You are on page 1of 11

Artigo: Efeito da durao da amamentao exclusiva e mista sobre os nveis de hemoglobina nos primeiros seis meses de vida: um estudo

de seguimento

Acadmicas: Alba, Alexandra, Nayara, Natlia, Noemi

Introduo
A anemia nutricional caracteriza-se, segundo a

Organizao Mundial da Sade (OMS), pela concentrao, no sangue, de hemoglobina abaixo dos valores de referncia para idade e sexo, em conseqncia da carncia de um ou mais nutrientes essenciais ao organismo humano, tais como o ferro, o cido flico, a vitamina B12 e a vitamina A.

As gestantes e as crianas compem os grupos de

maior vulnerabilidade carncia de ferro.

A anemia por deficincia de ferro constitui um

importante problema de sade pela elevada prevalncia e efeitos deletrios que impe ao organismo.

Mtodos e tcnicas

Envolveu 150 crianas Local : Mutupe, Bahia Perodo: Junho de 2005 a outubro de 2006

Coleta de dados

Foi realizada por nutricionistas e durou 16 meses


Variveis estudadas amamentao materna exclusiva (AME) amamentao materna predominante (AMP) amamentao materna complementada (AMC) amamentao mista (AM) amamentao artificial (AA)

Idade da criana
Peso ao nascer Condies sociais, econmicas e nvel de escolaridade

materna
Moradia

Resultados
Leve predominncia de meninas na amostra (50,7%)
Baixo peso ao nascer foi observado em 5,3% das

crianas, e 26,7% nasceram com peso considerado insuficiente. A idade gestacional mdia foi de 38,54 semanas A maioria das crianas nasceu a termo (94%) e de parto normal (82%); 25% residiam em melhores condies.

A mdia da hemoglobina ao nascer foi de 15,34g/dL,

variando de 9,5g/dL a 22g/d. No primeiro ms de vida, 97,3% das crianas foram aleitadas ao seio materno, e 56,8% tinham introduzido lquidos como chs e gua na alimentao. No segundo ms, as verduras foram introduzidas na alimentao de 11,2% das crianas. No quarto ms, 1,3% das crianas iniciou o consumo de carnes. No sexto ms, o percentual de crianas que consumiam leguminosas e carnes era de 12% e 15,3%, respectivamente.

Os resultados constataram concentraes mais

elevadas de hemoglobina entre as crianas em aleitamento materno exclusivo e a diminuio dos nveis de hemoglobina com o aumento da participao do leite de vaca na dieta das crianas . A reduo progressiva do consumo do leite materno e o consumo precoce de alimentos pobres em ferro. A anemia ferropriva constituiu um importante problema de sade e nutrio para os lactentes investigados.

Concluiu-se que as prticas alimentares inadequadas

parecem estar diretamente envolvidas na etiologia da deficincia nutricional de ferro nesse perodo da vida

Referncias bibliogrficas:
OLIVEIRA, A S. et al. Efeito da durao da

amamentao exclusiva e mista sobre os nveis de hemoglobina nos primeiros seis meses de vida: um estudo de seguimento. Caderno de Sade Pblica, Rio de Janeiro,v.26 n.2, fev. 2010.

You might also like