You are on page 1of 31

TEMAS CONTEMPORNEOS resumo, artigo, resenha, fichamento

Universidade Nove de Julho Disciplina: Temas Contemporneos Docente: Carla Tzo Maro de 2011

Fichamento

O texto abaixo foi adaptado de: LEAL, Junchem Machado e FEUERSCHTTE, Simone Ghisi. Elaborao de Trabalhos Acadmicos-Cientficos. Itaja: Universidade do Vale do Itaja, 2003.Fichar

transcrever anotaes em fichas ou folhas avulsas para fins de estudo ou pesquisa. Fichar um texto significa sintetiz-lo, o que requer a leitura atenta do texto, sua compreenso, a identificao das idias principais (tema, problematizao, tese e argumentao) e seu registro escrito de modo conciso, coerente e objetivo.

Fichamento

O fichamento possibilita a que a informao obtida com a leitura no seja apenas assimilada, como tambm registrada e documentada. O fichamento tem como objetivo: a) identificar as obras consultadas; b) registrar o contedo das obras; c) organizar as informaes colhidas.

Fichamento

Dependendo dos seus propsitos, podem ser considerados dois tipos de fichamento: a) o fichamento que solicitado ao estudante como exerccio acadmico, com o propsito de desenvolver as habilidades exigidas para o estudo e assimilao de textos tericos.

Fichamento

b) o fichamento que feito pelo estudante, pelo docente ou pelo pesquisador, no contexto de uma pesquisa ou de uma reviso bibliogrfica. Este tem o propsito de registrar sistematicamente e documentar as informaes tericas necessrias elaborao do seu trabalho (resenha, artigo, monografia, seminrio ou um relatrio de pesquisa).

Fichamento

O fichamento composto: cabealho: no alto da ficha ou da folha, direita, um ttulo que indica o assunto ao qual a ficha se refere; pode ser adotado tambm um subttulo; referncia: o segundo elemento da ficha ser a referncia bibliogrfica completa da obra ou do texto ao qual a ficha se refere, elaborada de acordo com a ABNT; corpo da ficha: o contedo propriamente dito, que variar conforme o tipo de fichamento que o estudante ou pesquisador pretenda fazer.

Fichamento

O corpo dever apresentar as caractersticas: ser sucinto, seletivo e objetivo; respeitar a ordem das idias e fatos apresentados; utilizar linguagem clara, objetiva e econmica; apresentar uma seqncia corrente de frases concisas, diretas e interligadas.

Fichamento

O corpo da ficha de leitura deve apresentar a sntese do contedo, e as citaes, ou seja, transcries mais significativas de trechos do contedo, sempre entre aspas e com indicao da respectiva pgina, o que tornaria a ficha mais completa.

Resenha

Este texto foi adaptado de: FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redao. 4. ed. So Paulo: tica, 1995.

Resenhar significa fazer uma relao das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstncias que o envolvem. A importncia do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que se presta.

Resenha

A resenha pode ser puramente descritiva, isto , sem nenhum julgamento ou apreciao do resenhador, ou crtica, pontuada de apreciaes, notas e correlaes estabelecidas pelo juzo crtico de quem a elaborou. (p. 426)

Resenha

A RESENHA DESCRITIVA composta de:


a) uma parte descritiva em que se do informaes sobre o texto (ou acontecimento): Ttulo e subttulo Referncia Bibliogrfica Completa
Entra a descrio sumria da estrutura da obra (diviso em captulos, assunto dos captulos, ndices, etc.). No caso de uma obra estrangeira, til informar tambm a lngua da verso original e o nome do tradutor (quando se tratar de traduo).

Resenha

b) uma parte com a sntese do contedo da obra: indicao sucinta do assunto geral da obra (assunto tratado) e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva terica, gnero, mtodo, tom, etc.); sntese que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.

Resenha

A RESENHA CRTICA composta de: Idem parte a) e b) da resenha descritiva c) uma parte com os comentrios e julgamentos do resenhador sobre as idias do autor, o valor de sua obra, etc. (p. 427) A avaliao ou crtica do resenhador pode ser desenvolvida ao longo da prpria resenha.

Resenha Descritiva
Livro GOLPE MILITAR O ano de 1964 no Brasil

SCLIAR, Moacir et al. Vozes do golpe. So Paulo: Companhia das Letras, 2004, 336 p. Por meio de relatos pessoais e histrias de fico, Carlos Heitor Cony, Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo e Moacyr Scliar relembram o golpe militar de 1964. Refazem o clima da poca, reconstituindo os ltimos momentos do governo Joo Goulart e recordando um dos perodos da histria do Brasil.

Resenha Crtica
GOLPE MILITAR O ano de 1964 no Brasil

SCLIAR, Moacir et al. Vozes do golpe. So Paulo: Companhia das Letras, 2004, 336 p. Vozes do Golpe rene diferentes pontos de vista de quatro autores sobre o 31 de maro de 1964 Por Srgio Amaral Silva

Resenha Crtica

A renncia do presidente Jnio Quadros, em agosto de 1961, inaugurou uma grave crise poltico-institucional no Pas. No curto prazo, ela foi contornada com a posse de Joo Goulart, o Jango, vice de Jnio. Para viabilizar essa transio, foi aprovado s pressas um regime parlamentarista que durou apenas dezesseis meses, derrubado no plebiscito de janeiro de 1963. Todavia, as razes da crise eram bem mais profundas. Jango tentou conciliar seus compromissos histricos com as chamadas "reformas de base" pregadas pelas esquerdas, em especial a agrria; e a necessidade de apoio dos setores mais conservadores. Sua estratgia mostrou-se invivel, pois as foras polticas se radicalizavam, mais dispostas ao confronto que ao entendimento. Assim, no incio de 1964 a ruptura da ordem institucional parecia quase inevitvel.

Resenha Crtica

A queda de Jango e a instaurao do regime autoritrio que se prolongaria por vinte e um anos, seriam marcadas pelo golpe de 31 de maro, acontecimento de triste, mas obrigatria memria, que completa 40 anos. Se para os mais jovens este espao de tempo pode comear a sugerir "distncia", necessrio saber que seus reflexos continuam presentes na vida de todos os brasileiros. Da a importncia e oportunidade deste lanamento, Vozes do Golpe, reunio de quatro narrativas sobre aqueles duros dias, criadas por quatro consagrados escritores e jornalistas brasileiros contemporneos: Zuenir Ventura, CarIos Heitor Cony, Moacyr Scliar e Luis Fernando Verissimo. So dois relatos pessoais e duas histrias de fico.

Resumo

Resumir um texto significa reduzi-lo s idias principais do assunto abordado, sem perder de vista a essncia desse texto. Portanto necessrio organizar alguns elementos significativos para um bom resultado no que se pretende.

Resumo:

leitura integral do texto, para um primeiro contato; sublinhar a cada pargrafo lido, a idia ncleo, idia principal, idia central ou tpico frasal; Fazer um esquema (smbolos, palavraschave, ideias...)

Resumo

Como redigir? Em alguns casos necessrio uma segunda leitura. Em seguida descrever o material com as prprias palavras prprias, desde que o resumo apresente as principais idias do texto de forma condensada. No permitido que o autor do resumo altere a fidelidade do texto original. O objetivo maior do resumo sintetizar as informaes de um texto e direcionar o leitor para a compreenso e melhor aproveitamento das idias de seu interesse.

Resumo cientfico

http://www.dep.ufsc.br/PIBIC/Resumo_como_fazer.htm

O resumo tornou-se a unidade bsica de comunicao nos manuscritos e nos encontros cientficos. 1) INTRODUO (2-3 sentenas): verbo no tempo presente. ..... D a informao bsica, defina o(s) objetivo(s), identifique sua(s) hiptese(s). 2) MTODOS (1-2 sentenas): verbo no tempo pretrito. ..... Explique os procedimentos usados para testar sua(s) hiptese(s).

Resumo cientfico

3) RESULTADOS (3-4 sentenas): verbo no tempo pretrito. ..... Descreva seus resultados mais importantes (Ns encontramos, observamos, medimos...) 4) DISCUSSO (1-2 sentenas): verbo no tempo presente. ..... Discuta seus resultados mais importantes (Nossos resultados indicam, demonstram, sugerem...)

5) CONCLUSES (1-2 sentenas): verbo no tempo presente. Evite especulaes.

Resumo cientfico

Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores e Profa. Dra. Maria Jos Bocorny Finatto

O resumo dever conter breve introduo sobre o assunto, descrio dos materiais e mtodos utilizados, sntese dos resultados (parciais ou finais) e concluses.

O espao destinado ao resumo corresponde a 1800 caracteres ou a 300 palavras.

Resumo cientfico
Exemplo:

A apresentao do objeto, depois os objetivos, a metodologia, consideraes... Esta pesquisa tem como objetivo investigar... utilizada a abordagem... Os resultados so... As consideraes finais...

Resumo - exemplo

Este trabalho analisa a Divulgao Cientfica realizada pela Estao Cincia (USP). Os objetivos principais foram: recuperar a histria e descrever as atividades desenvolvidas pela instituio; identificar a linguagem usada para a divulgao dos conceitos cientficos; verificar o processo de aprendizagem dos alunos (3 e 4 sries) de uma escola pblica durante e aps a visita; observar e analisar como os professores preparam seus alunos antes da visita a Estao Cincia e examinar o comportamento (curiosidade/interesse) do pblico-alvo na visita ao Centro. A metodologia utilizada foi a de Estudo de Caso juntamente com a tcnica de Grupo Focal.

Resumo - exemplo

O universo da pesquisa foi composto por alunos do Ensino Fundamental I (4 srie), professor responsvel e coordenador pedaggico da Escola selecionada, alm do diretor e ex-diretor da Estao Cincia, assim como os monitores e coordenadores responsveis pelas atividades desenvolvidas. A pesquisa concluiu que h dificuldade por parte dos professores em trabalhar conceitos cientficos, o que justifica a importncia dos Centros de Cincias como apoio pra-didticos s escolas. No entanto, a Divulgao Cientfica realizada pela Estao Cincia tem sido pouco aproveitada pelas crianas, j que o contedo no trabalhado de forma aprofundada na escola. Alm disso, crianas e professores sentiram falta de um apoio pedaggico maior do Centro Escola. Criticaram a inadequao da linguagem dos monitores e a escassez de tempo de visita, o que impede que os assuntos sejam trabalhados de forma mais adequada. PALAVRAS CHAVES: Comunicao, Divulgao Cientfica, Educao e Centros de Cincias

Artigo cientfico

Tem a finalidade de comunicar os resultados de pesquisas, idias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Serve de meio de comunicao e de intercmbio de idias entre cientistas da sua rea de atuao. Podem ser escritos por um ou mais autores, com a finalidade de divulgar a sntese analtica de estudos e resultados de pesquisas.

Artigo cientfico

Os artigos podem ser: a) originais, quando assuntos inditos; apresentam abordagens ou

b) de reviso, quando abordam, analisam ou resumem informaes j publicadas.

Artigo cientfico

A estrutura de um artigo composta de elementos pr-textuais e textuais.


Pr-textuais: cabealho ttulo e autores, resumo Textuais: introduo, desenvolvimento/corpo, metodologia, resultados, discusso, consideraes

Artigo cientfico

Para fazer um artigo necessrio conhecer muito sobre o tema (h espao reduzido para o levantamento bibliogrfico no texto). Exige-se muita leitura para extrair as informaes relevantes.

O artigo cientfico no possui capa, sumrio, listas e anexos. Em sua grande maioria o artigo cientfico contm:

Artigo cientfico

Ttulo do artigo, nome dos autores e titulao, instituio, resumo, palavras-chave, introduo, desenvolvimento, concluses/consideraes e bibliografia. Os artigos podem ser publicados em Congressos e Revistas cientficas.

You might also like