You are on page 1of 44

DESATIVAO DE MINA:

ASPECTOS JURDICOS

NOVO PARADIGMA
A partir dos anos 1970, a proteo ambiental passou a ter mais importncia e provocou srias transformaes na indstria mineira e, consequentemente, mudana na viso das

atividades de minerao, por consider-la, a


partir de ento, como uma forma de uso temporrio do solo e no como uso final, como

era no passado

DESATIVAO DE MINA

Face a esta temporariedade, o fechamento de uma mina (ou a desativao de um empreendimento mineiro) deve ser encarado como uma fase ou etapa do projeto mineral, que envolve:

PR-PRODUO: Pesquisa Mineral PRODUO: Explotao PS-PRODUO: Desativao

DESATIVAO DE MINA

Os rgos ambientais governamentais, dentro do regime de concesso de licenas para preservao dos ambientes, solicitam sempre das empresas planos e programas de controle ambiental e plano de recuperao de reas degradadas (PRAD), inclusive, fornecendo roteiros para a implementao destes documentos.

Em nenhum momento fala-se ou tem-se informao acerca de desativao de mina

AFINANDO CONCEITOS

A desativao o termo genrico utilizado para designar o encerramento de todas as atividades de uma mina e que incluem:

Paralisao
Descomissionamento (decommissioning) Fechamento (closure)

Manuteno (care and maintenance)


Ps-fechamento (post closure)

AFINANDO CONCEITOS

A desativao a paralisao da atividade mineira em decorrncia de fatores fsicos, econmicos, tecnolgicos ou ambientais, de carter parcial ou total, permanente ou temporrio, tendo como finalidade principal a reduo ou eliminao do passivo ambiental por meio de aes de recuperao desenvolvidas ao longo da vida da mina e aps a sua paralisao.

AFINANDO CONCEITOS

Descomissionamento uma palavra que vem sendo usada como traduo de decommissioning.
O termo foi primeiramente usado para usinas nucleares: to stop using a nuclear weapon or reactor and to prepare to take it into pieces. Traduzindo livremente: parar a utilizao de uma arma ou reator nuclear e preparar para desmont-la (o). Adaptando-o minerao: parar as operaes mineiras e preparar desmontar as suas unidades.

AFINANDO CONCEITOS

Descomissionamento a fase transitria entre a


paralisao completa das atividades mineiras, programadas com antecedncia, e o incio da

implantao de atividades (que incluem a remoo de


infraestrutura) visando uma correta desativao.

AFINANDO CONCEITOS

Fechamento (incluindo a recuperao) um processo que deve ser pensado durante todo o ciclo da vida de um empreendimento mineiro e que tipicamente culmina no abandono do imvel.
Apesar de no ser considerado por todas as empresas, no final do processo, todas as atividades de extrao foram completamente paralisadas e j foram definidas as necessidades de cuidados ativos ou passivos nas reas que esto sendo ou foram recuperadas.

AFINANDO CONCEITOS

Os trabalhos de manuteno so os cuidados que se deve ter com algumas reas da mina desativada que necessitam de monitoramento constante por determinado perodo.
Este perodo pode durar de alguns meses at vrios anos ou tornar-se perptuo.

AFINANDO CONCEITOS

O ps-fechamento o estgio aps o qual no so necessrios trabalhos de monitoramento e de gesto passiva.


Assume-se que o ps-fechamento o estgio no qual todos os cuidados com a manuteno, passiva ou ativa, j no so mais necessrios, sendo a rea

completamente recuperada, podendo ser entregue a terceiros, sem restries.

AFINANDO CONCEITOS

Fatores fsicos: diminuio de teor e da quantidade de minrio


Fatores econmicos: flutuao de preo do minrio

(produto) no mercado; custos elevados de produo

Fatores tecnolgicos: obsolescncia de equipamentos e falta de investimentos em pesquisa Fatores ambientais: minerao em rea urbana

FASES DA MINERAO
PESQUISA VIVEL?

N
LAVRA: Cavas, depsitos de estril INSTALAES e bacias de rejeitos

S
MINA

FASE I

DESISO DA DESATIVAO
FASE II

BENEFICAMENTO

Preparao da desativao

Recuperao ambiental das reas degradadas

DESATIVAO
PARALISAO DESCOMISSIONAMENTO FECHAMENTO MANUTENO PS-FECHAMENTO

OBJETIVOS DA (RACIONAL) DESATIVAO DE MINA

Proteger a sade humana e o meio ambiente atravs da manuteno de sua estabilidade fsica e qumica.

Fsica: estabilidade de taludes, proteo contra eroso elica e de gua, estabilidade de pilhas, conservao de estradas e de barragens Qumica: conteno e descontaminao

Possibilitar a reutilizao das terras, uma vez que as operaes mineiras estejam j concludas.

OUTROS OBJETIVOS

Facilitar o acesso a financiamentos de baixo custo e operar em bolsas internacionais.


Projetar o uso racional uso de recursos financeiros ao longo da vida til da mina. Minimizar, a longo prazo, a responsabilidades das empresas de minerao com o meio ambiente. Conseguir a aquiescncia dos rgos e autoridades ambientais. Obter reconhecimento da sociedade (reputao).

JUSTIFICATIVAS PARA INEXISTNCIA DE PLANO

Os rgos ambientais no os solicitam, apenas pedem planos de recuperao de reas degradadas. No existe lei formal especfica que obrigue o minerador. A longa vida da operao de uma mina os mineradores alegam que tm muito tempo para preparar a desativao. As incertezas com a eventual produo podem tornar impraticvel projetar um plano de fechamento com antecedncia.

Possibilidade de que novas tecnologias possam ser desenvolvidas durante a vida til operacional da mina.

PROBLEMAS ACARRETADOS PELA INEXISTNCIA DE PLANO

Necessidade de recuperao de grandes reas (que no foram recuperadas na fase de operao). Custos de recuperao mais elevados. Descapitalizao das empresas, devido paralisao. Perda iminente do emprego dos trabalhadores gera estresse e desestmulo. Falta de consulta comunidade causa insatisfao e queda de reputao da empresa.

PRINCIPAIS BENEFCIOS DO PLANO DE DESATIVAO

Assegura que os componentes ambientais necessrios produo (estoque de gua, ar, terra etc.) estejam disponveis para operaes futuras. Reduz a extenso e o dispndio com a recuperao final. Melhora o perfil ambiental e registra a rotina dos trabalhos que serviro para as geraes futuras. Reduz tenses e conflitos dentro das comunidades locais, atravs de discusso dos trabalhos de recuperao entre a empresa, a comunidade e os rgos ambientais.

RAZES DA DESATIVAO

EXAUSTO

O custo de remoo do estril maior que a receita de venda do minrio O teor do minrio demasiado baixo face aos custos de produo O investimento em modernizao invivel Estagnao de reservas por ausncia de pesquisa Flutuao de preos (neste caso, pode ser temporria)

OBSOLESCNCIA

MERCADO

IMPACTOS AMBIENTAIS

DESATIVAO DE MINA

Para que se efetive com sucesso a desativao de uma mina, cabe ao Poder Pblico a imposio de normas para que sejam observados, no mnimo, os seguintes princpios ambientais: Princpio da Preveno

Princpio da Precauo
Princpio do Poluidor-Pagador

PRINCPIO DA PREVENO

Cabe ao Poder Pblico efetuar um acompanhamento das atividades do agente econmico, de sorte que, desde o incio de sua atividade, introduza medidas que visem a no poluir, incluindo em seu projeto processos, rotinas e procedimentos compatveis com o meio ambiente.

Cabe ao agente econmico Implantar um sistema de controle ambiental visando minimizao dos efeitos ambientais adversos.

PRINCPIO DA PREVENO

Este princpio exige uma mudana na concepo dos diversos atores econmicos sobre o que produzir e como produzir. Ou seja, cabe ao Poder Pblico impor que se produza de acordo com procedimentos, prticas, materiais, produtos ou com formas de energia, que minimizem os impactos ou mesmo os evitem, de forma a no causar riscos para a sade humana e ambiental.

PRINCPIO DA PRECAUO

Promover a tomada de decises levando em conta uma viso integrada dos objetivos econmicos, ambientais e sociais, sem priorizar nenhum deles.

Essas decises devem ser baseadas no avano do conhecimento cientfico e no aperfeioamento tecnolgico. Nenhuma dificuldade poder ser alegada como justificativa da no busca do estado da arte.

PRINCPIO DA PRECAUO

Este princpio refere-se necessidade de equilbrio no que diz respeito s medidas praticadas pelo

poder pblico, para a concretizao dos objetivos de proteo do meio ambiente vis--vis os objetivos econmicos e sociais.
Maria Laura Barreto

PRINCPIO DA PRECAUO

O princpio da precauo a formulao em redao jurdica do ditado popular antes prevenir do que remediar e descreve a procura pela imposio de medidas preventivas antecipadas para preveno daqueles riscos para os quais se tem pouco ou nenhum conhecimento no qual se possa predizer a probabilidade de dano futuro (Conko, 2003). a aplicao da mxima latina in dubio pro reo, que se torna in dubio pro natura.

PRINCPIO DO POLUIDOR-PAGADOR

Recurso mineral um bem de todos e inerente vida humana na terra e, assim, o poluidor, ou aquele que agride o meio ambiente deve ser responsabilizado na medida do dano causado.
De forma concreta deve-se aplicar, equilibradamente o conceito, tendo em vista a responsabilidade objetiva

do agente, independentemente da inteno de produo do dano (LPNMA, art. 14, 1o).

PRINCPIO DO POLUIDOR-PAGADOR

Este princpio pressupe a responsabilidade objetiva, ou seja, independentemente da culpa, quem polui deve pagar. A sua aplicao faz com as empresas sejam a principais interessadas em evitar a poluio em todas as etapas de produo.
Maria Laura Barreto

DA LACUNA DO DIREITO

A legislao mineral brasileira omissa no que se refere especificamente ao assunto fechamento de mina, assim, busca-se suporte legal no direito ambiental, j que a

proteo ambiental foi elevada ao status constitucional.

Como o legislador imps ao minerador a responsabilidade de recuperar o meio ambiente degradado, segundo soluo tcnica exigida pelo rgo pblico, o suporte legal (o minerador se obriga a apresentar o PRAD) vem do direito ambiental, existindo

um vazio legal do direito minerrio.

DA LACUNA DO DIREITO

O texto constitucional no deixa ao alvedrio do rgo pblico exigir ou no a reconstituio do meio

ambiente. dever jurdico do rgo pblico exigir a recuperao e indicar ou aprovar a soluo tcnica a ser observada na recomposio. A lei ordinria dir como se comportar o rgo pblico para exigir e acompanhar a recuperao do ambiente. Contudo, independente do advento da lei ordinria, passvel de exigir-se a atividade recuperadora do minerador por via administrativa e/ou judicial (Paulo Afonso Leme Machado)

NRM 20 SUSPENSO, FECHAMENTO DE MINA E RETOMADA DE OPERAES MINEIRAS


A definio dos procedimentos administrativos e

operacionais foi estabelecida pela Portaria


DNPM n. 237 de 18 de outubro de 2001, que aprova as Normas Reguladoras da Minerao

(NRM), com base no art. 97 do Decreto-lei n.


227 de 28 de fevereiro de 1967.

FECHAMENTO DE MINA versus CDIGO DE MINERAO


Art. 97. O Governo Federal expedir os Regulamentos necessrios execuo deste Cdigo, inclusive fixando os prazos para a tramitao dos processos.

PRINCPIO DA LEGALIDADE

Legislar significa inovar originalmente na ordem jurdica, isto , criar, em aplicao da Constituio, direitos e deveres. S o ato produzido no exerccio de funo legislativa inova originalmente na ordem jurdica e s ele define e limita o exerccio dos direitos individuais. Administrar, em viso sumria, aplicar a lei, de ofcio (Seabra Fagundes).

ADMINISTRAO ORDENADORA

Desde os tempos imemoriais o Poder Pblico interfere autoritariamente no agir dos indivduos para control-lo e dirigi-lo.
A consagrao do Estado de Direito assentaram novas bases para a relao entre a autoridade e cidado. Antes, o Poder de Polcia, e hoje a Administrao

Ordenadora consiste na ao da autoridade para fazer cumprir o dever, que se supe geral, de no perturbar de modo algum a boa ordem da cosia pblica.

ADMINISTRAO ORDENADORA

A ideia de poder de polcia foi cunhada para um Estado mnimo, desinteressado em interferir na economia, voltado sobretudo imposio de limites

negativos liberdade e propriedade.

O Estado Social, mais de que pretender a harmonizao dos direitos individuais, impe projetos

a serem implementados coletivamente: o desenvolvimento nacional, a reduo das desigualdades, a proteo do meio ambiente, a preservao do patrimnio histrico.

ADMINISTRAO ORDENADORA

A Administrao ordenadora a parcela da funo administrativa desenvolvida com o uso do poder de autoridade, para disciplinar, nos termos e para os fins da lei, os comportamentos dos particulares no campo de atividades que lhes prprio.

Evidenciam-se estes caracteres fundamentais: trata-se de exerccio de funo administrativa; voltado organizao da vida privada; dentro da relao genrica; com a utilizao do poder de autoridade.

COMPETNCIA

Com efeito, a Administrao Ordenadora reparte-se entre o Legislativo e o Executivo. Tomando-se como pressuposto o Princpio da Legalidade, que impede Administrao Pblica impor

obrigaes ou proibies seno em virtude de lei , evidente que h necessidade de lei (sentido estrito) para regulamentar a imposio de medidas visando ao fechamento de mina.

COMPETNCIA

Compete ao Poder Legislativo, no exerccio da Administrao Ordenadora que incumbe ao Estado, criar, atravs de lei, as chamadas limitaes administrativas ao exerccio das liberdades pblicas e indica as medidas de polcia cabveis para impor o seu cumprimento.

COMPETNCIA

Compete Administrao Pblica, no exerccio da parcela que lhe outorgada do mesmo poder: Regulamentar as leis; Controlar a sua aplicao, preventivamente (por

meio de ordens, notificaes, licenas ou autorizaes) ou repressivamente (mediante imposio de medidas coercitivas).

MEIOS DE ATUAO

A atuao ordenadora do Legislativo e da Administrao Pblica abrange as seguintes atividades: limitaes administrativas ao exerccio do direito e das atividades individuais, estabelecendo-se normas gerais e abstratas dirigidas indistintamente s pessoas que

a) Atos normativos em geral, a saber: pela lei, criam-se as

estejam em idntica situao;


b) Atos disciplinando a aplicao da lei aos casos concretos: pode o Executivo baixar decretos, resolues, portarias,

instrues.

MEIOS DE ATUAO

A atuao ordenadora...

c) Atos administrativos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas (fiscalizao, vistoria, ordem, notificao, autorizao, licena), com o objetivo de adequar o comportamento individual lei, e medidas repressivas (interdio de atividade, apreenso de produto, embargo de obra) com a finalidade de coagir o infrator a cumprir a lei.

VNCULO INCONDICIONAL LEI

Os Poderes da Administrao frente aos particulares so criao direta da lei. Logo, a Administrao s os exercer se previstos em lei, como preconiza o Princpio da Legalidade.

Em outros termos, somente a lei pode regular os poderes que a Administrao necessariamente tem e que ter , em sua relao genrica frente aos particulares.

DE LEGE FERENDA

Externando a preocupao com o meio ambiente, o setor mineral, representado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Minerao) e o SINFERBASE (Sindicato Nacional da Indstrias de Ferro e Metais Bsicos) apresentou ao MME, para ser levada ao Congresso Nacional, sugesto de projeto de lei visando modificar o Cdigo de Minerao, incluindo: A reestruturao dos rgos do sistema de gesto mineral, extinguindo do DNPM e criando a ANM (Agncia Nacional de Minerao) e o CNPM (Conselho Nacional de Poltica Mineral).

DE LEGE FERENDA

Externando... A insero no referido diploma legal do CAPTULO DO MEIO AMBIENTE, contendo disposies dirigidas especificamente relao da Minerao com o Meio Ambiente e ao Fechamento de Mina, contendo duas sees: Seo I Das Relaes da Minerao com o Meio Ambiente

Seo II Da Desativao de Mina

CONCLUSO

Na Administrao Pblica no h liberdade nem vontade

pessoal (Hely Lopes Meirelles).

A ligao da AP com a lei , portanto extensa e inafastvel, podendo ser resumida:

Seus atos no podem contrariar, implcita ou explicitamente a letra, o esprito ou a finalidade da lei;
A AP no pode agir quando a lei no autoriza

expressamente, pelo que nada pode exigir ou vedar aos particulares que no esteja previamente imposto nela.

You might also like