You are on page 1of 20

A Expanso Ultramarina Portuguesa

1) 2)

Pioneirismo Portugus? Motivos da Expanso Portuguesa:

- Desenvolvimento da marinha e do comrcio martimo em Portugal (legados rabes ) Todos esses fatores posse de navios e de pessoal afeito ao mar, tcnicas e instrumentos adequados para a navegao de longo curso, repositrios de saber terico susceptveis de serem utilizados medida que o requeressem as necessidades prticas so sem dvida relevantes para a explicao do fenmeno. Mas todos so causas instrumentais, necessrias mas no suficientes para a produo do efeito pois a posse de um instrumento no implica necessariamente a sua utilizao. (THOMAZ, Lus Filipe F.R. De Ceuta a Timor. Lisboa, DIFEL, 1998, pp. 6-7)

Orientao atlntica de Portugal e sua localizao geogrfica idem causas instrumentais , mas no suficientes. Centralizao Monrquica idem Presso turca nos Balcs Posterior ao incio da expanso portuguesa. Contato com Prestes Joo, aliana com a Etipia crist tambm presente em outros momentos (sc. XIV e incio do XV) e em outras regies, como Inglaterra ou Veneza

- Ouro do Sudo interesse decorrente da fome monetria europia Deveriam ser as repblicas italianas as mais interessadas, em virtude da monetarizao de sua economia ser mais avanada que a do restante da Europa. - Motivos ideolgicos principalmente o carter cruzadstico da expanso so mais causas formais, conferem expanso a sua forma, mas no determinam sua ecloso.

- Ligao do processo de expanso com o crescimento econmico e demogrfico, a partir do sc. XI Portugal participa desse processo, quer pelo seu crescimento interno, como pelo crescimento do comrcio do Mediterrneocidades italianas e Mar do Norte (Flandres), tendo nos portos portugueses importantes entrepostos. No entanto, crescimento do litoral luso no significa predomnio social da burguesia. (...) a burguesia em Portugal no se apropriou do Estado, nem imps os seus valores, nem mesmo criou uma conscincia autnoma de classe (...)(p. 13)

OBS: Tanto Thomaz quanto Boxer apontam que as motivaes para a expanso portuguesa variaram ao longo do processo: - Incio da expanso esteve muito mais ligado a um processo de conquista interno pennsula ibrica do que ao desejo de constituio de um imprio colonial. nobreza portuguesa interessava muito mais a conquista de Granada (intento inviabilizado por Castela), aparecendo Ceuta como alternativa quele intento.

Por mais que se argumente com atrativos econmicos para a tomada de Ceuta, h que se reconhecer que a mesma respondeu muito mais aos anseios aristocrticos e cruzadsticos. A afirmativa de que Ceuta seria frtil em trigo j foi questionada por BOXER; bem como o fato de sua ocupao ter sido motivada por sua participao no comrcio do ouro transaariano. Boxer considera incerto que os portugueses dispusessem desta informao, antes de ocupar a cidade. Thomaz argumenta ainda que a prpria hesitao entre arrasar a cidade ou ocup-la em definitivo j indica que a motivao da conquista no deveria ser a obteno do entreposto comercial.

Isso no significa que Ceuta no tivesse um papel econmico importante e que sua posse no interessasse classe mercantil pois para alm das transaes que a se podiam efectuar, a sua posse pelos cristos ou simplesmente a sua no posse pelos Mouros, conferia navegao de comrcio pelo estreito de Gibraltar e s pescas em todo o Golfo das guas muito maior segurana. (THOMAZ, pp. 23-24) No entanto, a motivao para a expanso no norte da frica era muito mais de carter aristocrtico. nobreza interessavam os cargos pblicos, o enriquecimento pela pilhagem e a obteno de benesses, tenas, comendas e mesmo terras junto ao Rei. Atender a esse anseio aristocrtico era uma forma do Estado aliviar as tenses internas e, de certa forma, conferir estabilidade a nova dinastia reinante (Avis).

A gnese da expanso portuguesa explica-se, em ltima anlise, pela interao de trs fatores: primeiro, a necessidade de uma reconverso que assegure a sobrevivncia a uma nobreza em crise, porque hipertrofiada e porque entalada entre as classes burguesas em ascenso e uma realeza em crescente afirmao; segundo, o desejo de abertura de novas rotas de comrcio, que permitam s classes mercantis reinvestir os lucros provenientes do incremento das trocas, no perodo imediatamente anterior, ao rei e aristocracia imit-los e assim garantir a liquidez pela posse de bens mveis; terceiro, a poltica de afirmao de um Estado nacional que, recmsado de uma grave crise e dirigido por uma dinastia jovem, intenta por um lado evitar o cerco ou a absoro por um vizinho poderoso, no momento crucial da formao dos grandes espaos polticos, por outro garantir a paz interna, aliviando as tenses sociais e drenando para o exterior a conflitualidade latente prpria de uma poca de rpida mutao econmica. Destes trs fatores, o ltimo o mais original, o mais moderno e qui o que mais poderosamente contribuiu para o sucesso do movimento nos moldes em que veio a prevalecer, evitando que a interao dos dois primeiros se saldasse por mera entropia social ou por uma anarquia de tentativas sem futuro. (THOMAZ, p. 38-39)

Assim, na feliz expresso de Thomaz a expanso portuguesa, pelo menos at 1481 (incio do reinado de D. Joo II) foi muito mais o ltimo captulo da histria medieval do que o primeiro da moderna. Mesmo quando se inicia, sob os auspcios do infante D. Henrique, a expanso para a costa Atlntica, esta ainda se prende aos interesses no Marrocos. Motiva-a, sobretudo, dimensionar a extenso do domnio islmico na frica e buscar aliana com o monarca catlico da Etipia (Preste Joo) para sua luta contra os infiis. O carter mercantil da expanso se manifestar sobretudo na medida em que se mostrava necessrio para o custeio do prprio processo.

Mas continuando a acompanhar o argumento de Thomaz, o capitalismo no processo de expanso portugus teria sido um enxerto. A expanso introduz mudanas. Alm da nobreza, tambm o prprio estado se faz mercador. Mas as mudanas so de carter conservador. O Estado mercantilista se serve do comrcio e no serve ao comrcio. Se a aristocracia e o estado se mercantilizam, tambm os mercadores, atravs do processo de expanso, se afidalgam

Com D. Joo II (1481), o Estado se torna a principal empresa comercial e seus agentes so, principalmente, membros da pequena nobreza. em seu governo que, propriamente, se encontra a figura do fidalgo-mercador, destacada por Magalhes Godinho. , nesse perodo, tambm que, segundo Thomaz, se pode propriamente falar de um plano das ndias. D. Henrique queria atingir as ndias, mas estas se confundiam com o reino do Preste Joo. Por ndia, se entendiam todos os pases banhados pelo oceano ndico, inclusive a frica Oriental ou Etipia.

A poltica de D. Joo II (1481-1495) se desenvolve em sete frentes, segundo Thomaz: 1 frente: preparao tcnica de empresas futuras investigaes astronmicas e prospeco de sistema de ventos; 2 linha: organizao do comrcio na costa africana grande marco: criao de So Jorge da Mina, bem como o povoamento de So Tom e Prncipe (escala na volta da Mina e base para o comrcio na costa do Golfo da Guin); 3a linha: prosseguimento dos descobrimentos na costa ocidental africana; 4a: colheita de informaes no oriente, com envio de exploradores por via terrestre ao ndico; 5: tentativas de penetrao no interior do continente africano, visando contactar o Preste Joo e o trato com os potentados do ouro; 6a: tentativas de cristianizao na frica Mais importante: 1491 cristianizao do Reino do Congo; 7a: atuao diplomtica, visando garantir para Portugal o domnio sobre os territrios descobertos, bem como sobre os oceanos que os comunicavam com Portugal, inclusive para comunicao com as reas que ainda pretendiam descobrir.

O desenvolvimento nessas frentes s possvel pela centralizao da poltica expansionista pelo monarca. Se agora ajuntarmos estas diversas linhas de atuao e observarmos em conspecto, poderemos fazer uma idia do projeto imperial de D. Joo II. No se trata exatamente de um projeto colonial, mas antes de um projeto imperial maneira medieval, embora estendido a um quadro geogrfico que ultrapassa largamente os horizontes da Idade Mdia. Portugal reserva para si toda a rea que vai do Brasil a ndia, e o acesso a esta pela rota do Cabo que envolve a frica. Nesta, pela fixao de abcessos de cristianizao, geram-se estados larvadamente vassalos, como o Congo, e prepara-se a criao de um bloco cristo na retaguarda do Islo; a tarefa quedaria um dia concluda quando a costa, integralmente cristianizada, coalescesse com o interior supostamente cristo, onde reinava o Preste. (cont.)

Com o apoio militar desse e graas s riquezas daquela seria finalmente possvel esmagar o bloco islamita, entretanto enfraquecido pelo desvio da rota das especiarias, cujo comrcio fazia a sua prosperidade. Entretanto irse-iam vassalizando, mediante o pagamento de preas (...)os pequenos estados muulmanos que se conseguissem submeter (...). O rei de Portugal tornava-se assim, de fato seno de ttulo, imperador, no sentido medieval do termo, ou seja, rei de reis: rei de reis mouros, pela sujeio ao pagamento de preas, rei de reis cristianizados por laos de apadrinhamento e parentesco espiritual, escondendo uma vassalagem larvada. Nas mos de Portugal igualmente, o sistema arterial deste novo bloco cristo meridional, isto , a teia de linhas de navegao ligando a Europa crist frica cristianizada e, atravs dela, ndia supostamente crist. Ao fim e ao cabo esta apropriao do mar, que em princpio no aproprivel pelos estados, corresponde a um direito eminente ao controlo das comunicaes que mais imperial que real, pois aponta para uma espcie de monarquia universal, embora mais suserana que soberana. (THOMAZ, pp. 165-166)

Ou seja, o projeto joanino medieval na concepo jurdica, na ideologia e parcialmente na sua estratgia de envolvimento do mundo muulmano, mas moderno pelo planejamento, pela coordenao e pelo papel que reserva ao Rei e ao Estado, bem como por integrar os quatro continentes.

Por fim, para fechar parcialmente este quadro resta salientar que ser durante o reinado de D. Manoel, que assume o trono aps a morte de seu primo D. Joo II, que Vasco da Gama chegar a Calicut, imbudo, alm de objetivos mercantis, da busca de aliana para a luta contra os muulmanos. Foi s com a expedio de Cabral que antes de chegar a ndia, veio a tocar terras no futuro continente americano que os portugueses descobriram que a ndia no era habitada por cristos, dificultando, mas no impedindo, que D. Manoel continuasse a sonhar com a tomada de Jerusalm. Alis, foi, segundo Thomaz, por conta desse objetivo que o monarca no acatou as sugestes de setores mercantis de abandonar o interesse na ndia e se concentrar na costa africana. E assim, uma vez mais, a nova rota que se achara para dar sada s especiarias foi salva, no pelo calculismo sensato dos mercadores, mas pelas quimeras msticas dos visionrios... (THOMAZ, p. 177) Posteriormente, os lucros da ndia vieram a contentar a todos, mesmo aos que antes haviam se oposto a continuidade da empresa.

O quadro que tracei at aqui tem como objetivo, em primeiro lugar, romper com uma viso teleolgica do processo de expanso martima portugus. Olhado a distncia, sem dvida, que podemos ver na expanso lusa uma srie de elementos que iro desembocar em transformaes da sociedade europia e na constituio de uma sociedade capitalista. Podemos tambm observar que ela possibilitou a Portugal e, ao ter seu carter mercantil seguido por outros Estados, a Europa ocidental, superar as dificuldades econmicas porque passavam.

No entanto, ela no foi planejada a priori ou conscientemente com esse fim. No era nem mesmo a nica alternativa para a resoluo daqueles problemas. Ela surgiu como um processo local, portugus, e de carter conservador. Possibilitou a estabilidade da nova casa reinante, aliviou as tenses internas, aproximou interesses de fidalgos e mercadores. Na medida em que a expanso lusa foi, progressivamente, sendo enxertada com interesses mercantis, necessrios at mesmo para se manter vivel, pde apontar para a Europa um caminho ou modelo a ser seguido.

(...) a expanso ultramarina retirou Portugal da depresso agrria, transformando as estruturas sociais tradicionais para melhor conserv-las. (FRAGOSO, Joo; FLORENTINO, Manolo e FARIA, Sheila de Castro. A Economia Colonial Brasileira (sculos XVI-XIX). SP: Atual, 1998, p. 28)

You might also like