You are on page 1of 40

Criao de galinhas caipiras no modelo Alternativo

VANTAGENS: Pintos produzidos no local da criao; Maior rendimento da atividade pelo menor custo com alimentao; Melhor aspectos da carne : cor textura, etc

Instalaes recomendadas para o sistema alternativo de criao de galinhas

Instalaes e Fases de Criao das Aves


O sistema alternativo de criao de galinhas caipiras preconiza a construo de instalaes simples e funcionais, a partir dos recursos naturais disponveis nas propriedades dos agricultores, tais como madeira redonda, estacas, palha de babau, etc. O principal objetivo dessa instalao oferecer um ambiente higinico e protegido, que no permita a entrada de predadores e que ajude a amenizar os impactos de variaes extremas de temperatura e umidade, alm de assegurar o acesso das aves ao alimento e gua.

Planta baixa de galpo para criao de galinhas caipiras no modelo alternativo

Caractersticas e manejo das instalaes no sistema alternativo de criao de galinhas caipiras


Tais instalaes consistem em um galinheiro com rea til de 32,0 m2 e divises internas destinadas a cada fase de criao das aves: reproduo (postura e incubao), cria, recria e terminao . A rea do galinheiro deve ser dimensionada de modo a proporcionar boa ventilao, luminosidade, drenagem, facilidade de acesso e disponibilidade de gua. O piso deve ser revestido com uma camada de palha (cama) de 5 a 8 cm de espessura, distribuda de forma homognea, podendo-se utilizar vrios materiais como maravalha ou serragem, palha, sabugo de milho triturado ou casca de cereais (arroz). A remoo e substituio da cama, bem como, a desinfeco do avirio com cal virgem devem ser peridicas.

rea destinada postura, no sistema alternativo de criao de galinhas caipiras. rea destinada a postura no modelo Alternativo de criao de galinhas caipiras

Esquema da disposio das reas de pastejo do sistema alternativo de criao de galinhas caipiras

Manejo Alimentar
Tem como objetivo principal suprir as necessidades nutricionais das aves em todos os seus estgios de desenvolvimento e produo, otimizando o crescimento, a eficincia produtiva e a lucratividade da explorao, j que o custo com alimentos representa 75% do custo total de produo.

Manejo Alimentar
O manejo alimentar proposto para o sistema alternativo de criao de galinhas caipiras prev a integrao das atividades agropecurias, com o aproveitamento de resduos oriundos da atividade agrcola. Tal fato no s permite a reduo dos custos de produo, como tambm, a agregao de valores aos produtos, pois utiliza resduos agrcolas, como a parte area da mandioca (folhas), que normalmente so abandonados no campo, transformando-os em protena animal. Alm da parte area da mandioca, que rica em protena, possvel se utilizar as razes de mandioca, suas cascas e crueiras, que so subprodutos da fabricao da farinha e da goma de mandioca.

Rao alternativa para galinhas caipiras

Uso da mandioca como alternativa alimentar na criao de galinha caipira no modelo alternativo

Ganho de peso semanal/consumo de rao/converso alimentar

Manejo Sanitrio
Tem por objetivo manter as condies de higiene no sistema de criao que permitam minimizar a ocorrncia de doenas, obter boa performance e bem-estar das aves, alm de assegurar ao consumidor um produto de boa qualidade. Uma das formas de controlar as doenas no plantel por meio da higienizao das instalaes, controle de vetores de doenas e remoo de carcaas de aves mortas. Essas medidas visam a diminuir os riscos de infeces e aumentar o controle sanitrio do plantel, resguardando a sade do consumidor.

Controle de Doenas Fisiolgicas, Patognicas e Parasitrias


O controle de doenas fisiolgicas realizado mediante o uso de prticas de manejo que evitam situaes estressantes. Deve ser efetuado levando-se em conta a taxa de lotao adequada, o suprimento protico e mineral de acordo com a exigncia para cada fase de criao, ventilao das instalaes, fornecimento de gua e comida nas horas adequadas, etc; As doenas patognicas so transmitidas por meio de vrus e bactrias. As principais doenas que ocorrem na regio Meio-Norte do Brasil so a Bronquite infecciosa, Newcastle, Gumboro e Varola aviria (Bouba). Alm da limpeza dos equipamentos e instalaes, tambm deve ser estabelecida uma cobertura vacinal, alm do uso de antibiticos . Para o controle das doenas parasitrias, alm da limpeza de equipamentos e instalaes deve-se, tambm, estabelecer um plano de controle de endo e ectoparasitas, que depender do monitoramento das condies das aves .

Assepsia de instalaes e equipamentos


A remoo peridica dos excrementos e pulverizao de toda a instalao com produtos naturais como fumo e sabo, cuja calda pode ser obtida a partir da desagregao de 200 gramas de fumo e sabo na proporo de (1:1) em um litro d'gua durante 1 dia e posterior diluio e cinco litros d'gua. Limpeza diria dos comedouros e bebedouros. Renovao, a cada ciclo de incubao, do enchimento dos ninhos.

Manejo das fases: postura, incubao, cria, terminao


Com exceo da rea destinada incubao e cria, as demais divises internas devem permitir o acesso a piquetes de pastejo, com dimenses variveis, capazes de atender s necessidades das aves e de abrigar todo o plantel de cada fase de criao . Os piquetes devem ser cercados de material semelhante ao utilizado no galinheiro e que seja capaz de evitar a entrada de predadores.

Fase de Reproduo
A fase de reproduo se caracteriza por apresentar uma relao macho/fmea de 1:12, cujas aves devem possuir idade entre 6 e 24 meses. O peso vivo estabelecido para os machos deve ser de 2,0 a 3,5 kg, enquanto que, para as fmeas, de 1,6 a 2,5 kg. A substituio dos reprodutores deve ser semestral, tendo em vista que, tambm, a cada semestre, ocorrer a reposio das matrizes, que so oriundas do mesmo plantel e, portanto, filhas do reprodutor em servio.

Fase de Reproduo
Nessa fase de criao, a instalao deve ter subdivises destinadas postura e incubao. Esse artifcio permite um maior controle sobre a postura, evita perdas com a quebra de ovos, proporcionando-lhes maior higiene e manuteno de sua viabilidade.

Fase de Criao
Nessa fase de criao, a instalao deve ter subdivises destinadas postura e incubao. Esse artifcio permite um maior controle sobre a postura, evita perdas com a quebra de ovos, proporcionando-lhes maior higiene e manuteno de sua viabilidade.

Subdiviso da Postura
Na subdiviso de postura, as aves permanecem em regime semiaberto, na qual a rea coberta de 3,75 m2, equipada com 2 a 4 ninhos de 0,35 m x 0,35 m, 1 bebedouro de presso e 1 comedouro em forma de calha. O enchimento dos ninhos deve ser feito com o mesmo material utilizado na cama do avirio. A rea de pastejo destinada a essa fase de 40,0 m2, onde as aves complementam sua alimentao. A fase de postura dura aproximadamente 15 dias, ao longo da qual o nmero de ovos por matriz varia de 10 a 14. Por sua vez, na subdiviso de incubao, as aves que estiverem incubando seus ovos (chocando) permanecem em regime fechado, em uma rea de 2,25 m2, equipada com 3 a 4 ninhos de 0,35m X 0,35 m (Figura 13), 1 bebedouro de presso e 1 comedouro em forma de calha. O perodo de incubao dura 21 dias, aps o qual, as matrizes devem retornar imediatamente para a diviso de postura onde, aps 11 dias de descanso, iniciaro um novo ciclo de postura.

Subdiviso da Incubao
No sistema de incubao natural, em que a prpria galinha quem choca os ovos, um ciclo reprodutivo dura 47 dias. O nmero de ovos a ser chocado por cada matriz pode variar de 12 a 15, de acordo com o tamanho da mesma. Entretanto, possvel se utilizar chocadeiras eltricas as quais, embora representem um custo adicional ao sistema de produo, podem ser adquiridas de forma coletiva. Seu maior benefcio, porm, consiste na reduo do ciclo reprodutivo das matrizes para 26 dias, visto que, aps a fase de postura, as mesmas entram diretamente no perodo de descanso.Tal fato resulta em um aumento do nmero de ciclos anuais por matriz, passando de 7 para 13.

rea de Criao dos Pintinhos


Na fase de cria, os pintos permanecem desde o seu nascimento at os 30 dias de idade, em uma rea coberta de 2,25 m2, equipada com 1 comedouro tipo bandeja e 1 bebedouro de presso. Essa diviso d acesso a um solrio de 2,0 m2. Torna-se imprescindvel nesta fase a proteo trmica dos pintos, alm do fornecimento de gua e alimento. Nesta fase, tambm, se d incio aos procedimentos para imunizao do plantel.

A Fase de Recria
inicia-se na quarta semana (aos 31 dias de idade dos pintos) e se estende at os 60 dias de idade, com os pintos permanecendo em regime semiaberto, em uma rea coberta de 3,75 m2, equipada com 2 bebedouros de presso e 2 comedouros em forma de calha. Nessa fase, embora a fonte principal de alimento seja a rao devidamente balanceada, a alimentao das aves pode ser complementada mediante uso de um piquete de pastejo com dimenso de 20,0 m2. O reforo na imunizao do plantel torna-se muito importante.

A Fase de Terminao
inicia-se aos 61 dias e estende-se at os 120 dias de idade, quando as aves apresentam peso vivo de aproximadamente 1,8 kg, estando prontas para o abate. A rea coberta destinada a essa fase de 20,0 m2, equipada com poleiros, 4 bebedouros de presso e 4 comedouros em forma de calha . Nesta fase, as aves tm acesso a um piquete de pastejo de 1.800,0 m2, o qual pode conter gramneas como a Brachiaria humidicola, alm de fruteiras como goiabeira, cajueiro e mangueira, que serviro como uma importante fonte de alimento, em complementao rao fornecida.

DOENA DE NEW CASTLE


Transmisso A transmisso da doena pode ocorrer de ave para ave (horizontalmente), ou atravs do contato de produtos contaminados, sendo que as vias de eliminao do vrus so: fezes e aerossis. Sintomas Os sinais clnicos apresentados so semelhantes outras doenas infecciosas que causam sintomas digestivos e respiratrios. Os animais acometidos apresentam conjuntivite, secrees nasais, dificuldade para respirar (bico aberto), fezes de colorao esverdeada (do incio ao final da doena), dificuldade de permanecerem em p, torcicolo e paralisia.

DOENA DE NEW CASTLE

Preveno da Doena de New Castle New Vacin La Sota Vacina Viva Contra a Doena de Newcastle, do Laboratrio BIO-VET S.A., constituda da amostra de Vrus La-Sota, preparada com ovos embrionados de galinhas, isentas de agentes patognicos especficos (SPF Specific Pathogen Free) e de acordo com as tcnicas mais modernas. A vacinao sistemtica das aves realmente a medida mais eficaz na preveno da Doena de Newcastle, considerada como uma das molstias infecciosas mais graves das aves.

Preveno da Doena de New Castle


APRESENTAO Blister contendo 10 frascos de vacina liofilizada, frascos estes com 100, 1000 e 2000 doses, todas sem diluente. NEW-VACIN por ser liofilizada e os frascos fechados vcuo muito estvel, conservando por muito tempo sua capacidade de

imunizar.

Preveno da Doena de New Castle


MODO DE USAR E DOSE A aplicao da vacina viva contra a Doena de Newcastle NEW-VACIN pode ser feita por INSTILAO nasal ou ocular, com o auxlio de um conta gotas ou por via ORAL, na gua de bebida. Pintos de 7 a 10 dias de idade, uma gota (0,03 ml) numa narina ou no olho. Duas gotas, uma em cada narina ou olho.

Preveno da Doena de New Castle


DILUIO DA VACINA A diluio de NEW-VACIN - liofilizada, deve ser feita com gua destilada esterilizada e de acordo com a via de aplicao. Para instilar: reconstituir o liofilizado com 3 ml, 30 ml ou 60 ml de diluente, conforme a embalagem de 100, 1.000 ou 2.000 doses. Via Oral: a vacinao atravs da gua de beber exige cuidados especiais relativos higiene dos bebedouros, temperatura e qualidade da gua. Leves traos de desinfetantes qumicos afetam a viabilidade da vacina. Aps observar estes cuidados, a vacinao oral pode ser feita

Preveno da Doena de New Castle


DILUIO DA VACINA A diluio de NEW-VACIN - liofilizada, deve ser feita com gua destilada esterilizada e de acordo com a via de aplicao. Para instilar: reconstituir o liofilizado com 3 ml, 30 ml ou 60 ml de diluente, conforme a embalagem de 100, 1.000 ou 2.000 doses. Via Oral: a vacinao atravs da gua de beber exige cuidados especiais relativos higiene dos bebedouros, temperatura e qualidade da gua. Leves traos de desinfetantes qumicos afetam a viabilidade da vacina. Aps observar estes cuidados, a vacinao oral pode ser feita seguindo o esquema abaixo:

Calendrio de Vacinao
1 7 a 10 dias 100 1.000 2.000
100 1.000 2.000 100 1.000 2.000

100 1.000 2.000


100 1.000 2.000 100 1.000 2.000

1 litro 10 litros 20 litros


3 litros 30 litros 60 litros 4 litros 40 litros 80 litros

30 a 40 dias

mais de 120 dias

Galinha Caipira: Sabor do Serto

Linfadenite caseosa (mal-do-caroo) Corynebacterium pseudotuberculosis


Doena contagiosa, causada por uma bactria Se localiza nos linfonodos ou landras, produzindo abscessos ou caroos Os caroos podem aparecer em vrios locais Desvalorizando a pele e a carne dos animais

Localizao principal dos caroos: Regies escapular (p) Regio auricular (p da orelha) Regio mandibular (queixo) Regio inguinal (vazio) Podendo ocorrer nos testculos, beres e rgos internos.

Preveno da doena:

No adquirir animais doentes Proceder a inspees freqentes no rebanho Isolar e tratar os animais com caroo No deixar o caroo estourar naturalmente - espalhando o pus pelo cho

Manejo Sanitrio

Tratamento do mal-do-caroo:
Drenagem do abscesso (retirada do caroo) e desinfeco com iodo a 10% Isolar os animais doentes S remover quando o caroo estiver mole e com os pelos caindo (maduro). Procedimento para retirado do caroo: Cortar os plos e desinfectar a pele (iodo 10%) Abrir o abscesso para a retirada do pus. Aplicar a tintura de iodo a 10% dentro do caroo. Aplicar o mata-bicheiras para evitar varejeiras. Queimar o pus retirado e limpar os instrumentos utilizados

You might also like