You are on page 1of 69

Trabalho de Resistencia dos Materiais

Corroso por microrganismos


Professor: Jamal Awadallak Academicos: Gustavo Hillesheim Mariana Martins Marlize Barbosa Rodovlas Teodoro Moacir Bertozi

Consideraes Gerais
Pode ser chamada microbiolgica; de microbiana ou

Ocorre sob a influencia de microrganismos, mais frequentemente bactrias, quando ocasionado por bactrias tambm chamada de corroso bacteriana; Embora ocorram tambm corroses em algas e fungos.

Casos
Pode ocorrer deteriorao em materiais metlicos ou no- metlicos. Como no caso do mrmore, com o carbonato de clcio, deteriorando-o .
CaCO3+H2SO4CaSO4+ CO2+H2O

Equipamentos de operao e usinagem:


A corroso de equipamentos na indstria metalrgica que utiliza leos de corte, ocorrendo a deteriorao desses leos. Podendo ocasionar a formao de gases, alm de txicos para os operadores, podendo ser corrosivo aos materiais metlicos empregados nos equipamentos.

Recuperao secundria do petrleo


Nesse caso, so usadas grandes quantidades de gua do mar, causando um odor caracterstico de gs sulfdrico, ocasionando a corroso dos equipamentos, essa situao se deve presena de bactrias redutoras de sulfato.

Indstria de papel e celulose


Presena de tubrculos de xidos de ferro, em tubulaes de gua bruta, devido as bactrias oxidantes de ferro. E o crescimento biolgico, com formao de limo bacteriano, nas instalaes relacionadas com a mquina de papel e gua branca, ocasionando corroso. Relatrios indicam que mais de 30% dos custos de manuteno na indstria de celulose e papel esto diretamente relacionados com corroso.

Tanques de gua desmineralizada


Tambm pode ocorrer crescimento biolgico, sendo recomendvel o uso de perxido de hidrognio (H2O2 ), para evitar esse crescimento. A apresentao desses casos de corroso em diferentes setores de atividades, justificam o custo anual, da biodeteriorao, estimado em bilhes de dlares.

Tanques de armazenamento de combustveis Casos de corroso, associados a contaminao microbiolgica de combustveis derivados de petrleo e presena de gua, tem sido observados em tanques de leo diesel, querosene e de gasolina para avies a jato. No caso se esses combustveis estiverem completamente livres de gua, no se observa a presena de microrganismos, ou se estiverem presentes, no so ativos nesse meio.

Teste Hidrosttico
A permanncia de gua, usada neste teste, no interior de equipamentos que vo permanecer estocados durante algum tempo, pode dar lugar ao desenvolvimento de microrganismos ocasionando a corroso induzida pelos mesmos.

Deve-se tomar algumas precaues para evitar a corroso: 1) Condies ideais e de custo mais elevado; usar gua desmineralizada ou vapor condensado puro; drenar o equipamento e sec-lo o mais possvel.

2) Condies de custo menor; usar gua natural, filtrar, clorar e neutralizar ou usar gua de abastecimento contendo inibidor de corroso, aps 3-5 dias do teste, o equipamento deve ser secado para secagem.

Havendo presena de cloreto, e o equipamento for de ao inoxidvel, indicado eliminar a possibilidade de gua.

Mecanismos
Quando uma superfcie metlica submersa em gua, acaba ocorrendo a formao de um biofilme, de acordo com as possveis etapas:

1) Compostos orgnicos dissolvidos na gua so adsorvidos iniciando a formao de um biofilme.


2) Bactrias da fase aquosa se depositam, formando um biofilme atravs da elaborao de polissacardeos.

Aps a fixao, e havendo nutrientes, as bactrias se multiplicam, o biofilme vai crescendo e outros organismos vo se aderindo, como as algas por exemplo.
As bactrias mais frequentemente associadas com a corroso induzida por microrganismos so: Bactrias redutoras de sulfato Bactrias oxidantes de enxofre Bactrias oxidantes de ferro e mangans Bactrias formadoras de limos.

Por fim, com menor frequncia, aparecem casos de corroso associados a microrganismos, como fungos e algas.

Corroso devido a formao de cidos


Oxidao de compostos inorgnicos de enxofre pelo gnero Thiobacillus Oxidao de piritas a cido sulfrico por Ferrobacillus ferroxidans

Fungos ou bactrias que fermentam material celulsico a cidos orgnicos

Oxidao de compostos inorgnicos de enxofre pelo gnero Thiobacillus


Um grupo de bactrias deste gnero oxida enxofre, ou compostos de enxofre em sufato, com a simultnea produo de cido sulfrico que funciona como agente corrosivo.

Essas bactricas so aerbias e autotrficas

A energia necessria para a sntese do material celular da bactria proveniente da oxidao do enxofre, ou seus compostos, como exemplifica a reao:
2S + 3O2 + 2H2O 2H2SO4

No caso de gs sulfdrico, ou cido sulfdrico, tem-se:


2H2S + 2O2 H2S2O3 + H2O

5H2S2O3 + 4O2 + H2O 6H2SO4 + 4S

Exemplo de corroso:
Destruio de tubos de esgoto ou guas poludas; Devido ao desprendimento do gs sulfdrico destas guas, o mesmo ser convertido em cido sulfrico, o que ocasiona ento a corroso do material.

Aes para proteo contra este tipo de corroso:


Eliminar as fontes de enxofre; Empregar proteo catdica; Substituir tubulaes de concreto e ao por tubos plsticos.

Utilizao:

As bactrias oxidantes de sulfeto so utilizadas na lixiviao bacteriana de minrio de cobre e sulfeto de cobre, formando sulfeto de cobre solvel.

Oxidao de piritas a cido sulfrico por Ferrobacillus ferroxidans

Ferrobacillus ferroxidans so bactrias capazes de acelerar a oxidaao de depsito pirtico para cido sulfrico, em pH cido.

Etapas da oxidao da pirita a cido sulfrico: Oxidao da pirita Oxidao do sulfato ferroso Hidrlise do sulfato frrico Oxidao da pirita pelo sulfato frrico Oxidao direta a sulfato frrico

Observaes importantes:
Essas bactrias so responsveis pela natureza cida das guas de minas de ouro e de carvo, pois oxidam a pirita presente nessas minas a cido sulfurico. IMPORTANTE: Neutralizao desta acidez com xido de clcio. Uso de material resistente a cido sulfrico

Fungos ou bactrias que fermentam material celulsico a cidos orgnicos


Mais em condies anaerbicas; Tipo de corroso menos frequente.

Corroso por Despolarizao Catdica


O ferro em meio no aerado geralmente no sofre corroso considervel Em alguns casos verifica-se corroso acentuada guas ou solos midos contendo bactrias capazes de metabolizar hidrogneo catdico

Essas bactrias so:

Redutoras de nitrato 4Fe + HNO3 + 5H2O 4Fe(OH)2 + NH3; Redutoras de dixido de carbono 4Fe + CO2 + 6H2O 4Fe(OH)2 + CH4; Redutoras de sulfato 4Fe + H2SO4 + 2H2O 3Fe(OH)2 + FeS.

No campo da corroso as de maior destaque so as redutoras de sulfato que em geral ocorrem: Em regies de estagnao em linhas de fluxo Embaixo de lamas Em filtros de areia Em torno de tubulaoes enterradas Em poos de petrleo etc

A corroso se caracteriza pela presena de:


Sulfeto no produto da corroso; Protuberncias e buracos no material, quando retira-se o tubrculo observa-se cor metlica brilhante.

Corroso por Aerao Diferencial


Alguns microrganismos como algas, fungos e bactrias formam produtos insolveis, esses aderem na superfcie metlica sob forma de filmes ou tubrculos. As algas so plantas microscpicas , que vivem em colnias, de cores variadas Condies ideais para o crescimento: - temperatura: 18 40C - pH: 5,5 9,0

So encontradas em piscinas e em torres de sistema de refrigerao As algas so arrastadas para os trocadores de calor ou tubulaes de Sistema de Refrigerao; devido a falta de luz as algas param de crescer, ocorrendo assim o chamado fouling Abaixo desse deposito pode ocorrer a corroso por aerao diferencial ou o desenvolvimento de bactrias anaerbicas Os microrganismos entram no sistema de refrigerao por diferentes meios.

Quando no usado medida de proteo, o crescimento biolgico ou microbiano criam diversos inconvenientes, Ex: corroso, entupimento de tubulaes, interferncia na troca de calor e ataque da madeira de enchimento da torre. Troscinski e Watson apresentaram uma relao com os principais tipos de microrganismos, que ocasiona depsitos e corroso em sistemas de refrigerao; so eles: Bactrias de Ferro, essas aceleram a oxidao de ons

Gallionella ferruginea

- Crenothrix

- Leptothrix

- Siderocapsa

- Sideromonas

Essas bactrias so encontradas em guas de poos e subterrneos e esto com uma faixa : - temperatura: 0 - 40C, sendo tima entre 6C e 25C - pH: 5,5 8,2, sendo o melhor em 6,5
O xido , ou hidrxido de ferro, que no fica aderido na parede das tubulaes arrastado pela gua, assim essa gua fica com uma colorao castanhoavermelhada, sendo chamada ento de gua vermelha ou ferruginosa Essa gua trs complicaes para as resinas trocadoras ou permutadoras de estaes, pois o oxido de ferro depositado nas resinas bloqueia a sua prpria ao

Nos casos das bactrias de ferro, observou que elas no foram causadoras diretas da corroso e sim criaram condies para que ela se estabelecesse Para evitar inconvenientes dessas bactrias, temos que: - remover o ferro da gua oxidando-o por aerao - precipitar o ferro durante o processo de abrandamento por cal sodada - usar biocidas - limpar periodicamente o sistema quando estiver incrustado - empregar inibidores

Corroso por Ao Conjunta de Bactrias


Ocorrem casos de corroso microbiolgica em que se observa ao simultnea de bactrias, podemos por exemplo ter: - reduo de sulfato e formao de acido - reduo de sulfato e oxidao de sulfeto - oxidaao de enxofre elementar - bacterias redutoras de sulfato e bacterias de ferro

Proteo
Para que as medidas de proteo sejam eficientes, deve-se monitorar o sistema observando-se os seguintes fatores:

Anlise da gua; Anlise bacteriolgica do biofilme; Retirada peridiaca de cupons para anlis; Uso de tcnicas eletroqumicas;

Como medidas gerais de preveno e cuidados contra corroso, deve-se levar em conta: Limpeza sistemtica e sanitizao; Eliminao de reas de estagnao e frestas; Emprego adequado de biocidas; Aerao; Variao de pH; Revestimentos; Proteo catdica.

A limpeza sistemtica pode ser feita por processos mecanicos ou qumicos; Fazer a adio de agentes tensoativos facilita a remoo de depsitos biolgicos; J a limpeza mecanica pode ser com raspadores ou pigs ou jatos de gua com alta presso; Para sanitizao emprega-se uma soluo de pH~10, contendo biocida no-oxidante; Usada principalmente nos equipamentos em indstrias de laticnios e alimentos.

A ao do biocida deve estar relacionada com: *Eficiencia de sua ao; *Custo; *Carter txico dos efluentes; Para se fazer o tratamento, h duas maneiras: *Adio contnua, realizada em pequenas quantidades; *Adio perdica em grandes quantidades (tratamento de choque);

Os biocidas podem ser misturados ou alternados (para evitar resistencia); Ao bacteriosttica: -algicidas (algas) -fungicidas (fungos) -slimicidas (limos);

Entre os produtos mais usados no controle biolgico, tem-se: Aldedos (formaldedo, acrolena); Tiocianatos organicos (metileno-bis-tiocianato SNCCH2-CNS) Sais de amonio quaternrio (ligado a radicais alquil, aril ou hetero-cclicos e o X- um halogeneto)

Cloro e compostos clorados (Hipoclorito de clcio, Ca(OCl)2, dixido de cloro, clorito de sdio e clorofenis); Compostos organicos de estanho (xido de tributilestanho - TBTO);

Compostos organicos de enxofre; Compostos organicos de boro;

Cloridrato de dodecilguanidina (eficiente contra algas e bactrias e protege madeiras contra fungos); Sais de cobre (sulfato de cobre) muito empregado como algicida mas deve ser evitado em locais que possam ter compostos que iro reagir com o Cu2+. Imidazolinas; Bromo e compostos bromados; Ozonio O3; Radiaes ultravioleta; Isotiazolonas

As substncias utilizadas como biocidas podem agir com: Ao oxidante oxidao de grupos proticos, perda da atividade enzimtica e morte do microorganismo (cloro, bromo e derivados); Alterao da permeabilidade da parede interferencia no metabolismo do microorganismo (tensoativos e sais de amonio quaternrio);

Alm de biocidas pode-se utilizar a ao de umectantes e dispersantes para deslocar possveis limos formados);
Um bom biocida deve:
Possuir boa atividade em baixas concentraes; No ser txico; Ser compatveis com os materiais dos equipamentos; Ser biodegradvel.

Um exemplo de ao de biocida quando se adiciona cloro em gua: Cl2 + H2O -> HOCl + HCl O HOCl se dissocia em H+ e ClO-. O on hiploclorito o oxidante ativo, portanto o biocida. Esse agente biocida mais eficaz para pH entre 6,5 e 7,5. Reage rapidamente com redutores inorganicos e matria organica.

Sero boas fontes de cido hipocloroso substncias como o prprio gs cloro, hipoclorito de sdio e hipoclorito de clcio. Assim como o dixido de cloro que mais oxidante que o prprio cloro e pode ser utilizado em gua contaminada com amnia.

Biocidas oxidantes a base de bromo tem apresentado bom desempenho. Os compostos formam cido hipobromoso que ativo para um grande nmero de bactrias. Sendo mais ativo que o prprio cido hipocloroso, pois age tambm em valores bsicos de pH. So exemplos: brometos e cloreto de bromo.

Tem-se outros biocidas oxidantes:


O oznio um gs instvel e oxidante forte que no pode entrar em contato com materiais plsticos e emborrachados. O oznio prefervel para o tratamento de gua potvel, por no correr o risco de formao de halometanos cancergenos (CCl4)

Tambm utilizado, o perxido de hidrognio (H2O2) um oxidante requisitado por no ser poluente. Porm seu processo requer dosagens elevadas e um contato prolongado para ser mais eficaz.

Outros meios de proteo:


Radiao ultravioleta; Aerao (evita a proliferao de bactrias anaerbias); Elevao do pH (a proliferao maior para pH entre 5,5 e 9) Proteo externa de tubulaes enterradas (polietileno, PVC quando o revestimento for plstico indica-se a adio de um biocida); Revestimento interno de tanques de combustvel de avies a jato com resina furnica;

Emprego de tubulaes feitas com resinas reforadas (tubulaes de esgotos); Proteo catdica desenvolve um meio alcalino ou bsico que elevar o pH; Emprego de madeira tratada com fungicidas; Utilizao de sistemas com ultrasom evitar a fixao e crescimento de biofilme.

Eficincia da Proteo

Para se controlar o desenvolvimento microbiano atravs da programao efetiva de adio dos biocidas, necessrio medir o nmero total de microrganismos presentes no sistema.

Essa medida pode ser realizada a partir do seguinte mtodo: retira-se uma amostra representativa do sistema, adicionando-se um volume determinado e em seguida colocado em uma estufa incubadora a 37 C, por 72 horas. Os microrganismos se desenvolvero formando colnias que ento sero contadas e isoladas para identificao.

O meio de cultura geralmente usado para o cultivo da colnia contm: Triptona= 5 g/L Extrato de levedo =2,5 g/L Dextrose, glicose =1,0 g/L gar = 15 g/L gua = a completar um litro PH= 7 0,2 (25 C)

Para o preparo desse meio de cultura, deve-se aquece-lo at completa solubilizao, passar para a placa de Petri e esterilizar por 15 minutos a 1 atm e 121 C.

Para se caracterizar o processo corrosivo ocasionado por bactria redutora de sulfato, deve-se identifica-la e fazer a contagem bacteriana.

Para isso o meio de cultura deve ser: - Anaerbico e esterilizado;

- Ter como nica fonte de enxofre um composto inorgnico, normalmente o MgSO4 ;


- Conter um substrato orgnico que oxidado para cido actico por bactrias tendo a seguinte reao: 2CH3CHOHCOONa + MgSO4 2CH3COONa + CO2 + MgCO3 + H2 + H2S + H2O - PH esteja entre 7,0 e 7,5

As substncias so solubilizadas na gua, usando-se aquecimento ligeiro, e o PH ajustado para 7,5, usando-se soluo de hidrxido de sdio. O meio de cultura colocado em tubos de cultura, que so fechado e esterilizados.

Outros meios de cultura podem ser utilizados, no s para as redutoras de sulfato como tambm para os outros microrganismos.

Deve-se considerar que os exames bacteriolgicos para a constatao da presena de microrganismos podem no apresentar as condies reais usadas nos processos industriais. Sendo assim, os resultados desses exames devem ser devidamente interpretados.

CASO 16:
Sistema: tubulao de gua bruta Material: ao-carbono Condies Operacionais: conduo da gua bruta, sem tratamento. Observaes: aps quatro anos de operao, ocorreu perda de carga no sistema de abastecimento de gua bruta e a gua ferruginosa com colorao alaranjada.

Inspeo: a inspeo realizada acusou a presena de grande quantidade de tubrculos constitudos de xidos de ferro. Retirados os tubrculos, foram observadas cavidades sob a forma de pites ou alvolos. Anlise: a anlise dos tubrculos evidenciou a presena de xidos de ferro, Fe3O4 e Fe2O3 hidratados. A anlise de gua bruta constatou a presena de bicarbonato de ferro, e a anlise bacteriolgica evidenciou a presena de bactrias oxidantes de ferro.

Mecanismo: A principal causa da presena de tubrculos de xido de ferro foi a oxidao do bicarbonato de ferro, que deve ter sido acelerada pela presena de bactrias oxidantes de ferro. A deposio desses tubrculos ocasionou a corroso sob depsito ou por aerao diferencial, originando os pites ou alvolos. O arraste de xidos de ferro pela circulao de gua acarretou a gua ferruginosa com colorao alaranjada.

Soluo: Limpeza mecnica da tubulao, por meio de raspadores. Clorao prvia da gua bruta, em PH=7, para eliminao de bactrias oxidantes de ferro, a oxidao de Fe2+, do bicarbonato , a Fe 3+, posterior elevao do PH= 8, de modo a precipitar o Fe 3+ como hidrxido de ferro III, e decantao ou filtrao, para separar esse hidrxido. Em seguida, para evitar a ao corrosiva da gua, foi feito tratamento com silicato de sdio.

CASO 37:
Sistema: Trocador de calor Materiais: Feixe tubular de ao-carbono Condies Operacionais: gua de resfriamento com tratamento base de hipoclorito de sdio(para evitar crescimento biolgico e corroso induzida por microrganismos) e polifosfato de sdio. Observaes: Presena de limo bacteriano depositando-se sobre o feixe de tubos e resultando em perda de eficincia trmica do trocador de calor e incio de corroso nos tubos, notando-se pites em alguns tubos.

Mecanismos: A deficincia do tratamento com hipoclorito de sdio possibilitou o desenvolvimento de limo bacteriano que, ao se depositar nos tubos, diminui a troca trmica e, alm disso, ocasionou a corroso sob depsito responsvel pelos pites em alguns tubos. Soluo; Limpeza mecnica do trocado e posterior tratamento da gua de resfriamento usando-se clorao com cloro gasoso, mantendo-se residual de 0,5-1 ppm de cloro, durante cerca de 2-3 horas, e posterior adio de biocida, isotiazolona, polifosfato de sdio e PH=7,2.

You might also like