You are on page 1of 14

GUA TEREMOS SEMPRE?

O que voc pode fazer para diminuir o consumo de gua em sua residncia? Pequenas aes podem mudar o desperdcio de gua potvel. Todas as indicaes so conhecidas por ns enquanto sociedade. Mas o que est faltando para que comecemos a mudar nossas atitudes?

CONTAMINANTES
Lixo leoS Esgoto Minerao Agrotxicos *

LIXO
O ACUMULO DE LIXO CAUSA DOENAS AO HOMEM. ATRAINDO INSETOS NOCIVOS A SAUDE DO SER HUMANO.

Algumas doenas: dengue, febre tifide(bactria no lixo), Leptospirose(urina do rato), tetano(metal inferujado), (HIV, hepatite C e B, lixo hospitalar).

LEOS
Para se ter uma ideia do impacto ambiental causado pelo leo de fritura, cada litro tem o potencial para poluir at 20 mil de litros de gua, de acordo com as companhias de saneamento.
A poluio causada pelo petrleo muito txica para os animais marinhos e para as aves migratrias, alm de prejudicar indiretamente a populao que vive no litoral das reas atingidas.

ESGOTO
O problema que a maior parte do esgoto que vai para o mar no tem qualquer tratamento e o maior ndice de contaminao por coliformes fecais. Sempre que lemos nos jornais que uma praia imprpria para banho, significa que ela est contaminada com esses coliformes. Atravs dos esgotos, vrios resduos so lanados na gua de rios, mares. Exemplos so os solventes , tintas, produtos de limpeza, medicamentos, contaminando a gua potvel de forma incalculvel devido esse grupo de contaminantes serem considerados emergentes. Porque ainda no h estudos suficientes informando o impacto causados por esses produtos.

MINERAO

Propriedade que avalia a transparncia da gua de acordo com os fluidos ali existentes.

Uma srie de impactos pode ocorrer: aumento da turbidez e consequentemente a variao na qualidade da gua e na penetrao da luz solar no interior do corpo hdrico; alterao do pH da gua, tornando-a geralmente mais cida; derrame de leos, graxas e metais pesados (altamente txicos, com srios danos aos seres vivos do meio receptor); reduo do oxignio dissolvido dos ecossistemas aquticos; assoreamento de rios; poluio do ar, principalmente por material particulado; perdas de grandes reas de ecossistemas nativos ou de uso humano etc.

AGROTXICOS
Atualmente o Brasil utiliza 19% de todo defensivo agrcola produzido no planeta, segundo a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa). Alm disso, mais de 99% dos venenos aplicados na lavoura no atingem a praga alvo. Ento, podese dizer que mais de 99% dos agrotxicos vo para os rios, para o solo, para o ar e para a gua subterrnea, Mohamed Habib*.

Na gua essas substancias matam a fauna e a flora aqutica. Alguns peixes armazenam os agrotxicos no tecido adiposo e por isso, no sofrem danos diretamente. No entanto, quando ns compramos esse peixe contaminado com veneno e o ingerimos, algumas pessoas podem passar mal e sofrer algum tipo de intoxicao (envenenamento).

* engenheiro agrnomo e professor da Universidade Estadual de Campinas

POPULAO
Populao como agente contaminador? Sim! Somos poluentes ativos. Quando jogamos lixo no local errado, quando no cobramos providencias para a melhoria da comunidade, quando no cumprimos com nossas obrigaes de cidado.

DESPERDCIOS
Ocorre um desperdcio de 40% da gua potvel...

...e 60% da gua usada na irrigao.

DICAS DE COMO ECONOMIZAR GUA


(consumo consciente de gua)

- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;

- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louas e talheres; - Usar a mquina de lavar roupas na capacidade mxima(KG); - Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rpido; - No jogar leo de fritura pelo ralo da pia. Alm de correr o risco de entupir o encanamento da residncia, esta prtica polui os rios e dificulta o tratamento da gua; - No deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residncia; - Entrar em contato com a companhia de gua ao verificar vazamentos de gua na rede externa;

- Usar a descarga no vaso sanitrio apenas o necessrio. Manter a vlvula sempre regulada; - Reutilizar a gua sempre que possvel; - Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas; - Usar vassoura para varrer o cho e no a gua da mangueira; - Lavar o carro com balde ao invs de mangueira; - Captar a gua da chuva com baldes. Esta gua pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas; - Tratar a gua de piscinas para no precisar trocar com freqncia. Outra dica cobrir a piscina com lona, enquanto no ocorre o uso, para evitar a evaporao; - Colocar sistemas de controle de fluxo de gua (aeradores) no bico das torneira.

PORQUE IMPORTANTE ECONOMIZAR GUA?


Porque o planeta Terra composto por 70 % de gua e somente 1% dessa gua potvel. Serve para beber.
A demanda de consumo de gua pelo homem moderno vem aumentando. O uso da gua triplicou de 1950 para c. A populao mundial em 1820 era de 1 bilho de habitantes, 2 bilhes em 1930, 3 bilhes em 1960, 4 bilhes em 1974, 5 bilhes em 1988, 6 bilhes em 2000 e 6,5 bilhes em 2006.* A escassez de gua devido as secas em algumas localidades, obriga a populao ao racionamento de gua.
* Ministrio das Cidades, 2006.

You might also like