You are on page 1of 15

Noes de Textualidade

Virginia Pessoa

Concepo de lngua
A lngua pode ser concebida como um sistema de signos histrico-social que permite ao homem a reconstruo da realidade. A lngua, por conseguinte, uma atividade scio-interativa, situada, a qual se desenvolve em contextos comunicativos tambm scio historicamente situados. A teoria da comunicao, no entanto, entende a lngua como instrumento, isto , transmissora de informaes, um mero sistema de codificao, onde a esta se torna um recurso de uso transparente e manuseio no problemtico, sem considerar sua funo mais importante que no informacional e sim a de inserir os indivduos em contextos scio-histricos e permitir que se entendam.

No possvel tratar todos os textos com os mesmos critrios, sem se considerar a diversidade de gneros que circulam socialmente. Cada texto possui especificidades que lhe so inerentes: no possvel, por exemplo, dar a uma notcia o mesmo tratamento que se d a um poema as condies de produo, os papis assumidos pelos interlocutores, os efeitos de sentido, o suporte, as intenes so essencialmente diferentes.

Situao em que o texto aparece situacionalidade (lembra-se da palavra silncio no hall de um hospital e do smbolo da comunicao virtual @?); Inteno do autor intencionalidade (pensemos na pessoa que teve a atitude de colocar nas portas de banheiros as letras o e a.) Aceitao do leitor aceitabilidade (ora, basta lembrarmos que, para uma pessoa que no sabe ler nem escrever, os cdigos lingusticos no representam nada porque nada lhe dizem, portanto, no aceita o cdigo);

Informao contida na mensagem informatividade (em tese, todo texto quer informar algo, mas o qu exatamente?);

elao R com outros textos intertextualidade (sabemos que oe a indicam os banheiros masculino e feminino porque fazemos automaticamente a relao com o que j sabemos a respeito).

PRINCPIOS GERAIS
Beaugrande e Dressler (1981) apresentam 7 princpios gerais da textualidade coerncia, coeso, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, situacionalidade, intertextualidade.

TEXTUALIDADE
texto e o contexto; e uma dos produtores e receptores do texto com a sociedade (BEAUGRANDE, 1997, p. 61).

Existe uma conexo social entre o

Desse modo, a textualidade pode ser entendida como um modo mltiplo de conexo ativado toda vez que ocorrem
eventos comunicativos.

O Texto
Deve ser tratado, em seus aspectos globais, enfatizando a funcionalidade e no a forma. O processamento textual deve ser o foco, enfatizando o processo e a atividade, e no no produto e na unidade.

O homem se comunica por meio de textos. H fenmenos lingusticos que s podem ser explicados no interior do texto.

O texto muito mais do que a simples soma das frases (KOCH, 2003).

Em

suma, a Lingustica Textual trata o texto como um ato de comunicao unificado num complexo universo de aes humanas. (MARCUSCHI, 2008)

Para Marcuschi(1989:4): Compreender um texto mais do que compreender todos os itens lexicais; mais do que compreender cada sentena isoladamente; mais do que apenas extrair informaes.
J para Filho (2000:20) uma atividade

complexa de natureza inferencial, interacional, estratgica e macroestrutural.

Uma inferncia a gerao de informao semntica nova a partir de informao semntica velha num dado contexto Schnotz & Strohner (1985) As inferncias so produzidas a partir de elementos sociossemnticos, cognitivos, situacionais, histricos e lingusticos. Tais elementos so relacionados na atividade inferencial de modo que a nova informao gerada.

Inferncia

O processo de compreenso, para ele, utiliza-se simultaneamente de vrios tipos de conhecimentos (lingsticos, cognitivos, sociais, culturais), embora os usurios da lngua no dem conta da riqueza do processo que pem em prtica toda vez que compreendem algo.

Atividade

Analise, na charge abaixo, os princpios de Textualidade:

Intertextualidade A inteno do autor A situao, incluindo contexto social O grau de aceitabilidade do leitor O grau de informatividade do texto

You might also like