Se deixa levar pelos sentimentos que despertam seus sonhos e idias subjetivas. a pessoa sonhadora que vive em paz com o mundo externo. (7) Tipo introvertido de sensao: Se deixa levar pelas sensaes internas.O artista criativo se vincula mais a este tipo. (8) Tipo introvertido de intuio: Se deixa levar sobre tudo por sua imaginao. Pode ser muito egocntrico e pode se vincular ao profeta religioso, o visionrio, o louco fantico ou o artista. Hall, Lindzey & Campell oferecem na pg. 100 um quatro contendo os doze tipos de Jung, que a ttulo ilustrativo, apresentamos a seguir.

239

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

240

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

241

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A maioria dos indivduos so "ambi-tipos" j que integram os aspectos de introverso e extroverso, permitindo assim se u melhor desenvolvimento pessoal. A sociedade atual e os meios de comunicao potenciam as modalidades extrovertidas de personalidade e consideram mais raras e excntricas as pessoas mais introvertidas. Entretanto, ambos os aspectos ho de ser integrados para a individuao do sujeito.

9.2.3.4. A SINCRONICIDADE A sincronicidade a relao simultnea entre uma idia inconsciente e um fato fsico, de modo que um no a causa do outro. Este fenmeno mental permite interpretar os chamados fenmenos ocultos e a parapsicologia, os fenmenos da telepatia, a clarividncia, os ovnis, etc. Jung elaborou sua teoria da sincronicidade a partir de suas prprias experincias de clarividncia como antecipar a primeira guerra mundial e outros fatos. famosa sua experincia estando junto a Freud, quando no transcurso de uma conversao com este lhe antecipou por duas vezes que vrios livros da estante que se encontravam bem sustentados, cairiam como por arte de magia, produzindo-se finalmente este fato. Jung esperou at 1952 para revelar suas idias d sincronicidade.
242

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

A teoria da sincronicidade se baseia no relativismo dos conceitos de espao e tempo na mente inconsciente, especialmente no inconsciente coletivo. No inconsciente coletivo as noes de espao e tempo desaparecem e os fatos podem aparecer simultaneamente fora de toda lgica racional. Porm, Jung postulou ademais que a atividade da mente inconsciente podia projetar-se no mundo externo dos fatos, em aparentes coincidncias, e os fatos do mundo externo, do universo coincidir com os arqutipos do inconsciente coletivo. Ele era consciente de que esta afirmao se apartava, e segue se apartando das concepes dominantes da cincia atual, sendo apontadas como irracionais, msticas ou disparatadas Para os parapsiclogos esta teoria interessante para fundamentar os fatos que estudam. Para os cientistas pode ser absurda ou fonte de reflexo, conforme o caso.

243

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

9.2.3.5. OS SONHOS
Jung concede uma importncia fundamental interpretao dos sonhos, como espcie de mitologia camuflada no homem. Os sonhos representam para Jung uma linguagem cheia de mensagens coerentes e cheia de possibilidades criativas, e mais ainda quando esto livres das leis causais e do tempo. Deve se dizer que foi a partir dos prprios sonhos e vises que Jung chegou concepo do inconsciente coletivo. Ele havia tratado inutilmente de interpretar seus sonhos em termos freudianos. Nos sonhos os psiclogos junguianos encontram no apenas a atividade dos complexos especficos do inconsciente pessoal,seno tambm uma funo prospectiva de antecipao de possveis vias criativas de soluo dos problemas. Isto assim porque neles se representam os smbolos derivados dos arqutipos como problemas aos que enfrentaram muitas geraes anteriores de homens e mulheres n histria da humanidade. Portanto, a funo dos sonhos apresentar de maneira inconsciente tanto os problemas como as possveis solues daqueles que o sujeito enfrenta.

244

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

No sonhos, como na atividade artstica, operam em sua formao una srie de mecanismos inconscientes comuns. Por um lado est a "condensao" onde se fundem vrias realidades formando um conjunto de significados. Outro mecanismo o "deslocamento" onde ncleos de imagens primrias e mais importantes ficam relegadas por elementos secundrios que recebem a ateno no lugar dos primeiros, na forma de expresses disfaradas. Graas a estes disfarces podem se tornar conscientes elementos da libido que de outra maneira seriam reprimidos o rechaados pela conscincia.A "Sombra" a parte da pulso libidinal que no assumida vivencialmente pela conscincia, por entrar em contraste e desarmonia com a direo consciente eleita na vida, com os interesses conscientes. O "alter ego", o outro Eu ou a personalidade oculta esto na sombra. A sombra aparece no contedo latente (expresso de Freud) do sonho, em sua parte ocultada e tambm nas obras de arte (p.e Fausto, de Goethe, O retrato de Dorian Gray de scar Wilde,O misterioso caso do Dr. Jekill e Mr. Hyde, de Stevenson). Graas ao deslocamento a vivncia da sombra pode ser projetada no sonho e na obra de arte.
245

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

Os sonhos podem se interpretar em funo dos mecanismos que os conformam (especialmente a condensao e o deslocamento), identificando os complexos e arqutipos que carregam.. O mtodo junguiano de interpretao dos sonhos se baseia em trs estratgias tcnicas: a amplificao, a sntese e a imaginao ativa. *** 10. BIBLIOGRAFIA
ALLPORT,Gordon W. Personalidade : padres e desenvolvimento . S. Paulo, Herder, 1971 DAVIDOFF, Linda L. Introduo Psicologia. 3.ed. Trad. Lenke Perez. Makron Books Ltda., So Paulo, 2001. DEWALD, Paul A . Psicoterapia: un enfoque dinamico. Barcelona, Ediciones Toray S.A., 1973. EYSENCK, H.J. Estudio cientifico de la personalidad. Buenos Aires, Ed.Paids, 1956. FADIMAN,James & FRAGER,Robert. Teorias da personalidade. Trad. Camila P. Sampaio, Sybil Sofdi, S.Paulo, Harper & Row do Brasil, 1979. FENICHEL, Otto. Teoria psicanaltica das neuroses. Trad. Samuel Penna Reis, Rio, Livraria Atheneu, 1981. GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. 20.Ed. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Ed. 2004.
246

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

HALL,S.Calvin, LYNDSEY,Gardner & CAMPBELL, John B. Teorias da Personalidade. Trad. Maria A. v. Vernose, Porto Alegre,Artem,2002 HILGARD, Ernest R. & ATKINSON, Richard C. Introduo psicologia. S.Paulo Editora Nacional, 1976. KAPLAN, Harold I. & SADOCK, Benjamin J. Compndio de psiquiatria dinmica. Trad. de Helena Mascarenhas de Souza, Maria Cleonice L. Schaun, Maria Cristina R. Goulart, Maria LuizaSilveira e Silvia Ribeiro. 3 ed. P. Alegre, Artes Mdicas, 1984. KLEIN,Melanie; HEIMANN, Paula; ISAACS, Susa & RIVIERE, Joan. Os progressos da Psicanlise. 2.Ed. Trad. varo Cavbral, Rio, Zahar Ed. 1978. KLEIN, Melanie; RIVIERE, Joan . Amor,dio e Reparao. Trad. Maria H. Senise. So Paulo Imago, 1975. KOLB, Lawrence C. Psiquiatria clnica. Trad. de Sonia Regina Pacheco Alves , 9 Ed.,Rio de Janeiro, Editora Interamericana Ltda., 1980. KRECH, David & CRUTCHFIELD, Richard. Elementos de psicologia 4 ed., S. Paulo, Livraria Pioneira, 1973. LUDIN, Robert W. Psicologia da personalidade. Rio, Livraria Jos Olympio, 1974. MARX, Melvin H. & HILLIX, William A . Sistemas e teorias em psicologia. Trad. de lvaro Cabral, S. Paulo Editora Cultrix, 1978. Outras Escolas Psicodinmica MELANIE KLEIN. Disponvel em: <http://www.psiquiatriageral.com.br/psicoterapia/melanie.html> Teorias de la Persosnalidad Carl Jung - Dr. C. George Boeree - Traduccin al castellano: Dr. Rafael Gautier. Disponvel em: <http://webspace.ship.edu/cgboer/jungesp.html>

247

PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE - I - B

TRABAJANDO LOS SUEOS - Interpretaciones en Psicoterapia -Juan J. Ruiz Snchez; Juan J. Imbernn Gonzlez---Francisca Barbudo Antol; Jos E. Lujn Jimnez-Manuel Prez Cmara; Ubeda, ao 2001 - 3. La interpretacin analtica de Jung (1) disponvel em: <http://www.psicologia-online.com/ESMUbeda/Libros/Suenos/suenos3.htm>

248

You might also like