You are on page 1of 28

Prof. Ms.

Fbio Novaes

Classificao de resduos slidos NBR 10.004:2004 resduos nos estados slido e semislido, que resultam de atividades da comunidade de origem: industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio

A mesma definio inclui: os lodos provenientes de sistemas de tratamento de gua, e os gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio; lquidos que no possam ser lanados na rede pblica de esgotos ou corpos de gua (por exemplo, leos minerais).

Classe I: resduos perigosos


Resduos que podem apresentar risco sade pblica ou ao meio ambiente ou que tenham uma das seguintes caractersticas: inflamabilidade corrosividade reatividade toxicidade patogenicidade (contendo microorganismos ou toxinas capazes de produzir doenas) DL50 (oral, ratos) CL50 (inalao, ratos) DL50 (drmica,coelhos)

Classe II-A: resduos no- inertes Resduos que no se enquadram nas classes I e II-B, e que podem ter propriedades como:

combustibilidade

biodegrabilidade
solubilidade em gua

Classe II-B: resduos inertes Resduos que, quando amostrados de forma representativa (NBR 10007) e submetidos a um contato esttico ou dinmico com gua destilada ou deionizada, temperatura ambiente (NBR 10006), no tiverem nenhum de seus componentes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade de gua. (Potabilidade: Port. 518/MS)

LIXIVIAO NBR 10005:2004

Processo para determinao da capacidade de transferncia de substncias orgnicas e inorgnicas presentes no resduo slido, por meio de dissoluo no meio extrator (DINMICO)

LIXIVIAO

H2O (20 vezes Amostra)

Amostra (g)

SOLUBILIZAO NBR 10006:2004

Processo para determinao da capacidade de transferncia de substncias orgnicas e inorgnicas presentes no resduo slido, por meio de dissoluo no meio extrator (ESTTICO)

SOLUBILIZAO

7 dias
H2O 1,0 L

250g amostra

Armazenamento

Os resduos devem ser armazenados de forma segregada para evitar a mistura de resduos incompatveis. Assim, resduos que possam reagir entre si devem ficar em locais separados para evitar exploses, liberao de calor e de gases txicos.

Manuseio Da mesma forma que o armazenamento, o manuseio de resduos exige pessoal treinado e equipado adequadamente. O treinamento dos funcionrios dever incluir:

- informaes sobre os riscos apresentados pelo manuseio de cada resduo; - execuo das tarefas de coleta, transporte e armazenamento dos resduos e utilizao dos equipamentos de proteo individual; procedimentos para situaes de emergncia, de modo a minimizar contaminao e maiores acidentes.

TRANSPORTE O transporte de resduos, para fora da empresa, deve atender s exigncias do rgo estadual de controle ambiental (CETESB em So Paulo), no que se refere a: - equipamentos adequados para o transporte dos resduos; - utilizar somente locais autorizados pelo referido rgo; - acondicionamento e identificao correta dos resduos; - s transportar resduos que possuam o CADRI Certificado de Aprovao de Destinao de Resduo Industrial, documento emitido pela CETESB.

http://residuos.quercus.pt/xFiles/scEditor/Image/Residuos/Slimcei/image020.jpg

http://www.minc.com.br/cumpra-se/adesiv/2011_92.jpg

Normas associadas NBR 10.005 Procedimento para obteno do extrato lixiviado de resduos slidos NBR 10.006 Procedimento para obteno do extrato solubilizado de resduos slidos NBR 10.007 Amostragem de resduos slidos

REDUO NA FONTE

Consiste na reduo ou eliminao da gerao de um resduo de processo atravs de modificaes dentro do processo. Se divide em:

Alterao dos Materiais Utilizados


dependente do tipo de processo envolvido (Ex.: nas snteses qumicas representa a utilizao de produtos com maior grau de pureza)

Alteraes Tecnolgicas

Ocorre atravs do uso das chamadas tecnologias limpas (Clean Production)

Lembrar que um produto pode ser manufaturado de mais de uma forma

Mudanas de Procedimento

As boas prticas de operao incluem alteraes nos procedimentos organizacionais e dos aspectos institucionais, com o objetivo de limitar a gerao de resduos slidos, atribuda interveno humana.

Ex. Treinamento de pessoal; controle de inventrio, segregao de correntes de resduos, etc.

http://www.editoravalete.com.br/site_alcoolbras/edicoes/ed_94/img/04.jpg

http://www2.unifal-mg.edu.br/riscosquimicos/files/image/imagens%20site/oculos3.jpeg

http://3.bp.blogspot.com/_ePcEtAaRqy8/SkKXBzdLAWI/AAAAAAAAAns/f_nRgxoK8dc/s400/ATO+INSEGURO.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_OHpb_vNpXVY/ScujdoBEtfI/AAAAAAAAADA/jKCr4YUYh6Y/S240/Seguran%C3%A7a+do+trabalho..ato+inseguro+e+condi%C3%A7%C3%A3o+insegura.jpg

Substituio de produtos (anlise de viabilidade) Perguntas necessrias: 1. O produto substituto pode funcionar adequadamente como reposio do produto original ? 2. O custo econmico do substituto justifica seu uso como reposio do produto ?

3. O processamento e a destinao dos resduos gerados na fabricao do substituto reduzem as consequncias ambientais ?
4. O custo/benefcio ambiental do substituto suficientemente atrativo ? 5. Existem fatores scio-econmico-legais para promoo da substituio ?

AVALIAO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

(Resduos Slidos)

VERSO
PLANILHA DE AVALIAO DE SIGNIFICNCIA AMBIENTAL
AMBIENTE EQUIPE DE TRABALHO

PGINA 1 de 1

Tornearia
IDENTIFICAO ANLISE
(L) Requisito Legal (A) Abrangncia (S) Severidade (O) Ocorrncia

SIGNIFICNCIA RESULTADO
TOTAL NO SIM

ATIVIDADES OU PROCESSOS
Classe

ASPECTOS IMPACTOS
Itens Consumo de energia eltrica Lmpadas fluorescentes de vapor de mercrio ou sdio. leo lubrificante usado ou contaminado Toalhas industriais (contaminadas). Sucata de metais (alumnio, lato, cobre, bronze) Sucata de metais ferrosos Emisso de calor (mquinas e equipamentos) Emisso de rudo Vassoura (para limpeza de cavaco) Filtro contaminado com leo Cd D3 C46
Reduo de recursos naturais Poluio do solo, ar e gua

LEGISLAO APLICVEL

CONTROLE DISPONVEL

D Utilizao de Energia Eltrica C Utilizao de leo para lubrificao Limpeza de peas, mquinas e equipamentos Cavacos/sucatas originados nos processos de usinagem e produo de peas Cavacos/sucatas originados nos processos de usinagem e produo de peas Usinagem e produo de peas E C Limpeza/manuteno da mquina Torno C B C C

3 3 3 3 3 3 3 3 1 1

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

1 3 3 3 2 2 2 1 2 3

1 5 5 5 1 1 1 5 5 5
Resol. CONAMA 01 de 08/03/90 (NBR 10151) CONAMA 362 23/06/05 Port. MINTER N 53 de 01/03/79 Port. IBAMA n 46, 31/5/06 CONAMA 362 23/06/05 Port. MINTER N 53 de 01/03/79

6 12 12 12 X X X

B115 Poluio da gua e do solo C91 C81


Poluio da gua e do Solo Ocupao de espao em aterros

Procedimento - reciclagem

7 7 7 10 9 10 X X X

X X X

C E

C80 E4 E6

Ocupao de espao em aterros

Alterao da temperatura ambiente Poluio sonora

C123 Contaminao do solo C35


Poluio da gua e do Solo

DEFINIES

Aspecto Ambiental: elemento das atividades, produtos ou servios de uma organizao que pode interagir com o meio ambiente.

Impacto Ambiental: qualquer modificao do meio ambiente, adversa ou benfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou servios de uma organizao.

(O) Ocorrncia: corresponde a frequncia (do aspecto) ou a probabilidade (do risco) do aspecto ambiental ocorrer de acordo com a situao analisada.

(A) Abrangncia: a extenso em que os efeitos ambientais se manifestam. Estes esto relacionados ao espao sob o qual a incidncia do aspecto e impacto ocorre.

(S) Severidade: corresponde a avaliao da intensidade dos danos associados as caractersticas tais como: concentrao, toxicidade, reatividade, esgotamento de recursos naturais, etc.

L) Requisito legal: est relacionado existncia de legislao especfica aplicvel a ser atendida na gesto do aspecto ambiental

You might also like