You are on page 1of 1

Ter um conhecimento aprofundado o regime autorit rio no Brasil, ressaltando a Constitui o 1969 e os atos inconstitucionais.

Para e este estudo, ser utilizadoao como fonte principal os escritos das do advogado pesquisador Marcello Raposo Ciotola, que tem como objetivo, abordar os trs contextos nos quais o fenmeno autoritrio pode se manifestar. aps tratar questo das personalidades e atitudes autorit rias, examina as ideologias autoritrias para, posteriormente, enfocar os regimes polticos autoritrios. O mtodo utilizado mais na pesquisa tem sobre sido de carter bibliogrfico, exploratrio, bem como o de indutivo, a partir de leituras, artigos revistas relacionados perodo e principalmente anlises e sobre o contedo dos escritos de Ciotala, os quais tem fornecido fundamentao terica eficaz na elaborao de uma pesquisaAssim, necessria para da o desenvolvimentos das atividades

Os Grandes Debates do Direito Contemporneo


A Ditadura Militar e os Atos Institucionais
ALMEIDA SILVEIRA, Ruhama Sayuri (Orientanda); LIMA TEIXEIRA, Tatiely (Orientada); SOUSA FILHO, Argemiro Ribeiro de (Orientador); EUGNIO, Benedito (Orientador) FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE - FAINOR CURSO DE DIREITO

VI CONGRESSO DE DIREITO DO SUDOESTE DA BAHIA

INTRODUO
No presente trabalho, que constitui resultados parciais de uma pesquisa em desenvolvimento no campo da Histria do Direito, ser explorado, de forma breve, o contexto do regime autoritrio no Brasil, tomando como base o peridico, Os atos institucionais e o regime autoritrio no Brasil, do autor Marcello Raposo Ciotola. O assunto abordado no livro procura mostrar que o regime poltico implantado no Brasil com o golpe de 1964 conseguiu se institucionalizar, o que significa dizer que foi construdo todo um arcabouo legal de forma a possibilitar sua estabilizao e continuidade. Esse mecanismo jurdico abrangia vrias espcies normativas como, por exemplo, a Constituio de 1967 e a Emenda n 1 de 1969. A institucionalizao do regime autoritrio no Brasil, segundo o autor, feita atravs de uma srie de instrumentos legais dos quais a legislao institucional representa uma parcela. A Carta de 1969 era uma emenda a Constituio de 1967. No seus escritos, Ciotola, restringe sua anlise aos dezessete Atos Institucionais baixados entre abril de 1964 e outubro de 1969. O processo de autoritarismo no Brasil se completou no perodo de 1964-1969. Ciotola escolheu trs

Outra fonte utilizada foi um pequeno artigo feito pelo Professor Leonardo Castro e um artigo que consta na Revista Caros Amigos, n 196, p. 44, 2013.

METODOLOGIA
A metodologia utilizada para desenvolver este trabalho de carter bibliogrfico, visto que utiliza dados de estudos desenvolvidos acerca do assunto, e de cunho exploratrio, uma vez que as pesquisas deste tipo, visam proporcionar uma viso geral do tema abordado no trabalho.

RESULTADO E ANLISE DOS DADOS


No presente momento, ps uma acurada reviso bibliogrfica, processando os levantamentos de dados, via leituras e sistematizaes das fontes primrias podemos concluir que a poca do regime militar no Brasil foi marcada pelo autoritarismo poltico dos militares que estavam governando o pas. Esta poca vai de 1964 a 1985. Nesse perodo no houve uma democracia, supresso dos direitos constitucionais, censura, perseguio e represso aos que eram contra o regime militar.

categorias para o estudo dos Atos Institucionais: atores polticos, legitimidade e institucionalizao, que permitiu a ele apontar a importncia do fator jurdico para a compreenso do fenmeno do autoritarismo. As causas e condies do golpe militar de 1964 foram os seguintes: a radicalizao da poltica de massas promovida pelo populismo de esquerda e a mobilizao popular que a acompanhava; a reao conservadora das elites e das Foras Armadas contra o governo de Joo Goulart; a reduo do crescimento econmico e o descontrole da inflao; a presso externa dos Estado Unidos a favor da conspirao em nome da segurana do hemisfrio ocidental no contexto da guerra fria. (Professor Leonardo Castro). O Regime Militar instaurado pelo golpe de estado de 31 de maro de 1964 e estende-se at a redemocratizao, em 1985. O plano poltico marcado pelo autoritarismo, supresso dos direitos constitucionais, perseguio policial e militar, entre outras causas. Na economia, h uma rpida diversificao e modernizao da indstria e servios, sustentada por mecanismos de concentrao de renda, endividamento externo e abertura a capital estrangeiro. A inflao institucionalizada com a correo monetria e passa a ser uma das formas de financiamento do Estado. As desigualdades e injustias sociais so bastantes acentuadas.

IMAGENS

FIGURA 01: Militares da Ditadura FONTE: palaciodamariajoana

FIGURA 02: Os anos de chumbo FONTE: os-anos-de-chumbo

REFERNCIAS
CASTRO, Leonardo. Regime autoritrio. O Regime Militar, 1964. Disponvel em: <

OBJETIVOS
Este trabalho tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a ditadura militar no Brasil e os atos institucionais. Para este estudo sero utilizados como fontes o livro do advogado e pesquisador Marcello Raposo Ciotola, que tem como objetivo, abordar os trs contextos nos quais nos quais os fenmenos autoritrios podem se manifestar. Assim, aps tratar da questo das personalidades e atitudes autoritrias para, posteriormente, enfocar os regimes polticos autoritrios.

http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/o-regime-militarde-1964> Acesso em: 06 de Nov 2013. CIOTOLA, M.R. Os atos institucionais e o regime autoritrio no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1997. 208 p. POMPEU, Rentato. Da tortura ao autoritarismo. Revista Caros Amigo, N 196, p. 44, 2013.

VI CONGRESSO DE DIREITO

You might also like